# Sessão Cinema // A Menina que Roubava Livros, o Filme

Oi, gente, tudo bem?

Depois de muita espera (e de resistir a tentação da internet) assisti "A Menina que Roubava Livros". Essa não é uma prática minha, apesar de eu tê-la feito quando assisti "Em Chamas", mas resolvi resenhar o filme. Sei que muita gente já deve ter assistido, inclusive, muitos preferiram ver o filme primeiro para depois ler o livro.

Bom, aqui vai a opinião de quem releu o livro recentemente e que se surpreendeu com o longa.





Título: A Menina que Roubava Livros // The Book Thief
Lançamento BR: 31 de janeiro de 2014
Duração: 2h 11min
Direção: Brian Percival
Distribuição: FOX
Gênero: Drama





Antes mesmo de chegar ao cinema eu havia sido alertada pelo namorado: "Pelo amor de Deus, nada de ficar reclamando alto, caso o filme não seja parecido com o livro." Minha sensação de quando sentei na cadeira era de que eu iria me decepcionar. 

Mas por que?

Porque o livro é muito introspectivo. O livro é feito de metáforas e de entender as entrelinhas. O livro fala de como a morte esbarrou por três vezes na vida de uma garota que se transformou uma "semeadora de palavras" através do seu aprendizado com os livros. O livro fala de uma Alemanha nazista e de todo o horror que um ditador desumano praticou não só com judeus, mas com aqueles que conseguiam enxergar uma pessoa além da "raça ariana".

Com tudo isso passando pela minha cabeça, tudo o que eu podia sentir era medo. O cinema estava bem cheio e, para a minha surpresa, muitos idosos. Sinceramente, não pensei que esse público pudesse se interessar por um filme chamado "A Menina que Roubava Livros", mas vou retomar a isso mais no final.

Logo de cara me surpreendi. Quando via o trailer o que mais me fazia falta era a narração da morte, que é o diferencial do livro. Um filme sem ela já perderia milhões de pontos não só comigo, mas com todo mundo que curtiu o livro do Zuzak. E tcharãããm, lá estava ela, ou melhor ELE. Na minha cabeça, sempre que ouvia a narração da morte no livro, ela tinha uma voz feminina bem firme, no filme a morte é um homem. Até que eu gostei. Ficou diferente. É verdade que aquelas imagens das nuvens ficaram meio "over", mas fiquei tão feliz de ver a narração que isso não faz a menor diferença.

Para quem não sabe, a FOX comprou os direitos da adaptação em 2006, mas o projeto só seguiu em frente no ano passado. Acho que a espera foi bem vinda porque a fotografia e o figurino ficaram impecáveis. É verdade que, apesar da caracterização da casa de Hans e Rosa ter ficado bem parecida com o que eu imaginava, achei a Liesel muito limpinha para quem vivia em uma família bem pobre. Mas talvez eu só esteja sendo chata. 

Gostei bastante das atuações. É verdade que Emily Watson (Rosa) poderia ter aparecido mais. Mas o amor e o carinho contido na relação entre Geoffrey Rush (Hans) e Sophie Nélisse (Liesel) foi realmente comovente. Uma salva de palmas também para Nico Liersch que deu vida a Rudy Stainer. Ele realmente encantou como o personagem mais amável do livro.

Por outro lado, senti falta de Frau Holtzapfel, uma vizinha mal humorada que sempre cuspia na porta de Rosa. Ela tem uma história bem intensa e acabou cortada do filme. Entendo, mas, por outro lado, adoraria vê-la na adaptação. Senti falta das lutas de Max com o Füher no porão dos Hubermann. Na verdade senti falta de Max como aquele judeu que não gosta do Hitler, achei o Max do filme muito passivo com relação a isso. É justamente nessa parte em que entra a subjetividade do filme, as lutas de Max, o livro que ele escreve para Hazel e não apenas o em branco.... E, principalmente, senti falta da cena em que Hans dá o pão para o judeu. Essa cena foi modificada no filme. Encontraram um outro contexto para isso, mas, no final, a consequência foi a mesma, felizmente. Mas ainda assim, preferia a intensidade da cena do pão, tão bem narrada e emocionante do livro. Por fim, e prometo que essa vai ser a minha última "reclamação", achei que o contexto histórico poderia ter sido mais aproveitado. Sou uma fã confessa dessa época da Segunda Guerra Mundial e senti falta de uma maior contextualização, ainda mais que havia o apelo da imagem.

