# Papo Literário // Leitura Dinâmica


Oi, pessoal! Tudo bem?

Vocês já ouviram falar em leitura dinâmica? Não, não estou falando do programa de TV. Rs Leitura dinâmica é uma forma de ler textos de forma rápida e clara, com o mesmo entendimento que você teria se lesse da forma convencional.

A maioria das pessoas têm como hábito fazer a vocalização das palavras, mesmo que silenciosamente. Mas para aprender a ler de um modo rápido, deve-se mudar o método de leitura. Uma das técnicas utilizadas é a leitura de palavras inteiras, ou por blocos inteiros de palavras em vez de sílabas. A distribuição do texto deve ser de forma que facilite a "varredura" dos olhos, sem que seja necessário deslocá-los muito de um lado para o outro.

O cérebro responde conforme os estímulos que recebe. Se durante anos, a pessoa lê lentamente, os estímulos são enviados para o cérebro em baixa velocidade, e a resposta é lenta. Na leitura dinâmica, as informações são enviadas mais rapidamente para o cérebro, elevando a velocidade de raciocínio.

Após um bom treinamento, e da contínua utilização da técnica, a pessoa é capaz de alcançar uma velocidade de mil palavras por minuto. Essa velocidade é normalmente de 5 a 8 vezes a velocidade inicial, isso para o entendimento total do texto.

Dicas para fazer uma leitura dinâmica:

Elimine os ruídos
Desligue a TV, o computador e afasta-se do celular. Sente-se confortavelmente e faça os exercícios com um texto que você já leu várias vezes, porque é importante treinar com uma informação que você domina.

Descubra a sua marca inicial
Cronometre um minuto no relógio e conte quantas palavras você consegue ler nesse tempo. Um leitor normal lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com compreensão de 80%.

Use os dedos
Tome cuidado para não pronunciar o que lê, mexendo a boca. Também tente evitar voltar sempre para a mesma linha do texto. Aí o jeito é acompanhar as linhas com o dedo. Agora é só acelerar e ler mais rápido. Você não vai entender nada no começo, mas seu cérebro vai ser forçado a absorver informações.

Visualize blocos
Com a aceleração, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. É aí que acontece a mágica: você não verá mais o texto como uma sequência de letras, mas em unidades de pensamento. Para ler, você vai passar das sílabas para as palavras e das palavras para as ideias centrais do texto.

Troque de leitura
Vá aos poucos mudando o tipo de texto. Depois procure algo mais denso.

Fontes: InfoEscola e Revista Superinteressante


Vamos para a minha humilde opinião sobre esse assunto. Eu já tentei pôr em prática as dicas e fazer a tal leitura dinâmica, até que para textos sem muito aprofundamento deu certo, mas não me vejo fazendo isso com livros, por exemplo. Com a leitura dinâmica não sinto que me aprofundei muito no texto, que refleti realmente. Os especialistas falam o contrário, dizem que a leitura dinâmica faz com que a pessoa acabe se interessando mais pela leitura e lê mais. Acho que isso aconteceria pela rapidez que a pessoa no auge da leitura dinâmica consegue ter. 

Ano passado eu li uns 12 livros de ficção. Se eu tivesse adotado o mecanismo da leitura dinâmica eu poderia ter passado dos 100 fácil. Não ia perder muito tempo, não é? Mas eu não acredito que ler correndo, sem refletir, sem sentir, seja o modo melhor de ler. Eu tenho um ritmo de leitura bom, geralmente acabo de ler livros médios em um dia, mas respeito o meu tempo e apreendimento.

Alguém aqui usa o método da leitura dinâmica e tem uma opinião que diverge da minha?? Conte para a gente!

Beijos



30 comentários:

  1. Muito interessante o post. Também acredito que devemos respeitar nos nossos limites e, claro, ter uma leitura prazerosa. Desse modo, a velocidade da leitura é o que menos importa.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  2. Não consigo me imaginar fazendo leitura dinâmica com meus livros não didáticos. Acho que perderia muito das expressões e reflexões pós-leitura e talvez não teria a tal "ressaca literária" depois de ler um livro excelente.
    Faço leitura dinâmica apenas em artigos acadêmicos, pois tenho que ler muitos por causa do meu Mestrado.

    ResponderExcluir
  3. Interessante, mas prefiro minha leitura '' lenta'', é melhor, assim presto mais atenção <3

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, como vai?
    Gostei do post, mas tenho a mesma opinião que você sobre o assunto...
    Eu leio bem devagar, mas acho que se lesse mais rápido não conseguiria absorver a história e nem compreender o que estiver lendo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu não sabia que existia esse termo de leitura dinâmica, mas pelo que li, eu acho que é esse tipo de leitura que eu pratico ahuahau não que meu foco seja ler muito rápido, aliás, eu evito ao máximo fazer isso, mas quando pego algum livro que gosto muito, acabo lendo bem rápido mesmo me policiando. Adorei o post, muito informativo!

