18 março 2014

# Papo Literário // Lugares para ler

Oi, gente, tudo bem?

Comigo tá tudo certinho, tirando o sono e o cansaço eminentes. =P.  No Papo Literário de hoje eu quero saber: qual o lugar que vocês mais gostam de ler um livro? Claro que, nessa hora, alguns fatores importantes devem ser levados em conta: um ambiente que favoreça a concentração e uma luz adequada, por exemplo. A partir daí, um leque de opções vai surgir. E é só escolher a melhor para mergulhar na literatura.

Na minha opinião, para que um local seja considerado uma boa opção para leitura, costumo preferir, principalmente, a tranquilidade. Ao menos, o local não deve ser  muito barulhento pois perco a concentração fácil e com uma iluminação razoável para que o meu astigmatismo não apite loucamente =P. 

Selecionei algumas opções interessantes para leitura. Espero que gostem.



Ao ar Livre: Já tiveram a oportunidade de deitar na grama e ler um bom livro? Para mim não tem nada mais gostoso. Talvez nem precise de uma grama fofinha sob meus pés, mas basta uma praça bem arborizada ou um parque tranquilo que já me deixam no clima para qualquer leitura, desde chick lits àqueles suspenses tensos. Perto do meu trabalho está o Palácio do Catete, que é uma antiga sede da república, lá era residência de presidentes até o Governo Vargas. No palácio tem um jardim lindo com patinhos e passarinhos onde eu adoro ficar lendo. A tranquilidade me contagia. O mesmo vale para quem gosta de ler na praia, embaixo da barraca e olhando para o mar. Nesse caso, o sol me incomoda mais. Raramente leio na praia.

Bibliotecas e Livrarias: Pode parecer estranho, mas se tem um lugar onde eu não consigo ler é em Bibliotecas ou Livrarias. Acho que ficar cercada de livros me inibe =P para quê ler UM livro quando posso respirar outros vááários? Nesses lugares, prefiro passar horas olhando as prateleiras, folheando livros e sentindo aquele cheirinho delicioso de livro novo... mas ler são outros quinhentos! 

Cafés: Tá ai um outro lugar que eu adoro ler. Nada melhor que ler na companhia de um Frapuccino a base de creme, de preferência, de caramelo e, talvez, um pão de queijo quentinho. Gosto do ambiente, de sentar em uma cadeira confortável e mergulhar na leitura. Acho que apenas a ideia de um Café, por si só, já dá vontade de ler. E se o Café ainda tiver sofás e cadeiras reclináveis, ai mesmo é que quero virar a noite lendo. 

Shoppings: Quando saio do trabalho mais cedo e preciso esperar meu namorado para jantar fora, normalmente o shopping me salva. Corro para lá, para um banco isolado e começo a ler. Apesar do fluxo grande de pessoas em um Shopping, basta escolher um corredor menos disputado e começar. Sempre faço isso =P

Transporte Público: Acho que esse é o local que mais utilizo para leitura, mesmo que não seja o meu preferido. Contudo, não consigo ler quando estou em pé, apenas quando viajo sentada. Esse é o local também em que mais sou abordada com perguntas a respeito do que estou lendo. E, claro, sempre adoro responder. Às vezes é difícil manter a concentração, ainda mais quando entra uma daquelas queridas pessoas com música no celular e sem o fono de ouvido. Mas, no geral, consigo me dar muito bem, sem matar ninguém no trajeto casa> trabalho, trabalho > casa ;)

Na cama:  Partindo para uma leitura mais "solitária", quem nunca leu na cama? Eu adoro ler na cama, apesar de precisar me mexer 20 vezes na busca da melhor posição para a leitura. Também demoro a achar a altura ideal do travesseiro. A verdade é que a nossa cama é a nossa cama e sempre será uma opção confortável para ler. Ah, um porém, só consigo ler a cama se eu não estiver com sono. 

No Sofá: Para quem prefere o sofá, ele também é um opção de leitura. Menor e, talvez, menos confortável que a cama, mas ainda assim, é uma ótima escolha para quem busca um local para ler.


