# Papo Literário // Ler mais de um livro ao mesmo tempo

Oi, gente, tudo bem?

Hoje a coluna Papo Literário quer saber: Vocês leem dois livros ao mesmo tempo? Para alguns é uma rotina, para outros é uma dificuldade sem tamanho. Ler não apenas dois, mas "mais de um livro" ao mesmo tempo é um hábito para muitos leitores vorazes que preferem mergulhar em mundos diferentes simultaneamente.

Sinceramente, eu não consigo ler mais de um livro ao mesmo tempo, por questões de concentração e porque acredito que o tempo que eu gastaria lendo dois livros simultaneamente seria o mesmo que eu gastaria se lesse cada um de uma vez. Mas, claro, essa é apenas a minha opinião. Em alguns casos consigo ler ebook e livro físico ao mesmo tempo, mas é raro.



Um artigo da Veja chamado "A conquista da Memória", é bem motivador para aqueles que acham que nunca vão conseguir ler mais de um livro ao mesmo tempo. O texto afirma que a ciência está desvendando os mecanismos biológicos que nos permitem lembrar e esquecer. Ele afirma que "a habilidade para armazenar diferentes tipos de lembrança varia de pessoa para pessoa, seja por dom natural, seja por treino." Ou seja, é tudo questão de prática. 

Para a blogueira, Flávia Gonçalves começar a ler mais de um livro ao mesmo tempo é difícil, mas com a prática torna-se um hábito:

"No início é um pouquinho difícil, mas acostuma rápido, no meu caso o mais difícil foi conciliar as duas leituras, mas depois fui vendo que a memorização da história ficou melhor".

Flávia também afirmou que prefere ler livros simultâneos que sejam de gêneros diferentes. Ela acredita que isso ajuda na diferenciação das histórias. Vivi Martins concorda:

"Normalmente eu não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, mas nesse momento estou lendo. Acho que é questão de prática, porque o que eu mais tenho dificuldade é em separar as histórias enquanto eu estou lendo, mas percebi que quando os estilos são diferentes é mais fácil ler dois ao mesmo tempo."

Já para a Dani Casquet não há tempo ruim. Na hora de ler livros ao mesmo tempo, gêneros diferentes ou semelhantes não influenciam.

"Sou indiferente, se tiver que ler dois romances ao mesmo tempo, eu leio. Acho que consigo discernir muito bem. Sigo no mesmo ritmo de páginas. Por exemplo, se em um livro leio até a página 150, o segundo eu também chego lá no mesmo ritmo."

E vocês, conseguem ler mais de um livro ao mesmo tempo? Ou partilham da minha dificuldade? =P

Vale lembrar que a leitura de mais de um livro por vez deve ser feita por vontade e não por obrigação para cumprir algum tipo de meta. O Ministério da Leitura adverte que ler é prazer e não obrigação ;)





43 comentários:

  1. Normalmente leio dois livros ao msmo tempo.. O q acontece bastante e eu dar prioridade para um, mas continuo lendo o outro
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Já fiz isso tantas vezes haha
    Quando estou a fim de ler dois livros, eu leio ambos ao mesmo tempo, ajuda até no raciocínio :pp
    Bjs
    lovely-utopia.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  3. Oie Raquel =)
    Eu leio mais de dois livros ao mesmo tempo, intercalo e-book e físico e as vezes se estou em uma leitura densa, pego um mais leve. Mas, também tem os livros que são tão cativantes que leio apenas ele.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. eu sempre li vários livros ao mesmo tempo. funciono muito bem assim sabe ^^
    http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Logo no começo de minha aventura literária passei a ler 2 livros gêneros diferente assim vou lembrar da história ,principalmente quando quero muito ler um livro ,não espero acabar um ,vou dando seguimento com outro!Muito bom,mais de 2 impossível!
    beijinsss!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes eu tb sou assim Roseneia, mas quando vou passar para um segundo livro, faltam pouquíssimas páginas para o primeiro terminar =P

      Excluir
  6. Sei que vários estudos mostram que ler mais de um livro ao mesmo tempo estimula o cérebro e tudo mais, porém, definitivamente, não consigo...rs.

    Beijos,
    Sorteio de Livro – Nina & Suas Letras | Youtube

    ResponderExcluir
  7. Eu não consigo! Acho que dá "tilt" na minha cabeça! rsrs

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou assim, Leeh huahuahua normaaal

      Excluir
  8. Eu não leio mais de um livro por vez, gosto de ler um livro a cada vez, por que assim eu me jogo na leitura e entro nesse mundo literário em que estou lendo. Se eu ler outro livro ao mesmo tempo não vai ser a mesma coisa, vou acabar misturando uma história com a outra e ai já viu, pra mim cada um tem a sua vez, mesmo eu estando louca pra ler outro livro que esteja na fila rs.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu compartilho da sua dificuldade Kel.
    Eu só consegui ler dois livros ao mesmo tempo duas vezes, e mesmo assim um dos livros sempre era de contos haha o que acaba não sendo uma história ne. rs. acho que não conta então rsrs

