# Resenha 65 // Métrica

Oi gente, tudo bem?

Primeiro queria me desculpar a minha ausência do blog de vocês. Janeiro está bem corrido, mas FELIZMENTE, domingo acaba e eu voltarei a ter uma vida quase normal =P. Depois que, com esse calor, hoje passei bem mal. Até fiquei ponderando se deveria mesmo postar no blog ou deixar para amanhã, mas agora estou me sentindo um pouco melhor. O calor tá insuportável e eu ainda tive mal estar, febre... dá pra imaginar, né?

Enfim, mas vamos ao que interessa. Hoje é dia de resenha. E resenha do primeiro livro que eu li em 2014. Posso dizer que comecei o ano com o pé direito. 

Título: Métrica (Slammed) | Slammed #1
Autora: Colleen Hoover
Editora: Galera Record
Páginas: 304
Orelha de Livro || Submarino || Saraiva

Sinopse: O romance de estreia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina. Após a perda inesperada do pai, Layken, de 18 anos, é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças. Um rapaz transforma tudo isso: o vizinho de 21 anos, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor. 






Após a morte do pai, Layken, seu irmão mais novo (Kel) e sua mãe se mudam do Texas, estado onde viveram a vida inteira, e alugam uma casa no Michigan. O momento é delicado e muito complicado para Lake. Ela não reconhece sua nova casa como um lar e tudo o que ela quer é voltar para o Texas. Porém, logo que ela chega na cidade, seu irmão conhece Caulder, que mora na casa em frente e, imediatamente, os dois tornam-se amigos. Junto de Caulder, Lake conhece Will (irmão mais velho de Caulder). É a partir desta atração evidente que a história começa a se desenrolar. 

Devo dizer que Métrica me conquistou de forma arrebatadora. E o mais difícil em fazer essa resenha é que qualquer coisinha a mais que eu fale já pode ser um spoiler. O livro é recheado de emoções e quotes (muitos quotes) memoráveis. Só lendo para dimensionar.

A pontuação não é o objetivo. O objetivo é a poesia

A narrativa é viciante e os personagens são fantásticos. O livro é pequeno e basta ler uma página para não ter vontade de parar. É difícil não se comover com as lições do livro: superação, enfatizar a vida e, principalmente: achar o equilíbrio entre a razão e o coração. Apesar do romance evidente, o livro foca bastante nos dramas familiares. A história é muito bem construída e atinge o seu ápice de uma forma que deixa qualquer leitor de queixo caído. 

O livro é narrado em primeira pessoa, pela Lake. Ela é um misto de sentimentos que vai crescendo conforme a trama vai se desenrolando. Lake é detalhista na medida certa. Ela conta o seu processo de luto e seu misto de "amor e ódio" por Will. Sem contar que ela é fã de Johnny Depp *-*

Se existe um homem capaz de me fazer parar de pensar em Will, ele com certeza é Johnny Depp

Não posso nunca deixar de citar que, além do enredo maravilhoso, o livro é todo costurado nas poesias. E, assim, falo isso com a maior propriedade: não sou de ler muitos poemas, mas Métrica me deixou surpreendida. No livro, os personagens frequentam uma competição de Slam. Essas competições são, praticamente, um personagem a parte do livro. O chamado Poetry Slam é uma disputa onde os poetas recitam as suas poesias (usando artifícios como uma apresentação corporal ou diferentes tons de voz) e são julgados pelos seus desempenhos.

Um milhão, cinquenta e um mil e duzentos minutos.
É mais ou menos a quantidade de minutos que eu amo você
É a quantidade de minutos que pensei em você
A quantidade de minutos que me preocupei com você
A quantidade de minutos que agradeci a Deus por Você (...)

Além disto, também tem a banda The Avett Brothers que tocam uma mistura de vários gêneros musicais (country, punk, pop , folk, rock and roll), com letras de amor e um tanto reflexivas em suas melodias. As músicas deles também são presença marcante no livro.

O livro é quase um Poetry Slam: Sensual, encantador, profundo e verdadeiro. Com personagens fortes e bem construídos. Métrica exala poesia.

O final do livro é lindo e ele tem uma continuação (Pausa). Apesar disto, o final de Métrica não fica em aberto, mas eu fiquei tão envolvida com os personagens que precisava urgentemente da continuação. Sai correndo no dia seguinte para comprar. Pausa será a próxima resenha por aqui =D







38 comentários:

  1. esse livro parece ser muito muito , bom
    eu quero kkk
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Kel, febre nesse calor é de matar! Espero que esteja melhor!

    Eu já ouvi falar bastante desse livro, mas não li ainda. Que pena que não pode contar mais sobre a história, queria saber um tanto mais porque ele está chamando bastante atenção.

