# Resenha 64 // Veneno

Oiii, pessoal! Tudo bem??

Esse ano vou me superar e ler mais livros que ano passado e que em todos os anos da minha vida juntos (tá, exagerei um pouco)! A resenha de hoje é sobre o livro "Veneno", primeiro da Saga Encantadas, da editora Única, parceira aqui do blog.




Título: Veneno
Editora: Única
Autora: Sarah Pinborough
Páginas: 224

Sinopse: Para os fãs de Once Upon a Time e Grimm, Veneno é a prova de que contos de fadas são para adultos! Não existe “Felizes para sempre”! Você já pensou que uma rainha má tem seus motivos para agir como tal? E que princesas podem ser extremamente mimadas? E que príncipes não são encantados e reinos distantes também têm problemas reais? Então este livro é para você! Em Veneno, a autora Sarah Pinborough reconta a história de Branca de Neve de maneira sarcástica, madura e sem rodeios. Todos os personagens que nos cativaram por anos estão lá, mas seriam eles tão tolos quanto aparentam? Acompanhe a história de Branca de Neve e seu embate com a Rainha, sua madrasta. Você vai entender por que nem todos são só bons ou maus e que talvez o que seria “um final feliz” pode se tornar o pior dos pesadelos! Veneno é o primeiro livro da trilogia Encantadas, e já é um best-seller inglês. Sarah Pinborough coloca os contos de fadas de ponta-cabeça e narra histórias surpreendentes que a Disney jamais ousaria contar. Com um realismo cínico e cenas fortes, o leitor será levado a questionar, finalmente, quem são os mocinhos e quem são os vilões dos livros de fantasia!


Desenho da Branca de Neve
"Veneno" conta a história da Branca de Neve de uma forma que você nunca viu antes. Na construção da personagem Branca de Neve a gente já começa a ver diferenças na história infantil em relação a "Veneno". A doce princesa parecia não ser a donzela que todos esperavam, ela tinha um espírito aventureiro, usava roupas de montarias (que naquela época eram consideradas masculinizadas) e cavalgava como ninguém.  No entanto, como no livro infantil, a princesa era meiga, boa e muito amiga dos anões.

Outra personagem a ser desconstruída é a madrasta má, que se chama Lilith. Ela teve um casamento forçado com o rei, pai de Branca de Neve, não o amava e sentia inveja da enteada. Ela sabia que não chegava a ser amada por ele como foi sua falecida esposa, mãe de Branca de Neve, mas que o tinha nas mãos como ninguém e sem precisar usar a feitiçaria. A beleza às vezes é mais poderosa que o feitiço.

Branca de Neve e Lilith são as personagens principais da trama, em igual importância. Um vilão pode ser tão ou mais importante que o mocinho, acredite. As duas têm igual beleza, quatro anos de diferença de idade, mas a princesa tem um "q" a mais por causa do seu carisma. A madrasta sente inveja por não ser igual Branca de Neve. Se não pode ser amada por todos, deve ser temida por todos. E é isso que ela quer. Isso me faz lembrar do famoso ditado: "Falem bem ou falem mal, mas falem de mim".

A história vai se destrinchando como a gente bem conhece. Tem a história do caçador que tinha que matar Branca de Neve e levar o coração para a rainha, tem a história da maçã envenenada que a princesa morde e fica em sono profundo, tem o príncipe encantado, tem a casinha dos anões etc. Só que todas essas historinhas são contadas e tem finais um pouco diferentes dos que a gente conhece. No livro, outros contos infantis são citados de forma fora do convencional, são eles: Alladin, Cinderella e João e Maria.

O que me incomodou foi o final. Eu queria saber mais sobre Branca de Neve, não sei se nos próximos livros da saga a autora retoma. Tomara que sim!





Espero que tenham gostado da resenha!