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu costumo ler dois livros ao mesmo tempo de vez em quando. Se eu estiver lendo um livro mais 'pesado', costumo pegar um mais 'leve' e ler para descansar! A mesma coisa se eu tiver com um livro chato (acho, inclusive, que comentei isso no seu post sobre livros chatos hahaha)...
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel!
    Não costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo. Não porque não consigo (já fiz antes), mas porque realmente não gosto.
    Acredito que é mais por questão de dedicação. Não sei explicar, mas gosto de pegar um livro e me envolver mesmo com os personagens, com a história e etc e quando leio dois livros ao mesmo tempo essa sensação ou não vem, ou é bem fraca, o que faz com que eu (pelo menos, eu) não aproveite a leitura.
    Sei lá, parece meio confuso, mas não me sinto bem lendo dois livros ao mesmo tempo.
    Prefiro ler um, seja no ritmo que for, a leitura me engajando ou não do que ler dois ao mesmo tendo que dividir minhas horinhas de leitura (que são bem limitadas) entre eles hehe :)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ká, eu te entendo totalmente. Essa questão de ler mais de um livro ao mesmo tempo é bem "polêmica" mesmo. Tb não me sinto mt bem lendo mais de um livro ao mesmo tempo.

      Excluir
  12. nossa ler dois livros ao mesmo tempo deve ser bem dificil, deve embolar uma historia com a outra... Bom me se alguem fizesse um desafio pra mim assim, eu toparia pois ia ser bem legal...

    Kisses,
    Delicada e Abusada - Blog

    ResponderExcluir
  13. Sempre prefiro ler um de cada vez, mas sempre consigo ler tranquilamente dois ou até três livros ao mesmo tempo, sem misturar a história ou sem deixar um livro "morto". Pra mim é super tranquilo! Gostei muito do post.

    Peace Out!
    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. oi Kel
    adorei o post, principalmente por trazer opinião do pessoal, rs.
    Eu sempre leio mais de um livro ao mesmo tempo. Geralmente um físico, em casa, e um digital, que deixo no celular e leio no horário de almoço e outras horas vagas. Pra mim é super tranquilo e não tenho problemas para me concentrar e lembrar de tudo, rs.
    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas raras vezes que eu leio dois livros ao mesmo tempo eu também faço isso. Mas sempre acabo deixando o livro digital meio de lado =(

      Excluir
  15. Para mim não é difícil, eu só não curto muito, sabe? Gosto de me "doar" a uma história de cada vez, até pra escrever resenha depois, já que eu leio e já corro fazer a resenha, rs.
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu particularmente prefiro ler um livro de cada vez, entrar em um mundo a cada livro. A não ser que seja um livro muito fininho.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. chateado por não estar nessa pesquisa u---u Acho legal você sempre jogar a dúvida sobre assuntos literários, dá uma variedade legal ao blog

    www.fasciniosliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Nem sempre ler dois livros ao mesmo tempo funciona pra mim, porque se a leitura de um deles for melhor eu pego o embalo dele e esqueço o outro. Tento às vezes ler o e-book com o físico e funciona bem. O que eu costumo fazer é ler os livros de parceria quando tenho mais tempo e a noite os meus por assim dizer.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  19. Eu costumo ler mais de um livro ao mesmo tempo quando quero adiantar leituras. Acho que flui mais rápido quando eu fico variando entre dois livros, é mais difícil de ficar "entediada". Até porque costumo alternar entre um grande e denso e um menor e mais leve. No momento estou fazendo isso, lendo dois livros e pretendendo iniciar um terceiro. Já é um hábito da minha rotina de correria. Mas quando tenho tempo de sobra, gosto de ler apenas uma história de cada vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mallu!!! entendo seu ponto de vista. Às vezes eu fico agoniada com um leitura mais "chata" e fico doida pra ler um outro livro, mas me forço a terminar a primeira leitura =P

      Excluir
  20. Gente que chique eu apareci na coluna da Kel \o/
    É verdade miga sempre tive o hábito de ler dois livros, não vejo o menor problema e ainda sempre anoto as melhores passagens do livro sempre que me interesso!
    Adorei participar!
    bjkas

    ResponderExcluir
  21. Oi Raquel tudo bom?
    Eu leio dois livros ao mesmo tempo, mas comecei a fazer isso apenas no ano passado.
    Costumo ler um livro físico e um e-book ao mesmo tempo. Porque leio pelo Ipad e não rola andar com ele no ônibus. Por isso, eu leio livros digitais em casa e livros físicos na rua.
    Gosto de ler gêneros diferentes para não confundir. Acho legal ler dois ao mesmo tempo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel!
    Olha ajudei nessa pesquisa ai e não apareci ein hahahahaha
    Eu sempre leio dois livros ao mesmo tempo, um que leio em casa e um que sai comigo para todos os lugares. Porque tem livro que é muito grande e é mais conveniente ler em casa apoiado né?
    Amo seus papos literários <3
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  23. Oiee

    Adorei o post Kel e realmente ja ouvi até falar que é ótimo para a memória ler dois livros ao mesmo tempo minha mãe faz isso sempre, mas ela lê um durante o dia todo e outro antes de dormir e ela acha super normal.

