# Papo Literário // Cuidados com os livros

Oi, gente, tudo bem?

Comigo tá tudo certinho. Hoje é dia de mais um Papo Literário. Vocês se lembram que na semana passada tivemos a polêmica do "livro parado na estante não serve para nada". Se não se lembra, aqui vai o post. Bom, essa semana eu escutei mais uma. Sério, não sei o que é pior, ouvir uma coisa dessa sou ser surda, mas enfim. Desta vez a pérola veio de uma amiga de uma amiga que, além de ter se metido na minha conversa falou para mim "nossa, para que tanto cuidado com o livro? Ele sente?". UI! Essa pessoa não tem a capacidade de cuidar da vida dela muito menos de um livro. Enfiiiiim....

*momento inspira respira...* Agora vamos conversar a respeito dos cuidados que se deve ter com um livro e, principalmente, do PORQUE devemos ter cuidado com os livros. A não ser que você tenha na sua estante o "Destrua Este Diário", cujo objetivo é realmente escrever, rabiscar, chutar o livro, acredito que devemos cuidar, não apenas de livros, mas de tudo que é nosso. Por experiência própria quando, em um dilúvio destes típicos de verão, minha bolsa chegou em casa totalmente encharcada (detalhe: eu tinha um guarda-chuva) e molhou todo o meu livro "O Lado Bom da Vida", comecei a colocar o livro dentro de um saco de plástico bolha. Exagero? Acho que não. Eu chamaria de precaução e bom senso.



Ninguém quer que o livro fique danificado, né? Mesmo sem uma chuva forte, o livro pode acabar amassando dentro da bolsa. Lembrando que o livro é feito de papel e naturalmente há um desgaste, não custa nada cuidar com carinho, ainda mais quando se tem uma coleção em casa. Por exemplo: vale a pena cuidar para que o livro não caia no chão. Dependendo da queda a capa pode arranhar ou pode haver algum tipo de deformação no livro. O livro sente esse cuidado? Literalmente falando, não, não sente. Mas com certeza a próxima pessoa a lê-lo vai sentir o carinho que você teve em preservar aquele pedacinho de história.  Por isso é importante.

Separei algumas dicas de cuidados que devemos ter com os livros. 


Mãos sujas: Se você é guloso como eu, cuidado ao manusear o livro. Tenha certeza de que a mão está limpa. Mãos sujas por chocolates ou engorduradas com os mais variados tipo de comida, como pizza, salgados, podem causar manchas e é difícil tirar (nem pensem em tentar lavar o pobre do livro). Produtos líquidos e bebidas também podem gerar manchas:  iogurte, refrigerantes, sucos, leite, café, chás, esmaltes, acetona, bebidas alcoólicas, inseticidas.

Quedas: Os livros tem uma aparência forte, mas uma simples queda pode ser suficiente para deformar e estragar o livro. Por isso, muito cuidado. Não jogue o livro para outra pessoa. Entregue em mãos. Não use o livro para ser suporte de mesa etc. Cuide com carinho. 

Usem filtro solar, quer dizer, usem marcador: Gente é TÃO feio fazer orelha no livro para marcar uma página... primeiro que isso é o cúmulo da pobreza e da preguiça, qualquer livraria tem marcadores. Isso preserva as páginas. Nada também de usar a orelha do livro para fazer as marcações, isso deforma o livro. 

Chuva: Como falei, por experiência própria, deixem sempre o livro dentro de uma sacola plástica, de uma capa ou de um plástico bolha que é como eu uso. Nunca se sabe quando vai chover e, água e papel não é uma combinação das mais agradáveis.

Limpeza: Uma vez por mês costumo limpar a minha estante e meus livros. Não sei se esse é o tempo ideal para se fazer isso ou se é algo que necessita uma frequência maior. O ideal é limpar com um paninho ÚMIDO (que é diferente de molhado). O cuidado deve se estender à própria estante, uma vez que se der cupim byebye livros. Dizem que a posição ideal para o livro é a vertical, mas sem que eles fiquem muito apertados um nos outros. Não acredito muito nessa teoria porque a base da lombada sempre me preocupa quando o livro fica na vertical. Por isso que, durante essa minha limpeza, mudo os livros de local, os que estão na vertical vão para a horizontal e vice-versa. 


Bom, acho que é isso, gente. Espero que tenham gostado das dicas.

beijos

36 comentários:

  1. Mais um ótimo post para discussão meu amor. Entretanto ele não condiz com a sua realidade atual, afinal você está destruindo completamente um diário hahahhah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahua isso é verdade. Mas é por uma boa causa ;)

      Excluir
  2. Legal essa dica de mudar os livros de posição! No dia que eu tiver uma biblioteca na minha casa vou fazer isso! rs

    Ah, sobre os produtos da Tutanat, também tem produtos pra cabelos cacheados dessa linha, dá uma olhada lá no site! ;)
    E o BB Cream é pra todos os tipos de cabelos!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh nem me fala em biblioteca em casa. Meu sonhoooo *.*

      Excluir
  3. São todas dicas válidas para preservar nossos "tesouros"...
    Eu não sou muito atucanada, não... até porque compro livros em Sebos e nem sempre estão em bom estado... pra mim, se dá pra ler, não está rasgado nem faltando páginas, tá bom. Eu até que considero bom os sinais de uso, pois me parece que estão mesmo sendo bem aproveitados. Mas enfim, lidar com papel exige determinados cuidados e é necessário aplicá-los para ter a estante sempre cheia e bem cuidada. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tem que ter cuidado mesmo. Meu quarto já deu cupim, quase morri!!! Imagina só!!

