# Resenha 72 // Pequena Abelha

Oi gente, tudo bem?

Vocês já ouviram falar do livro Pequena Abelha? Ele tem uma adaptação cinematográfica chamada Other Hand. Quem já viu a contra capa do livro, deve ter percebido que a recomendação é não contar sobre o final da história. 

"Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com o seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola.”

A despeito de qualquer estratégia de marketing desses filmes que fazem a mesma recomendação e o final é de decepcionar, garanto a vocês que Pequena Abelha deve ser não apenas lido, mas degustado do inicio ao fim. Vou falar pouco e tentar convencê-los da mesma forma do porque este livro é tão tocante. =)


Título: Pequena Abelha // Little Bee
Autor: Chris Cleave
Editora: Intrínseca
Páginas: 272






Sinopse: Essa é a história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então, uma delas precisa fazer uma escolha que envolve vida ou morte. Dois anos mais tarde, elas se reencontram. E tudo começa... Depois de ler esse livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes diga o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como a narrativa se desenrola.


Apenas em linhas gerais: no livro conhecemos Sarah, editora de uma revista londrina de futilidades femininas, mãe, casada - e com um amante imbecil. Bem sucedida até onde conseguimos considerar. De outro lado, Pequena Abelha, cujo nome verdadeiro não é este, uma nigeriana que está em Londres, sem família e nem amigos. Apesar de improvável, os destinos dessas duas mulheres se chocam e a vida de cada uma delas muda completamente.




O livro é totalmente emocionante. Talvez a melhor palavra nem seja essa, mas sim: perturbante. As perguntas e reflexões que passam pela cabeça ao inciar a leitura permanecem muito depois do último ponto final. Somos inseridos em uma realidade que muitas vezes não conseguimos alcançar, ou não conseguimos sequer imaginar que existe. Apesar de não ser um livro claramente baseado em fatos reais, podemos questionar, quantas Abelhinhas não existem espalhadas por ai, totalmente desacreditadas na bondade do mundo. Será que nós seriamos como a Sarah? Estamos falando de duas personagens diferentes mas igualmente fortes, com vidas marcadas pela crueldade e violência. Se é pesado para nós lermos aquela "realidade", imagina para quem vive aquilo ou para quem vive algo próximo daquilo?


Temos de ver todas as cicatrizes como algo belo. Combinado? Este vai ser o nosso segredo. Porque, acredite em mim, uma cicatriz não se forma num morto. Uma cicatriz significa: "Eu sobrevivi"

Para dar mais veracidade a história, os capítulos tem narrações alternadas. Ora Sarah, ora Abelhinha. Talvez possa soar confuso o fato dos capítulos misturarem fatos presentes com fatos passados. Não tive dificuldades quanto a isso, mas imagino que algumas pessoas possam estranhar. A verdade é que o passado tem tanto reflexo no presente, que o fato de estar tudo em um mesmo capítulo, sem um flashback ou algo parecido, não faz com que seja um problema.




Nunca tinha lido nada do Chris e posso dizer que o livro superou as minhas expectativas. O autor conseguiu escrever um livro comovente, de sentimentos fortes. A emoção não é um resultado do final do livro, ela se dá página a página, através de cada revelação. Além do misto de sentimentos que a leitura de Pequena Abelha nos proporciona, o livro faz uma critica a sociedade que, cada vez mais, preocupa-se apenas com o seu umbigo. O livro propõe um certo altruísmo, incita as pessoas a pensarem no próximo e nos mostra que muitas vezes precisamos nos despir de nossas fantasias e encarar o mundo como ele é de verdade.

O livro tem um bom ritmo e a diagramação também é interessante. A capa dá o ar de mistério a respeito da face de Abelhinha, não consegui dar apenas um rosto para ela, imaginei a personagem sendo várias mulheres que passam pela mesma situação.

Recomendo a leitura para quem quer um livro que marque e que te faça refletir não apenas durante a leitura, mas por algum tempo depois.




