# Mudando de Assunto // Entrevista com o autor Marcelo Hipólito

Oiee, gente, tudo bem?

Olha só quem voltooou. Sim, a nossa coluna Mudando de Assunto, que tava há quase um mês paradinha. E para voltar com tudo na divulgação dos nossos autores nacionais, hoje o entrevistado é o escritor Marcelo Hipólito, autor de Mago Camelot.

Vamos conferir a entrevista?


1)  Como decidiu que queria ser escritor?

Sempre gostei de escrever. Estudei cinema e escrevi roteiros de filme. Porém, lenta e gradualmente, fui atraído pela noção de passar de uma obra de criação coletiva (cinema) para individual (livro), uma vez que você acaba exercendo um controle maior sobre o resultado final. Minha expectativas com meu novo livro, "O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão" são as melhores possível. Esse é o meu terceiro romance (os anteriores foram "Lúcifer: o primeiro anjo e Osíris: deus do Egito"), uma obra que realizei com muito carinho, atenção a detalhes, capricho e pesquisa.

2)  Quais são as suas inspirações literárias?

J. R. R. Tolkien e Isaac Asimov são meus autores favoritos e eternas inspirações pela sua qualidade e ousadia literária.

3)   Você possui algum ritual na hora de escrever?

Meu único ritual é tentar manter uma disciplina e tentar escrever ao menos quatro ou cinco dias por semana, nem que seja uma ou duas horas por dia. Isso é uma forma de vencer as obrigações e rotinas do dia a dia que muitas vezes se impõem e atrapalham o pouco tempo livro que tenha para me dedicar à escrita.


4)   Mago Camelot fala sobre o Rei Arthur, como foi o seu processo de pesquisa para escrever o livro?

Como em todos os meus livros, o processo de pesquisa é sempre extenso e demorado, requerendo tempo e dedicação para me aprofundar nos assuntos que contextualizarão a narrativa do livro. Nesse caso, dediquei-me a textos técnicos que falavam do período histórico, religião comparada, regras primitivas de cavalaria e sobre as lendas celtas.


5)   Mago Merlin sonhou com uma cidade tendo por bases a Justiça, a Liberdade e a Paz entre os irmãos. Trazendo esses ideais para os dias de hoje: como conseguimos chegar lá? Para você, o que está faltando?

Se você olhar países como a Suécia, Finlândia, Nova Zelândia, Canadá, País de Gales, entre outros, os ideais de Justiça e Liberdade e Fraternidade vêm evoluindo. Seres humanos não são perfeitos, então não acredito em sociedades perfeitas, mas podemos ter sociedades boas de se viver, pacíficas e civilizadas. Acredito que são necessárias instituições sólidas, democracia consolidada, estabilidade jurídica, de contratos e regras e um forte comprometimento da sociedade na excelência da educação básica, técnica e superior.


6)     Além de autor você também é roteirista e produtor de teatro, você acredita que isto facilitou na hora de escrever um livro?

Apreciar a cultura e trabalhar a escrita, mesmo em outras mídias, dão bases excelentes para desenvolver suas habilidades como escritor. Trabalhar em outra língua também ajuda nesse exercício. Tenho, por exemplo, diversos contos publicados no exterior em língua inglesa. Dentre eles, destaca-se “Eternal Grief”, indicado para melhor conto de horror nos EUA, em 2003, pela Preditors & Editors Readers Poll.


7)     Atualmente, muitos autores tem preferido disponibilizar a sua obra na Amazon. Você acha que isso é um facilitador? Quais as ferramentas você usa para divulgar os seus livros?

Atualmente, tenho utilizado muito as redes sociais. E acho muito válido trabalhar como e-books. Eu mesmo tenho uma obra lançada na Amazon pela editora Navras Digital: o e-book Dullahan: os cavaleiros sem cabeça, que, na época de seus lançamento, ficou entre as obras mais vendidas da Amazon, em 1º lugar na categoria terror e 8º lugar em fantasia.


8)     "Lúcifer, o primeiro Anjo" foi publicado em 2006 e Mago Camelot, em 2013. O que mudou neste tempo no ramo da literatura e da publicação de um livro?

A entrada da Amazon sem dúvida alterará de forma irreversível o mercado brasileiro. Essa chegada e seus impactos são ainda incipientes, mas trarão uma maior concentração do ponto de vista das editoras e a necessidade de ampliação e investimento na gestão de catálogos de autores nacionais como parte do plano de negócios das empresas que quiserem sobreviver.


9)     Quais os planos para 2014? Vem mais livro por aí?
Em 2014, venho trabalhando num livro sobre alquimia, em coautoria com um verdadeiro alquimista. Além disso, iniciei um novo romance épico, uma ideia inteiramente original, que (espero) irá surpreender os leitores.