42 comentários

  1. Os lugares que mais leio ultimamente é na sala, quando dá recreio ou o professor se atrasa. No ônibus é ruim, porque sempre é lotado. Mesmo indo sentada, as pessoas gostam (acham que tem prazer em) atrapalhar. Mas sem dúvidas o local que mais gosto de ler é na cama e no sofá. Sempre fico procurando a posição ideal, mas amo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, nem me fale desses sem noção dos onibus/metro. Ninguem merece mesm.

      Excluir
  2. Eu acho que meu lugar favorito para leitura é minha cama! Antes de dormir é o meu horário de leitura sempre, no resto do dia fica difícil (como eu não uso o transporte público diariamente, essa não é uma opção). Eu adoro ler na praia (pena que não tem uma por aqui), no clube (tem uns sofás muito confortáveis lá!). Outro lugar gostoso para a leitura é na rede! Tem uma na minha varanda e é uma delícia deitar e ficar lá lendo!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo ler na praia. Acho que o sol me incomoda!! E antes de dormir, normalmente sou vencida pelo sono HUAHUAHUA

      Excluir
  3. Oi Kel.
    Ao ar livre, num lugar pouco movimentado é ideal pra mim, adoro ler na praia pela manhã quando ainda está vazia.
    Em bibliotecas já tentei mas me distraio demais com o entra e sai, e na livraria aqui da minha cidade não tem lugar para ler, é comprar e sair rsrsr.
    Cama e sofá são sem dúvida meus locais preferidos.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paty! Sou como vc, sempre acabo me distraindo tb!

      Excluir
  4. Oi Kel, acredita que eu nunca li ao ar livre? Apesar de morar no litoral nunca consegui ler na beira da praia, primeiro pq aqui é muito ventoso o que joga areia para todos os lados, segundo pq NÃO tem um calçadão decente para podermos sentar e aproveitar a orla e terceiro pq o barulho do mar me desconcentra. kkkkkk
    Aqui também não tem nenhum campo, parque ou praça para poder sentar na grama e ler. Sendo assim me sobra somente os lugares tradicionais: meu quarto e a sala, isso quando alguém não está assistindo tv no último volume. Ler em transporte público é terrível para mim enjoo para caramba e acabo passando mal. kkkkkkkkk

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Um lugar adequado é realmente um fator muito importante para aproveitar um livro. Para mim, o lugar adequado basta onde eu possa estar confortável e à uma luz que não prejudique minha visão. Com isso, se eu não estiver com calor, nem dor no corpo pela posição em que me encontro, qualquer lugar se torna adequado para mim. Exemplo disso são os inúmeros ambientes na qual já li livros e o aproveitei muito bem , tais como a quadra da minha escola, transportes públicos, sala de aula , shopping , parada de ônibus (sim, é possivel kk) , bibliotecas, filas, casa de estranhos, e, claro , no sofá aqui de casa e na minha cama. Mesmo nos lugares onde barulho está muito intenso, consigo LER um livro e ignorar o ambiente à minha volta, basta eu estar, como já disse, confortável. Quem não gosta disso é a minha mãe, quando ela fala comigo e eu não respondo quando estou lendo. hahaha

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, tudo bem?
    Adorei o post. Meu lugar favorito para leitura é a cama ou o sofá da minha casa, pois tem poucos estímulos. Geralmente em lugares com muita informação e barulho e acabo me distraindo e perdendo o foco da leitura. Leio bastante no ônibus também, mas nem sempre. as vezes estou tão cansada que acabo cochilando.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel!

    Adorei esse papo literário! Ultimamente, só tenho lido em casa, antes de dormir, e no ônibus. Gosto de ler na calmaria, mas como tudo anda tão corrido, o lugar que tenho mais tempo pra ler é no ônibus mesmo. Realmente, nada melhor do que ler na grama ou num lugar bem ventilado, cheio de sombra. Também gosto de ler em cafés, é uma experiência bem legal e que preciso repetir mais vezes.

