15 abril 2014

# Especial Divergente // Disputa de fandoms

Oi, gente, tudo bem?

Quem ai tá ansioso pra assistir Divergente? Bom, eu já comprei meu ingresso, já deixei tudo preparado para a estreia. Mas, nada melhor que fazermos um especial aqui no blog. Quem sabe assim essa tensão não diminui, né? huahuahua. De hoje até domingo teremos quiz, personagem da vez, tag, resenhas do livro e do filme e muitas outras coisas muito legais que preparei para vocês. 

Hoje, para começar, temos o Papo Literário especial. Já que estamos falando de um super fenômeno literário, que tal falarmos um pouco sobre as famosas rixas de fandoms? Todo mundo sabe que essas briguinhas existem bastante. Normalmente a saga preterida da galera é Crepúsculo, que constantemente é alvo dos fandoms de outras séries vampirescas. 





Mas antes de tudo, vamos explicar o que é fandom. Essa é a definição de um grupo de determinados fãs e, normalmente recebem um nome específico. Exemplo: eu sou Potterhead, ou seja, sou fã de Harry Potter. Também sou tributo, ou seja, fã de Jogos Vorazes. Mas esses fandoms não se restringem aos livros, eles também se estendem a séries de TV, cantores, bandas... tem os lovatics, beliebers, seleators (haters da Selena Gomes)

Voltando ao mundo literário, se engana quem acha que fazer parte de um fandom é simplesmente simpatizar com aquele livro. Nestes casos, "o buraco é mais embaixo". Qualquer um pode se dizer membro de um fandom, mas, basta você escorregar em um detalhezinho que será massacrado com o terrível xingamento de "poser"os fandoms são geralmente formados por  aqueles que sabem MUITO sobre determinada saga. Pode apostar que eles já leram e releram os livros mil vezes, já assistiram os filmes e decoraram as falas e sabem tudo sobre a vida dos atores. Claro, que não dá para saber exatamente tudo, mas pouca coisa escapa da visão raio X dessas pessoas.

Graças a tanta dedicação, vira e mexe há uma polêmica envolvendo sagas. Alguns, por exemplo, falam que Divergente é cópia de Jogos Vorazes. Muitos fãs de Harry Potter adoram falar mal de Crepúsculo? Mas porque? Pra que isso, né, gente? A discussão sempre gira acerca de quem arrecadou mais no cinema, quem ganhou mais prêmio, quem vendeu mais livro.

Tá certo que cada um tem a sua opinião mas o respeito é essencial. Não curto Crepúsculo, mas não dá pra negar o sucesso que a saga fez. Harry Potter tem um dos maiores e mais fieis fandoms de todos. E Divergente também chegou com força total e arrebatou milhares de fãs. Também não podemos negar que essa é a saga do momento e, com certeza irá conquistar mais fãs ainda depois do filme. E vamo parar de achar que a Shay linda quer ficar imitando a Jen Lawrence, porque, né? Olha a carinha da diva pra quem pensa isso =P



Bom, já que o papo é sobre Divergente, que tal um teste sobre qual facção você pertence? Peguei esse teste no blog da Deia, o Own Mine. A tradução foi feita por ela e repasso aqui para vocês.

1. Você quer que seus amigos e sua família te vejam como alguém que:
a) Se disponha a fazer sacrifícios e ajude qualquer um que precisa.
b) Todo mundo goste.
c) É confiável.
d) Protegerá eles independente do que acontecer.
e) Oferece conselhos sábios.

2. Quando você enfrenta algum problema, sua reação é:
a) fazer o que for melhor para o maior número de pessoas.
b) criar um trabalho de arte que expresse seus sentimentos sobre a situação.
c) debater o problema com seus amigos.
d) enfrentá-lo. O que mais você faria?
e) fazer uma lista dos prós e dos contras e, então, escolher a opção que pareça melhor

3. Que atividade você se encontra fazendo nos fins de semana ou em algum dia livre?
a) Voluntariado.
b) Pintura, dança ou escrita de poesias.
c) Dividir opiniões com seus amigos
d) Escalar rochas ou pular de paraquedas
e) Entrar em dia com os estudos ou ler por prazer.

4. Se você tivesse que escolher uma das opções abaixo como profissão, qual escolheria?
a) Humanitário.
b) Fazendeiro
c) Juiz
d) Bombeiro
e) Cientista

5. Ao escolher sua roupa para o dia, você escolhe:
a) Qualquer coisa que não atraia atenção.
b) Alguma coisa confortável, mas que seja interessante.
c) Alguma coisa simples, mas que expresse sua personalidade.
d) Qualquer coisa que atraia muita atenção
e) Alguma coisa que não distraia ou iniba você do que tem que fazer durante o dia.

