19 março 2014

# Resenha 79 // Sem Clima para o Amor

Oi, pessoal, tudo bem?

Hoje é dia de resenhaaa =D. Quem curte livros mais femininos? Hoje vou falar de "Sem Clima para o Amor". Um livro engraçado e divertido, com algumas cenas um pouco quentes, mas que me deixou com a sensação de que faltou alguma coisa. O livro foi cedido em parceria com a Geração Editorial

Título: Sem Clima para o Amor  // I'm In No Mood For Love
Autor: Rachel Gibson
Editora: Jardim dos Livros
Páginas: 280



Sinopse: Sem Clima para o Amor é um livro divertido, daqueles que te faz suspirar. A principal personagem, Clare Wingate é assim, uma hora sofre porque o vestido rosa-choque não será mais usado, num outro momento pega o namorado em posição constrangedora com outro homem e depois, quando decide dar uma trégua e se dedicar apenas ao trabalho, encontra o amigo de infância, Sebastian Vaughan. Os beijos são inesquecíveis e ela não tem vontade de ir embora.





O livro conta a história de Clare, uma autora conceituada de romances femininos (vulgo eróticos), mas muito bem resolvida (ou até então). Seu noivo era o genro perfeito e eles já dividiam o apartamento para se casar em breve. Porém, uma reviravolta acontece e o relacionamento dos dois acaba. É aí que um velho amigo de infância de Clare retorna. Lonny é jornalista freelancer e também escritor. Seu destino se cruzou com o de Clare quando eles ainda eram crianças, quando o pai de Lonny trabalhava (e ainda trabalha) como jardineiro para a mãe de Clare. Após anos sem se verem, eles voltam a se encontrar em uma situação bem inusitada. 

Sem Clima para o Amor é considerado um chick lit. Levando em consideração o pequeno resumo que fiz ali em cima, posso dizer que o livro da minha quase xará Rachel Gibson foge um pouco da ideia padrão de um chick lit de: livros femininos, fofinhos que tratam de um romance "meloso". Sem Clima para o Amor é um pouco mais adulto, mas sem perder o viés cômico do gênero. Sim, é possível dar boas risadas durante o livro com algumas situações engraçadas e com o humor ácido de Sebastian, que faz o estilo "cretino irresistível" alá Damon Salvatore. Outro diferencial é o fato do livro inserir alguns dramas na história: a relação entre pais e filhos e a questão da criação. Há até um pouquinho de bullying, apesar do tema não ser aprofundado. Mas Lonny costumava "judiar" de Clare quando eram mais novos. Ele jogava coisas nela, sujava as roupas da coitada, etc.



A narrativa é em terceira pessoa. No geral costumo gostar desse distanciamento porque o livro torna-se mais imparcial, com a visão de ambos os personagens em um patamar de igualdade. Assim o leitor toma partido de quem bem entender. A verdade é que não achei que isso funcionou muito bem no caso de Sem Clima para o Amor. O resultado da terceira pessoa é um livro com pouco diálogo e texto um meio confuso, o que deixou a leitura cansativa.

A ideia de uma paixão entre amigos de infância que se odiavam é bem cliché, mas quem nunca teve uma relação dessas de amor/amizade? Clare e Lonny tem uma quimica inegável e, ao longo da leitura, torcemos horrores para eles finalmente ficarem juntos. Porém, achei que o romance demorou um pouco para realmente engrenar e, apesar de ter adorado a personalidade do Lonny com todas as suas sacadas fenomenais, ele deveria ter 10 anos a menos com toda aquela mentalidade de viciado em sexo e imaturidade.


Não posso dizer que a leitura (para mim) foi tão fluida assim, devido aos pontos que apontei aqui. No geral o livro é bom e se caracteriza como um bom passatempo. Faltou um pouco para eu realmente me envolver com ele, mas não deixo de indicar para quem gosta de um livro feminino com algumas pitadas mais "calientes". A leitura é despretensiosa e tem vários momentos divertidos capazes de agradar muitos leitores. Não tive tanta sorte nesse livro da Rachel, mas pretendo ler os outros e tirar minhas conclusões.

A diagramação das páginas é simples e elas são amarelas. A capa é bem bonita e se insere no contexto do livro. 