      Excluir
  4. Amei o papo literário dessa semana, quem realmente amo os livros cuidar deles deveria ser obrigatório. Tenho poucos livros, mas sempre cuide para que não danifiquei e se alguém tentar pegar com mão sujo ou de qualquer jeito eu já fico brava. Sem falar que é o nosso dinheiro que está ali.

    http://aestranhars.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. Temos que cuidar pra que o livro dure bastante. Eu sempre fico pensando em guardar os livros para os meus filhos *-*

      Excluir
  5. Adorei Raquel! Como sempre, gosto muito do Papo Literário. Como você disse, é importante cuidarmos dos livros não por fanatismo, mas porque outras pessoas vão lê-lo, e é bom cuidarmos de nossas coisas. Todos têm algo do qual tem ciúme, ou que cuida mais. Nós, leitores, gostamos de cuidar muito bem de nossos livros! Ahh, como é triste ver um livro rabiscado ou amassado, ou ainda quem utiliza a orelha para marcar a página.
    Estou aguardando o próximo Papo Literário, beijos..

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale. As vezes eu vejo cada coisa no ônibus.... cada pessoa que cuida mal dos livros que me dá um dó danado.

      Excluir
  6. Oi Kel! Como vai?
    Realmente devemos tomar todo o cuidado com essas preciosidades, principalmente na questão das mãos sujas e da orelha como marcador, que é simplesmente HORROROSO!
    Enfim, gostei do post e das dicas...

    Abraço!
    www.blogopenbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certa vez vi no ônibus uma menina que, não satisfeita em marcar o livro com marca texto LARANJA, ela ainda fazia orelha. ô Senhor!

      Excluir
  7. Eu guardo eles na vertical, mas por costume mesmo. Não tinha tanto cuidado com os livros, mas quando eu digo, não quer dizer que eu relaxada, mas é que hoje eu tenho muito mais cuidados, como tirar pó uma vez por mês e sempre que for levar ele comigo na bolsa, eu uso uma capa protetora. Então só levo comigo aqueles que cabem na capa. Um dia desses eu emprestei um livro para um amiga e ela marcou onde ela parava com dobras, acredita? Enormes por sinal! Eu quis morrer de raiva. Meus livrinhos do Harry Potter estão literalmente detonados por conta desses empréstimos, por isso quando eu pego livro emprestado eu tomo mais cuidado ainda.
    Adorei esse papo literário e é cada besteira que a gente escuta por ai né?
    Beijos Kel,
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA, meus livros de Harry Potter estão o ó!!!! Só não refaço a coleção porque todos eles são primeira edição, hoje em dia virou relíquia. Mas pra vc ter uma ideia, o HP 6 tá com a capa solta e sem título huahuahuahua

      Excluir
  8. Amei as dicas!
    Realmente precisamos cuidar bem para termos nossos preciosos por muito tempo!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel.
    Eu ri com sua revolta kkkkkk
    Assim... Eu antigamente colocava o livro direto dentro da bolsa. Até que reparei que ficavam sujinhos. Tá levei um tempo pra me tocar, mas agora eu sempre os coloco dentro de um saco para proteger.
    Mas quanto as orelhas... Eu confesso esse pecado.
    Uso marcadores, mas como leio muito dentro do ônibus, ás vezes não dá pra pegar um Postite e acabo marcando com orelhinhas, depois chego em casa e marco direitinho.
    Mas o que tem de livro na minha estante com marca texto é um número agoniante. Na verdade eu não me importo de marcar meus livros com marca textos, pra ser sincera, só os meus preferidos são marcados assim. Sei lá, parece que eu to marcando território. tipo esse livro é meu e não to nem aí se alguém quiser emprestado e se incomodar com o marca textos kkkk
    mas eu amo todos os meus queridinhos. Minha estante é a parte mais arrumada do meu quarto. To sempre tirando pó e arrumando eles confortavelmente.
    Minha tia veio hoje com a ideia de usar meus livros pra fazer uma árvore de natal. Eu disse ahhhh nã... Nem pensar em deixar meus babys sob o olhar de todos e copos de bebida na área da casa da minha avó kkkkk
    Acho que me empolguei aqui. É que amei o tema do post.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Uma vez por mês eu tiro todos os meus livros da estante, passo um pano neles e na estante e ainda do uma folheada nos livros para as páginas desgrudarem. Tem que ser assim porque se não...