6. Se você descobrisse que o namorado(a) de um(a) amiga(o) está sendo infiel, você:
a) Contaria para seu amigo, pois sentiria que não seria saudável a continuidade de um relacionamento em que um comportamento egoísta está presente.
b) Sentaria com ambos para agir como mediador enquanto eles conversam.
c) Contaria para seu amigo o mais rápido possível. Você não conseguiria guardar esse segredo.
d) Confrontaria o traidor! Você poderia também fazer coisas como jogar ovos em sua casa - tudo para proteger seu amigo, claro.
e) Guardaria isso para você mesmo. Estatísticas comprovam que seu amigo descobrirá eventualmente.

7. Qual sua prioridade na vida neste momento?
a) Servir as pessoas a sua volta.
b) Encontrar paz e felicidade para você mesmo.
c) Encontrar a verdade em todas as coisas.
d) Desenvolver sua força e seu caráter.
e) Ser bem sucedido na escola ou no trabalho.











Mais Respostas A
ABNEGAÇÃO

Você não gosta de chamar muita atenção para si mesmo, e está mais preocupado quanto à satisfação das outras pessoas do que do seu próprio. Você encontra alegria e realização em fazer com que os outros fiquem felizes, seguros e saudáveis. Você acredita que o mundo seria melhor em um lugar em que o egoísmo não fosse tão difundido. As outras pessoas te veem como alguém que é difícil de conhecer, mas também é quieto e bom.






Mais Respostas B
AMIZADE

Você está em paz quando as pessoas em volta se dão bem. Você gosta de música e artes, e é fácil te fazer sorrir. Um de seus objetivos é encontrar o tanto de felicidade quanto possível. Você acredita que agressões e hostilidade são os culpados pela maior parte dos problemas do mundo. Os outros te veem como indeciso, mas também calma e animado.






Mais Respostas C
FRANQUEZA

Você é honesto com todos, independente de quão difícil isso possa ser e não importando em quais problemas isso pode te levar. Você não se ofende facilmente, e preferiria ouvir a verdade, mesmo que ela machuque. Você acredita que se todos fossem honestos e franco , o mundo seria muito melhor. As outras pessoas te veem como insensitivo, mas confiável e confiante.





Mais respostas D
AUDÁCIA

Você ama uma dose de adrenalina e não deixa que os outros ditem seu comportamento. Você faz o que acredita ser certo, independente da dificuldade ou de quão assustador seja. Você acredita que o mundo seria melhor se as pessoas não estivessem com medo de fazer o que é necessário para que as coisas deem certo. Os outros te veem como abrasivo, mas também forte e corajoso.






Mais respostas E
ERUDIÇÃO

Você adora aprender coisas novas e tenta entender como tudo funciona. Você tende a tomar decisões baseadas na lógica, ao invés do instinto ou das emoções. Você acredita que o mundo seria melhor se todos fossem bem educados e devotados a aprender. As outras pessoas te veem como condescendente, mas também inteligente e perspicaz.



Bom, meu teste deu um empate sinistro entre Erudição, Franqueza e Amizade. HUAHUAHAU Nesse caso, acho que sou Divergente =P

43 comentários

  1. Adorei o post! Também acho que não faz muito sentido essa rivalidade entre os fandoms. Não é porque uma pessoa gosta muito de uma saga que a outra não tem qualidade. Às vezes, o livro/ filme/ ator pode ter uma qualidade que o outro não tem, certo? E eu adoro a Shai! Ela é uma fofa! :)

    O meu teste, eu sou um misto de amizade e franqueza com uma pitada de erudição... Seríamos companheiras de divergência, heim? Se fosse para escolher, eu iria para a amizade, e você?

    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Shay é linda *-* adoro ela. Na verdade acho que eu não ia pra nenhuma delas HUAHUAHAU ia ser uma sem facção. Não sou tão pacifista para ir para a Amizade. Nem tão "gananciosa" para ir para a Erudição e, apesar de ADORAR falar umas verdades, não sei se iria conseguir viver na Franqueza.

      Excluir
  2. Gostei do teste, fiquei com Franqueza, mas não acho que me daria bem nessa facção kkk acho bem bobo essas brigas entre fandoms, espero que um dia isso mude. Estou terminando de ler Divergente e super ansiosa pelo filme. Beijos :}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é difícil ser da Franqueza, né? huahuahua. Tb espero que essas briguinhas terminem!

