Oi, gente, tudo bem?
Nossa entrevistada de hoje da coluna Mudando de Assunto é Camila Dornas, autora de "A Linhagem". Camila mora em Brasilia e é escritora por paixão. A autora também é fã de Beatles (alô, Monique, uma amiga pra vcs trocar figurinha =P) e compradora compulsiva de livros!
Tive a incrível oportunidade de conhecer o trabalho da Camila através da leitura de seu livro e, garanto, é ótimo! Já teve resenha aqui no blog e agora tem também entrevista!
Vamos conferir?
1) Como decidiu que queria ser escritora?
Comecei a escrever desde muito pequena. Mal tinha nove anos e já escrevia pequenos contos. Mas faz pouco tempo que realmente me olhei no espelho e pensei ´´ Quero ser escritora``. Não foi algo planejado, fiz o que amava e o resto aconteceu naturalmente. Eu acredito todo escritor nasce da sua vontade de compartilhar um pouco de si com outras pessoas, de emocionar com as suas palavras. Aos poucos, essa vontade que começa com a paixão pela palavra escrita se torna quase uma necessidade, e aí não dá pra fugir.
2) Quais são as suas inspirações literárias?
Sempre gostei muito de clássicos, então acabo me inspirando um pouco em Jane Austen, Charlie Dickens, Oscar Wilde... Mas são obras tão diferentes entre si que não posso dizer que usei-os de exemplos. Foram simplesmente os livros que me inspiraram, e ainda me inspiram, a escrever livros em outros séculos, outras décadas.
3) Como surgiu a ideia de escrever A Linhagem?
A inspiração é uma coisa engraçada, nunca vem quando você espera que virá. A primeira vez em que pensei sobre a história de Evangeline foi olhando um desenho incrível que um amigo, estudante de moda, fez pra mim, de um vestido do século XVIII. Fiquei imaginando os Bailes, os amores impossíveis. Naquele momento ela veio prontinha na minha cabeça. Estávamos na praça de alimentação de um shopping, e eu não tinha uma caneta, muito menos um papel. Saí perguntando para todo mundo se tinham um caneta para me emprestar e escrevi o esboço todo em um guardanapo. É engraçado por que estava em um momento bem ruim, e a escrita foi uma espécie de salvação.
4) O livro se passa em Londres em uma época em que os "suspeitos de bruxaria" eram condenados. Você fez algum trabalho de pesquisa para inserir os seus personagens nesse contexto?
Passei meses estudando os costumes da época, a religião, as roupas, os lugares que Evangeline visitaria. Fiquei completamente fascinada em saber mais sobre um tempo onde não havia as facilidades de um celular, internet, etc. Eu não duraria um dia sem um chuveiro ( risos).
5) Evangeline tem uma personalidade muito forte e destoa um pouco destas mocinhas frágeis dos romances. Você se inspirou em alguém para criá-la? Como surgiu a Evangeline?
Ela não foi inspirada em ninguém em particular, e ao mesmo tempo, em muitas pessoas diferentes. Há um pouco de mim na Evangeline, um pouco de pessoas as quais eu admiro, grandes amigas que encontraram força quando parecia improvável. Adorei cada segundo da composição da personagem. Evengeline é forte, tem a língua afiada, uma mente muito à frente do seu tempo, e tem defeitos, é impulsiva demais. Ela surgiu pronta na minha cabeça, e a história foi simplesmente vindo à minha cabeça quando eu tentava pensar com ela.
6) Se Henry fosse um ator, quem ele seria?
Eu sempre imaginei o Henry como o Jamie Fraser, ruivo, de traços fortes, sexy.
7) Qual foi a maior dificuldade que você encontrou como autora?
Foi um processo árduo e cheio de dificuldades pelo caminho. Mas não pensei em desistir em nenhum momento por que soube desde o começo que estava fazendo algo que amava e que me satisfazia de um modo que nada mais conseguia. Principalmente, eu diria, foi difícil ser aceita, e ainda é. A Literatura nacional vem crescendo vertiginosamente, mas ainda temos que lutar pelo nosso espaço. No entanto, quando você faz o que ama, toda a dificuldade no caminho se torna pequena em comparação.
8) Quais os planos para 2014? Tem mais livro vindo por aí?