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  6. Acho muito interessante esse método, uma professora minha comentou sobre isso comigo uma vez, eu até consigo um pouco, ler mais rápido que o normal, mas não foco muito nisso, acho que leio moderadamente, nem rápido nem devagar hahaha
    Mas achei o post muito interessante!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Monique, concordo muito com você. Tem gente que consegue leitura dinâmica, outros não. Acho que isso varia de pessoa para pessoa. Num livro algumas informações podem se perder, mas treinando a gente sempre melhora, né? Beijão!

    Sugestão para o Papo Literário: o "preconceito" de algumas pessoas com os e-books e a importância deles ;)

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu vou tentar esse método esse ano, se no final do ano eu for bem eu continuo com o método se eu não for eu não continuo. A minha única dúvida e se eu vou mesmo conseguir me envolver com a leitura como eu me envolvo agora usando o meu método

    ResponderExcluir
  9. Eu também acho que não consigo fazer isso com livros, pois vou sentir que não li direito.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Monique...
    Achei super interessante esse texto sobre a leitura dinâmica. Eu não curto muito, até mesmo porque depende muito do que se é pedido... Quando se trata de uma reportagem, ou algo como contos, pode até ser utilizado, mas eu ainda sou contra. Eu sou do tipo de pessoas que tem vários ritmos de leitura... depende do meu estado de espírito no momento e do livro que estou lendo, mas em todos eu gosto e muito de sentir o que estou lendo. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Realmente tenho que concordar com a Nina, esse post me intrigou =) Nunca tinha parado de pensar no assunto dessa forma, também tenho a mesma opinião que você Monique. Perco a conta de quantos vezes releio uma mesma página para entender mesmo tudo que está explicado, acho que esse bom entendimento é o que torna a leitura mais prazerosa mesmo.
    Beijão!
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Bibliotecários tem que aprender a fazer este tipo de leitura para descobrir o assunto do livro para indexa-lo na base de dados dos catálogos para que usuário da unidade encontre o material que deseja... e como são muitos livros a leitura tem que ser mega rápida!
    Eu terei que aprender a fazer tb, já que faço biblioteconomia e suas dicas váo me ajudar!
    Adorei o post...

    ResponderExcluir
  13. legal muri eficiente kkkk
    beijos
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie linda, tudo bem?
    Passando para ver suas coisinhas e sinceramente gostei bastante da sua postagem, até porque eu estou lendo dois livros e sinceramente tem me cansado, mas depois que comecei a agendar as minhas leituras, eu comecei a ler mais rápido e também a acumular RESENHAS -.- Mas acho que isso de um certo modo é bom né? Mas eu tenho prestado bastante atenção nas histórias, até porque não gosto nem um pouco quando tem barulho perto de mim.
    Quanto a sua postagem, tipo, eu tenho as vezes mania de ler em voz alta. Não sei...só pra ter mais atenção no que está acontecendo. (risos)
    Mas enfim

    Outra coisa querida, queria me desculpar por ter sumido, mas estive viajando e voltei a pouco tempo. Espero que esteja bem.
    Depois passa lá no meu cantinho que tem uma RESENHA super bacana no qual eu CAPRICHEI na postagem.
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Achei interessante, mas prefiro manter a minha velocidade. Já estou no terceiro livro desse ano, e normalmente leio dois livros por mês.
    Acho que ler livros muito rápido não é legal, pois assim você não se aprofunda na história, o que gosto muito nos livros, eu posso viajar neles.
    Adorei a postagem, muito interessante...
    Abraços
    Viviane Martins
    vivis_martins1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Eu sonho em fazer uma leitura dinâmica, já tentei mas não me acostumei. Um dia ainda pegarei firme nessas técnicas rs
    Bjos

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei bem interessante o post, ainda não sabia nada sobre isso, mas concordo com você! Nós devemos ler do nosso jeito mesmo, apreciando e entendendo bem o texto sem nos importar com tempo, eu leio bem rápido e acho que não preciso aumentar a velocidade não! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Estou abaixo da média, leio 130 palavras por minuto no meu ritmo normal, consigo chegar as 250 numa leitura rápida, mas cansa a vista.
    Pesquisei sobre o tema ano passado e fui numa escola para conhecer a metodologia, tudo faz muito sentido, só é preciso muita disciplina e treinamento.
    Ainda pretendo fazer o curso num futuro breve.

    Abraços, DuLapa.
    http://www.dulapa.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Acho muito interessante a questão da leitura dinâmica e tudo mais, mas passei a ler mais rápido com o tempo e conforme a minha frequência de leitura aumentou. Começou quando eu comecei a ler mangás. Já consegui ler mais de 150 capítulos em um dia.