Quem se interessou pelo trabalho do Marcelo não pode deixar de conferir o site do autor, lá tem novidades, resenhas, degustação do livro Mago Camelot e detalhes sobre as outras obras do autor. Vale ressaltar que o livro está a venda no Submarino e na Saraiva

Deixo vocês com a sinopse de "O Mago Camelot"

Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável, invejado e temido, Merlin, é levado a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot.  Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e a guerra em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

36 comentários:

  1. Oi :)

    Eu adoro essas entrevistas, pois é muito legal conhecer um pouco sobre quem escreve os livros que você lê. Tudo bem que eu ainda não li o livro deste autor, mas saber que ele é tão simpático já conta muito.

    Gostei muito da sinopse do livro e espero gostar da leitura.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      que bom que vc gostou da entrevista. Eu já estava com saudades dessa coluna aparecer por aqui =D

      Excluir
  2. Adorei a entrevista, realmente achei bem bacana mesmo. Ainda não li nenhum livro do autor, mas estou bem curiosa. E lhe desejo sucesso sempre, principalmente no novo livro do romance, que pelo que vejo não segue muito a linha que ele vem escrevendo. =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel!
    Nossa, adorei a entrevista! O Mago Camelot parece ser incrível, amo livros relacionados ao Rei Arthur.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel!!

    Eu ganhei O Mago de Camelot naquele sorteio do Mochila Literária, ainda não li, mas assim que der, vou ler. Esses dias li o segundo de As Brumas de Avalon, que conta a história do Rei Artur pelas mulheres de Avalon, e me apaixonei ainda mais. Acho maravilhoso poder conhecer algo que envolva o Rei Artur e Merlin vindo de um escritor brasileiro. Discordo completamente daqueles que falam que o brasileiro tem que escrever só sobre a cultura brasileira, como por exemplo, sobre artigos do nosso folclore. Cada um escreve o que quiser! E eu sei que podemos fazer tudo de acordo com o quisermos e ainda por cima conseguirmos muito sucesso.
    Adorei a questão sobre a evolução de algumas civilizações. Eu acredito que a Terra está em constante mudança, sempre evoluindo, apesar de algumas atrocidades que vemos por aí... Compare a história e verá que houve sim, muita evolução com o passar dos séculos na maior parte do mundo. Espero, de todo o coração, que alguns lugares caminhem mais em direção desses valores citados pelo autor. :)
    Adorei a entrevista! As perguntas e as respostas. Dá para notar que ele se expressa muito bem e escreve igualmente bem. Vou adiantar a leitura de seu livro.
    Sucesso!!

    Beijos.

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian. Vejo a galera falando muito bem do livro. Não conheço muito sobre o Rei Artur, mas imagino que seja uma grande oportunidade

      Excluir
  5. Uau! É a primeira vez que vejo a tag 'Mudando de Assunto' em um blog, e tenho que admitir que gostei muito! Há tempos conheço o autor Marcelo Hipólito, muito famoso pelo livro 'O Mago de Camelot', que aliás, ainda não tive a oportunidade de ler. O que mais me chamou a atenção no autor é que ele tem diversos roteiros e obras de teatro publicados no exterior... que máximo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Quel!
    Gosto muito do Marcelo, ele esteve no Mochila Literária e fiquei muito interessada nas obras dele! Comprei O Mago de Camelot e estou na metade!
    Estou gostando!

    Quero ler os outros livros dele!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel!
    Tive a oportunidade de ler O Mago de Camelot no final do ano passado e acredito mesmo que o autor tenha estudado e aprofundado no assunto com tanta grandeza.
    Tive vários pesares com o livro, mas vou tentar lê-lo novamente depois. O autor é muito atencioso com os leitores e parceiros, e isso nos faz querer conhecer um pouco as obras dele.
    Adorei a coluna!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Marcela. O seu xará é super gente boa, né?

      Excluir
  8. Já havia lido sobre o autor e o livro e adoro estórias do Rei Arthur.
    Pela entrevista percebi que dá trabalho ser escritor... não é só sentar e escrever; tem toda a pesquisa para que as estórias sejam bem construídas e coerentes.
    Quero muito ler este livro.
    Adorei a entrevista.

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o autor , mas me interessei pela sinopse de "O mago de Camelot". É ótimo ver que o Brasil está repleto de escritores talentosos ;3
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel,
    Ótima entrevista!! Gostei de conhecer mais um autor nacional.
    Também achei bem interessante a sinopse de “O Mago Camelot” e vou procurar saber mais sobre sua trama.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel,
    Acho muito legal essas entrevistas, gostei de conhecer um pouco sobre o autor e todo o processo de criação. Quero muito ler esse livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista. Eu já li o livro do Marcelo e posso afirmar que é excelente. Ele escreve muito bem.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  13. Já li esse livro e gostei bastante!
    Nunca li nenhum livro de Asimov, mas gosto bastante da literatura de Tolkien e concordo que ele foi bastante ousado!
    Fiquei curiosa quanto ao romance épico que ele vai lançar! (:
    Adorei a entrevista!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  14. não conhecia o autor, mas , pela entrevista, já gostei dele. Espero poder ler o livro dele em breve.