    Ela é fã do Johnny?!! Então já sou fã dela. É o que eu sempre digo pro meu noivo: Eu te amo muito, mas o Johnny Depp veio primeiro na minha vida! rsrs

    Aproveitando o comentário, fiz uma tag bacana lá no blog e marquei você para responde-la, se puder.. http://migre.me/hsqoH

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale!!!! Um calor danado e eu toda coberta até a cabeça. Paula, a história é linda. Se eu contasse mais estaria dando spoilers. Mas acredite, vale a pena dar uma chance =)

      Excluir
  3. Oi Quel,
    Eu acompanhei seus comentários pelo Facebook sobre Métrica e a necessidade imensurável de se ter/ler Pausa! rs

    Eu fiquei beeeem interessado. Confesso que não fazia ideia do que o livro dizia, mas os quotes, as poesias, essa aproximação, uma tentativa de superação da personagem, isso me pegou de jeito.
    Já entrou para a lista de desejados!! :)

    Beijos
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhhhh Adriano esses livros são TÃO lindos. Sério, apaixonante. Leia também. Espero que vc goste

      Excluir
  4. Johnny Depp ???
    ai, meu deus... tenho que ler este livro... hehehe
    depois de ler sua resenha fiquei com vontade de ler... achei que era tipo "50 tons", que bom que não :)
    Eu gostei de 50 tons, mas não quero ler algo assim por enquanto!!
    Achei um livro bem realista... retrata uma pessoa que perde alguém importante e como supera e continua vivendo.... amando... é isso ai!
    Curti ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sou fããããã! Muito fã do Johnny. O livro, felizmente, não tem NADINHA a ver com 50 tons! E espero que vc goste.

      Excluir
  5. Oi Kel! Flor dessa vez não vou ler a resenha, pois esse livro está no meu Desafio de Férias e não quero saber nada sobre ele ainda. Não li nem a sinopse uhahuaahu
    Depois que eu ler, volto aqui e vejo o que você achou certinho ;)
    Bjokas

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel,
    Adorei sua resenha! Só tenho visto diversos elogios sobre o livro, mas não tinha lido na a respeito. A premissa me pareceu bem interessante, gosto de livros que trazem um foco nas relações familiares. Enfim, espero poder ler em breve, pois fiquei curiosa! rs
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Raquel, tudo bem??
    Aii que lindo! Não tinha noção que fosse um livro capaz de mexer tanto assim om o leitor. Quero muito ler...amei sua resenha. E ele esta no topo da minha lista de desejados =)
    Uma historia que deve mexer com nossos sentimentos!!

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel, tudo bom?
    Espero que esteja melhor.
    Você sabe que tenho um pé atrás com esse livro, mas como ganhei de presente eu darei uma chance para ele. A linguagem me pareceu romântica e poética.
    Espero amar tanto quanto você!
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar o livro. Talvez em Pausa vc vá sentir um pouco de raiva da Lake, mas sério, o livro é só poesia *-*

      Excluir
  9. Quero muito ler esse livro,
    adorei a resenha parece ser muito bom,
    espero poder lê-lo em breve.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Caramba, eu sempre digo que não gosto de New Adult e nem tenho vontade de ler esse livro. Já disse isso aqui no blog mesmo, em um post no estilo "piriguetagem literária". Acho bacana a ideia de colocar poesia e tal, amo poesia, mas nem isso me faz ler. Hahaha.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, este livro parece ser ótimo! Achei o enredo cativante e muito diferente por ser todo costurado nas poesias e nos traz muitas lições, parece ser muito legal. Que bom que tem continuação! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Quel! Poxa, espero que você esteja melhor! Esse calor está realmente insuportável, rezando para que a chuva chegue logo em BH \õ/ hehe
    Estou louca para ler "Métrica" e depois de uma resenha dessas... Fiquei super envolvida com essa ideia do Slam e achei super interessante o fato da autora se utilizar dessa competição na sua história, é algo bem diferente que eu estou muito curiosa para conferir! Pena que eu vi também muitas resenhas negativas sobre "Pausa", dizendo que o livro foi desnecessário :/ Enfim, espero ler em breve, ainda não li nada do gênero new adult e já não vejo a hora de saber o que acharei dessas histórias!! Bjão e melhoras (:
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. AMEI Métrica! Achei o casal Layken e Will super fofos, adorei as crianças, mas a surpresa maior foi o Slam *-*
    Ainda acho que não precisava de continuação. Mas, vou ler Pausa futuramente.

    ResponderExcluir
  14. Vi várias resenhas positivas do livro ,e sempre despertando meu interesse infelizmente ele não coube na minha lista de compra passada,mas estar na minha lista de favorito junto com Pausa!
    Melhora querida tomar muito líquido!
    Beijinss!

