04 fevereiro 2014

# Papo Literário // Livro chato: o que fazer?

Oi, gente! Tudo bem?

Sabe quando você começa a ler um livro e vê que ele não era nada daquilo que você esperava? O livro está chato, cansativo, te dá um sono, um tédio, você fica louco para acabar com ele logo... Então o que você faz?

a) Larga o livro num canto para quem sabe um dia retomar a leitura
b) Presenteia um amigo (ou inimigo) com o livro
c) Pula algumas partes e parte logo para o final do livro
d) Continua a leitura normalmente

Monalisa Marques, jornalista e fotógrafa, me contou que deixa o livro de lado só depois de persistir muito e não dar certo:
  • Monalisa Marques
    Monalisa Marques
    A! Largo sem culpa, mas depois de alguma persistência.
  • Monique Vasconcelos
    Monique Vasconcelos
    dá alguma justificativa aí rs
  • Monalisa Marques
    Monalisa Marques
    Pq já encontrei livros muito bons por causa da persistência
    Às vezes a parte chata é só uma parte mesmo, e não o livro todo. E às vezes é questão de se acostumar com o estilo do autor, com assuntos aos quais não estamos acostumados.
    Aconteceu isso com "A Viagem do Elefante", do Saramago. Persisti pq já havia lido outros livros dele e gostado muito, e pq um amigo já havia me dito que o livro é engraçado.

A jornalista Hanna Melo também tem a mesma opinião de Monalisa. No entanto, ela acredita que a resposta depende do livro: "Acho que todo o leitor tem o direito de desistir da história, ao mesmo tempo todo livro merece ser lido só precisa do seu leitor 'ideal'. Se eu quiser muito saber a história, se o livro for importante para mim, eu vou até o fim mesmo sem ser o que o que eu espero. Na vida também não é assim? A gente muitas vezes aprende com isso, provavelmente nas entrelinhas tem alguma lição nem que seja: 'Consegui terminar!'. Mas também já larguei o livro e esperei até um momento que estivesse preparada para ele. Nem sempre você está preparada para a história".

A produtora de reportagem Mariana Keller diz que continua a leitura: "Continuo, não consigo abandonar um livro. Não consigo começar um livro com outro pendente, mesmo ruim. Até porque o final às vezes pode surpreender. Não posso julgar um livro se eu nem acabei de ler". 

Eu tenho a mesma opinião que a Mariana. Para mim é muito mais doloroso abandonar um livro pela metade do que continuar a lê-lo mesmo que não esteja tão bom. Lembro que abandonei um livro apenas uma vez e sinto um ressentimento por isso. Fico pensando que se continuasse a lê-lo poderia vir a gostar do livro, que estou perdendo algo, enfim. Demorei muito mais que o normal para ler "Morte Súbita", por exemplo, porque no começo o livro não estava fluindo, mas persisti e fui até o fim e até que eu gostei, viu?

Acredito também que talvez não tenhamos hoje em dia mais tanta paciência para ler porque estamos tão acostumados com a rapidez desses novos tempos, com informações rápidas e mutáveis a todo o instante, com o pequeno e informativo texto relevante ou irrelevante no Facebook, com as mensagens via What's App, que quando a gente pára em frente a um livro fica pensando em outras coisas, com ansiedade e não consegue ficar desconectado. Esse é o nosso Mal do Século.

Mas agora que vocês leram, por favor, respondam a enquete! Rs

Beijos





30 comentários

  1. depende muito do livro, já persisti em livros que começaram um saco, mas com eu ouvia boas críticas sobre ele eu li ele até o fim e continuou um saco. Me arrependi tanto por jogar meu precioso tempo no lixo :(
    Porém, também já li livros que era muito chato até a pagina 100, mas quando eu comecei a pensar em desistir o livro ficou super legal. Não tem como concluir se o livro é bom ou não antes de chegar a última página.
    Gostei muito desse post, super legal.
    Bjokas
    nerdworldofgirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. letra C rsrsrs
    o mesmo acontece com filmes, qnd acho chato olho logo o final!
    www.viniseoutrascoisas.com

    ResponderExcluir
  3. Cliquei aqui hoje porque o título me chamou a atenção. Eu estou com esse problema, no momento. Nunca fui de ler vários livros de uma vez, pra mim, aquele livro merece atenção total e especial mas eu fiz algumas escolhas de leitura que estão me matando aos poucos. Estão três livros começados e um quarto livro onde a leitura flui facilmente. Os três que estão parados me chamam a atenção e sei que vou terminar a leitura deles mas não sei se estou no momento certo... Adorei o post.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Nique, tudo bem?

