07 janeiro 2014

# Papo Literário // Capa Original x Capa de Filme

Oiee, gente, tudo bem?

Hoje é dia do leitor, então, primeiramente, parabéns a todos nós que não conseguimos desgrudar da companhia agradável de um bom livro =D. Depois que hoje é dia do nosso Papo Literário. O primeiro papo do ano e já com um assunto meio "polêmico".

Capas de filme ou capas originais?

Gente, sério, esse é um assunto que me perturba (e muito) E sinceramente, não sei dizer o que é pior. Livro que nem chega a ser lançado com a "capa original" ou livro que é lançado com a capa original e a editora resolve que, quando o filme está para ser lançado, é melhor fazer uma edição com o poster. ALOOOUUU. Sem contar que, uma vez lançada a capa do filme, torna-se difícil encontrar a edição original. Vou deixar aqui alguns motivos que me deixam irritadas quanto a isso:

1) Isso é um baita golpe de marketing. A meu ver a estratégia não passa de uma forma de tentar lucrar um pouco mais em cima das bilheterias do cinema. E não basta ter o poster do filme. Tem que vir com aquela frasezinha básica: "livro que inspirou o filme" Aliás, essa frase é outro parlamento a ser tratado. Dizer que esse ou aquele livro "inspirou o filme" é nada mais, nada menos que menosprezar o livro diante do produto cinematográfico. Deveriam logo substituir a frase por "sabe aquele filme que tá prometendo uma grande bilheteria? Então, esse produto aqui é parecido. Leva também. Vai que...". 




2) Filme não é a mesma coisa que livro e não merece a comparação com uma capa de poster. Colocar um poster como capa, ao meu ver, é comparativo. E nós sabemos que existem muitas diferenças entre os produtos. Claro, não podemos ser injustos porque há filmes que são bem fiéis aos livros. Mas também sabemos que não é sempre isso que acontece. 



























3) Perda da originalidade. Esse fato está relacionado ao tópico acima. Eu acho que o mais legal do livro É a sua identidade própria. Todos nós sabemos que acabamos nos influenciando pelo trabalho gráfico. Um bom projeto nos atrai e faz com que a gente queira comprar. Um livro com a capa de filme perde a sua identidade. Ele passa a ser um produto do filme. E, assim, não é que as capas originais sejam feias. Muitas vezes elas são até mais bonitas que os cartazes.

Pode até ter gente que vai achar a capa do filme bonita, mas a capa original tem muito mais a ver com a história.


4) Perda da opção de escolha. Acabamos forçados em comprar um filme cuja capa é a mesma do filme. E aqueles que preferem a capa original? Como faz?


Sinceramente, não vejo qual é o problema com as capas originais. Ou pelo menos, em deixá-las em circulação. As capas com pôster de filme poderiam ser uma edição comemorativa, uma edição especial que, após esgotada, voltaria ao padrão. Mas quem se dá mal nesta história são sempre as capas originais, que caem no esquecimento. Alguém lembra da capa de Um Porto Seguro sem ser a do filme? 

Capa dos filmes do Nicholas normalmente são sempre a mesma coisa. Mas também é certeza de que, lançou filme, a capa original some do mapa.

Um detalhe é que eu fiz um pequeno comparativo. Por exemplo, o livro "Percy Jackson e o Mar de Monstros" com a capa do filme, em alguns sites na internet, pode sair em torno de 24 reais. Enquanto, também em livrarias online, o mesmo livro, com a capa original, sai por 18. A diferença pode ser pequena., mas vale lembrar que é O MESMO LIVRO!! O mesmo está acontecendo com A Menina que Roubava Livros. A capa original (que é linda, por sinal), está 24 reais, enquanto o livro em Pré-Lançamento com a capa do filme está, pasmem, 32. (preços online, não verifiquei em loja física)

Deixo aqui as minhas orações para que A Culpa é das Estrelas não tenha poster de filme. 








45 comentários

  1. Feliz dia do leitor para ti também,prefiro a capa dos livros!
    beijinsss!

    ResponderExcluir
  2. Compartilho do seu mesmo sentimento Raquel! Tenho vários que foram trocados pelo poster do filme... Mas a pior situação que já peguei foi o livro Eu Sou a Lenda, a história do livro é bem diferente do filme, o que não condiz em nada com a capa! Mas enfim, tudo pelo marketing...