Apesar disto tudo, o filme é de emocionar. No final da sessão, muitos foram os que choraram. Me emocionei em algumas partes, mas consegui segurar. Sobre os idosos da sessão, sinceramente, espero que a maioria deles não tenha ido ver o filme imaginando uma ação interminável. O filme não é assim, o livro não é assim. Óbvio que o senhorzinho do meu lado dormiu, roncou e babou (e eu cutuquei ele diversas vezes afirmando que ele estava me atrapalhando). Não assistam querendo ação. Assistam esperando uma linda história de amor fraterno, perdas e uma amizade verdadeira.










31 comentários:

  1. Li o livro já faz um tempo e estou bem ansiosa para ver a adaptação no cinema! Sua resenha me deixou mais curiosa ainda, rs...
    Beijos Bru
    www.sobrelivroseetc.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, o filme não me decepcionou. Está muito bom

      Excluir
  2. Oi Kel, tudo bem flor?
    Também senti falta de muita coisa, mas amei o filme, sério. Achei cada personagem tão cativante que os pontos negativos ficaram de lado. Chorei horrores assistindo, mas enfim, já esperava por isso. E também concordo com você. Imagino a morte com uma voz de mulher. Nem alegre nem triste, mas apenas forte.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegui não chorar huahuahuahua, mas fiquei bem emocionada com a história!

      Excluir
  3. Eu amei tanto essa adaptação que também nem encontro palavras pra explicar. Mas concordo com todos os pontos que você ressaltou. Foi muito fiel ao livro, mas poderia ter sido melhor. Chorei do começo ao fim já que assim como o livro, o filme foi extremamente sensível e tocante. Eu gostei da atuação de todos, mas o Rudy se destacou. Lindíssima adaptação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb achei o filme mt sensível. Estava com medo dele não captar toda essa essência do livro. Mas felizmente fizeram um trabalho lindo

      Excluir
  4. Já assisti o filme, mas não li o livro :c
    Amei o filme <3

    http://meueternoinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Eu gostei dos persongens e da história em si, mas achei a narrativa do autor um pouco fraca nao me pegou de jeito por isso acho que o filme vai ser melhor, amanha vou ver o filme com minha mae vamos ver o que sera que vai rolar kkkk

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, o que eu mais gostei foi da narrativa! Achei super diferente.

      Excluir
  6. Oi Kel eu gostei muito do livro,ganhei ele de aniversário anos atrás nem tinha o blog ainda, e me emocionei muito com ele, o tema é difícil de ser abordado, as emoções contidas na personagem, acho que vou ver o filme essa semana!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo, Dani, super emocionante mesmo! Adorei!

      Excluir
  7. Não cheguei a terminar de ler o livro, pois não curti muito, mas decidi dar outra chance. O filme não veio pro cinema da minha cidade, mas vou assistir assim que puder :)

    www.fasciniosliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Kel! Estou programando para ver esse filme na sexta e já esperava me emocionar (eu sou chorona demais). Depois do que você contou aqui ja estou achando melhor colocar mesmo lencinhos na minha bolsa. A história é linda demais... o filme precisa captar essa essência!! Te conto o que achei depois!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, estou te imaginando cutucando o senhorzinho do seu lado hahaha
    Então, eu ainda não li o livro, mas queria muito assistir o filme, como fiz com Jogos Vorazes. E eu me emocionei bastante. Agora minha vida depende de comprar esse livro o mais rápido possível.
    O que foi o final do Rudy? Eu tô embasbacada até agora!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  10. Estava louca para ler o livro, se for assistir o filme não vou querer ler mais ,prefiro ler primeiro ,muito ansiosa em ver!
    beijinss!