40 comentários:

  1. Fiquei super interessada no livro, com certeza vai entrar na minha listinha ^^

    Achei lindo seu blog e a maneira como escreve.
    Estou começando tbm no mundo literario se puder dar uma olhadinha? Obrigada!
    http://estantediagonal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito interessante realmente e fiquei curiosa pra saber o que acontece com as duas para mudar tanto a vida delas.
    Vou adicionar na minha lista, mas vou procurar saber mais sobre o livro.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi. Vale muito a pena. Espero que goste da leitura

      Excluir
  3. Achei essa capa tão linda, Kel *-* a intrínseca está sempre fazendo um bom trabalho na diagramação e capa! Enfim, suas resenhas são maravilhosas! E realmente a capa já me intrigou, então acho que ler aquele trecho da sinopse sobre o desenrolar do livro só fez atiçar minha curiosidade!
    Gosto de livros marcantes, mas ainda não sei se leria. Fiquei meio receosa pela trama e não sei ainda se faz mesmo meus gostos.
    Beijão!
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é linda mesmo, né? *.* Dá todo um mistério a respeito da personagem. Bom, a história é um drama, se vc curte livros assim, vai adorar.

      Excluir
  4. Adorei, Kel! Vou comprar pra me distrair nos momentos que a Bela dorme... rs

    Beijinhos
    Clara

    ResponderExcluir
  5. Eu quero tanto este livro pra mim *-* Eu gostei muito da sua resenha e espero poder ler o livro em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não dei nada pelo livro e ele não é lançamento né?!
    Fiquei curiosa pra conhecer a história e pelo o que essas mulheres passaram!
    Pode ter certeza que você não deixou passar nadinha Kel!

    Adorei o quote, lindo!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é lançamento não, Pri. Ele já tá ai há um tempinho ;)

      Excluir
  7. Conheci esse livro tem pouco tempo e a sua é a primeira resenha dele que leio. Gostei muito, parece ser um livro tocante e daqueles que marcam. Com livros assim eu sempre procuro ler em um momento especifico para aproveitar bem a leitura!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Denise! O livro é muito tocante e a história é mesmo emocionante. Nos faz refletir muito.

      Excluir
  8. Sempre, sempre, sempre quis ler esse livro. Acho essa capa super legal, eu vi uma no mesmo estilo que saiu a pouco tempo pelo menos autor, não sei se é a continuação. Sempre ouvi falar desse livro, sua resenha me animou muuito mais pra ler o livro, amei as fotos *--*
    Beijocas!
    Fique com Deus!
    http://hey-mygod.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeremias! Não perde tempo, lê siiim =)

      Excluir
  9. Kelzinha! Eu ainda não tinha lido nada a respeito desse livro, mas você conseguiu me convencer a dar uma chance a ele. Na verdade, não é a primeira vez que compro um livro por indicação sua, e sempre da certo!!

    Gosto desse tipo de livro que me faz pensar na vida!! Já vou procura-lo para comprar!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!! Que booom =) Quero só ver se vc vai ler mesmo =P

      Excluir
  10. Eu gostei muito do livro, mas sabe quando a expectativa é tão grande e o livro não supera? Foi o que aconteceu comigo. A história é tudo isso que você falou, mas para mim ainda faltou alguma coisa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá Raquel, se não me engano no vídeo da Bienal vc mostrou esse livro junto com interesse da leitura e aqui temos a resenha. Confesso que não gostei muito da capa, mas achei bem legal o fato de alertarem não contar o final. Fica aquele ar de curiosidade que sua resenha só aumentou. Porque Pequena Abelha? Pq voltas no tempo?... Enfim, acho que só lendo mesmo para descobrir kkkkk
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Victor!! Tá lembrado das coisas, hein huahuaua realmente foi na Bienal que eu comprei. Nossa, eu acho a capa linda., Ela tem tudo a ver com a história. Quando vc ler vc vai entender ;)

      beijos

      Excluir
  12. Nunca tinha visto esse livro antes e agora a única coisa que posso dizer é: eu quero e quero agora! Adoro essas histórias marcantes e reflexivas. E sua resenha apenas me deixou com um gostinho de quero mais, um gostinho de quero saber mais sobre essa misteriosa Abelhinha. Com certeza entrou para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu!!! que bom que te deixei na vontade. O livro é otimo

      Excluir
  13. Olá Raquel,

    Já tinha visto a capa desse livro mas essa é a primeira resenha que leio, já adicionei na minha lista de desejados, excelente dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Pelo que ví na sinopse o livro parece ser muito bom!!
    a capa é linda adorei, vou ver se compro um dia desses...
    adorei sua resenha, bem explicada :)) e também fiquem em duvida sobre o nome pequena abelha... quero ler para saber mais.....

