13 março 2014

# Resenha 78 // Insurgente

Oi gente!

Nossa, acho que nunca fiquei tanto tempo seguido sem postar no blog. Pra quem tá acostumada a dar uma espiadinha por aqui todos os dias, ficar dois dias totalmente ausente é difícil =P. Só para esclarecer a ausência: eu estava doente. Ainda estou, para falar a verdade. A suspeita é gastrite ou esofagite e a dor foi tamanha que ontem nem consegui passar por aqui para postar a resenha. Desculpem por isso. 

Hoje era dia de personagem da vez, mas para compensar, vou postar a resenha de ontem, tudo bem? Se não fica muita resenha acumulada =P. Hoje a resenha é de Insurgente. Quem quiser ler a minha opinião sobre Divergente... ;)


Titulo: Insurgente // Insurgent
Autor: Veronica Roth
Editora: Rocco Jovens Leitores
Páginas: 511





Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. 




Insurgente começa onde Divergente termina, não dá nem para recuperarmos o fôlego. Em meio a uma guerra eminente, Tris, Caleb e Quatro encontram abrigo na Amizade e descobrem um padrão totalmente diferente e igualitário. E é justamente por isso que eles sabem que não poderão permanecer lá por muito tempo.

Sim, apenas isso que posso dizer de Insurgente, o resto seriam spoilers. E quando digo isso, podem entender que o livro é recheado de acontecimentos de deixar qualquer um de queixo caído. Ao longo das 511 páginas somos brindados com reviravoltas e descobertas incríveis que dão grande peso à saga.

Um dos pontos altos do livro é podermos conhecer as outras facções. Se em Divergente apenas "conhecíamos"  Abnegação e a Audácia, Insurgente se aprofunda em cada uma delas e ainda descobrimos os sem facção, não tão miseráveis e descartáveis assim. Posso dizer que a autora foi muito cuidadosa na descrição e no desenrolar de cada uma das facções. É tudo muito bem construído e elas são totalmente distintas uma das outras.


O segundo livro de Veronica mantem o padrão do primeiro no que diz respeito a narrativa. Continuamos com o ponto de vista da Tris. É bem verdade que ela está menos segura de si e mais "faço o que eu quero", mas isso não diminuiu o meu carinho pela personagem (e o fato também não deixa a narrativa massante). Tris não é uma pessoa de sentimentos explícitos e "mimimi", mesmo que ela tenha algumas inseguranças, ela continua bem racional. Não gosto de comparar duas séries, mas, em Insurgente, Tris me lembrou um pouco a Katniss com toda aquela característica impulsiva e até mesmo "destrutiva". Ela quer fazer o que julga ser certo. Mas quem disse que vai ser fácil? Confiar nas pessoas é muito arriscado, mas ela uma Divergente e precisa se manter firme até o final.

É visível que a história começa a tomar um novo rumo, mais denso, sombrio e recheado de reviravoltas (para a felicidade dos fãs). Posso dizer que Insurgente é surpreendente. Como toda a distopia, a saga Divergente fala um pouco sobre a dominação e a centralização do poder. É evidente que este teor politico está presente em Insurgente em maiores proporções. O livro nos propõe a discussão sobre a opressão, a concentração do poder nas mãos de pessoas erradas (e isso não acontece hoje em dia? =P) e, principalmente, as diferentes formas de manipulação da informação e das pessoas.



Os personagens também vão se desenvolvendo ainda mais. Sou suspeita para falar do Quatro porque ele é meu amorzinho <3. Ele tem uma personalidade incrível, tão correto, tão destemido! Não tem como não gostar dele. A Cristina também é ótima e está ainda melhor nesse livro, ela se mostra uma pessoa bem correta. Outro destaque é o Uriah, sério, adoro ele!

Bom, até que consegui falar bastante sobre o livro. Estava com medo de não conseguir desenvolver, principalmente por ter gostado tanto da leitura. Essa foi mais uma leitura de carnaval, terminada em um dia =)





42 comentários

  1. Adorei a resenha, ainda bem que não soltou nenhum spoiler, eu não ia me segurar pra não ler, rs! Não comecei a ler essa distopia ainda, são tantos elogios, que estou ansiosa pra começar a ler. Veronica Roth é fantástica, e tenho certeza que essa Trilogia Divergente também é. Louca pra começar a leitura!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nããão, eu sempre me seguro na hora dos spoilers huahuahua pode deixar que quando tiver algum eu aviso antes =P

      Excluir
  2. ainda não li Divergente, então não quis ler a resenha de Insurgente, para evitar ter spoliers ou algo que comprometa a minha leitura do primeiro livro..
    - Ah, amei a primeira foto. Você tem Estilhaça-me , amo o livro e já li todos os publicados da série . Esperando ansiosamente pelo lançamento do próximo *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea. Pode ler a resenha sem culpa, eu não coloco spoiler não =P. Obrigada pelo elogio as fotos. Ainda não li Estilhaça-me, pretendo dar um tempo nas distopias, mas no próximo mês quem sabe? =P

      Excluir
  3. Estou muito muito ansioso para ler essa trilogia
    resenha perfeita como sempre beijos. :)
    @livroazul
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel,
    Melhoras ^^
    Quero muito ler a trilogia, parece ser muito boa, afinal você leu o livro em apenas um dia (ele é grandinho rsrs) e gostou muitíssimo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    tadinha Kel espero que já esteja melhor ...