Sim, tenho mais dois livros terminados e um sendo escrito no momento. De tudo der certo, Subconsciente será publicado ainda esse ano. Ele é ambientado no mesmo universo de A Linhagem com os descendentes de Evangeline e Aghata, mas dessa vez na década de 20. Há outros projetos borbulhando em minha imaginação, mas demorarei um tempo para termina-los devido ao meu livro atual. Acredito que ele vai tirar o fôlego dos leitores. Espero que os leitores se apaixonem pela história. Para mais novidades, visitem a página do livro:
Sinopse: Paris de 1922. O mundo se recuperava das consequências da Grande Guerra. Em uma geração regada e luxúria e boemia, o sonho de Olga Chevalier era ser a maior cantora que o mundo já viu. Suas ambições começam a mudar quando uma dançarina do famoso cabaré Moulin Rouge é assassinada, e o dom de Olga passa a leva-la até os sonhos e a mente do assassino. Amor, desejo e mistério se unem nessa trama alucinante... Em quem confiar? Em situações extremas, até seu próprio dom pode traí-la.
9) Deixe um recado para os nossos leitores =)
Obrigada todos os dias pelo apoio e carinho de vocês. Vocês são o que fazem essa jornada valer a pena. Tenho certeza que entre as pessoas lendo essas palavras há escritores talentosos, então nunca desistam e sigam o seu coração na hora de escrever.
Que fofa! Já tinha visto o livro dela por aí, mas nunca li. Ainda. Mas quero, vendo uma entrevista com ela é que quero mesmo. Adorei as características ressaltadas da personagem de A Linhagem, adoro personagens assim. ^^ Adorei a capa de Subconsciente, é linda!
ResponderExcluirnossa, vc tem que leeer. Sério, LEIA. Vale muito a pena!!
ExcluirAdorei o Mudando de Assunto de hoje, com uma autora da mesma cidade que eu. Alguns amigos meus já tinham me falado da Camila Dornas, os que leram o livro dela A Linhagem adoro, já pegue emprestado pra ler, mas já vou atras de um pra mim, rs! Por ser um livro de época já adorei. Muito sucesso pra Camila, e parabéns pelos livros!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirUma ótima entrevista, ótimo saber mais dos autores nacionais ^^
O caminho é árduo, mas é tão lindo e admiro muito estes mega autores nacionais, muitos são ótimos...
Gostei do novo livro dela, a capa e sinopse são lindas, tomara que publique este ano mesmo rs.
Ótima entrevista!
Beijos!
De tudo um pouco da Thá
Com certeza, Thá. O caminho é bem dificil mesmo, tem que ter muita perseverança ;)
ExcluirOiee
ResponderExcluirAdoro Camila Dornas além do livro de lá ser ótimo eu também amei a simpatia que ela é , conheci ela na Bienal e foi muito legal.
Vou fazer questão de comprar esse livro novo, continuo desejando sempre sucesso a ela.
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Adorei a entrevista! Acho a Camila super simpática e também adorei "A Linhagem"!
ResponderExcluirEstou louca para ler "Subconsciente", parece ser muito legal a história! *-*
Beijos,
Déia!
Own mine
Ainda não li nenhum livro dessa autora, mas tenho vontade! É bom ver que o Brasil tem muitos talentos nacionais (:
ResponderExcluirE-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
Nome de seguidor: Julia Moraes
Oi Raquel, tudo bom?
ResponderExcluirNão sabia que essa autora é de Brasília. Muito bacana e desejo muito sucesso para ela.
Ah, avisa pra Monique que eu também adoro os Beatles.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
pois ééé, sua conterrânea!
ExcluirCamila Dornas é simplesmente espetacular! Além de bonita, me identifiquei com o fato de ela amar os Beatles e ser compradora de livros compulsiva assim como eu :] O seu livro 'Subconsciente' tem um enredo bem bacana, e vou aguardar o lançamento para poder-comprar-compulsivamente e apreciar a leitura!
ResponderExcluirOi Kel,
ResponderExcluirfiquei imaginando ela escrevendo horrores em um guardanapo numa praça de alimentação!
Criatividade é mesmo uma danadinha!
Adorei a entreviste e a Camila! Tenho esse livro dela e pretendo ler em breve!
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Uma autora de Brasília *---*
ResponderExcluirEu não conhecia a autora nem suas obras, mas adorei a entrevista. E vou procurar conhecer seus livros :)
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
adorei a entrevista, ficou ótima!