36 comentários

  1. Oi Kel!!! Adorei a resenha, eu gosto demais de chick-lit e sou mestre em comprar pela capa/nome/sinopse! Muito bom conhecer a opinião de quem leu, saber dos altos e baixos do livro para decidirmos se vale a pena comprar ou não. Com a sinopse é impossível descobrir, mas nada como uma resenha sincera das amigas!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari. Que bom que vc curtiu a resenha. Obrigada =)

      Excluir
  2. Oi Kel!!!
    Já li dois livros da Rachel... O primeiro foi " Simplesmente Irresistível" e o outro foi "Loucamente Sua". Acho que todos chegam a ser um pouco Clichê e previsíveis, mas são leituras divertidas. Ainda não li "Sem Clima Para o Amor", mas fiquei doida para conhecer o "Sebastian, que faz o estilo "cretino irresistível" alá Damon Salvatore" hahah Adoro ;)
    Beijos,
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua o Sebastian com certeza merece ser conhecido. Apesar de ser bem infantil, às vezes.

      Excluir
  3. Dizem que ela não acertou no ponto nesse livro, ainda não li nada da autora. Mas acho que não irei - definitivamente - começar por esse. rs O lance é clichê, a maioria dos chick-lit tem esse lado ou todo ele, mas os autores sabem abusar disso de forma bem legal. Como não li esse, não sei bem. Tinha lido uma outra resenha que dissera a mesma coisa, que as vezes ficou um pouco cansativo. Acho que pra mim não fluiria, sabe?! Então deixo passar. rs

    ResponderExcluir
  4. Acho que chick lits combinam com narrativa em primeira pessoa. Combina perfeitamente! Por isso já acharia estranha a narrativa em 3ª pessoa para esse tipo de livro. Uma pena que deixou confuso.
    Ainda não li nada da Rachel, mas morro de vontade de conhecer! Uma pena que sua primeira leitura dela não foi das melhores :/
    Adorei as fotos!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé, eu tb acho isso, Dea. A narrativa em terceira pessoa ficou (muito) cansativa.

      Excluir
  5. São só elogios para a Rachel Gibson, que pena que esse livro não seja um dos melhores, não li nada dela ainda, vou me arriscar nesse livro, sem maiores expectativas, a capa tá linda, a sinopse me deixou curiosa, e como eu gosto muito de chick lit, com certeza vou ler!!! :D

    ResponderExcluir
  6. Opa, só em saber que tem um personagem meio Damon já fiquei empolgada \õ/
    Pena que o livro tem seus contras, porque desde que vi essa capa me apaixonei.
    Enfim... vou pensar se leio ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua como não se empolgar com Damon?

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Uhhhhm, me pareceu um cliché total, não despertou nem um pouquinho a vontade de ler :/
    Apesar que a capa é fofinha do tipo que ficaria linda na estante!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel!
    Vou concordar com a Renata na parte do clichê, protagonista que acabou de sofrer com um fim de um relacionamento e aí chega o melhor amigo de infância e a química acontece. Até agora só li um livro com cenas mais " calientes " , então ainda me embolo um pouco para ler livros que tem esse conteúdo junto. Gosto de chick lits e a capa é linda! Mas em relação ao livro, a única coisa que gostei mesmo foi o jeito alá Damon de Lonny haha
    Beijos!
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu gostei da premissa, porque nunca li uma estória de traição deste jeito...
    Imagino que seja divertido, apesar da traição... traição me lembra um drama e neste caso vejo superação.
    Paixão entre amigos de infância que se odiavam? amigos que se odeiam... estranho isso... hehehehe...
    Fiquei com vontade de conferir ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vish, nem queira saber. Imagina a situaçao, né? huahuahuahua

      Excluir
  11. Oi Kel! Li um outro da autora e gostei muito, mas este aqui não está tendo resenhas muito positivas, acho mesmo que é uma trama mediana, mas pelo menos sua comparação com o cretino/Damon foi muito animadora. Vou ler em breve, espero curtir.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    Apesar de gostar de chick lit esse é em particular não fez muito meu estilo, tenho um livro dela em casa que pretendo ler em breve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel!!
    Ahhhhhhhhhh, fiquei decepcionada!!
    Achei que o livro seria perfeito, estava ansiosa por uma resenha "conhecida"...
    Não é o livro que comprarei agora, mas quem sabe quando ele baixar o preço.. hahahaha
    Vou querer dar boas risadas!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, Pri. O livro não deixa de ser um bom passatempo =)