Beijão



41 comentários:

  1. Já li vários comentários e resenhas e todos super positivos...
    Nunca vi a estória como infantil, dai meu maior interesse no livro!
    Adulto, maduro, realista em certo ponto... ninguém é tão bonzinho assim, né?
    Essa Branca de Neve eu quero conhecer... e muito legal que a Madrasta tenha tanto foco como a Branca... adorei o nome Lilith... nome de demônio, hehehe...
    Adorei a resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique, tudo bom?
    Ainda estou receosa de pedir esse livro de parceria. Essa nova onda de relançar histórias dos contos de fadas não me atrai muito. O livro parece bom, mas ainda não sei. Pelo menos o segundo livro da série já foi lançado.
    Gostei da sua resenha! Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha, já conhecia este livro mas ainda não li, mas parecem ser muito bom, adoro releituras de clássicos e esta é bem diferente da estória original, deve ser demais!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo bem???
    Eu estou louca para ler esse livro, pela sua resenha deu para perceber que ele é bem interessante... eu gosto de conhecer outras fábulas com relação aos contos de fadas... e embora alguns filmes serem toscos, também gosto dos filmes que retratam isso também. A premissa da história... é super interessante... quero muito ler mesmo. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, eu gostei muito da sua resenha. Eu quero ler este livro, mas ainda não comprei :(
    Acho a capa dos livros dessa série uma mais linda que a outra.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Monique eu amo adaptações! Já até interpretei a Branca de Neve na escola haha mas não me interessei muito pelo livro, além de ser mais adulto a sinopse e a trama que é esperada não foi das mais emocionantes pra mim. De qualquer jeito! Desejo uma ótima leitura pra quem se aventurar e ótima resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Lí! Eu já fiz teatro também, mas nunca interpretei a Branca de Neve =( e olha que sou muitooo branca! rsrs

      Excluir
  7. Oii, tudo bom?
    Eu adoro Once Upon A Time e só de ver a série citada na sinopse já fiquei com vontade de ler hahaha
    Confesso que tenho um pouco de receio porque já li outros contos infantis "modernizados" e mais adultos, e não gostei muito. Mas Veneno parece bem legal e eu acho que vou gostar.
    Vou esperar sair mais livros da série e se parecerem interessantes mesmo eu compro esse!
    Adorei a resenha!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha, e confesso que sou muito curiosa sobre as histórias de conta de fada que não é como sempre ouvimos ou lemos...
    Fiquei muito curiosa e pretendo um dia ler esse livro...
    Abraços
    Viviane Martins
    vivis_martins1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Eu queria muito ler esse livro pela capa, achei ela muito bonita. Gosto bastante quando eles contam essas histórias sem todo o lado doce da Disney. Nossa, fala de Alladin??? PRECISO ver, porque AMO demais Alladin!

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para mim foi uma decepção o que eles falam sobre o Alladin... e olha que eu não sou muito fã...rsrs

      bjos

      Excluir
  10. Todos so falam coisas boas desse livro, ja estou me convencendo que ele é realmente bom. Se eu acha-lo na livraria, irei compra-lo. Ja até coloquei ele na minha lista para compras *-*

    espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaaaaa eu sou doida por esse livro, ainda mais que a pouco tempo comecei a assistir Once Upon a Time, então to adorando essas versões de contos de fadas!

    Beijo,
    Mariana - Blog Portão Azul ( http://portaoazul.blogspot.com.br/ )

    ResponderExcluir
  12. Eu queeeeeeero, já amei pela sinopse!

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    O blog está realizando um sorteio - Make Fenzza, clique pra participar!
    @priscilafrr,
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Mim apaixonei pela capa e ansiosa para ler assim que tiver oportunidade é claro,muito boa sua resenha!
    Beijinsss!!!

    ResponderExcluir
  14. Eu estou achando super bacana esse onde de relançar contos de fadas!
    E até agora essa série foi a que mais me chamou a atenção, tanto que já está na minha meta de leituras para esse ano.
    Adorei a resenha. Estou curiosa para saber como que os demais contos serão inseridos neste haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. É tipo um conto de fadas da vida real, adorei! E tbm me apaixonei pela capa!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  16. Olá Monique, disseram que na continuação vc fica sabendo mais e MELHORA muito. Ganhei Veneno em uma promoção e agr estou louco louco louco para ler!!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi meninas tudo bem, ainda nao peguei esse livro para ler, apesar da capa ser interessante, já tinha lido outras resenhas que falou mais ou meno o que vc falou sobre a autora nao ter desenvolvido a história sobre a Branca de Neve, deixando pontas soltas no livro, quem sabe ela faça um livro dentro desse série mais detalhado né!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho vontade de ler esse livro, mas no momento não é prioridade. Gostei da sua resenha. Bem clara e fácil de ler.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  19. Adoro releituras, mas não sei porque Veneno não me interessou. Vi tantas resenhas positivas quanto negativas e isso me deixa um pouco receosa quanto a leitura.
    Talvez eu o leia mais futuramente. Adoro a capa!