      Excluir
  3. SOU DIVERGENTE TAMBÉM!!!!

    Difícil ser uma coisa só... sempre!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel,
    tudo bem?
    Nossa, preciso correr para comprar o meu ingresso também, ainda nem li o livro!!!
    Eu não conhecia essas disputas, mas se forem saudáveis, sem ofender e nem prejudicar ninguém, tudo bem. Eu sou fã de Harry Potter e de crepúsculo também. Divergente eu tenho que ler o livro primeiro.
    O meu teste ficou entre erudição, audácia e amizade, o que isso significa? Sou divergente também??? Risos...
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é divergente tb, Cila HUAHUAHUA Bem vinda ao time!

      Excluir
  5. Oi Kel,
    Nem respondi o questionário por que já sei que pertenço a audácia,
    mas quando fico com raiva com certeza tenho que migrar para a franqueza hehe
    Enfim, as demais casas não tem muito a ver comigo, mas é bem provável que eu tenha um pouco de erudição também... OMG sou uma divergente hehehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie,
    hahaha sou divergente, deu empate do teste, amizade e erudição rsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel, tudo bem?
    Pelo resultado sou da Franqueza. :p
    Olha eu prefiro não me considerar uma fandoms, pois não chego a ser tão fanática assim. E quando leio alguma discussão acabo achando elas muito divertidas, mas só observo, alguns fãs infelizmente são um tanto irracionais.
    Flor ainda não li divergente, mas quero ler logo pois só vou assistir o filme depois de ler o livro.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh eu tb adoro morrer de rir com essas discussões nada a ver huahuahuahuahua

      Excluir
  8. Apesar de já ter lido e relido mtas sagas, não sou 'a mais foda' como mta gente gosta de se intitular, sou fã, sou daquelas que se for legal vou falar bem, mas se for ruim vou falar mal e mtas vz os fãs mais 'ardosos' só enxergam lados lindos e maravilhosos em td, msm qdo a coisa é ruim que dó....rs

    E o mais importante de tudo?! Respeitar as opiniões dos outros... ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - A Ascensão do Colosso (Peter Lerangis) bit.ly/QYm4uY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Andy! O importante é respeitar as opiniões!

      Excluir
  9. Oi, Kel
    Pelo teste sou da Erudição.
    Quanto às disputas, acho que gosto não se discute, o que é bom para uma pessoa, não é para outra.

    ResponderExcluir
  10. Kel adorei o texto e concordo com vc, respeito é o que importa. Acredito que todas as sagas tem sua importância e seu valor!!!
    Ainda não li Divergente, mas pretendo!!!! Estou curiosa!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc goste de Divergente, Aline =)

      Excluir
  11. Legal o teste, não li divergente ainda, mais segundo o teste eu séria da ERUDIÇÃO.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm vc gosta de ter conhecimentos, então =)

      Excluir
  12. Amei o texto, belas palavras , e concordo com você.
    Também gostei do teste, embora não tenha concordado com o resultado (deixemos em off u-u kk)
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  13. Eu acho muito boba essa briga entre fãs e concordo que o mais importante é o respeito. Eu não gosto de Crepúsculo, mas não saio por aí ofendendo os fãs. Cada um tem o direito de gostar ou não gostar do que quiser e ser respeitado por isso.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. O meu deu ERUDIÇÃO, ainda não li a trilogia, pretendo ler, mas não agora, então só poderei ver o filme depois de ler os livros.

    ResponderExcluir
  15. Oiiiiii, eu gosto muito de Harry e Jogos Vorazes. Não curto muito Divergente e Percy :\
    Adorei o post, ficou bem completo. Gostei muito, abraço www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Kel,
    Sou da facção erudição, uhuu adorei. ashashuashuash
    E sobre brigas de fandoms tenho duas opiniões: desnecessárias e não acho que exista poser. É só um nome que usam para aquelas pessoas que não conhece tudo a série. Detesto ser chamada de poser, acho o cúmulo da idiotisse e criancisse.
    Enfim, uashuashuuash
    Adorei o post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. poserrrrrrrr huahuahuahua to brincando =P

      Excluir
  17. Meu teste (que fiz no site oficial) deu que eu ficaria entre abnegação e audácia :D

    Quanto aos fandoms: fodam-se, eu sou poser! #nãomereçoserhumilhado #nãoprecisosaberacorpreferidadopersonagempragostardasérie

    Henrique Revoltado Morais
    www.aculpaedaobsessao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oii! Amei esse post! Eu sou twilighter, fallenatic e shadowhunter e sei, e muito como é todo esse "bullying" entre sagas haha Tenho que admitir que sim, Crepúsculo tem suas falhas e que, apesar de não gostar muito, tenho grir zande respeito e admiração por HP, e acho que isso é essencial, o respeito mútuo entra os fandoms. Estou mega curiosa para assistir Divergente, mas pretendo ler os livros primeiro, mas apesar de se assemelhar bastante a Jogos Vorazes, as duas sagas tem diferenças suficientes para serem boas a sua maneira!
    Beijos, adorei o tema!

