22 fevereiro 2014

# Notícia Literária // Sonho do livro publicado

Oiee, gente, tudo bem?

Comigo tá tudo certinho =). Pela primeira vez em algum tempo, ando tão enrolada no trabalho (somado ao fato deprimente do meu aniversário cair no carnaval) que eu não estou nem contando os poucos dias que faltam. huahuahua. Acabei chegando muito tarde em casa ontem (sexta), então o notícia literária passa para hoje ;)

Essa semana achei uma noticia bem interessante no G1. Um senhor de 70 anos de idade, chamado Agostinho Quintino, morador de Palmas, no Tocantis, conseguiu finalmente publicar o seu tão sonhado livro. Okay, falando assim vocês podem me perguntar: e o que faz dessa notícia algo relevante? E se eu falar para vocês que esse senhor precisou catar cerca de 24 mil latinhas para vender e, desta forma, conseguir arrecadar todo o dinheiro da impressão?

A tiragem teve apenas 40 exemplares, mas toda ela já foi vendida. O livro chamado Histórias de um Juricaba começou a ser escrito em 2012. Soma-se aí mais um ano para que todas as latinhas fossem coletadas e vendidas. A vida de escritor realmente não é nada fácil!

O livro conta as histórias da vida de Juricaba, um índio guerreiro, das andanças pelo norte brasileiro e as dificuldades que enfrentou desde a infância em uma tribo indígena na ilha de Marajó, estado do Pará. O autor, que nasceu em uma tribo indígena, aprendeu a ler sozinho com o auxilio a ajuda de voluntários do Projeto Rondon, m programa do governo federal que leva profissionais de diversas áreas para regiões menos desenvolvidas do país. 

Acho que a trajetória de persistência é um exemplo para muita gente. Não há barreiras de idade, nem faz diferença o seu estado, país, a sua cor ou o estilo a ser abordado. A imaginação não tem limites e basta correr atrás dos sonhos. Espero que cada um seja um pouquinho Agostinho: persistam, não desistam =D E que o livro dele venha aqui para o Rio de Janeiro porque eu quero ler ;)


29 comentários

  1. Olá Raquel,

    Que história incrível, fiquei impressionado e super curioso com a história do livro, espero que ele consiga uma tiragem maior, vamos divulgar nas redes sociais....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda a história dele, né? Uma grande lição

      Excluir
  2. nossa juntar 24mil latas para vender é muita coisa!! também quero ler esse livro!!

    Kisses,
    Delicada e Abusada - Blog

    ResponderExcluir
  3. É uma história bonita, mas confesso que fico triste porque o governo poderia criar um projeto para a publicação né?!
    Vejo tanto escritor que precisa trabalhar em outra coisa para se sustentar, porque viver dos seus livros não dá!

    Sonho com um dia que isso mude! QUERO IR PRA SUIÇA!! hahahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éé. Nem todo mundo tem dinheiro para pagar uma publicação, né?

      Excluir
  4. Oi Keel,
    Saudades de seu cantinho.

    Quando é seu aniversário? Um fato deprimente sobre a minha vida: meu aniversário vai cair no primeiro dia útil depois do carnaval, o que significa que passarei o "grande dia" na escola :'( chorei

    Enfim,
    Sobre o post, de fato! Que história hein? Só me deu mais gás para seguir em frente e lutar, independentemente das pedras do caminho. Parabens ao sr. Augustinho.
    Me fez lembrar de uma frase, mais ou menos assim: "QUEM QUER: ENCONTRA UM JEITO. QUEM NÃO QUER: ENCONTRA UMA DESCULPA."

    Abraço
    Adriano Gutemberg
    GeraçãoLeitura.com (http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh mas eu prefiro que caia em dia útil que cair no carnaval huahuahua nmg lembra do seu aniversário no carnaval =P Adorei a sua frase e concordo totalmente com ela.