      Excluir
  14. esse livro parece ser um livro muito e muito bom ,beijos
    @livroazuis
    livro azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Raquel, tudo bom?
    No geral o livro foi OK, mas a autora demorou muito para engrenar. Além disso, a Clare é muito chatinha e não me cativou em nada. Gostei do Sebastian, pois ele sempre falava umas verdades para Clare.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Sebastian teve os seus altos e baixos... ainda acho que a idade dele não corresponde com as suas atitudes

      Excluir
  16. Não me interessei pelo livro desde a primeira vez que o vi. E infelizmente, dessa vez, sua resenha não foi o suficiente pra me convencer a respeito da leitura também. Então vou deixar passar dessa vez.

    http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu li esse livro há muito tempo atrás e eu acho que gostei, mas depois de ler a sua resenha eu fico me perguntando se eu gostei mesmo kkkkk

    Também eu tinha outra idade e outra mentalidade quando li. Acho que vou ter que ler de novo agora, pois estou confusa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Tenho muita vontade de ler este livro também, parece ser muito bom, apesar de fugir do gênero chick-lit e ter alguns pontos negativos. Acho o enredo bem interessante e fiquei curiosa para ler, parece ser mesmo bem divertido! :)

    ResponderExcluir
  19. Oiii!!

    Hum... eu tinha a concepção de ciclit com drama e comédia em cima, com aquele romance básico... nunca li nenhum, que eu saiba. Mas leria sim. Este, no caso, não chamou tanto a minha atenção. Parece bem cliché... daqueles que a gente lê para descansar. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Não, pera: chick lit, romance meloso, capa super-original... é o tipo de livro que eu adoraria ler. O único problema é o fato de haver algumas cenas 'quentes' no livro, e eca!, odeio isso em livros. Rachel Gibson é nova para mim, pois ainda não li nenhum livro dela. Espero poder ler 'Sem Clima Para o Amor' em breve, e pretendo não me decepcionar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb não curto uma pegada hot nos livro, Michelle =(

      Excluir
  21. Kel,
    Estou com muita vontade de ler esse livro, apesar de ver várias resenhas comentando alguns pontos negativos nele.

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel,
    Eu gostei da capa por ser colorida ^^ , mas o livro não despertou meu interesse, não sei se pela temática ou pela imaturidade que os personagens parecem apresentar.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  23. olá,
    a história é bem interessante, porém, não é uma daquelas na qual eu fico super ansiosa para ler. Eu estava tentando considerar a possibilidade de le-la, até você dizer que a leitura pode se tornar chata e há poucos diálogos (amo diálogos), o que me desmotivou mais ainda. Não é um livro na qual pretendo ler, porém, se eu tiver a oportunidade, talvez eu leia sem problemas.

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel...Não li nada da autora ainda,mas confesso que fiquei bastante animada com este livro,pois parece ser uma leitura super leve, apesar de ser um tão clichê....Já esta adicionado a lista de desejados!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  25. Alguém citou Damon Salvatore? *--* Hahaha
    Acredito que esse tipo de livro sempre deixa algo a desejar mas confesso que a sinopse, a capa e até mesmo sua opinião me deixaram com vontade de ler!
    Não gosto de livros em 3a pessoa mas vou colocá-lo em minha lista de leituras.

    Adorei sua resenha Kel.

    Beijos
    encantosparalelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nenhum livro dessa autora, mas eu estou curiosa quanto a ela, isso porque todo mundo anda me indicando os livros dela.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  27. Oi, eu quero muito ler esse livro, pois li um livro da autora e curti muito, esse livro parece ser super legal, mas todo mundo esta achando isso que faltou algo, e não estão gostando tanto dele, mas como você acham o livro bem divertido e um ótimo passatempo, amei a resenha viu.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pela resenha mo. Eu acho que as suas críticas foram pertinentes. Mas é claro que é uma questão de estilo com relação ao tipo do livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!