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Ficou muito bom o post mo, deu para explicar muito bem o que é fandom. Acho que isso existe em todos os meios, desde futebol, até séries e videogames. As pessoas gostam de fazerem parte de um grupo, e acabam defendendo o seu grupo de tudo e todos!

    ResponderExcluir
  20. Com relação ao teste, tive um empate entre franqueza e amizade, só que eu acho que os dois não combinam muito bem hahahhahah

    ResponderExcluir
  21. Oi Raquel, tudo bom?
    Acho uma besteira brigar por causa de fandoms diferentes, pois uma pessoa não é obrigada a saber de tudo sobre uma série. Eu só estou lendo HP agora, mas gostei bem mais do que Crepúsculo (abandonei o último livro.
    Fiz o teste e deu Erudição <3
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ixiiiii Kel eu sou tudo que leio e mais um pouco nem cabe aqui dizer de tanta coisa! O que importa é se render a obra! Não é mesmo!

    Joi
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel... Ótima postagem...Acho super importante respeitar os fãs de cada série!!Adorei ler a postagem e para mim deu Amizade!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  24. Kel, se você soubesse quantas coisas eu sou! E também não me importo com essa rivalidade não. Quando não conheço uma saga, procuro ler não criticar. É claro, cada um tem a sua opinião e quem gosta, gosta ponto. Não precisa ficar criticando, só não leia mais.
    Adorei o post.
    beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu ODEIO essa discussão entre os fandoms, acho que toda saga tem que ser respeitada, juntamente com os seus fãs, mas infelizmente alguns fãs acreditam que falar mal de outra saga, faz da sua melhor.. Eu adoro Harry Potter e Crepúsculo também, acho ridícula essa rixa entre os fãs.
    Adorei o quiz, apesar de ainda não ter lido divergente ainda, fiz ele e descobri que pertenço a "erudição" u.u

    ResponderExcluir
  26. Adorei o seu post. Eu também não entendo essas briguinhas infantis entre os fandons. Sou fã de Crepúsculo e odeio quando algum fã de HP fala mal dos filmes e os livros. Não tem absolutamente nada a ver. Acho que era a unica serie que fez bastante sucesso durante esses últimos 10 anos e eles não suportam ver outras series surgindo e acabam falando mal. Como se o mundo literário e cinematográfico girasse em torno de Harry Potter. Alguns se acham tão superiores, que recentemente vi que um grupo de "fãs" de HP foram em um outro de fãs de Divergente e simplesmente acabaram com o evento. Para quê isso, né gente? Respeito é bom e todo mundo gosta! Shailene e Jennifer são duas divas e Divergente e Jogos Vorazes não tem NADA A VER. Parem gente, que tá feio!
    Sobre o teste que você postou, meu resultado foi: Franqueza. Hahahaha

    ResponderExcluir
  27. Que demais o post! Sinceramente, acho essas briguinhas de fandoms muito desnecessárias mesmo, até porque, todas as sagas são diferentes e atraem estilos diferentes de fãs. Então, acho que todos deveriam assistir/ler o que gosta sem se importar com os que os outros vão dizer ou pensar rs
    Fiz o teste e deu ERUDIÇÃO, concordo kkk
    Ainda não li Divergente mas está na minha lista. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  28. Nossa que post legal, sempre vejo essas briguinhas por aí.
    Deve ser coisa da idade, rsrsrs
    então meu teste deu D e realmente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Ainda não li a história de Divergente, na realidade não me interesso taaaaaanto assim pela história. O filme já está aí, acho que o verei, talvez uma chama se acenda e eu corra para o livro.

    Abraços!
    Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Marquei 6 vezes o E e uma o C. Tô achando que eu seria tipo o nerd master da saga ou coisa assim. kkkkkkk
    Adorei esse teste, pena que não sou divergente, né? kkkkk
    Fiquei com mais vontade ainda de ler a série.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!