# Papo Literário // Livraria Travessa em Botafogo

Olá, pessoal! Tudo bem??

Para quem não sabe ontem foi inaugurada aqui no Rio de Janeiro a livraria Travessa em Botafogo, meu bairro de coração. Eu, claro, fui fazer uma visitinha lá para conferir tudo. Cheguei lá por volta das 19h e a livraria estava lotada, muita gente circulando para baixo e para cima. Para cima, sim, porque a livraria tem dois andares. No primeiro, maior, você vê livros dos mais diferentes temas, seja de ficção, seja de artes, culinária etc, e uma área para a criançada se divertir. No segundo andar, há uma área reservada aos CDs, DVDs, discos e um Café. O interessante é que embora lotada, a fila do caixa estava bem pequena. Parecia que as pessoas estavam mais ali para marcar presença do que para encher o cofrinho da livraria.

Foto: Divulgação

A novidade caiu como uma luva para o endereço, já que bem em frente a livraria tem um dos cinemas mais bem vistos pelos cariocas cinéfilos, o Estação Botafogo, que corre o risco de ser extinto em abril. Cultura sempre vai ter pelo bairro, que bom!

Depois de passar um bom tempo na Travessa, por curiosidade e para falar aqui para vocês no blog, fui até a outra livraria na mesma rua, a Prefácio, que sempre achei charmosíssima e com um Café incrível. Ela estava praticamente vazia. Tinha até gente no Café, que o da Travessa nem se compara por enquanto, mas vendo os livros mesmo só vi um senhor que saiu na mesma hora que eu. A maioria dos livros são iguais, mas sabemos que a novidade atrai, não é mesmo? 

Foto: Divulgação
Era grande a variedade dos livros na Travessa, mas para mim ainda faltou um "q" a mais. Não sei se ainda vão fazer algo nesse sentido. Talvez um cantinho para leitura dos adultos...um cantinho aconchegante, claro. Outra coisa que espero que tenha, e acredito que deve ter mesmo, são saraus, encontros com autores, discussões literárias, torço para que tenha com frequência!

A nova Travessa fica na Voluntários da Pátria, nº 97, Botafogo, e o horário de funcionamento é de 10h às 22h.

29 comentários:

  1. Oi Monique, tudo bom?
    Sinto falta desses espaços em algumas livrarias, pois isso incentiva a leitura e a compra de exemplares. Perto do meu trabalho tem um shopping com a Saraiva e Leitura. Na Leitura tem sofás, café, poltronas e um ambiente mais aconchegante. Já na Saraiva é o oposto e tudo é muito comercial.
    Um sonho: livrarias lotadas como as lojas de departamentos.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique!
    A Travessa do Barra é uma das minhas livrarias preferidas, então assim que puder vou conhecer essa de Botafogo também! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Oi Monique,
    bom saber que abriu uma por lá. Vou fazer uma visitinha assim que for ao shopping escada! Hahaha...

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou daí, então não faz muita diferença pra mim. Mas fico imaginando uma livraria por aqui, acredita que não tem nenhuma? Nem no shopping que tem aqui na cidade tem uma livraria descente. Triste o meu fim. Mas acho bacana a variedades de livros, que você falou. Vou ali sonhar em uma assim (com até esse espacinho para o leitor ler) por aqui. haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vocês que moram em capitais não sabem a sorte que tem... Aqui na minha cidade tem apenas uma livraria que compra os livros na Saraiva e revende por preços absurdos, está quase sempre vazia por esse motivo. As pessoas já não são muito de ler, daí coloca os preços lá em cima. Assim não dá, né?
    Mas o meu cantinho mesmo é o sebo que tem aqui. Taaaanto livro e por preços tão baratos que minha vontade é passar lá todo dia e pegar um livro de dois reais. Mas eu daria tudo por uma livraria como essas por aqui! Com espaço, Café e tudo mais.

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom quando mais uma livraria se abre, rs! Onde eu moro não tem essa livraria Travessa, aqui tem mais, Saraiva, Leitura e a Fnac que é a minha preferida, que onde tem o espaço pra leitura e um cafezinho, bom demais! :D

    ResponderExcluir
  7. Gostaria que na minha cidade tivesse mais livrarias, infelizmente são apenas duas (seno que uma é bem pequena e incompleta).

    ResponderExcluir
  8. Amo ir a livrarias, mesmo quando estou sem grana e passo em frente a uma, tenho que entrar, parece que tem um ima que me chama lá pra dentro.
    Na cidade que moro, apesar de não ser tão pequena assim não tem livrarias, só quando vou a capital frequento uma ou outra. O que é uma pena :/

    ResponderExcluir
  9. Olá Monique,

    Livrarias com espaços reservados para leitores e bem legal, quando vemos uma que não tem parece que não é a mesma coisa né?

    Abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que pena que o cinema vai ser extinto! Aqui em SP também fecharam um dos cinemas preferidos dos cinéfilos! :/
    Pelo menos agora vai ter a livraria! Cultura é sempre bom!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  11. Amo livrarias ! Achei a Travessa linda , e a Prefácio também. É uma pena poucas pessoas terem ido para a fila do caixa da Travessa. Muitas pessoas admirando a livraria mas poucas fazendo o mesmo com os livros ):
    Quero uma livraria nova por aqui também ! :/// kk

    ResponderExcluir
  12. EU FUI ONTEEEMMMMMM. Achei a livraria linda. O espaço é maior do que pensei. Mas a impressão é de que não está totalmente pronta. Mas achei que o conteúdo dos livros está bem interessante, principalmente os livros em inglês. O café da Travessa tá fraquinho mesmo!

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Sou de SP, então livrarias do Rio não me interessam muito.
    Mas sabe que concordo com isso de faltar um cantinho por leitores? Normalmente vou na Saraiva pq é a mais perto de casa, lá costumava ter umas mesinhas com cadeiras, mas tiraram faz um tempo, agora o pessoal fica sentado no chão no meio dos corredores pra ler os livros.

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de ter uma livraria em minha cidade, mas moro em um fim de mundo onde o pessoal não aprecia a leitura. Sim, é um desgosto. Mas tenho que dizer: que livraria linda <3.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Nique,,,Que linda!! Amaria poder ter algo assim pertinho de casa, confesso que geralmente compro meus livros pela net, pois é melhor o preço, mas amaria poder pegar,e ver de pertinho antes de comprar!!

    ResponderExcluir
  16. A travessa é uma das mais livrarias mais caprichosas que existe <3
    To louca pra conhcer essa nova.
    Beijos ;**

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!!
    Livraria é amor! <3
    Muito bom o post!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura Entre Amigas

    ResponderExcluir
  18. Ai que sonho! Deve ser bacana poder ter várias livrarias no local que a gente mora, pena que não sei o que é isso =(
    Espero que tenha um cantinho de leitura Monique ^^
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Muito bem organizada, essa livraria me deu uma sensação de tranquilidade... um lugar perfeito para ler! O único problema é que, sendo eu de São Paulo, provavelmente não conhecerei a livraria assim tão cedo! rs'

    ResponderExcluir
  20. Acho que eu teria feito como você, iria conferir a nova e depois ia para a antiga, pois prefiro as livrarias com cafés que são mais quietas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Que legal, por aqui perto não tem nenhuma livraria, preciso andar bastante para chegar na mais próxima...concordo que seria legal um cantinho de discussão para leitores! Muitas vezes adoramos conversar sobre livros, mas não temos muitos amigos leitores também! :)

    ResponderExcluir
  22. Oi Monique, tudo bem? Eu adoro a Livraria da Travessa, passo horas em uma só olhando os livros. Fiquei sabendo da inauguração em Botafogo mas ainda não conheço. Mas livraria nunca é demais, né!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Monique

    Gente adoro visitar livrarias, essa livraria também tem aqui em São Paulo mas acho o preço dos livros muito caro Deus me Livre kkkk

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente, não moro no Rio, então fica difícil ir numa livraria dessas pra conhecer rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  25. Hey, Monique! Tudo bom ?
    Olha, não posso nem falar muito porque não sou do RJ, mas Travessa parece ser linda! Uma pena que o café não é dos melhores e não tem um espaço.para a leitura do público adulto ou para os autores. Aqui na minha cidade a maioria das livrarias ou fica em shoppings ou em galerias. Tem uma no aeroporto também, mas o preço dos livros que é bem salgado >.<
    haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, ai que perfeito né, eu queria que tivesse uma livraria no meu bairro, seria super legal, a livraria parece ser linda né, dois andares? que chique, e cultura sempre é bom demais.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  27. Ahhh eu adorei a Travessa. Superou as minhas expectativas na verdade. Quando eu soube que seria aberto ali, pensei que seria muito apertado. Mas fiquei surpreso com o tamanho e achei que ficou muito bonita!

    ResponderExcluir
  28. Adorei esta livraria... quando eu for ao Rio vou dar uma passada por ai, hehehe...
    Aproveitem, desfrutem deste bem povo carioca, bjs.

    ResponderExcluir
  29. Oii!!

    Ainda não fui lá, mas é bom saber que agora temos uma em Botafogo. :D
    E eu concordo com a parte de que poderia haver um canto para leitura de adultos, já que não tem.. Toda livraria deveria ter, mas acho que poucas têm fora o espaço do café..
    Ai, ai...entrar em livrarias.. ♥ amo! kkkk..

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!