# Mudando de Assunto // Entrevista com a autora Verônica Lopes

Oi, gente, tudo bem?

Comigo está tudo certinho. Hoje na coluna Mudando de Assunto, nossa convidada é Verônica Lopes, autora do livro "Decisões". Ela bateu um papinho com a gente e falou de suas inspirações literárias, como descobriu a paixão pela leitura e, claro, os planos para 2014. Posso adiantar que vem coisa boa por aí =)

Espero que gostem




1) Como decidiu começar a escrever o seu primeiro livro? 

Há uns oito anos estava passando por um momento de grandes mudanças em minha vida pessoal. Comecei a escrever como uma forma de extravasar a ansiedade e a angústia daquele momento.

2) Quais são as suas inspirações literárias?

Na adolescência li quase todos os livros da coleção Vagalume. As pessoas da minha idade vão lembrar, já os jovens. Rsrsrs. Os autores nacionais foram grande fonte de inspiração, Jorge Amado, José de Alencar, Guimarães Rosa.

3) Como descobriu a paixão pela leitura?

Ainda na infância. Somos em três meninas na minha casa. No domingo sempre tinha briga pelo jornal da TV, aquele sobre televisão que vem no jornal aos domingos. Meu pai cansado destas brigas constantes resolveu dar um fim nelas. Para ler o jornal da TV, teríamos que antes, comentar uma reportagem do jornal. Detalhe, ele não mandava ler uma reportagem específica, tínhamos que ler o jornal todo e só depois ele escolhia qual a matéria que queria que comentássemos. É claro que odiamos, mas ou era isso ou ficar sem saber as fofocas das novelas.  A obrigação logo se tornou um hábito. Somos uma família de leitores. No natal sempre entre os presentes há livros.

4) Qual é o seu livro preferido?

Pergunta difícil. Tenho vários, adoro a Cabana. Adeus, China – o último bailarino de Mao de Li Cunxin tem lugar garantido nesta lista, assim como Otelo, Lucíola...

5) "Decisões" nos mostra a amizade entre quatro mulheres. O que a amizade representa para você? É difícil manter uma amizade sincera hoje em dia?

Amigos são irmãos que Deus nos permitiu escolher. Como qualquer relacionamento, as amizades nem sempre são fáceis, existem diferenças de opiniões, brigas, desentendimentos, mas o bom é sabermos que temos essas pessoas que sempre podemos contar e confiar.

6) Rebeca, Maria, Beatrice ou Marcela? Qual delas se parece mais com você?
Acho que nós mulheres, somos uma mistura delas. Eu por exemplo tenho um pouco de cada uma.  Às vezes, só às vezes, mimada como a Rebeca, um pouco paranoica como Marcela, batalhadora como a Maria e destemida como a Beatrice.

7) Decisões foi o seu primeiro romance. Qual foi a sensação de lançar o seu primeiro livro?

Uma emoção única. Os sentimentos se misturam. Já havia se passado uma semana do lançamento do livro, e eu ainda me sentia andando em nuvens, é uma sensação maravilhosa de satisfação.

8) Qual é a maior dificuldade do autor nacional atualmente?

São várias. A valorização do escritor no Brasil é quase nula. Pouquíssimos conseguem viver só com essa profissão. A maioria dos  brasileiros valorizar mais a literatura estrangeira do que a nacional. Temos um longo caminho a trilhar ainda na valorização de nossos talentos nacionais.

9) Quais os planos para 2014? Vem mais livro por aí?

Tenho vários projetos para este ano. Lançar um novo livro, que já está quase pronto, escrever outro com uma amiga, parceira de longa data, me aventurar no universo infanto-juvenil. Ufa! Acho que só.rsrsrs

34 comentários:

  1. Oi Kel,
    Como a autora também gosto de Jorge Amado ^^
    Achei a entrevista muito bacana e amei ver que a autora pretende embarcar na literatura infanto-juvenil.
    Muito sucesso.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista, não conhecia a autora e nem o livro. Mas já gostei do livro, a capa também é linda! Adorei a forma que ela descobriu a paixão pela leitura, foi fofo! haha :)) Sucesso pra autora, nesse livro e nos outros que virão! O reconhecimento pouco a pouco virá!

    ResponderExcluir
  3. que emocionante , quero ler esse livro a autora e muito massa , beijos
    expectativas
    Twitter : @livroazuis
    Blog: livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que legal, mais uma autora nacional lançando seu livro, já tinha lido uma resenha desse livro Decisões e adorei, adoro livro que abordam o universo feminino e seus dilemas. Muito boa a entrevista, muito sucesso para a Verônica Lopes. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já li resenhas bem legais a respeito do livro dela =D Espero ainda poder lê-lo

      Excluir
  5. Amo livros sobre amizades, apesar de ainda não conhecer esse a fundo, já estou gostando, a capa achei diferente e bonita.
    Curto saber nem que seja um pouco da história por trás de cada livro, é muito interessante saber como tudo surge. Gostei bastante da entrevista.
    Sucesso pra ela!

