# Papo Literário // Ressaca Literária

Oiee, gente, tudo bem?


Comigo tá tudo certinho. Hoje vamos falar de algo que atinge todos os leitores compulsivos, pelo menos uma vez na vida: Ressaca Literária. 




Vejamos os sintomas:

- Você tira um livro da estante e se prepara para lê-lo
- A leitura não flui da maneira desejada
- Você não consegue se concentrar, a leitura não flui
- Você tem vontade de largar o livro.

Se você já sentiu isso alguma vez, bem, você teve uma ressaca literária. Nesses casos, não há Engov que resolva. Por definição, segundo o dicionário online, "ressaca" é uma indisposição sentida por quem para subitamente de consumir uma droga da qual é dependente. Redimensionando para o universo do leitor, a Ressaca Literária é quando sentimos uma indisposição por parar de consumir um livro que foi bom demais e simplesmente não conseguimos largar daquele universo.

Vejamos o dia a dia de um leitor compulsivo: ele lê por mês vários livros e nunca está satisfeito, sempre quer mais e, claro, sempre quer ler um livro melhor que o anterior. Desafios, metas particulares, tudo isso contribui para essa vontade de louca de estar sempre com um livro aberto. Até que lemos "O" livro que mexe com a gente, que nos faz refletir, que nos faz querer continuar pensando naquele final ou naquele personagem. É nesse momento que vem a Ressaca Literária. BOOOOM.

Tentamos seguir em frente, continuar o nosso ritmo de leitura, mas o livro seguinte não nos atrai tanto quanto o anterior. Acreditem, às vezes pode ser muito difícil mergulhar no universo de um livro. E o pior é que a culpa não é do enredo, nós é que precisamos nos desprender do que lemos antes. Sabem aquela máxima dos términos de namoro? "O problema não é você, sou eu"? Juro, isso é válido para os casos de Ressaca Literária. Pelo menos nesses casos a frase é sincera =P.

Tive uma pequena Ressaca Literária ao ler "Métrica". Não consegui sequer imaginar outro livro após terminá-lo. Queria tanto continuar naquele mundo que sai igual a uma doida atrás da continuação, só para continuar pertinho do Will. Sério, fui à três livrarias procurando "Pausa" até encontrar, voltar para casa correndo e engatar na leitura. Felizmente a Ressaca não voltou quando eu terminei "Pausa", mas o início de "O Apanhador em um Campo de Centeio" foi um pouco complicado. Graças a Deus durou pouco, só algumas páginas. =P Tive uma ressaca semelhante com Harry Potter. Quem acompanha o blog sabe o quanto eu sou fã da saga e simplesmente me negava a ler qualquer outra série. Foi preciso muita insistência do meu namorado pra eu ceder e ler "Jogos Vorazes". Acabou que amei os livros da tia Collins e continuo amando Harry Potter.

Bom, se você já se viu em situação semelhante a minha, não se desespere, a cura é simples: por pior que sejam os sintomas, respirem fundo, fechem o livro e relaxem. Tirem um dia de descanso da leitura que tudo vai passar. =)

E vocês? Já passaram por alguma ressaca literária?

beijos




39 comentários:

  1. Ow se já passei e foi com Jogos Vorazes. Já tinha lido vários livros bons, mas nenhum se comparou a Jogos Vorazes (Exceto HP e a Pedra Filosofal). Não conseguia ler nada, parecia que nenhum livro era capaz de me animar... horrível! Sua dica de cura realmente funciona!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu já passei, quando li Harry Potter e coleção me marcou de tal forma que até hoje me pego lendo os livros e assistindo aos filmes.
    Tiveram outros livros, mas acho melhor não listar aqui kkkk.
    Adorei a postagem, pois isso é uma coisa comum entre nós leitores.
    Abraços
    Viviane Martins
    vivis_martins1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Algum leitor compulsivo conseguiu se livrar de ter ao menos uma ressaca literária? haha
    Eu fiquei com uma ressaca terrível quando terminei Como eu era antes de você.. Comecei vários livros e abandonei todos nas primeiras páginas. O único que me tirou dessa situação foi Simplesmente Ana da fofa Marina Carvalho!
    Espero não passar novamente por essa situação.. é de fato muito ruim!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Ressaca Literária é horrivel e com certeza quem ama Harry Potter ficou com essa sensação que ao meu ver foi onde tudo começou kkkk , também fiquei com ressaca literária de Métrica, Belle, Morra Por Mim e sei la quantos mais pois é muito livro bom kkk, pelo menos não somos a única a sofrer disso e isso conforta um pouco.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, você saiu de Métrica para O Apanhador no Campo de Centeio, não sei como você não entrou em depressão! rs