    Eu estou com um livro que (de um autor parceiro) que estou custando para ler... Tem 550 páginas, em 2 meses ainda não cheguei nas 200... Uma vergonha hahaha Mas como pra você, pra mim é mais doloroso abandonar também. Eu estou lendo aos poucos, logo eu termino :)

    Beijocas
    www.estantedasfadas.com.br

    ResponderExcluir
  5. A persistência já me proporcionou ótimas leituras. Eu só abandono um livro quando ele realmente não consegue de forma alguma me conquistar. Foi o que aconteceu com "Orgulho e preconceito" que todo mundo gosta, mas mesmo depois de 150 páginas, não conseguiu me convencer a continuar e acabei desistindo. Já outros eu tento e me surpreendo. Livros chatos são uma caixinha de surpresas!

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Ás vezes depende do livro né? Tem alguns que eu deixo de lado para ler mais depois, outros eu acabo abandonando e dando para alguém, ou vendendo (caso consiga vender *-*) e já houve casos em que eu acabei pulando algumas páginas para acabar logo *-*
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Realemente ler um livro chato é complicado , eu como sou blogueira se o livro for de parceria leio até o final pois preciso dar minha opinião, mas se é um livro que escolhi apenas dou um tempo e volto a ler depois, mas de fato me arrependi de abandonar o livro pois muitos realmente se tornam melhores no final.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique tudo bem, gostei do titulo do post, e tenho algo a dizer de dois livros que abandonei o ano passado, estava mega ansiosa para ler, fui movida pela curiosidade e indicações de amigos, porém não estava em um momento bom para ler, comecei e tive que parar antes que se tornasse algo obrigado e arrastado, eu quero muito ler até o final!
    Os títulos são Garota Exemplar e Morte Súbita!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  9. Isso aconteceu comigo duas vezes. A primeira foi com o livro Túneis, da editora Rocco... não cheguei na metade e desistir, acabei trocando. Depois foi com Circo da Noite, da Intrínseca... narrativa insuportável! Não passei da primeira página e troquei também... sempre me livro deles. Recentemente parei na página 40 de A Casa do Céu, mas deixei na estante para o caso de querer voltar!

    Gostei do post, muito bem feito. Abraços!

    www.fasciniosliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiiii Monique!!! Eu normalmente deixo de lado quando um livro é muito chato! Na minha cabeça eu não chamo de abandonar, chamo de "passar outra leitura na frente, mas logo voltarei ao anterior chato". Quantas vezes ja voltei? Nenhuma! Mas mesmo assim, eles permanecem la na minha estante esperando uma segunda chance que eu espero sinceramente que aconteça! As vezes não é o livro que é chato, mas é você que não está no clima da história...

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Monique, tudo bom?
    Ah, eu sofro com livro chato, mas eu termino. Até porque eu tenho que comprovar que ele é chato até a última palavra. Já me surpreendi algumas vezes e em outras levei meses pra terminar um livro pequeno, mas que era muuuuito chato. As vezes dou outra chance, vai que é coisa de época da gente, TPM, essas coisas né?
    Adorei o papo literário!!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  12. Ainda bem que até agora não peguei para ler nenhum livro chato!
    Acho que não devemos criar muitas expectativas,para não nos assustarmos ou decepcionarmos com a leitura,comprei 10 livros no final de ano ,todos através de várias resenhas e opiniões que se dividiram,mas até agora graças a Deus estou gostando!
    Acho se acontecer ,querendo ou não ficamos curiosa para ver o final,na raça leria até o fim de depois passava para alguém,rsrs!
    beijinsss!

    ResponderExcluir
  13. Andei MESMO sumida!
    O blog está muito lindo. Lindo. Liiindo!

    E adorei retornar com uma "enquete" hahaha..
    Eu sou SUPER letra (a), mas também já marquei (b), hahaha

    A maioria dos livros que eu simplesmente não consigo ler, eu paro, guardo e espero por um novo momento. O melhor exemplo é "O Milagre". Já tentei começar a ler umas 4 vezes, mas não consegui.
    E teve um, que eu não me recordo que eu não curti. Coloquei ele na troca do Skoob e troquei, rs! Mas a pessoa o queria, então, não foi inimigo, hahaha!

    Beijinhos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu já abandonei diversos livros pela metade, um dia vou retomar as leituras, pois acredito que aquele não era o momento para ele, mas nunca me desfiz de nenhum, estão todos guardado só esperando uma nova chance de serem lidos.
    Adorei a enquete.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  15. Olha, já passei por isso algumas vezes...confesso que na maioria larguei sem dó! Não tenho paciência com livros que começam chatos....o livro tem que me pegar desde o inicio!
    Mas fui pega por um livro, neste mês de janeiro, por causa de um desafio, e que passei por dificuldades...o livro me dá sono, é enorme e meio chatinho, mas até que tem momentos que me pego envolvida na história (mas sou poucos). Então resolvi dá um tempo, e vou ler de vez em quando, até eu terminá-lo. O desafio que era de um mês, vai passar para um ano! kkkkkkkk....
    Acho que temos que ler o que nos agrada, a história tem que nos envolver.

    beijinhos!