    ResponderExcluir
  15. Uau é a primeira vez que leio uma entrevista assim num blog, achei super legal . Não tinha ouvido falar desse autor ainda, ele me parece ser muito simpatico, fiquei muito interessada no livro dele, vou providenciar o meu exemplar, e fquei bem curiosa quanto ao romance que ele tá escrevendo, tô só no aguardo, rs. :-)

    ResponderExcluir
  16. Ótima entrevista. Acho legal conhecer um pouco sobre a vida dos autores e mais sobre as histórias. E além do mais, é um jeito de divulgar e valorizar os autores nacionais.
    Não conhecia as obras dele, mas fiquei com vontade de ler!!

    ResponderExcluir
  17. Adora essas entrevistar, posso conhecer mais autores, saber da vida dele, e é uma enorme satisfação poder ler entrevistas.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Que entrevista maneira, bom já que ele estudou cinema, poderia né fazer filmes nacionais dos livros. :33
    Sério, amei a entrevista.
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Muito legal a entrevista, muito bom ele ter feito cinema deve ser um curso muito legal :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel! Apareci *-* haha, percebi que estava meio sumida, sorry!
    Sobre o quadro, que bom que voltou! Gosto das suas entrevistas, acho que é uma boa forma de divulgar nossa literatura e de o leitor sabe um pouco mais desses autores de mentes brilhantes... haha
    Sempre gostei da historia do Rei Arthur, então fiquei interessada no livro, principalmente por saber que o autor estudou cinema.
    Beijão!
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Adorei a entrevista, ainda não li a obra do autor, mas está na minha lista e pretendo ler em breve, parece ser muito boa! :)

    ResponderExcluir
  22. Oiiii Kel!! O Marcelo também é parceiro la do blog e eu gostei muito de O Mago de Camelot! Eu adoro a história do Rei Artur e foi ótimo conhece-la através de outros olhos como o de Merlin! Sucesso para ele!!

    Beijos

    Mari

    cantinbodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. adorei a entrevista, eu nao conhecia nem o autor, muito menos seus livros, mas achei linda as capas e me interessei por Osíris deus do Egito, pq adoro mitologia :3 sucesso para ambos

    ResponderExcluir
  24. Olá Kel...
    Eu amei a entrevista. Ótimas perguntas e gostei muito das respostas do Marcelo.
    Já conhecia o livro e já tenho ele adicionado ele na lista de desejados.
    Parabéns e desejo muito sucesso para ele!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  25. Acho que é fundamental para escritores ter a disciplina que o Marcelo apresenta ter. Essa dedicação em pesquisar, se aprofundar e só então escrever rigorosamente, nem que seja um pouco por dia, mostra que ele realmente gosta do que faz. Em breve estarei aderindo aos e-books e já colocarei alguma de suas obras entre minhas primeiras leituras. Ótima entrevista!

    ResponderExcluir
  26. Olá Kel, tdas as resenhas sobre O mago de Camelot são tão positivas que eu resolvi fechar parceria com o autor e achei ele super simpático, como na própria entrevista.
    Todos os livros dele, pelo q percebi, tem uma pegada história e que necessitam de estudos e achei essa dedicação muito legal.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi,eu já tinha ouvido falar do autor e do seu livro O mago Camelot, mas não sabia muita coisa sobre ele não, amei a entrevista, pois com ele podemos saber mais sobre a autor o que ele pensa, amei a entrevista, e eu também sou hiper fã de J. R. R Tolkien, estou bem curiosa para ler O mago Camelot.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  28. Oi, eu já tinha ouvido falar do autor e do seu livro O mago Camelot, mas não sabia muita coisa sobre ele não, amei a entrevista, pois com ele podemos saber mais sobre a autor o que ele pensa, amei a entrevista, e eu também sou hiper fã de J. R. R Tolkien, estou bem curiosa para ler O mago Camelot.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  29. Nossa não sabia que o livro O Mago de Camelot era de um escritor brasileiro.
    Na verdade não me interesso muito em pesquisar sobre os autores (acho que já deu pra perceber né). Enfim... Ainda não li o livro mas gostaria muito de ter a oportunidade de lê-lo com certeza, ainda mais agora que sei que o autor é nacional. Não tem muitos livros nacionais que me fizeram cair de amores, espero que com esse aconteça.
    Parabéns pela entrevista e que venham muitas outras.

    ResponderExcluir
  30. Muito boa a entrevista meu amor! Ficou perfeita! É sempre bom conhecer um pouco mais sobre os leitores!

    ResponderExcluir
  31. Kel
    Adorei a entrevista. Gostei muito da capa do livro, gosto muito de livros sobre o Rei Arthur.
    A literatura nacional está cada vez melhor.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!