    Felizmente não tive um sentimento tão grande para ser considerado uma Ressaca. Fiquei um pouco assim com Crepúsculo, primeiro livro da série, porque estava em uma fase complicada da vida e aquele romance bonito me pegou muito, mas aprendi a ler sem me apegar tanto, porque infelizmente a última página chega e não quero deixar o coração lá. Harry Potter acabou, e por mais que eu tenha chorado (muito), segui em frente. Levo isso daquele dia em diante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIIIIMMM huahuahuahua esse inicio do ano foi de livros deprês huahuahuahuahua

      Excluir
  6. Estou passando por isso... calor de 40 graus não ajuda em nada...
    nem posso ir no shopping aproveitar o ar para ler (como já fiz), porque os ônibus em Poa estão em greve...
    Acho que vou tentar um livro mais leve... eu queria terminar "a fúria dos reis" antes de voltar das férias... mas não vai dar, hehehe

    ResponderExcluir
  7. Nossa eu lembro quando eu tive uma ressaca literária... Eu tava lendo Paixão (serie Fallen), e na metade do livro a leitura não fluía, eu mal conseguia ler 10 paginas, foi horrível. Eu pegava outro livro pra ler e não consiga nem passar do terceiro capitulo, e começa outro e mais outro e nada de prosseguir com a leitura, e extremamente frustante.


    Peace Out!
    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Passei por algumas ressacas literárias quando li Jogos Vorazes, Os instrumentos Mortais, Divergente, Ladrão de almas... vários dos meus favoritos.
    Quando isso acontece, tento ficar um dia ser ler nada, e se isso ainda não ajudar, leio um chick-lit ou uma leitura mais leve para descontrair.
    Métrica é muito bom! Ainda não li Pausa, mas pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu não tive ressaca com JV porque li todos seguidos. O livro é muito bom e realmente faz refletir.

      Excluir
  9. Oi Raquel, tudo bem flor?
    Eu passou por isso de vez em quando, e uma das minhas ultimas foi muito difícil de curar. No momento me encontro um tanto cansada por causa da pós, mas estou tentando manter um ritmo de leitura e espero sinceramente conseguir. Vamos ver.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raquel! Tudo bem? Ressacas literárias pós livros de Harry Potter sempre aconteceram comigo... E ainda acontecem hehe O meu maior "erro" foi ler HP ao mesmo tempo em que eles eram lançados, pois eu terminava um livro e sabia que demoraria horrores para o lançamento do próximo. De qualquer forma, quando isso acontece comigo, não tem jeito, tenho que tirar uns dois ou três dias de folga e é nesse tempo que eu faço as minhas maratonas de séries!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhhh eu também fazia isso!!! mas não tinha como né? Quando comecei a série já tinham os dois primeiros, depois disso, anualmente era uma martírio!!!!

      Excluir
  11. Eu estou em uma ressaca literária de quase 2 meses, depois que li Máscara, nunca mais fui uma leitora tão assídua... o livro mexeu comigo e eu não consigo esquecer.... eu geralmente leio cerca de 5 a 6 livros ao mês... e até agora ainda estou lendo um livro em todo os mês de janeiro... tá difícil sair dela, esto tentando e muito.... Mas Máscara foi maravilhoso... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Ressaca pra mim não é assim, eu não fico fissurada naquele mundo que quero continuar nele, simplesmente não consigo ler nenhum livro. Não é por causa que gostei tanto do anterior...

    Beijos,
    Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  13. Nossa, já passei por muita ressaca literária! E é horrível. A pior de todas foi quando terminei de ler Eu sou o mensageiro, e fiquei uns dois meses sem ler. Tudo isso porque o livro é IN-CRÍ-VEL! Agora, quando passo por isso, faço uma releitura de um livro que gostei bastante, pra ir voltando aos poucos com o ritmo.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Mari, eu super quero ler esse livro. Dizem que é muito bom!

      Excluir
  14. Que leitor não teve seu momento de ressaca literária? Aconteceu isso comigo depois que terminei de ler os livros de Instrumentos Mortais (e só falta um pra ser lançado e terminar a série, muito triste), foi difícil começar a ler outro livro com tema totalmente diferente, mas a pouco tempo comprei a outra coleção da escritora de TMI e prevejo que terei uma ressaca literária depois que acabar de ler a trilogia, espero que não, mas só terminando de ler pra saber né.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Ainda não passei por essa experiência mas acho também que é quando não conseguimos nos desprender de um livro,por exemplo ,minha cunhada ler vários livros ,mas sempre estar relendo o que mais gostou 50 Tons de cinza,já leu 4 vezes!!!!