    Kisses,
    Delicada e Abusada - Blog

    ResponderExcluir
  15. Pequena Abelha é mesmo um livro muito tocante e perturbador, como você colocou. E esse quote, é um dos meus FAVORITOS! Adorei a história dessas mulheres, e acho que você também vai gostar de Ouro, outro livro do autor, onde também é a história de duas mulheres, e aos poucos o leitor vai descobrindo a verdade sobre algumas coisas. São leituras maravilhosas :)

    ResponderExcluir
  16. Oiee

    Nunca tinha visto esse livro e fiquei na dúvida se iria gostar de ler porque livros que misturam passado e presente normalmente me confundem, mas pretendo ler em breve !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca me interessei por esse livro, mas parece ser um tanto interessante. Se for tão emocionante quanto diz ser, então é bom! Quem sabe um dia leio

    www.fasciniosliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nossa, eu amo suas resenhas Kel, mas confesso que nunca fiquei tão curiosa pra ler um livro depois de uma resenha, igual fiquei agora! NECESSITO ler!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  19. Faz tempo que estou querendo ler esse livro, e depois que lançaram Ouro, quis comprar os dois de uma só vez, mas aí eu pago com sorriso né? A pobreza me domina hahaha
    Eu amo livros que tem um personagem com nosso nome, e fiquei feliz, mesmo sabendo que a Sarah passa por poucas e boas né?
    Essa capa é linda e eu amei a foto a la Melina Souza, tirando o livro da estante!
    Só reafirmou minha vontade de lê-lo!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHUA ou vc deixa seus olhos na livraria =P. Mas o livro não é tão caro assim não. Existem outros muuuuito mais caros

      Excluir
  20. Já vi esse livro na livraria e não sabia do que se falava, parece ser legal essa historia curti a resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Poxa, que curiosidade! Quero saber o que acontece com as duas - e descobrir como e porque a vida delas se chocam! Realmente, uma mulher que tem tudo na vida e o que mais sabe falar é futilidades pode ter uma relação bem perturbadora com uma nigeriana misteriosa como a Pequena Abelhinha, né?
    Vou procurar o livro!
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc descobrir vc vai ficar tipo: :OOOOOOOOO huhuahuahua

      Excluir
  22. Não conhecia o livro,mas depois da resenha já estar na minha lista de favorito!

    ResponderExcluir
  23. Eu gosto bastante de leitura que marcam nossa história, e fazem refletir-nos sobre tudo. Ainda não tinha visto o livro, mas achei bem legal o desenrolar da trama, como falou, que vamos ver ao decorrer do livro.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  24. A capa desse livro me chama muito atenção e pela resenha fiquei mais ainda curiosa para ler, o tempero principal que o livro deve ter para nos cativar!
    bjkas

    ResponderExcluir
  25. Adorei as fotos com a câmera que eu te dei! hahahaha :D
    E fico feliz que você tenha gostado do livro, mozi. Acho que você tem dado sorte, pois vi que você gostou bastante da maiorias dos livros que leu esse ano!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mô! Sim, por enquanrto eu tô gostando... vamos ver mais pra frente =P

      Excluir
  26. Oi Raquel, eu tinha escutei sobre esse livro na Turnê Intrínseca do ano passado. Sua resenha me mostrou que é o tipo de livro que vou gostar de ler. Uma história que deixa uma lição ao leitor sempre chama minha atenção. Quero ler! beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eles falaram na turnê, principalmente pq o mesmo autor tava lançando um novo livro!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!