    ResponderExcluir
  15. Nossa fiquei apaixonada pelo livro, parece ser o tipo de leitura que amo.
    Vou procurar saber mais e voltarei aqui para falar o que achei.
    Abraços
    Viviane Martins
    vivis_martins1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Esse é um livro ótimo para começar o ano, não é?
    Livros que nos prendem são os melhores. Admito que também não sou lá muito chegado à poesia, de vez em quando me vejo escrevendo algumas mas não sou um fã.
    Porém Métrica parece ser bom, um livro que traria uma boa leitura.

    Beijos!
    Vini - Um Jovem Leitor/

    ResponderExcluir
  17. A minha paixão por esse livro vai desde a capa, ao título à sinopse! Adoro dramas e com pitadas de romance. A premissa parece bem comum, mas acho que o que muda sua visão sobre o livro é a maneira que é escrito. E não há maneira melhor que a poética!

    ResponderExcluir
  18. Oiee ^^
    Me apaixonei por esse livro ♥ é uma história tão bonita ^^ sem contar que fiquei morrendo de vontade de participar de um Poetry Slam *-*. Depois de ler Métrica, os The Avett Brothers acabaram entrando para a minha playlist, e acho que não saem de lá muito cedo...rsrs'
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Só leio resenhas positivas a respeito desse livro. A princípio não tinha muita vontade de ler, mas a cada comentário positivo isso foi mudando. Ao contrário de você, gosto de ler poesias, então acho que vou curtir bastante a leitura.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  20. Eu acabei de ler este livro e eu gostei muito. Confesso que a personagem principal ás vezes me cansava muito, mas o Will valia a pena o esforço.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Kel, demorei mais cheguei né? Poxa, que coisa você ter ficado doente , espero que esteja melhor :) . A resenha está perfeita! Pena que você não pode falar mais... Só que Johnny Depp na área, com poesia e romance daqueles bonitos mesmos ( e que queremos ter uma na nossa vida rs ) ? É comigo!
    Na verdade só estou meio hesitante por ser um new adult. Tem cenas muito fortes ? O.o .
    Beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, flor. Ficar doente é horrivel ='( Li, esse livro não tem nada de New Adult. Também achei que não fosse gostar por causa disso, mas ele é bem leve. É lindo!

      Excluir
  22. Oiee

    Eu achei o começo do livro um pouco chato e cliché demais mas até o final me fez chorar muito e aí entendi o que a autora construiu, mas estou com receio de ler Pausa kkk.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  23. A primeira pessoa que vi falando dele foi a Mana Beta. Então achei ele na livraria e folheei um pouco e quando vi q mistura poesia com narrativa pirei. Ainda n pude comprar, mas espero poder em breve.
    Adorei a resenha!!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victooor, compra logo. Ele vive na promo no submarinooo

      Excluir
  24. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas pelas resenha que vejo ele deve ser ótimo, com personagens fortes e uma trama mega envolvente *--*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  25. Olá! Quero muito ler esse livro, até hje em todas resenhas que leio só vejo pontos positivos. Parece ser o tipo de leitura que adoro, simples e envolvente!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oiii Kel!!! Menina, realmente tá fazendo calor demais!! Nem sabia que você tinha passado mal, espero que esteja melhor!!!

    Bom, eu já te disse um milhão de vezes o quanto AMEIII Métrica né!?? Nossa, achei incrível!! Me apaixonei por Will!!! Adorei!!!

    Sua resenha, mais uma vez, foi linda e passou exatamente o que eu penso a respeito da história!!

    Quero saber o que você achou de Pausa!!

    beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Comecei lendo a resenha da continuação mas tá valendo! haha Preciso ler os 2 agora, aiaiai...

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  28. Essas resenhas sempre me deixando com mais vontade de começar imediatamente um livro ! E ainda tem essa personagem, Lake, que gosta do Johny Deep *-*
    Preciso ler métrica logo !
    Bjss

    ResponderExcluir
  29. Kel,

    Seu classificação foi igual a minha, ler Métrica me despertou sentimentos que eu achei que nem poderia sentir mais. Foi com toda certeza um dos melhores livros de 2013.
    Perfeito!


    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Kel !!
    Você, através do seu nome, está em vários livros não é? rsrssr
    Difícil fazer a resenha dele sem spoiler não é? Fica parecendo que não queremos contar a história... Foi um super desafio quando fiz a resenha de Métrica !!
    Mas é um livro apaixonante !! Estou "pausada" na continuação. Logo farei a resenha dele também.
    Continue a nos visitar no Blog entre Aspas ! Adoro seus comentários !!
    Parabéns pela resenha !! Adorei !!
    Beijos,
    Renatinha

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!