    ResponderExcluir
  11. Eu estava muito curiosa para saber sobre o filme. Ainda não li o livro, mas quero mudar isso o quanto antes.
    Gostei de saber que não foram muitas as mudanças em relação ao livro.
    Vou tentar assistir o quanto antes.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para assistir esse filme,
    estou preparada para me emocionar muito hehe, porque o livro me emocionou profundamente, só tenho lido elogios a esse filme, quero muito assisti-lo o mais breve possível.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ah eu adorei o filme, superou bastante as minhas expectativas. Eu adorei a atuação da Liesel. Não fiquei entediado em nenhum momento do filme e achei que foi uma boa adaptação, principalmente levando em conta que o livro é muito difícil

    ResponderExcluir
  14. Assistir filme do lado de um senhorzinho babando e roncando é tenso heeim! kkkkkk Bom, mas sobre o filme todos que assistiram até agora e me falaram, disseram que choraram. Eu tentei ler o livro uma vez há muuuito tempo atrás e desisti, queria pegar para tentar de novo mas não crio coragem para isso, mas o filme quero assistir sim, parece ser muito emocionante.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Aiiii fiquei ainda mais curiosa pra ler o livro, eu sempre prefiro ler o livro primeiro! rs Mas as vezes eu não resisto! hahaha E eu também sempre reclamo do filme por nunca ser igual ao livro e acabo me decepcionando! rs

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  16. Ah, Kel.. Quando v a postagem passando lá em cima do blog, tive que vir conferir.
    Confesso que fui pulando algumas partes com medo de spoilers. Pois é.. A minha ideia era terminar de ler o livro para assistir no cinema, mas com a minha correria, não sei se vai dar tempo.
    Assim como a Leeh, prefiro ler antes. Na verdade, se eu assistir ao filme primeiro, não vou ler por um booom tempo - na verdade, nunca li um livro depois de tê-lo assistido. Um erro, eu sei, mas não consegui ainda, rs..

    Beijinhos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. E você ainda quer que te chame de gentil dona barraqueira do cinema!
    kkkkkk. Brincadeira. Kel, já te disse que ainda não li o livro (mentira, li o primeiro capítulo e abandonei), mas quero retomar a leitura esse ano e só depois assistir ao filme.
    Sua resenha do filme ficou ótima!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ó céus! Se arrependimento matasse! Estou com o livro A Menina que Roubava Livros na minha estante desde 2011 e nunca dei chance pra ele, aí vem adaptações, resenhas super positivas e eu fico como: doida!! Espero que meu namorado devolva logo senão... eu pego escondido kkk Parabéns pela ótima resenha! Sucesso ♥

    Beijocas <3
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Já estava louco pelo livro e agora estou mais louco ainda pelo filme. Principalmente por ver que não fizeram com ele a merda de O Lado bom da vida *-*
    Fico imaginando como a morte pode narrar e não entendi essa história das nuvens, mas vou esperar até o cine daqui ter a boa vontade de colocar em cartaz!! Adorei td!!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não li o livro, mas estou louca para ver o filme! Sempre tive muita curiosidade para saber como é a história - e agora que o filme está aí, minha curiosidade aumentou ainda mais! Quero assistir logo e, depois, pegar o livro emprestado para poder comparar! (:
    Pelas imagens que eu já vi, também acho que está tudo impecável! O cenário e o figurino estão muito bonitos, só dá mais vontade de assistir logo hahaha
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  21. Aaaaah, eu li outras resenhas do filme, e estou ansiosa para ver o filme, mas a agenda está apertada, então acho que só quando sair o dvd, infelizmente :( Mas adorei sua resenha, você escreve muito bemm *--* Tambem, não li o livro ainda x.x porque os patrocinadores estão pobres #triste, mas muito em breve realizarei essa leitura

    ResponderExcluir
  22. Super legal, ainda não tive a oportunidade de assistir, até porque estou na leitura do livro, mas se der tempo, ao acabar o livro irei assistir o filme, encantado *.*

    Bjs,

    ResponderExcluir
  23. Não li o livro e ainda não consegui ver o filme, motivo? Sou chorona e aquela chorona de soluços bem audíveis! To com vergonha de chorar horrores e não me controlar!!
    Hahahaha...

    beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  24. Já tive esse livro, mas por algumas razões perdi, nem deu tempo de ler, não é o meu gênero, ODEIO chorar (e eu sempre choro) mas as palavras que sempre dizem dele são sempre boas. Sobre o filme fico um pouco dividida, muitas pessoas falaram que gostaram e que, claro não é igual ao livro pela arte ser diferente, e outras falaram muito mal, como eu ainda não li o livro não vou fazer essa comparação mas se ele vale 4 estrelas vou colocar ele na minha lista.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!