    Agora eu acho que levaria o mesmo tempo para ler os dois livros igual você e realmente nao consigo ler dois livros ao mesmo tempo, eu realmente confundo as coisas não sei o que eu lembro foi de um ou de outro kkkk esses dias comecei a ler um livro em ebook pela primeira vez e tentei ler o físico ai deixei o ebook de lado e fui ler o fisico kkk nao teve jeito.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oiii Kel!! Eu tenho o costume de ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas acaba que eu dou mais atenção a 1 deles. Se penso em ler 2 livros e o segundo é mais interessante, acabo encerrando a leitura dele antes de voltar para o primeiro! Rssss

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Kel, eu não preciso nem expressar opinião aqui, ela já foi dada...
    Mas concordo que se for ler dois livros ao mesmo tempo, tem que ser por escolha própria e não obrigação, a leitura sempre tem que ser prazerosa.
    Adorei a postagem.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  26. Eu tentei uma vez só e me embolei, acredito que seja prática mesmo, senão tantas pessoas não conseguiriam!!
    Acho que vou tentar agora... É bom até para adiantar minha vida!! Hahaha..

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  27. Compartilhamos da mesma dificuldade T.T
    Só consigo ler 2 livros simultaneamente se for 1 ebook e 1 físico. Pq o ebook fica para os momentos que n estou com o fisico em mãos ~desprezado~ kkkkkkkkkkkk
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Não tenho esse costume mas nem é por não conseguir mas pq quando eu começo a ler um livro eu me dedico totalmente a ele, meus pensamentos são pra ele, pode ser maluquice mas sinto como se fosse uma traição kkkkkkk Bem maluco esse pensamento mas né...

    ResponderExcluir
  29. Estou lendo três livros atualmente. Um desses em inglês. Já estou iniciando a quarta leitura.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite! Cheguei tarde rsrs
    Eu leio dois e as vezes três. Acho que não tem dado problema porque os tipos são bem diferentes sempre. Por exemplo agora estou lendo "Do Androids dream..." do Philip K. Dick em inglês e o "Ciência Años de Soledad", Gabriel Garcia Marquez, em espanhol. Aí não tem como misturar. Mas se se forem parecidas, com certeza vai ter confusão.

    ResponderExcluir
  31. Eu leio um em casa, outro no trabalho e no colégio durante os intervalos e leio um a noite antes de dormir, toda a noite termino até dois capítulos, é bem saudável, mas eu demoro mais pra terminar de ler, não gosto de demorar terminar um livro mas não encaro leitura como disputa.

    ResponderExcluir
  32. Eu leio no minimo dois livros simultaneamente mas cheguei a ler quatro livros de uma vez

    ResponderExcluir
  33. Concordo contigo quando diz que tem a impressão que ler dois ao mesmo tempo ou um de cada vez daria na mesma.

    Eu tenho uma meta que é ler um livro a cada 5 dias (ou seja, para dois livros seriam 10 dias no total). Mas se eu pegasse dois para ler ao mesmo tempo, teria um número de páginas/capítulos lidos menor, logo, levaria mais de 5 dias para ler, possivelmente iria levar os mesmos 10 dias..

    Particularmente prefiro não misturar as histórias. Uma de cada vez, pra não ter confusão hehe

    ResponderExcluir
  34. Eu já tentei com todas as minhas forças (risos) ler no máximo dois livros por vez, mas eu sempre acabo lendo muito mais ao mesmo tempo! No momento, estou lendo 5 (ou 7, se eu levar dois livros que leio bem esporadicamente em conta; ou 9, se contar dois chatinhos que estou quase certa de abandonar).
    Enfim, a única desvantagem é que sempre demora mais para terminar um livro, já que o tempo para leitura permanece o mesmo, quanto mais histórias eu começo a ler; mas é muito legal ter vários universos sendo acompanhados ao invés de um só!
    É estranho: só percebi que são muitos mesmo porque parei para contá-los agora! Eu realmente não percebo que estou lendo livros demais.

    ResponderExcluir
  35. Olá.... concordo com você (acho que vou gastar o mesmo tempo de qualquer forma) rsrs. Gosto de me entregar pra leitura, e acho que qndo se ler vários livros ou faz com outras atividades, tipo mexer no celular, tenho a impressão que a leitura não chegou ate você.
    Nem sei nem se faz sentido... kkkkk

    ResponderExcluir
  36. Olá :D
    Ultimamente eu tenho aderido a leituras simultâneas, e tem sido bom, pois consigo ter um fluxo melhor, e mantém meu interesse na leitura maior também (com um livro só às vezes eu ficava entediado, e demorava horas pra sair de algumas poucas páginas)

    No caso, tenho usado bastante esse recurso com livros de contos, o que faciilita bastante, pois assim dá pra ler vários contos de livros diferentes.

    Atualmente (na data deste comentário), estou lendo os livros de contos:
    - Eu, Robô (metade)
    - O Último Gargalo de Gaia (1/3)
    - Assassinatos da Rua Morgue (1/5)

    São três livros que pretendo finalizar em pelo menos uma semana e meia.

    Abraços * - *

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!