      Excluir
  5. Pra mim o mais legal do post inteiro foi saber que um senhor de 70 anos de idade finalmente conseguiu conquistar seu sonho. Isso é inspirador.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa, esse correu atrás mesmo! Vou vender latinha para publicar o meu também hehehe A história dele, mesmo que breve, é uma grande lição

    www.fasciniosliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que legal! Tomara que esse livro venha pra cá mesmo que eu tbm fiquei curiosa pra ler! Que exemplo de persistência!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  8. Que história linda, não é?
    Espero mesmo que o livro faça muito sucesso para que possa inspirar mais e mais pessoas por aí (:

    Beijos,
    Leitora Online

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que superação.
    Poucas pessoas dão valor à educação e ver um senhor de idade com tanta força de vontade para lutar pelo seu sonho nos mostra o quanto nos fazemos de pouco. Precisamos continuar lutando por aquilo que queremos, não importa o quanto demore ou o quanto seja difícil. Isso vale muito pra mim.
    Amei essa notícia e que o livro dele venha pro Rio, porque também vou querer!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e isso principalmente né. A geração de hoje é bem acomodada. E esse senhor correu atrás de tudo na vida. Grande merecedor de ter o seu trabalho publicado =)

      Excluir
  10. OMG que história linda! Parabéns à esse senhor que não desistiu! Espero que ele consiga continuar vendendo seus exemplares, deve ser um sonho! Muito boa a matéria do G1, e muito bom vc trazer uma notícia dessas à nós. Eu não tenho vontade de escrever um livro, mas acredito que deve ser o sonho de muita gente, e isso é só mais um motivo para nunca desistir. Parabéns pelo post!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente tem esse sonho de escrever um livro. Mas acho que mais dificil que a inspiração para escrever é conseguir publicar. =( Fico feliz e triste ao mesmo tempo em ver o que esse senhor precisou fazer para conseguir publicar. Depois falam que as pessoas gostam mais de livros estrangeiros...

      Excluir
  11. Nossa, Kel! Que legal! Isso é uma coisa que dificilmente iríamos imaginar, né? Um catador de latinhas usar o dinheiro que ganha com elas para publicar seu livro! Ele realmente merece respeito! Fiquei curiosa quanto à história! Será que ele consegue uma segunda edição?
    Beijos,
    Own mine

    ResponderExcluir
  12. oi Kel, adorei essa notícia, super legal a história desse escritor. E realmente é uma lição de que não há limites de idade ou tempo para se correr atrás dos sonhos.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Interessante e incentivador,mostra que para correr atrás de um sonho não te idade,basta ter força de vontade e perseverar!
    Beijinsss!

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, fiquei impressionado com a história deste homem batalhador, que conseguiu conquistar um sonho próprio com a honestidade do seu trabalho. O Brasil e o mundo deveriam dar mais valor a pessoas assim, do que certas várias outras pessoas que ganham dinheiro com meios nada dignos e/ou culturais. Literatura é uma arte <3

    Bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele é um grande exemplo!! Não podemos desistir nunca dos nossos sonhos e objetivos.

      Excluir
  15. Essa história realmente é muito impressionante, e só no mostra o quanto devemos valorizar a literatura do nosso país e correr atrás de nosso sonhos de forma honesta.
    Fico feliz por saber que ele conseguiu publicar e estou curiosa para saber sobre o livro ^^.
    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel eu vi essa reportagem e compartilhei no face, fiquei maravilhada com sua força de vontade e determinação quem dera existissem mais pessoas assim!
    Sucesso!!!!
    bjkas

    ResponderExcluir
  17. Olá Kel, tbm li essa not´picia no G1 e achei fantástica a determinação de uma pessoa para ter um sonho realizado. Mostrando que quando trabalhamos arduamente e corremos atrás temos todas as recompensas no futuro.
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que isso sirva não apenas para a publicação de livros, mas que isso seja uma lição para a vida!

      Excluir
  18. Realmente ter um livro publicado é uma grande conquista. Além da concorrência ser muito grande nos dias de hoje, é muito difícil conseguir apoio de uma editora

    ResponderExcluir
  19. Eu sempre tive isso em mente: quando você quer, você pode, basta não desisti. Minha mãe me ensinou isso e com certeza é algo que eu vou passar adiante, não só as palavras, mas também as atitudes.
    Esse senhor merece meus parabéns e espero que o livro também chegue aqui na Bahia. <3

    ResponderExcluir
  20. Oieee, tudo bom?
    Isso que é incentivo de vida! Acho que quando uma pessoa tem um sonho ela persiste até conquistá-lo. Espero que ele tenha muito sucesso e consiga imprimir mais exemplares.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!