# Resenha 82 // Se Eu Fechar os Olhos Agora

Olá, pessoal! Como vão vocês??

Já começo a dizer que sou uma admiradora do jornalista e escritor Edney Silvestre. Vocês já devem ter visto que falei dele por aqui na resenha do livro "Vidas Provisórias" e no "Li até a página 100". Hoje, venho humildemente falar do primeiro livro escrito pelo autor e último que li, "Se Eu Fechar os Olhos Agora".

Título: Se Eu Fechar os Olhos Agora
Autor: Edney Silvestre
Editora: Record
Páginas: 304

Sinopse: Numa pequena cidade da antiga zona do café fluminense, em abril de 1961, dois meninos de 12 anos encontram o corpo de uma linda mulher, que foi morta e mutilada, às margens de um lago onde vão fazer gazeta. Eles não aceitam a explicação oficial do crime, segundo a qual o culpado seria o marido, o dentista da cidadezinha, motivado por ciúme. Começam uma investigação, ajudados por um velho que mora no asilo da cidade, um ex-preso político da ditadura Vargas, que acaba se tornando um terrível caminho de amadurecimento para chegar à vida adulta.




O romance é narrado na terceira pessoa e conta a história de uma cidade no interior do Rio de Janeiro, seus dramas e crimes. Os protagonistas da história são os adolescentes Paulo e Eduardo, ambos de 12 anos. Os dois adolescentes acharam um corpo de uma jovem mutilada e com suas vestes rasgadas. O que era para ser um simples passeio se tornou um tormento para o resto das suas vidas. Um dia matando aula no tão conhecido lago os valeu a uma ida na polícia e um mergulho na terra dos adultos. Eles não concordaram com a investigação da polícia, havia uma coisa errada e tinham que provar por a mais b que o dentista, marido da vítima, não era o real culpado ou não era o único culpado. Contaram com a ajuda do velho Ubiratan, que morava num asilo que o deixava cheio de tédio.

Anita, a mulher encontrada morta, tinha uma ligação com poderosos locais. O que poderia colocar qualquer um deles na roda de investigados, mas não daquele lugar. A infeliz realidade brasileira está retratada do livro: violência sexual, racismo e alianças políticas espúrias.

Não quero ser dramática, mas esse livro me fez refletir. Às vezes a vida de adulto não é o mar de rosas que as crianças esperam e às vezes pode ser um mar de dor e sangue. Às vezes - às vezes não, quase sempre  - nós fechamos os olhos para a realidade que está bem a nossa volta. Há um ciclo de terror e a gente não está nem aí. Temos que ver as pessoas além da capa, da aparência.


Como todo livro de Edney, esse também tem um contexto histórico muito rico, ele contextualiza com os acontecimentos políticos e sociais da época que a história do livro é retratada. Por exemplo, Ubiratan fala da sua época de preso político na ditadura Vargas e, em 1961, os meninos falam sobre a primeira viagem ao espaço feita por Yuri Gagarin.

"Se Eu Fechar os Olhos Agora" é daquele tipo de livro que você fica justamente pensando que se fechar os olhos, se dormir vai estar perdendo tempo e tem que continuar lendo o livro custe o que custar!

A fotografia do livro é de Henri Cartier-Bresson, pai do fotojornalismo. Edney Silvestre é repórter especial da Globo e desde 2002 é apresentador do programa Globo News Literatura.

Espero que vocês tenham gostado! Beijos


24 comentários:

  1. Olá, tudo bem
    Gostei muito da sua resenha. Ainda não li livros desse autor, só conheço suas entrevistas do Globo New literatura.
    Achei a história do livro muito boa, principalmente porque toca em assuntos tão polêmicos, como racismo e violência sexual.

    ResponderExcluir
  2. Oi, eu já tinha visto esse livro e super me interessei por ele de cara, parece ser muito bom mesmo, nunca li nada do autor, mas ouvi falar muito bem dele, adorei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Nique,
    Gosto de dar umas viajadas históricas com livros, gostei do toque de reflexão do livro, com certeza é uma boa indicação.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  4. Acredita que nunca li nada deste autor?! rsrs
    Gostei muito da resenha, a estória do livro me interessou bastante, fiquei curiosa e gostei de saber que o livro também nos faz refletir sobre muitas questões presentes na atual sociedade brasileira, gosto muito de livros que causam esse efeito! Espero poder ler essa obra também! :)

    ResponderExcluir
  5. O livro parece muito interessante pra quem curte história e livros policiais, mas esse não é meu caso, então esse livro ficará para a próxima :/

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar desse autor, mas nunca li nenhum livro dele. Esse parece ser bem interessante.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  7. Não li nada do autor, mas depois de elogios quero muito ler algo dele. Adorei o enredo desse livro, adoro quando livros me fazem refletir. E que joguem realidades na minha cara, que a gente - infelizmente - as vezes tende a fingir que não vê. Espero ter oportunidade de ler em breve. Fiquei realmente curiosa pela leitura. E ah, adorei a resenha também :p heh