    Olha, tô organizando um sorteio pra comemorar o aniversário do meu blog, queria saber se você topa participar. Se quiser, me adiciona no facebook que a gente conversa, ok? fb.com/mamarigomes Até o fim da semana pretendo estar com tudo organizado, então se você quiser mesmo, me avisa assim que puder, por favor.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Hey Kel!
    Então, concordo com você que pelo menos pra mim, precisa de uma luz razoável, mas na questão do barulho , meu pai geralmente diz que quando eu leio eu entro em outro mundo, o povo me chama mas eu não escuto haha
    Adoro ler ao ar livre, na praia com o som das ondas , até mesmo na rede da minha varanda é um paraíso! Também não consigo ler em livrarias, sempre fico folheando os livros, vendo as promoções e as novidades e assim que compro saio logo para eu poder ler. Acho que me tira a concentração ler em livrarias rs
    Transporte público ou no carro mesmo, cama, sofá, só não leio nos shoppings porque acho que é tanta gente pra lá e pra cá que realmente não dá pra mim >.<
    Adorei a coluna!
    Beijos
    * comentário grandão sorry haha
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O meu lugar preferido de ler é na Biblioteca numa área de leitura, quando vou pra faculdade e não tem nada pra estudar, vou direto pro cantinho e leio muito, adoro, ninguém me atrapalha.Em casa também gosto de ler, apesar de sempre aparecer alguém querendo conversar. No metro/ônibus também é um ótimo lugar pra ler, seja em pé ou sentada. Ao ar livre não consigo ler, a claridade me atrapalha muito e só começar a ler e a dor de cabeça vem. No shopping começo a ler nem percebo as pessoas em volta, consigo me concentrar legal. O importante é ler não importa o lugar!!! :D

    ResponderExcluir
  10. Não adianta, eu só consigo ler na cama!
    Em locais públicos e cheios de pessoas eu não consigo, me desconcentro, não rola, mas em casa a leitura flui direitinho e dá super certo <3.

    http://memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Menina... é tão confortável ler na minha cama. hahahahaha Fica em um cantinho especial que tem parede de um lado e janela do outro, dá para por um monte de almofada e levantar a perna. Muuito confortável hahahaha
    Nunca leio ao ar livre...

    Beijos,
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    Já fiz um post parecido com esse é mostrei a livraria Cultura onde tem pufes e cafés, eu leio, em transporte público para a viagem passar mais rápido, em praça, quando estou esperando alguém pode ser Shopping, rua qualquer lugar kkk é ultimamente como estou sem trabalhar leio muito na cama e no sofá.

    Amei o post.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel! Tudo bem?
    Eu costumo ler muito no transporte, já acostumei e é uma forma de aproveitar o tempo que eu fico dentro da condução haha, melhor aproveitar essas 2 horas no dia né?
    Meu lugar preferido para leitura é a minha cama, eu deito com o traveseiro em baixo do peito e fico lendo. Quando estou com muita preguiça, pois geralmente eu vou ler antes de dormir, eu apago a luz e leio no Kindle pq levantar pra apagar está fora de cogitação SHUHSUSH.

    Mas no geral eu leio em qualquer lugar! Barulho não me atrapalha quando estou em lugares públicos, normalmente estou com fones de ouvido.

    ResponderExcluir
  14. Oiii Kel!!
    Já li na cama, no sofá, na biblioteca, cafés e onibus, mas nunca li no shopping!!! Não que eu lembre!
    Da sua lista, o único lugar diferente que costumo ler é na sala de espera do médico. Como vivo em constantes consultas, lá é o lugar que gosto bastante, porque demooooora e a leitura fui!
    Ah, outro lugar que eu gosto muito é a fazenda do meu padrinho... Là tem uma sala enorrme com lareira para leitura (bem rústica) e as redes!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel,
    Ler é tudo de bom, leio sempre que posso, em qualquer lugar. Aproveito muito as filas que enfrento e qualquer praça que encontro pelo caminho, mas o meu maior desafio é encontrar uma posição na minha cama rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  16. Bom como também tenho astigmatismo o lugar pra mim tem que ser bem iluminado, e diferente de você não sou de perder a concentração fácil (minha prima costuma dizer que entro em estado vegetativo quando estou lendo, porque dificilmente algo me distrai).
    Como onde moro não tem praças adequadas pra leitura, cafés legais e só um shopping razoável, onde mais leio mesmo é no meu quarto, na área da minha casa ou no transporte público.