    Amei a resenha e fiquei com vontade de ler porque você falou que leu em um dia um livro de 500 páginas realmente o livro deve ser muito bom kkkk

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drê! Felizmente estou melhor, obrigada! O problema agora é o meu laptop que pifou ='( Não mereço isso

      Excluir
  6. sua resenha fi ótima, mas não gostei muito da historia do livro...

    Kisses,
    Delicada e Abusada - Blog

    ResponderExcluir
  7. Eu acho a sua estando tão linda XD

    Bom, eu acho que já falei isso umas mil vezes, mas falando do livro. Eu ainda não comecei a ler essa série, mas as resenhas que venho lendo só me fazem querer ler ainda mais.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Brigada pelo elogio *-* dá trabalho arrumar esses livros huahuahua. Leia Divergenteeee é bom demais

      Excluir
  8. Eu adoro a Katniss, ela é uma das minhas personagens preferidas. Então se a Tris lembra ela, já gostei de cara. Essa é uma trilogia que morro de vontade de ler, só falta verba pra isso. A resenha me deixou bem mais curiosa pra conhecer, preciso ler. hehe Como não li o primeiro, nem tenho muito o que falar. Só mais uma vez. que quero ler! :( kk

    ResponderExcluir
  9. Kel!
    Também amei "Insurgente". A insegurança da Tris nesse livro me deixou irritada - achei que ela estava muito chata, parecia que a culpa dentro dela era tanta que ela não queria mais viver, só queria se sacrificar pela causa.
    O Quatro é lindo! Ele é alguém a quem realmente precisamos admirar. Talvez vemos ele assim também por causa da visão da Tris... Só lendo "Convergente" para saber se ele é assim por dentro também, né?
    Também gostei bastante de Uriah! Espero que realmente o coloquem no segundo filme, pois ele fará falta no primeiro!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  10. Vou confessar que não li a resenha :x Mas foi por medo de spoiler. Ainda não li Divergente, mas pretendo ler muito em breve, todo mundo fala muito bem da série!!
    E puxa, Kel, que chato, desejo melhoras para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê!
      Pode ler sem medo, não tem spoilers huahuahua. É dificil não dar spoiler quando os livros estão tão interligados, mas juro que eu não falo demais =P. Obrigada pelo desejo de melhoras.

      Excluir
  11. Se está na estante junto com Suzanne Collins, certamente é o meu tipo de história. Ainda não li nenhum da série. Boa Dica!!!
    bjs, Fernanda
    www.novoromance.com.br

    ResponderExcluir
  12. Tenho que confessar que senti SIM falta das suas postagens aqui no blog Kel... aliás, MELHORAS!
    E não tem nada melhor do que quebrar o jejum de posts resenhando logo o maravilhoso livro 'Insurgente', que ainda não tive a oportunidade de ler, mas depois dessa resenha, não tenho dúvida do tamanho da vontade que tenho de ler. Tris é simplesmente uma personagem que me inspira por sua coragem e ousadia... NECESSITO LER!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHH vc é uma linda, Mi! Brigada pelo desejo de melhoras. Já to bem melhor. Quando o assunto é alimentação a gente tem sempre que ficar de olho

      Excluir
  13. Oi Kel...Só tenho lido crítica incríveis sobre essa série...a cada dia estou mais curiosa sobre ela...e sua resenha só aumentou minha vontade de tê-la e lê-lo...adorei!! Foi bem detalhada, mas sem contar o livro..ressaltando boas partes e nos instigando a ler o livro...Necessito desta trilogia!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  14. Oii Kelzinha, tudo bem? Você está um pouco melhor? Espero que sim! Quanto ao livro, vi que você colocou o coraçãozinho de favorito! Ainda não li nada da série porque não faz muito meu estilo, mas se vejo alguém colocando como favorito já fico morta de curiosidade!! rsss

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :OOOOOOOOOOOOOOOOOOOO COMO ASSÉM? Vc não gosta de distopia ou não se interessou por Divergente? Pq, olha, se vc curtir distopia, vc precisa ler.