    ResponderExcluir
  8. Ah, Monique! Eu adorei esse título " Se eu fechar os olhos Agora ", pelo que você falou, ele reflete na história e é simples mais ao mesmo tempo significativo. Sei que é meio ruim julgar o livro pela capa ou título, mas eu amei esse! haha
    Enfim, resenha ótima! Abordou todos os aspectos do livro só levantando minha curiosidade para ler algo do Edney! Apesar de ter um apego por fantasia, gosto muito de livros que apresentam realismo , principalmente o realismo que todos devemos conhecer, que é o do nosso próprio país.
    Beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A gente realmente fecha os olhos para o que está acontecendo a nossa volta. Tem muita coisa que nem imaginamos - ou não queremos ver - mais próximo do que nós gostaríamos.
    O livro parece ter bastante suspense - e eu tenho certeza que ficaria presa tentando descobrir o que aconteceu até o final! Fiquei bem interessada!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    O livro parec ser bem interessante gostei muito da resenha e também adoto o jornalista mas ainda nao li nenhum livro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que nunca li nada do autor... Mas não sei se leria sabe?
    Acho que to meio saturada dessa nossa triste realidade.
    To preferindo livros mais "leves' para ver se consigo esquecer pelo menos um pouco como o mundo realmente é.
    Beijinhos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Não tinha associado o nome a pessoa... gosto deste jornalista.
    Imagino que sua experiência foi de grande valor na construção desta estória.
    Imagino o quão terrível deve ser encontrar uma pessoa morta, ainda mais nesta situação.
    E duas crianças, né...
    Adorei a premissa, a resenha...
    Fiquei muito a fim de ler.
    Infelizmente vivemos em um mundo muito violento...
    Senti muita realidade neste livro... e isso é triste.
    Parabéns pelo post... adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Nique,
    fiquei louca pra ler a resenha desse livro desde que falou dele na coluna "Li até a página 100"
    Adorei e nunca passou pela minha cabeça ler um livro dele. Achei incrível essa fotografia da capa!!!
    Perfeito, estou encantada!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  14. Oi Monique!!! Ainda não li nada do Edney Silvestre, mas gosto muito das suas dicas, vou anotar aqui!!! Achei a história bem interessante, gosto de histórias policiais!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse me parece ser um livro bem intenso, e gosto de livros assim, que me prendem do início ao fim, e me fazem refletir sobre algo.
    Gostei muito da capa, bem diferente.
    Vou ler com certeza ;)

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada pela história. O livro parece ser muito muito bom mesmo. Já estou super curiosa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Ufa! Só consegui chegar por aqui agora.. espero que não tenha problema.. :'C Hoje foi aniversário da minha avó, aí me atrasei no top.
    Uau! Eu não dava nada por um livro desse autor, mas você mudou minha visão. Parece ser bem completo. Gostei dele retratar bem a realidade e os contextos. É verdade isso que você disse... até mesmo fora do mundo há absurdos, mas ninguém liga porque não está sendo afetado, como coisas da Primavera Árabe.. vivemos quase em outro mundo! Isso é muito triste.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. O título já diz muita coisa, fiquei curiosa quanto ao livro, não li nada do autor ainda, mas com certeza vou dar uma chance pra esse livro, parece ser muito interessante. :D

    ResponderExcluir
  20. Oi Nique, tudo bem?
    Nossa, depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de ler esse livro, e acredito que ele seja do tipo de livro que incomoda por falar a verdade. Dica mais do que anotada.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  21. gosto de gêneros assim, que me leva a pesar no que realmente aconteceu, em que e quem está por trás da história. Eu já havia lido resenhas do livro e me interessei, mas, ao ler a sua resenha (confessadamente apaixonada), minha vontade de lê-lo aumentou ainda mais !
    Vi que o livro trás traços o e memórias da Ditadura , o que vem muito bem à calhar comigo, pois , na minha escola, está tendo um projeto sobre a Ditadura Militar (64-85) e a gincana desse ano terá como tema a mesma. Achei perfeito *-*
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  22. Sou obrigada a aplaudir DE PÉ o autor Edney Silvestre! Notei o quão bem falou do autor nas postagens anteriores, mas saber sobre esse livro mencionado na resenha me deixou ainda mais empolgada. Apesar da narração em 3ª pessoa (sim, prefiro livros contados em 1ª pessoa), senti que é uma leitura maravilhosa e que conseguimos nos colocar no lugar das personagens :]

    ResponderExcluir
  23. Oi Monique, tudo bom?
    Eu gosto muito de livros de ficção escritos por jornalistas. Nunca li nada do Edney, mas quero ler Vidas Provisórias. Não conhecia esse livro, mas gostei da premissa e darei uma pesquisada. Você conhece o Ricardo Kotsho (acho que tem um c antes do s)?
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Nique...
    AI MEU DEUS, PARA TUDO! Preciso ler um livro dele, tipo, urgente!!! Pelo o que vocÊ diz ele consegue reunir tudo de bom em um único livro. Suspense, história, fatos... adorei!!!
    Graças a você meu bolso irá sofrer mais um pouco no futuro (sinta-se culpada).
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!