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel!

    Nossa...são tantas opções... eu quase não consigo ler ao ar livre. Porque normalmente, quando vou para lugar assim, estou acompanhada de meu marido e meus três filhos, aí já viu, é correria para tudo que é lado. Biblioteca, faz séculos que não vou a uma (que vergonha!). Livraria vou para namorar as capas e comprar, não tem como parar pra ler, de jeito nenhum! Shopping tb não rola porque amo ver as novidades nas lojas!!! Não resistiria por nada, em ver uma coleção nova! Hehehe...
    Os lugares que mais leio são: ônibus, consultórios, fila de banco, sofá e minha caminha (lugar favorito!).
    Quanto a interferência externa (barulhos e pessoas passando), não me incomoda. Quando estou envolvida com uma bela história, ninguém me distrai.

    Beijinhos!
    citacaonumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu queria ser tao concentrada assim. Por mais que eu ame a história, acabo me distraindo. É horrível =(

      Excluir
  18. Oi Kel!!! Mais uma vez adorei o assunto!!! Bom, meu lugar preferido para ler em todo mundo é a casa da minha avó em Minas!! La é sempre tão tranquilo, com passarinhos cantando ou um céu super estrelado da minha janela. Desde pequena minhas férias la foram regadas de muita leitura! Mas normalmente leio mesmo na minha cama, também adoro os cafés e não consigo ler nas livrarias direito! Ainda não consegui ler no metrô, fico com medo de perder a estação!!! Rssss!!! Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HMMMMMMMMMMMMMMMMMMM lá deve ser delicioso, mariiii!

      Excluir
  19. Oi Kel :)
    Eu gosto muito de ler em qualquer local em que bata o sol, então eu leio no jardim, na varanda, na praia, na esplanada.... amo amo amo... Mas no Inverno prefiro sem dúvida o aconchego do meu sofá.
    Boas leituras, Jessie*
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  20. O local em que mais leio é na cama... ultimamente isso tem sido ruim, como estou muito cansada por causa da faculdade e do trabalho acabo dormindo, hehehe.
    Adoro ler ao ar livre. A luz é maravilhosa. Já li no shopping para fugir do calor e aproveitar o ar condicionado.
    Amei as dicas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compartilho desse seu problema, Edna huahuahua te entendo =P

      Excluir
  21. Oi Raquel, tudo bom?
    Costumo ler na cama antes de dormir, mas por pouco tempo. Eu trabalho do lado de um shopping e sempre que tenho que esperar meu marido eu fico lendo. No entanto, meu local preferido para leitura é a parada de ônibus e o próprio ônibus. Só fico com raiva quando alguém atrás de mim fica gritando, pois isso tira minha concentração demais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Local que mais leio é com certeza nos ônibus , cama e sofá. Nunca li nenhum livro na praia pois não curto muito. hahaha
    beijão.

    leehlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Meus lugares preferidos pra ler é na minha cadeira do computador (confortável e giratória), na minha caminha, no sofá, em meios de transportes e na escola também (mesmo com muito barulho).
    Quando eu tiver minha casa já pretendo fazer um cantinho especial só pra leitura, com vários ambientes.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Kel!!
    Eu acabo lendo mais no metro ou na cama mesmo. No metro é complicado as vezes por conta do barulho, mas quando o livro é bom eu fico tão envolvida que esqueço tudo o que está acontecendo ao meu redor rs.
    A cama tem o problema da posição e do sono, normalmente eu acabo desistindo e indo dormir hahaha mas ai, novamente, entra aquela questão do livro ser bom

    ResponderExcluir
  25. O único lugar em que eu não posso ler um livro, aliás ler qualquer coisas, é no transporte público, pois sempre fico enjoada.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Realmente, são muitas opções bem agradáveis. Gosto muito de ler ao ar livre, principalmente, é muito bom e relaxante!
    beijos

    ResponderExcluir
  27. Oiii!!