      Excluir
  15. Oi Kel!
    Sério que você o terminou em UM DIA??!!! Meu Deus!!
    Eu teria que ficar sem fazer nada o dia todo pra conseguir isso!
    Estou louca pra ler a saga, mas tem uns na frente... =(

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIMMM. Mas tb li no Carnaval, né? De folga no trabalho huahuahuahua. A saga é ótima, Pri. Tenho algumas ressalvas quanto ao último livro, mas explico na resenha dele =P

      Excluir
  16. Não posso ler a resenha, já que não li o livro 1...
    Mas só de ver que é tb seu favorito me deixa com mais vontade de ler...
    preciso dessa trilogia... espero que encerre com chave de ouro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei a trilogia todinhaaa... só aguardando chegar! hehe
      To tão feliz. Louca pra ler e depois ver o filme, né? Espero que tenha uma trilogia dos filmes tb.

      Excluir
    2. AAAHHHH QUE LINDOOOO. Lê logo, pelo menos o primeiro pra não perder a estreia de Divergente =D

      Excluir
  17. Olá Kel, espero que vc esteja melhor! Não resisti e vim aqui dar minha opinião sobre esse livro fantástico, que tbm acabei de ler! Particularmente eu achei ele beeeem melhor que Convergente, tem muito mais ação e a parte que a Tris se entrega pra Jeanine eu fiquei sem fôlego! Como vc disse, nesse segundo livro conhecemos muito mais das outras facções, não apenas a Abnegação e a Audácia como no primeiro, e eu até que me simpatizei pela amizade! Enfim, é um ótimo livro, e assim como vc, tbm estou pirando com Convergente! hahaha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Hey, Kel! Resenha ótima com certeza! Confesso que pulei algumas partes já que ainda estou pra ler Divergente. Mas juro de dedinho que esse mês não passa!
    Melhoras pra você! E espero gostar tanto assim da trilogia (:
    Beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li! E ai, leu, curtiu? Me conte tudoooo

      Excluir
  19. Eu PRECISO ler Divergente, a capa é linda, a sinopse me chamou a atenção, recebe muitos elogios. Isso tudo só me deixa ainda mais curiosa pra ler, porque sou apaixonada por distopias! Quero ler antes da estreia do filme aqui no Brasil.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  20. Essa trilogia não me interessa, não curto muito livros nessa pegada, mas quem gosta só posso dizer boa leitura. Eu vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  21. Já li e amei. E também adorei sua resenha. Este foi o melhor livro que li até agora u.u

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu tenho que ler essa trilogia, fico meio perdida nesse negocio de facção e tal, mas o livro parece ser muito bom, cheio de ação, adrenalina, e surpresas, espero poder conhecer em breve ainda mais que o filme vai lançar o trailer ficou maravilhoso, Insurgente para nos dar respostas e tirar nosso folego ainda mais, amei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahauhuahau a questão das facções pode confundir mesmo. Mas o livro é ótimo. Cheio de ação e a história é bem consistente

      Excluir
  23. Oi, eu tenho que ler essa trilogia, fico meio perdida nesse negocio de facção e tal, mas o livro parece ser muito bom, cheio de ação, adrenalina, e surpresas, espero poder conhecer em breve ainda mais que o filme vai lançar o trailer ficou maravilhoso, Insurgente para nos dar respostas e tirar nosso folego ainda mais, amei a sua resenha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  24. Fiquei feliz que você tenha gostado tanto dessa série mo! Pelo visto o filme vai ser bem legal, estou ansioso para vê-lo. Quem sabe não dou uma chance para o livro depois de acabar de ler GOT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc compre os seus próprios livros huahuahuahua

      Excluir
  25. Terminei de ler Divergente na terça, mas pretendo começar Insurgente só mês que vem. Acho que quando a gente lê um livro atrás do outro não degusta e nem processa direito a história, por isso vou dar esse tempo. Mas pela sua resenha já sei que vou gostar ainda mais desse que do primeiro!

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li o primeiro volume, mas tenho muito interesse, parece ser muito bom. Gostei da sua resenha, este livro parece muito bom também e o mundo pareceu ter sido muito mais desenvolvido, inclusive os personagens! Espero poder ler os livros em breve também! :)

    ResponderExcluir
  27. Oiii Raquel!!

    Poxa, você vai me deixar curiosa, né? Que maldade... estou louca para ler Insurgente! Mas tem tanta coisa na frente! E ainda tenho que comprar, porque essa é uma série que eu quero ter. kkkkkkk.. Adorei! Nunca tinha lido nenhuma distopia e fiquei bem feliz com Divergente. Insurgente deve bombar. Uma amiga que adora fala que ele é ainda melhor! E você confirmou agora!
    Ai, ai, ai... segredos e mais segredos.. vamos ver!!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que vc tivesse lido Jogos Vorazes!! Essa é outra distopia que vc não pode perder!

      Excluir
  28. Oi.
    Amo essa série. Gosto muito dos personagens , principalmente Tris e Tobias. Estou ansiosa por Convergente.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!