    ResponderExcluir
  16. Já tive isso várias vezes! hahahaha Mas fiz como você falou! Tirei um dia de descanso, tentei não pensar naquela história ou naquele livro (e olha que é difícil) e segui em frente! Afinal de contas, a vida continua, né? kkkkkkkkkk

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  17. Muito divertido esse post! Já tive uma ressaca literária recente rs
    No meu caso, foi com a perfeita série Hush, Hush! Eu simplesmente amei os livros e quanto terminei o último, senti um vazio danado e não sabia mais o que eu fazia com a minha vida rsrs #Exagerandoaqui
    Então, alguns dias depois, comecei a ler Diários do Vampiro - O Despertar. Resultado? Não aproveitei bem a leitura porque simplesmente não era Hush, Hush! rsrs
    Mas algumas páginas depois, fui lendo e acabei gostando mesmo lá pelo final do livro...muito trágico. Mas algum dia pretendo relê-lo e aproveitar mais, dessa vez sem ressaca nenhuma!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, eu não gostei de Diarios do Vampiro at all! E olha que nem precisou de ressaca pra isso HUAHUAHUA. Achei o livro mt ruim!

      Excluir
  18. Minha receita pra sair de uma ressaca é ler algo bem leve e divertido, no final do ano passado fiquei assim, tive que ler uns Chick lit, pra passar essa sensação.
    Atualmente estou passando por uma, estou com três livros começados e não consigo evoluir, vou ter que apelar pra um romance histórico leve, pra ver se passa.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Já tive e estou tendo uma agora mesmo, Kel! Legend e Prodigy, cara que distopia perfeita! E pior é que eu não consigo nem passar do capitulo 10 de Não Pare!...
    Ressaca Literária é horrível e eu espero mesmo que essa passe logo haha mas que leitor não passou por isso né?
    Beijos!
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Nesse início de ano estava com uma ressaca terrível, isso depois de ler um livro perfeito: Correr ou morrer! Mas gente, fico feliz que isso tenha passado, aliás, já estou lendo a continuação do mesmo: Prova de fogo.
    Essas ressas são horríveis, mas com o tempo a gente aprende a lidar com elas.

    ResponderExcluir
  21. Oi Raquel, tudo bom?
    Eu não costumo ter ressaca literária (graças a Deus). Mas tenho muita dificuldade quando o livro não está fluindo. Quando o livro é muito chato eu tenho dificuldade para fazer a resenha ou pensar na história para escrever.
    Ainda bem que temos muitos livros bons para nos tirar da ressaca literária.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu sofro muuuuito disso! kkkkk Mas que bom leitor não sofre né? Tem livro que leio que depois tenho que ficar um tempo sem ler nada só para digerir tudo aquilo, é muito angustiante, mas tbm, tem alguns autores que parece que sentem prazer em nos ver sofrer né? hahahha
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Acho que isso acontece com todo mundo, né?! As minhas até hoje foram ressacas levinhas...

    ResponderExcluir
  24. Olá Kel...Realmente demais este posts...Sempre via as pessoas falando sobre a tal da ressaca, mas como sempre leio gêneros super variados e sempre mesclo, não imaginava que aconteceria comigo, foi então que li A esperança e tudo mudou...Não conseguia tirar a historia da cabeça, e depois tentei ler três livro diferentes e nada de me apegar a historia...Então dei uns dias de descanso para a leitura e deu tudo certo!!

    ResponderExcluir
  25. Kelzitcha!! Somos muito parecidas! Também tive ressaca literária em Harry Potter e em Métrica!! Foi dificil começar outro livro depois!! rsss!! Ultimamente, estou com um pouco de ressaca literária pós Cisne!

    Beijos,

    Mari

    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ressacas são tão comuns na minha vida que eu até já me acostumei. Inclusive, estou em uma depois de "As violetas de março". Geralmente o que faço é esperar e insistir, é claro. Não sou de desistir ainda que a leitura esteja chata e cansativa. Embora difícil, no final das contas, todo mundo consegue superar uma ressaca literária.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita! Está chegando a hora de eu ler esse livro. Será que vou ter ressaca tb?

      Excluir
  27. Quando eu fico assim ou eu deixo a leitura de lado por uns dias ou eu começo a ler outro livro em paralelo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Kel minha última leitura foi Métrica e agora está sendo um porre ler Esc@ndalo.
    Bjos

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Minha última ressaca literária foi Finale da Becca >< nossa, eu fiquei anestesiada kkkk!

    Beijocas!!

    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Kel, tudo bem com você?

    Pois é =( eu mesmo estou em uma pequena Ressaca Literária por ler Extraordinário, estou com Cidades de Papel na minha cabeceira a uma semana e não consigo pegar para ler... Espero que passe logo.

    Beijos Kel

    Theo/Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu além de ressaca literária, também sofro de um outro mal chamado de medo de eventos futuros hahahhaha
    Sempre fico parado em um livro com medo do que vai acontecer com alguns personagens que eu gosto

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!