    Mto legal o post! =)

    www.CarinaPilar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vi esse filme e nem li o livro, Carina. Mas posso imaginar como seria huahuahuahua

      Excluir
  3. Oii Kel!! Concordo, concordo, concordo!!!! Não gosto desse lance de capa do livro ser modificada por causa do filme. Livro é livro, filme é filme!!! Fico feliz de ter lido A Menina que roubava Livros beeeem antes dessa febre do filme, porque assim fico com a minha capa original (que também acho mais bonita) que eu acredito que vá ficar dificil de encontrar por aí!

    Eu também amo cinema!! Não estou menosprezando os filmes. Mas quando um filme é feito para contar uma história (que ja foi contada em um livro) também acho que a capa com o poster deveria se limitar a edições especiais!

    Adorei o post de hoje!!

    beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a capa original de A Menina que Roubava Livros era MIL VEZES melhoooorrr. Acho que pode até ser válido vc fazer uma capa de filme em uma edição especial ooou daquelas capas que vc pode retirar do livro, sabe? Mas dai acabar com as capas originais... acho o ó!

      Excluir
  4. Oi Raquel :)

    Amei o post e a ideia toda. Eu com certeza, prefiro capas originais a capa de filmes. Além do preço que é um fator muito importante ela são a alma e a essência da obra. Concorda? Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Kel acredita que eu nunca tinha visto a capa original de " Um porto seguro " ? Estão tão acostumada com essa capa, que praticamente nem sabia que existia a capa original. Também acho um erro e só propaganda de marketing , se fosse uma edição limitada, para aqueles que gostam da capa filme comprar, ainda podia ser mas nós todos que gostamos da original temos que bater o pé e ir pesquisar onde milagrosamente vai ter a capa filme ( já que nas livrarias físicas, por exemplo, só tem a mais nova edição). De o lado bom da vida não preciso nem questionar, teve capa original ? =P rs
    Adorei o post! E estamos juntas nas orações sobre ACEDE , o pôster é lindo, mas eu amo a capa original.
    Beijo.
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho a capa original huhauahuahua. Nossa, acho que a gente deveria fazer uma campanha pra NC não cagar a capa de ACEDE, porque né... ='(

      beijos

      Excluir
  6. Eu prefiro as capas originais, não gosto quando vem com os atores do filme... acho que perde um pouco a originalidade e concordo que é puro Marketing...
    A questão do valor eu acho um absurdo... e pra que ficar mudando a capa... dá vontade de ter todos, hehehe...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kel!
    Também não curto nem um pouco livros com a capa do filme. Concordo que é um estratégia de marketing e digo até que é um tipo de propaganda enganosa, já que, salvo raras exceções, o conteúdo dos dois apresenta muuuitas diferenças.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  8. Bem, tem algumas capas que eu acho mais bonitas no caso do filme. Essa de O Hobbit é um exemplo disso. O livro Um Dia me atraiu justamente quando vi a capa do filme, foi ela que me chamou a atenção justamente para compra-lo.

    No caso de A Menina que Roubava Livros, eu não gostei da história e só de olhar a capa, me deprime.

    Sei lá, eu ainda vejo o livro como a inspiração para o filme e não que o livro é um produto do filme, ao meu ver. E aliás, quando vejo um filme que gosto muito e ele tem um livro, procuro justamente saber como é a história original, sem cortes ou até modificação da história.

    ResponderExcluir
  9. eu não m importo da capa ser do filme sabe, mas as vezes fica estranho

    ResponderExcluir
  10. Eu já falei que adoro essa coluna? Esse assunto de hoje então caiu como uma luva.
    Eu odeio, ODEIO, capas de filme. Penso exatamente como você: o livro perde a originalidade e passa a ser apenas mais um produto do filme. E impressão que me passa é de que o filme passa a ser o mais importante, e o livro é apenas uma coisinha ali que inspirou na história.
    Mesmo quando a capa originária do post do filme é bonita - como o d'A menina que roubava livros, O lado bom da vida ou A hospedeira -, eu SEMPRE prefiro a original.
    E o que me deixa mais revoltada da vida é que eles tiram a edição antiga de circulação. Assino em baixo do que você disse, que seja uma edição especial tudo bem, mas que nao tirem a antiga de circulação. Eu dei bobeira e demorei para comprar A menina que roubava livros. Quando vi que estavam lançando uma nova versão com a capa do filme eu surtei porque sabia que não ia encontrar mais em lugar nenhum. Dito e feito! Está impossível de comprar. Sem contar que eles colocaram o valor lá em cima. Um livro que durante muito e muito tempo podia ser encontrado por 9,90 agora não se vê por menos de 24 reais.
    Eu estava precisando desabafar sobre isso. Obrigado Raquel ♥
    rsrsrsrsrsrs