    E depois com os livros. Como tenho a regra de NÃO ler em casa, só leio na condução, geralmente leio um livro de 200 e poucos páginas em dois dias. Já cheguei a ler 4 livros em uma semana, então acredito que conforme o tempo a minha leitura tenha ficado mais rápida, porém, também prefiro absorver melhor a história do que bater recordes em leituras.

    ResponderExcluir
  20. Olá Monique, queria te parabenizar pela postagem, achei demais estas informações, pois uma vez vi um reportagem sobre o assunto, mas achei esta sua super explicativa. Confesso que teria dificuldade de me adaptar a este tipo de leitura, pois leio por prazer mesmo, mesmo que demore!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Monique, tudo bom?
    Vou discordar um pouco, pois não acho que uma pessoa que leia rápido não tenha absorvido a essência de um livro. Falo isso porque leio rápido e vejo muita gente falando que eu não prestei atenção na história ou que li com descaso. Pelo contrário, até me surpreendo quando leio determinados livros bem rápido.
    Acho que isso vai de cada um, pois muitos leitores precisam ficar concentrados para que a leitura flua.
    Achei o tema do post super pertinente e muito interessante. Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não sou o tipo de pessoa que admira essa prática.
    Acho que vai totalmente contra o conceito de leitura, exceto se for para estudar, mas não acho bacana em uma leitura que seria para o lazer. Geralmente nós lemos como diversão, então qual o propósito de uma leitura dinâmica nesses casos? Exceto se for um blog cheio de parcerias e prazos para cumprir, outra coisa que não acho legal.

    ResponderExcluir
  23. UAU 800 palavras em 1 minuto? :O
    Leitura dinâmica é ótimo para o ENEM para não perder tempo, coisa e tal, o problema é você acabar deixando uma informação para trás... Mas enfim, acho que leitura dinâmica não dá muito certo comigo não, principalmente para ler um livro. Se estou amando a história e a narrativa, com certeza irei ler mais rápido, mesmo assim há muitos livros ótimos que gosto de ler bem devagar para aproveitar cada detalhe. Além disso, o principal fator que agrava isso tudo é o fato de ter que ler em um local mais silencioso, o que é quase impossível para mim, pois leio no ônibus, em filas, nos intervalos das aulas e esses momentos nunca são tranquilos. Enfim né, sendo leitura dinâmica ou não, alguma hora, depois de ler vários livros, você vai acabar ficando mais rápido nas leituras e isso já é suficiente para mim. (:
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Muito boa essa postagem ,nem sabia que existia esse tipo de leitura ,a minha tento não ser muito lenta,rsrs depende da ocasião,lugar ,quando estou concentrada eu corro um pouco talvez seja ansiedade para ver o que que vai acontecer,pela primeira vez estou em um desafio e tentando ser mais rápida sem deixar de apreciar e entender a história!

    ResponderExcluir
  25. Achei bem interessante os métodos e vou até treinar pra ver se me adepto a esse estilo. Não busco exatamente essa leitura veloz, mas acho que exercitar o cérebro a assimilar várias informações rapidamente seja uma coisa positiva.

    ResponderExcluir
  26. Já tentei ler assim, mas não deu mt certo. Era uma merda e não entendia nada. Resolvi que meu jeito de ler é o melhor para mim e doa a quem doer hahahahaha
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Não acho que esse tipo de leitura sirva para mim, gosto de ler devagar imaginando cada cena do livro e com essa leitura é tudo tão rápido que não da para fazer isso...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  28. Oiii Monique!!! Não sei se eu conseguiria ler de forma tão rápida assim! Vou fazer o teste e seguir as dicas que você postou...vamos ver!! Depois te conto!!

    beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Eu leio super rápido e nem sei te dizer como eu consegui isso! rs Já o meu marido demora muuito pra ler! Quando a gente tá em casa vendo as atualizações do facebook, eu leio a escrita das imagens super rapidinho e já tô indo pra baixo, mas tenho que voltar quase sempre pq ele tava no comecinho ainda! rs E ele não se conforma em como eu consigo ler rápido assim! Mas quando se trata de livros eu já não sou tão rápida assim, prefiro ler um pouco mais devagar pra conseguir absorver bem a história e quando se trata de uma história envolvente e apaixonante eu acabo voltando pra ler de novo! rsrs

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  30. Eu leio bem rápido, normalmente em um dia se eu não tiver nada pra fazer e a leitura estiver prazerosa. Lembro de quando eu li a coleção a mediadora em uma semana, nossa, eu não fazia mais nada, mas eu estava de férias também, nem liguei o computador nesse período. Mas tem o lado ruim de ler rápido, fica aquele gostinho de quero mais muito rápido, sabe? As vezes queria até demorar mais a ler, mas não consigo ! Sempre quero saber o que acontece depois, hehe
    Bjss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!