    ResponderExcluir
  6. Oiee

    Ainda não conhecia essa autora mas espero em breve poder ler esse livro fiquei bem curiosa.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  7. A autora não me chamou a atenção só pela sua simpatia, como também pelo livro lançado, o 'Decisões'. Além do mais, ela tem inspirações com grandes autores nacionais, o que é meio raro nos dias de hoje. Parabéns Verônica, você ganhou mais uma fã :]

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel!
    Não conhecia a autora e nel o livro, mas que capa linda heim?!
    Adorei!

    Que bom que o pai a obrigava a ler o jornal né!!! Hahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bem?? Adorei a entrevista, ainda não conhecia o livro mas pude perceber como a autora é centrada e tem amor pela leitura! Já fiquei curiosa para conhecer a história!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc leia o livro dela sim, Mari =D

      Excluir
  10. Oi, Kel.
    Ainda não conhecia a autora, mas gostei muito da entrevista. Adorei saber que ela leu os livros da coleção vagalume e que gosta de Jorge Amado e José de Alencar.
    É muito bom saber que existe bons escritores nacionais, acho que a literatura nacional devia ser mais valorizada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a entrevista, o livro parece ser bem legal!!
    Como ela disse sobre os autores brasileiros, uma pena não serem tão valorizados. Muitos tem livros incriveis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Temos muitos autores talentosos!

      Excluir
  12. Não conhecia a autora! Gostei bastante da entrevista! livros que têm como inspiração a vida e sentimentos dos próprios autores sempre me interessam! Fiquei curiosa!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel, tudo bem?
    Não conhecia a autora, mas pela entrevista deu pra perceber que ela é uma pessoa muito simpática. não conhecia o livro e já anotei a dica.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia a autora, nem o livro ainda. Gostei bastante da entrevista. A autora me pareceu ser muito simpática. Eu sou da época dos livros da serie Vaga-lume hehehhehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel!
    Muito legal a entrevista. Eu também AMAVA a coleção Vaga-Lume, sempre pegava os livrinhos emprestados na biblioteca da escola.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kel! Tudo bem? Eu não conhecia a autora nem o seu livro, mas fiquei super curiosa para conferir! Adorei a entrevista e achei bem bacana a história de como a Veronica começou a ler. E quem não leu a coleção Vagalume? hehe Olha, bateu uma saudade desses livros... Curti demais o post! Bjão
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Kel, eu não conhecia a autora mas gostei muito da entrevista! Procurei saber um pouco mais sobre " Decisões" , mas mesmo com a capa linda, não acho um livro que é muito meu estilo rsrs
    Concordo com ela nessa parte dos autores nacionais não ser muito valorizados, dos autores que ela se inspirou, só li José de Alencar!
    Beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu já li uma resenha deste livro e parece ser bem interessante. Gostei muito da entrevista.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Antes, deixa eu comentar: que mulher linda!
    Ainda não conhecia nem a autora, nem o livro, mas já está entre os meus desejos. Gosto muito dessa coluna porque adoro conhecer novos autores!
    Todo sucesso do mundo para a Veronica!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Não conhecia a autora (linda, por sinal) nem o livro. Mas passei a gostar de ambos por essa entrevista. Infelizmente, concordo com ela quando diz que a valorização dos autores no Brasil é quase nula. Realmente os leitores brasileiros (inclusive eu, admito) buscam mais a literatura estrangeira do que a de seu próprio país. Mas a culpa não é só nossa. A divulgação de autores brasileiros só está se intensificando por esses tempos. Eu, por exemplo, estou começando a visualizar autores atuais brasileiros por meio de blogs literários como o seu, e outros que leio também. A divulgação ainda é pouca. Mas super apoio o crescimento da nossa literatura e torço para que a valorização de nossos autores aumente cada vez mais e mais.

    ResponderExcluir
  21. Amo demais esta coluna, sempre conferindo ótimas entrevistas, conhecendo autores novos e ficando interessada em livros de autores nacionais!!
    Adorei conhecer a Verônica e já tenho seu livro na lista de desejados, devido a uma resenha lida dele.
    Desejo sucesso para ela!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  22. Ainda não conhecia esta obra da autora, mas adorei a entrevista, muito bacana conhecer mais sobre ela! Espero poder ler Decisões em breve, me interessou muito! :)

    ResponderExcluir
  23. Li todos os livros da coleção Vagalume também, eu amava *-* Não conhecia a autora, mas eu adorei conhece-la.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  24. Oi, eu não conhecia a autora, mas adorei conhece-la, o livro dela parece ser bom, e que isso, praticamente todos os autores leram a coleção Vagalume, eu ainda não li, mas estou ficando curiosa.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  25. Muito boa a entreviata mo! Os livros da autora parecem ser bem interessantes.

    ResponderExcluir
  26. Eu adorei a entrevista, só não gostei da capa do livro...
    Achei bacana um livro que retrate a amizade... muito legal!
    Gostei muito da Verônica, ela curtiu "A Cabana" ♥

    ResponderExcluir
  27. Oi Raquel!!

    Que legal essa entrevista! O que me chamou a atenção foi a genialidade do pai dela de fazer todo mundo ler! Adorei! Queria que meus pais lessem mais.. kkkkkk.. E uau! Quantos clássicos nos favoritos, hein? hihi..
    Adorei as respostas!
    Que tudo seja um sucesso!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!