    Eu ainda tenho uma micro esperança de conseguir comprar o livro até o lançamento do filme.. Vamos ver.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dreeh, dia desses encontrei a original de A Menina que Roubava Livros no sub! De repente se vc correr, ainda encontra.

      Excluir
  11. Isso é uma coisa que me incomoda bastante também.
    A minha versão de O Hobbit é capa do filme, porque não achei na loja no dia que comprei com outra capa.
    Alguns livros se tornam impossível de se obter com a capa original depois que sai filme, ouvi dizer, que algumas editoras até retiram os livros com capas originais do mercado. :(
    Enfim... Concordo com o que você disse. Filme e livros são coisas diferentes.
    E se o ator escolhido pra fazer o personagem não for do jeito que eu imagino o personagem? Eu vou ter que levá-lo para sempre na capa? kkkk
    beijos
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Bom, eu acho que isso depende bastante. Eu gosto mais quando a capa é bonita como por exemplo a que foi citada de "Um porto seguro", eu compraria a do filme por achar mais bonita, mas também atrapalha um pouco por que quando eu fui comprar o Dezesseis Luas só tinha com a capa do filme e o filme nem foi bom, e olha o problema: só teve o filme do primeiro. Então fiquei com o primeiro livro com a capa do filme e os outros com a capa original. Odeio isso, gosto de tudo igualsinho #revoltada kkkkkkk

    Beijo,
    Mariana - Blog Portão Azul ( http://portaoazul.blogspot.com.br/ )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, eu também acho a capa do filme de Um Porto Seguro bem bonita. Mas ainda prefiro a original até por achar essa capa um pouco diferente de todas as capas dos livros do Nicholas que são casais se abraçando e quase se beijando =P

      Excluir
  13. Oi Raquel!

    Esse assunto é bem polêmico mesmo. Acho que ficam lindos os livros com capa dos filmes, mas concordo com tudo o que você disse ai em cima. Poderia mesmo ser edição especial , deveríamos ter a opção de fazer coleção com capa do filme ou não, sem que as originais sumam.
    Sou o tipo de pessoa que gosta de ver o filme depois de ler o livro, para ilustrar aquilo que eu imaginava (quando não fazem besteira), então aqueles atores entram como personagens para mim. Se tornam o personagem. Então, não acho tão ruim haver essa conexão. Fico triste pelo filme anular o livro, porque isso acontece mesmo. Uma pena.
    Como pode ver, parece que eu fico em cima do muro... mas acho que é isso mesmo. Ao mesmo tempo que concordo com tudo o que disse, fico contente que hajam essas edições, mas poderia ser diferente.

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
  14. Feliz dia do leitor (atrasado rs) 0/
    Gostei muito do post, mas não achei polêmico haha
    Eu acho que não deveriam trocar as capas originais, acabam mesmo com a identidade do livro! Um livro que eu me lembro de a capa ser a mesma do filme depois que foi lançado, é A Hospedeira. Achei muito ruim porque na maioria das vezes, o livro é mil vezes melhor que o filme, então deveriam deixar a capa original, a que o autor escolheu.
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu,particularmente,prefiro as capas dos livros,mas também não tenho nada contra as capas dos filmes.

    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Concordo com você, não sei porque as editoras tiram as edições com capas originais do mercado e deixam a das com capa de filme =(
    E por que as capas inspiradas nos filmes são mais caras? Não faz sentido!
    Geralmente prefiro as capas originais. A únca exceção é a capa do filme Um dia, que é mais bonita que a original rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Um Dia pra ver se, pelo menos aquela capa original faz algum sentido. Mas sim, a capa do filme é bonita. Mas ainda prefiro, por exemplo, a capa original de Um Dia que a capa original de O Substituto. ;)