    Bom... eu tenho lido muito no ônibus ultimamente. Tenho andado meio sem tempo para ler em casa... Mas também dou esse jeitinho e acabo lendo no tempo livre do colégio, na biblioteca eu também consigo ler, mas não tenho passado muito por lá para isso... Antigamente os livros da biblioteca tinham que ser lidos lá, a gente não podia levar para casa (a biblioteca do colégio). Ao ar livre... é... também tem um cantinho com árvores no colégio, que quando eu chego mais cedo ou atrasada é perfeito. Cara... eu não tenho vida, né? Só vivo lá! hsuahsuahsuahsuha... Segunda casa!! Tenho ido de manhã e saído às 18h, também!
    Em casa... ohhhh glória... poxa, aí eu preciso ler ou na cama, ou no sofá. Na cama quando a área está livre e não tem muito barulho e eu não preciso fazer outras coisas. E no sofá quando está tarde, porque eu divido o quarto com a minha avó. Aí eu fico no sofá tranquilona. Hoje estou sem o namorido e a madrugada vai ser assim. Com livro de onde? Da biblioteca. Qual biblioteca? Do colégio! sahusausha.. Você sai do lugar mas ele não sai de você! Ta cansativo, viu? Isso porque eu nem estudei desde que cheguei... mas parei de falar. ok.. kkkkkkkkkkk..

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. De toooodas essas opções, a que mais gosto é ler na CAMA. Existe lugar mais tranquilo e confortável do que esse?! Também leio no ônibus ou metro no caminho de ida e volta do trabalho, mas digamos que não é um lugar adequado, se formos levar em conta a barulheira e a falta de espaço. Ler ao ar livro me parece uma ótima alternativa :]

    ResponderExcluir
  29. De toooodas essas opções, a que mais gosto é ler na CAMA. Existe lugar mais tranquilo e confortável do que esse?! Também leio no ônibus ou metro no caminho de ida e volta do trabalho, mas digamos que não é um lugar adequado, se formos levar em conta a barulheira e a falta de espaço. Ler ao ar livro me parece uma ótima alternativa :]

    ResponderExcluir
  30. Oi, Kel.
    Meus lugares preferidos para ler são no ônibus e no sofá. Beijos.

    ResponderExcluir
  31. Oi Kel...Que amor esta sua postagem, cada um tem uma forma diferente para ler,mas a minha é ler na CAMA!! E sempre leio a noite, depois do serviço tomo um bom mate ( pois moro no RS) e leio ate anoitecer e leio todo dia,nem que seja um capitulo!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  32. Oi Kel...Que amor esta sua postagem, cada um tem uma forma diferente para ler,mas a minha é ler na CAMA!! E sempre leio a noite, depois do serviço tomo um bom mate ( pois moro no RS) e leio ate anoitecer e leio todo dia,nem que seja um capitulo!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  33. Eu leio em qualquer lugar, sempre arrumo um jeito =p mas, eu leio com mais frequência na cama ou no sofá.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  34. Oi, para mim não tem essa não, qualquer lugar que dê para abrir o livro já estou lendo, hahaha eu não tenho muito problema de concentração, leio nos intervalos entre uma aula e outra, leio no ônibus, na cama, no chão, no quintal, no sofá, onde der, adorei o post.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  35. Eu atualmente estou lendo enquanto faço bicicleta ergométrica ou quando estou no metrô hahahha. Falta de tempo é foda :/
    Porém, minha opção preferida seria na minha cama, com certeza. Mas se o livro for chato é um atalho para dormir rs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!