ResponderExcluirBeijos
♫ Delicada e Abusada ♫
"No entanto, quando você faz o que ama, toda a dificuldade no caminho se torna pequena em comparação."
ResponderExcluirAmei essa frase!
A entrevista ficou muito bacana! Eu não conhecia o livro da Camila, fiquei curiosa para ler.
Ola
ResponderExcluirGostei da entrevista, eu nao conhecia essa autora, mais acho que já escutei falar do livro dela.
http://momentocrivelli.blogspot.com.br
Henry. *-*
ResponderExcluirSou apaixonada por esse nome.
Realmente p fazer um livro desses tem que estudar, amei a entrevista (o baile, os amores impossíveis. )
Há eu tenho que concordar com a Camila , Kel! Inspiração nunca vem na hora que a gente quer haha já estava voltando pra casa no carro e quando veio uma ideia eu já comecei a escrever pelo celular mesmo. Do jeito que eu sou eu ia fazer o mesmo, sair procurando uma caneta e um papel no shopping, imaginei a cena haha
ResponderExcluirEu já ouvi falar do livro , mas ainda não tive uma oportunidade de lê-lo! #só acho que devo o procurar logo *-* deve ser muito bom!
Beijos
livros-com-pipoca.blogspot.com.br
Liii, vc escreve??? Não sabia!!!
ExcluirOIii Kel! Adorei a entrevista! Eu adoro acompanhar o que os nossos escritores nos contam porque um dia, se Deus quiser, quero fazer parte desse time! É muito bom ler as entrevistas e aprender um pouco com a experiencia de cada um! Me interessei em ler o livro, amo histórias de época!!
ResponderExcluirBeijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Gostei bastante da entrevista.
ResponderExcluirNão conhecia essa autora nem seu livro (que vou dar uma olhadinha agora), afinal é sempre bom saber um pouco mais sobre como nascem as grandes obras literárias, de onde vem as inspirações e como tudo foi construido.
Gostei de saber que ela é brasileira, porque também gosto de dar oportunidade a quem é de casa.
Adorei a entrevista e a Camila Dornas. Fiquei com vontade de ler o livros dela e desejo muita sorte para ele neste ramo de escritora!
ResponderExcluirOi, nossa amei a entrevista, eu estou completamente louca para ler o livro da minha xara Camila, A linhagem parece ser um livro incrivel e a Camila tem toda razão, a inspiração vem quando ela quer, não quando você espera que ela venha.
ResponderExcluirBeijos!!!
Oi Kel,
ResponderExcluirEntrevista maravilhosa, gostei muito de ver que ela mergulha de cabeça nos costumes e tudo sobre a época tratada no livro, deve ser um trabalho fascinante. A capa do novo livro é perfeita.
Beijocas ^^
Ultimamente tenho visto muitas postagens em blogs sobre obras de autores brasileiros e fico muito feliz por isso. Gostei da autora e do livro - a capa tbm é linda !.
ResponderExcluirMuito boa a entrevista mo, ficou muito bem feita!
ResponderExcluirAdorei a entrevista.
ResponderExcluirQuero a tempinho ler "A linhagem"...
Curti muito conhecer as inspirações da autora, um pouco mais de suas obras... tem mais uma vindo por aii :)
E que ela continue com o desejo de compartilhar (um pouco de si) boas estórias conosco.
Bjs
Tenho muita vontade de conhecer a escrita da Camila Dornas, ela me parece de um talento incrível! A entrevista ficou muito interessante e é sempre bom conhecer mais os nossos autores e suas inspirações. Vou aguardar Subconsciente!
ResponderExcluirGostei muito da entrevista, ainda não li A Linhagem, mas adorei saber mais sobre a autora, espero conhecer suas obras em breve! :)
ResponderExcluirAhhhh!!!! Eu adoro!!
ResponderExcluirA Linhagem é perfeito!! Adoro!!
Estou louca por Subconsciente!!
Adorei a entrevista. A Camila é super simpática! :D
Beijos!
Oi, Kel
ResponderExcluirAdorei a entrevista, fiquei curiosa sobre o livro, gosto de livros sobre bruxas.
Olá meninas!!!Amei demais conhecer mais sobre a autora, seu livro e suas opiniões...Acho super importante este tipo de entrevista pois sempre acabamos conhecendo melhor os autores nacionais!! Ótima entrevista!!
ResponderExcluirBeijos!!