      Excluir
  17. Eu sinceramente prefiro as capas originais do que as capas de filme. Eu quero comprar o livro A menina que roubava livros, mas queria a capa antiga, tomara que eu ainda encontre dela.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu prefiro muito mais as capas originais do que as capas dos filmes. Eu quero o livro com a capa original de A Menina que roubava livros só espero ainda encontrar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu não gosto das capas de livros com os posters do filme. Os livros do tio Nick eu sempre procuro a capa original, mas como você disse, depois que lança o filme elas somem.
    Instrumentos mortais é um livro cujas capas eu amo, e após o lançamento de Cidade dos ossos deu um nó no peito toda vez que entrava na livraria e via a capa do livro com o poster do filme. Amei o poster do filme, claro, mas pra ser exibido em um cartaz no cinema, e só.
    Sou dessas que odeia capa de livro com poster do filme.

    ResponderExcluir
  20. Senti uma pontada de revolta nesse post...kkkkkkkkkkkkk
    Eu até gosto de algumas capas com a imagem do filme (me julguem).
    Um Dia do David Nichols é o meu grande exemplo, pois acho a capa do filme muito mais linda que a original.
    No entanto, concordo que é um saco eles deixarem apenas um tipo de capa. Deveriam manter as duas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Dificilmente eu gosto do filme se eu vejo depois de ler o livro, a capa então nem se fala, nunca curto! hahaha

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  22. Eu prefiro muito mais as capas originais! Sei lá, acho que com as capas dos filmes você meio que fica associando o ator ao personagem do livro, vc acaba não criando o personagem como faz em livros que por exemplo não tenha filme. E também tem oq vc disse: o preço! A diferença não é tanta mas no fim para aqueles que compram muitos livros acaba pesando!
    Fora que acho as originais muito mais lindas! hahaha
    Beijo!
    booksmanybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel!

    Fico indignada com essa mudança, por isso que comprei A menina que roubava livros antes de trocarem a capa. Sempre acho as capas originais, em sua maioria, mais bonita. E elas têm mais a ver com a história. O pior ainda é que as capas tem os atores na frente, e o leitor acaba imaginando os personagens como a da capa, isso é muito chato porque limita a imaginação do leitor.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Bom eu gosto das capas originas, mas não tenho nada contra as capas com poster dos filmes...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  25. Oi Raquel...Nossa que demais este seu post, um assunto que acontece e confesso que a maioria dos leitores sempre tem uma opinião para falar....Confesso que amo as capas originais, pois são simples e quando lemos a historia podemos imaginar os personagens e suas características...Tenho vários livros que são com a capa do filme, mas confesso que não gosto muito. Em relação a comparação livro X filme...não existe. Li Dezesseis Luas o livro e amei e quando olhei o filme confesso que fiquei chocada pelo filme ser completamente diferente do livro e penso, que quem olha o filme nunca iria querer ler a continuação dos livros, pois a historia é completamente boba e infantil, mas o livro é cheio de ação, mistério e um romance decente e não bobo como no filme. A última música é outro livro que a historia é alterada no filme...
    Amei o post!! Parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Raquel! Tudo bem? Olha, eu devo ser a única pessoa do mundo que não liga se a capa é a original ou a do filme, mas é claro que tudo tem limite. A questão da perda de identidade é algo que, sinceramente, nunca parei para pensar, mas acabei concordando com você. E acredito também que substituir a capa original de um livro pela do filme é puramente comercial, afinal, que editora não vai querer lucrar mais ainda divulgando que aquele filme que teve um estouro de bilheteria é baseado no livro que ela publicou? E a prova disso é fácil, é só olhar a lista de livros mais vendidos da semana.
    Agora, se o filme é bom, se os atores me convenceram, eu não vejo problema em ter o livro com o rosto deles estampados ali. Um exemplo é a capa de "Um Dia". A original é linda, mas eu morro de amores pela capa inspirada no filme e estou feliz da vida com ela. Agora acho que é uma sacanagem danada quando uma nova edição é feita com o poster do filme e o livro coma capa original desaparece do mercado. Isso é falta de consideração e, realmente, um desrespeito bem grande com o autor, porque o trabalho dele é totalmente desvalorizado. Enfim, adorei o texto e achei a discussão bem legal! (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Muitas vezes prefiro a capa original do que a capa igual o poster do filme. E o ruim é o que você disse; que depois é dificil encontrar com a capa original.

    Beijos, Mands - Outbreaks.