    ResponderExcluir
  20. To morrendo de vontade de ler esse livro! Mas vou esperar mais um pouco pois me proibi de iniciar novas séries ahaha

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu amo releituras! Só acho que deviam mudar um pouco o foco do conto de fadas, sempre fazem sobre a branca de neve, porque não fazem de outros contos tbm né? hahaha Mas amo branca de neve, e esse livro me interessou bastante, e tbm achei a capa linda!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que o segundo livro fala da Bela Adormecida....
      bjos

      Excluir
  22. Li esse livro tem um tempinho, mas não gostei tanto assim. Eu esperava que a rainha e Branca de Neve fossem ser mais más do que mimadas. kkkkkkkkkk Terminei a continuação ontem e essa estória volta sim!!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  23. Olá Monique, tudo bem??
    Eu sempre tive uma boa intuição desses livros, e depois dessa resenha, realmente minha intuição não falha. Já estão na minha listinha. Ler releituras é demais e estas estão fazendo o maior sucesso e não vejo a hora de poder conferir, e li outras resenhas que meio tem continuação a historia e por isso é importante ler em ordem...

    ResponderExcluir
  24. Ganhei esse livro e a continuação dele em um sorteio. Depois da sua resenha, só quero que eles cheguem logo!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  25. Estou bem ansiosa por essa leitura.
    Parabéns pela resenha Monique!
    Bjos

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Brance de neve nunca foi minha princesa favorita, esse posto eu sempre reservei para Bela (ou Bella??). Adoro tanto a história dela e tal... Não tenho muito interesse nesse livro, mesmo tendo achado a premissa dele criativa. É que ando muito exigente e não sei se esse é o tipo de leitura que procuro no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que sou uma pessoa exigente até demais.

      Excluir
  27. Adoro reeleituras e já vi várias críticas positivas sobre Veneno. Queria saber o que acontece nesse final pra ele ser tão comentado. Mas pelo que sei é um bom gancho para o segundo livro, né? Estou animada para essa leitura, só não sei quando terei a oportunidade de fazê-la.

    ResponderExcluir
  28. Esse é um dos livros que quero ler faz algum tempo, adoro releitura de contos clássicos e essa parece ser bem interessante.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  29. Oiii!! Adoro Once upon a time...estou meio atrasada com os episódios, mas adorei a série!! Animei em ler esse livro, gostei bastante da resenha!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Não tinha lido resenha nenhuma ainda, então não sabia que veneno era sobre a branca de neve em uma versão para adultos. Na disney só passa aquela imagem fofinha da história, o que eu acho ótimo, porque adoro até hoje esse filmes da disney haha. Mas você já leu sobre qual o fim dos nossos conhecidos "contos de fadas", o da Cinderela, da pequena sereia, etc? são todos com finais horríveis! Me animei bastante pra ler veneno !
    Bjss

    ResponderExcluir
  31. Oi Monique, tudo bem?
    Este é um livro que está dando o que falar na blogosfera e eu estou morrendo de vontade de lê-lo!
    A capa é linda e a premissa é muito bom e interessante! Já o coloquei como desejado ;)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Monique,

    Até agora eu me pergunto, que final foi aquele?

    Menina eu tive vontade de bater uma panela na cabeça do príncipe, ele é muito machista, espero que minha impressão sobre essa série melhore com o segundo livro.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Once Upon a Time é demais! Então provavelmente me apegarei a essa nova série.
    Entre tantos contos de fadas, Branca de Neve é uma das mais legais, essa coisa da rainha Evil é interessante! hehe. :)

    Bela resenha!
    Beijos!
    Vini - Um Jovem Leitor/

    ResponderExcluir
  34. Ah, estou muito desesperada por esse livro.
    Sou fanática por contos infantis!
    Que ótimo comentário desse post, me deu mais vontade de ler!
    Gerando o boleto em 3..2..1! Haha

    Beijo
    http://encantosparalelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!