    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Minha alternativa é a letra "a",
    inclusive tenho uns dois para retomar logo logo....
    Não consigo forçar a leitura, e nem pulo as páginas porque por mais que não goste do livro sinto como se estivesse perdendo algo. Quanto a presentear não dou livros que não tenho hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! :)
    Primeiro quero dizer que adorei a enquete, acho super legal essa interação com as leitoras sobre os temas, e esse foi um que eu, infelizmente me deparei muito ultimamente :/
    Minhas últimas leituras foram cansativas, tediosas e eu não conseguia ver a hora de acabar o livro, mas sim, eu continuo lendo até o final, tanto para saber o que acontece, também para ver se eu não vou me surpreender com o livro e principalmente para poder formular minha opinião integral do livro!
    Mas fazer o que né, que é chato, é haha
    Beijos, faça mais dessas enquetes!

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu até entendo quem faz, mas não consigo abandonar nenhum livro. Já vi pessoas justificando que tem tantos livros para ler e não vai perder tempo com um chato, mas também já teve tantos livros que estava uma chatice e do meio para lá eu não conseguia largar. Mas cada um é cada um.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Eu meio que tenho uma regra, de nunca abandonar um livro. As vezes leio outro, dai volto para aquele, mas nunca abandonar. Se for ruim do inicio ao fim, não indico e troco em um sebo =))

    Beijos
    http://literaturaummundoparapoucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Tb não gosto nem um pouco de abandonar livros, mas tem uns que acabam cansando demais a leitura... Fiquei bastante decepcionada que os últimos três que iniciei acabei abandonando, não tive sorte, tentei e tentei, mas não foi, a leitura não rendia... Eu deixo o marcador no meio para se decidir voltar, depois de um tempo pego e tiro, aí um dia começo tudo de novo, hehehe...

    CarinaPilar.com | About the Life

    ResponderExcluir
  21. Eu admito que tento ler o livro o máximo que consigo ;x
    Mas já larguei várias vezes, as vezes não tem como, depende muito do momento também.

    ResponderExcluir
  22. Geralmente eu persisto na leitura também até o final, a não ser que o livro seja totalmente insuportável e não prenda nenhum pouquinho minha atenção ou minha curiosidade em continuar, daí não tem jeito mesmo! rs

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  23. as dicas são ótimas, eu escolheria dar pra um amigo...

    Kisses,
    Delicada e Abusada - Blog

    ResponderExcluir
  24. Até hoje só desisti de um livro, era literatura nacional. Outros títulos, mesmo decepcionando levei até o final.

    Abraços, DuLapa
    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu abandono, sem dó nem piedade. Nossa, eu fico agoniado: quanto mais leio, menos páginas avanço. Só abandonei 2 livros: O mundo de sofia e Fortaleza Digital e não pretendo em hipótese algum retornar a leitura :/
    Concordo com o mal do século :'(
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Geralmente, quando um livro está chato ou difícil de ler, eu começo a ler outro que eu sei que vou gostar para, então, voltar pro livro chato. Mas, quando percebo que não vai dar mesmo, deixo o livro de lado e só volto a pegá-lo depois - eu não gosto de desistir sem dar ao menos uma chance a mais para o livro, né? hahahah
    Mas hoje em dia o pessoal realmente troca as coisas muito rápido! É mesmo nosso Mal do Século!
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  27. Passei por isso recentemente, comecei ler as cronicas de Narnia, mas achei muito parado, e estava me cansando muito, eu nunca demorei tanto para ler um livro, persisti, mas não rolou, então ele foi o primeiro (e espero) o último que abandonarei.

    ResponderExcluir
  28. Eu também costumo largar de lado, mas depois de algum tempo ele fica me chamando para retomar a leitura, felizmente isso só me aconteceu uma vez.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  29. Vixii, das opções acho que já fiz de tudo!
    Já abandonei, já insisti, já pulei partes.... Mas confesso que não gosto de abandonar e fico muito triste quando um livro me decepciona!

    beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  30. kkkkkkkkkkkkkkk eu ri. Quando um livro está chato, dependendo dele, eu paro e tento retomar outro dia, se eu não conseguir eu troco com alguém. Realmente, eu não tenho paciência...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!