    ResponderExcluir
  28. Concordo plenamente com você mo, muitas vezes a capa original é muito mais bonito e relacionada ao livro do que um poster do filme. Eu acho que deveriam sempre manter as duas opções, ou sempre vai parecer uma jogada de marketing!

    ResponderExcluir
  29. Eu sempre gosto mais das capas dos filmes. Sou sempre do contra mesmo rsrs
    Bjos

    Samy
    http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Kel, gosto muito do Papo Literário, e o primeiro do ano não podia deixar de ser bom.
    Esse assunto é bem polêmico mesmo, e isso sempre vai acontecer, simplesmente porque as editoras são empresas e também querem lucrar. O mesmo acontece quando lançam o primeiro livro de uma série, não vende bem, e eles não lançam mais os próximos. Existem aqueles leitores que leram o primeiro livro da série e gostariam da continuação, MAS, as editoras, acima de tudo, são empresas. Fica difícil para os leitores, mas cada uma faz o possível pra lucrar mais.
    Eu não vejo problema com capas de filme, algumas ficam até melhores do que a original. Por exemplo essa, de A menina que roubava livros, eu achei que ficou ótima. E aquela de O lado bom da vida, nem mudou muito. Eu entendo que alguns não gostam, mas eu acho que faz parte. Bem, é isso. Adorei seu post. Continue fazendo o Papo Literário! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  31. Esse assunto é bastante polêmico, né? Eu concordo com você em todos os tópicos. Acho que livro é livro, filme é filme, cada um com sua identidade e peculiaridade. Até porque nenhum filme segue o livro à risca. E eu nunca vi filme com capa de livro. Se os filmes são adaptações, eles que deveriam sofrer com as mudanças e não os livros que já tem sua capa original e tudo mais. Só o que eu acho ;3

    ResponderExcluir
  32. Não costumo gostar das capas dos filmes, raras exceções. Exceções essas são A Menina que Roubava Livros e O Hobit, aqui entre nós: MELHOROU MUITO!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oie,
    Particularmente prefiro as capas que são produzidas antes dos livros virarem filmes, elas são mais originais e lidam com a nossa imaginação. As capas dos filmes normalmente me trazem raiva e decepção, porque eu prefiro ler o livro ao invés de assistir o filme.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  34. Eu sempre preferi livros com capas originais...tanto que demorei para comprar Coração de Tinta por isso, só encontrava com a capa do filme.
    Adorei a postagem, pois como você mesma disse, é um assunto polemico.
    Abraços
    Viviane Martins
    vivis_martins1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. Na maioria das vezes eu prefiro a capa original, principalmente quando existem continuações. Eu amo deixar tudo padronizado! Mas algumas vezes as capas originais são tão feias e as edições do filme tão lindas que é impossível não ter preferência. Rsrsr, adorei o post!

    ResponderExcluir
  36. Olá Raquel
    Também prefiro a capa original, pois foi da cabeça do autor que a capa saiu, e com ela vem todo um sentido por trás da história, o que é muito legal.
    Aliás na livraria Saraiva o livro: A menina que roubava livros está por R$ 39.90 O.o
    beijos
    Priscila

    ResponderExcluir
  37. Acho péssimo quando os livros tem suas capas originais mudadas, não faz sentido algum !! é sempre uma decepção quando as capas dos livros são substituídas pelas do filme, porque não existe a possibilidade de comprar a antiga, o que é muita maldade, haha. Até porque as capas originais costumam ser mais bonitas que as dos filmes.
    Bjs

    ResponderExcluir
  38. Kel, eu sinceramente não gosto disso, custa deixarem a capa do livro quieta no canto dela? Eu comprei o livro Um dia de David Nicholls porque na época eu tinha escutado algo que o livro iria virar filme, mas consegui o livro na capa original, hoje você não encontra mais.
    Os delírios de consumo de Becky Bloom também mudaram a capa, e se você tenta comprar a capa antiga é aquela versão econômica que dá um desgosto.
    Por falar em edição econômica, você já falou sobre isso no seu blog? É um bom tema para o Bate Papo Literário.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Eu tava pensando nisso a alguns dias, comprei com a capa original o livro A Garota no Trem justamente por causa do filme que vai lançar, e vi que já estão vendendo com a capa do filme, fiquei arrependido de não ter comprado, pois é muito mais bonita, mas percebi que é uma besteira, estou sendo manipulado pelo marketing.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!