      Excluir
  10. Aí eu leio todas as suas recomendações, tomo tudo pra mim e desejo ainda mais poder ter o "Destrua esse Diário" hahhaa

    Beijos.
    Páginas na Estante.

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel, adorei as dicas de limpeza.
    Eu sempre dou marcadores para leitores do ônibus, pois eles sempre marcam com orelhas ou páginas de caderno. Adoro fazer isso.
    Também limpo minha estante com um livro úmido e de tempos em tempos eu retiro todos os livros da estante.

    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi flor!

    Nossos livros merecem todo o cuidado do mundo, parabéns pelo post. Trato os meus como se fossem meus bebês. Tomo todas essas precauções que você recomendou, sendo que uso uma capa de livros ao invés de plástico bolha.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eles são nossos bebes, né? Eu não uso capa de livro porque acho que eu iria ficar com pena de deixar gasta =P

      Excluir
  13. Oi,
    Amei as dicas!! Também tenho mt cuidado com meus livros, minha mãe diz que tenho mais ciúme dos meus livros que qualquer coisa! rs
    Bjs!
    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  14. Raquel, eu faço exatamente a mesma coisa! Tenho sempre um saco plástico na bolsa para quando começar a chover o meu livro fique protegido. Infelizmente a chuva da última quinta-feira aqui no Rio simplesmente foi tão de repente - além de que eu estava completamente desesperada porque eu estava, literalmente, em um mar no meio do asfalto - que não tive tempo de pegar o livro e protegê-lo. Fiquei muito triste, voltei para casa casada, tarde e com o livro encharcado . Meus olhos se incheram d'água :(

    Aliás, tenho a leve impressão de que estudei com você e a Monique na mesma faculdade :p

    Beijos!
    www.ummetroemeiodelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo porque já passei por isso em janeiro passado. Pior é que eu tava com guarda chuva, mas chovia tanto que não teve jeito =(

      Excluir
  15. Como sempre, muito bom o post!

    É verdade que os livros devem ficar em posição vertical, li isso em um livro da Biblioteca Nacional, e eles devem ter espaço entre si porque não é certo puxá-lo da estante por cima, e sim pelo meio. Por isso que não se deve deixar os livros coladinhos, porque se eles estiverem, certamente as pessoas terão que puxá-los por cima. ( O que eu vi muitos blogueiros fazendo nos videos de bookshelftour.)

    Postei até uma imagem esses dias no meu facebook desse livro que li, se interessar:
    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=617260564997807&set=a.578587522198445.1073741825.188811061176095&type=1&theater

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhaaa, essa eu não sabia!!! Sempre puxo ele por cima. Mas ai o risco é de amassar a parte de baixo da lombada, né?

      Excluir
  16. Minha grande preocupação é a umidade. Minha cidade tem índices que chegam quase a 100%. No mais eu cuido bem deles, sem rasuras, orelhas ou mãos sujas, dificilmente leio fora de casa, não consigo me concentrar, por isso, mãos sujas nem pensar.

    Abraços, DuLapa.
    Blog DuLapa - www.dulapa.com.br

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que sou mais neurótica que vc, Kel... Limpo os meus livros toda semana, e só eu posso limpar pq só eu limpo direito e com cuidado! kkkkkk... Tb não pego neles com a mão suja, não arreganho (não gosto dessa palavra, mas não encontrei outra) ele todo pra ler e dobrar é praticamente uma heresia!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  18. E você deu uma resposta beeem malcriada pra ela né?! Fico revoltada com essas pessoas que não gostam de livros e ficam se metendo com os nossos lindos amores *-* Enfim.
    Eu graças a Deus nunc peguei uma chuva que estragasse um livro - o meu celular sim, mas meus livros nunca! - e por isso nunca pensei na sacola plastica.. mas sempre ando com eles dentro de uma sacolinha para evitar os amaçados e aqueles arranhados do contato com as outras coisas dentro da bolsa!
    Confesso que peco muito com o armazenamento deles. Como eu não tenho uma estante - ainda - eles ficam dentro do meu armário, na parte de cima. Então é muito ruim ficar mexendo neles toda hora =/ Principalmente os que estão mais no fundo..
    E nem fale de usar as orelhas como marca paginas.. isso me tira profundamente do sério.. principalmente quando fazendo isso com os MEUS livros!

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, traumatizei com livros no armário pq o meu armário encheu de cupim!!! Ainda bem que não tinha nada de muito importante na parte de cima dele, só umas bolsas velhas, porque eu perdi toda a parte de cima do armário. Cupim é uma praga.

      Excluir
  19. Kel! aqui na minha casa todo mundo sabe : '' Meus livros é tipo diamante pra mim '' , toco ? Sujou ? Amaçou ? ( ok , eu sei que não dá pra amassar diamante xD ) está resumidamente morto! Eu cuido muito bem dos meus livros , não tenho uma estante ( porquê a minha ainda está para o '' convencer a mamis de dar '' ) mas faço o possível pra eles ficarem bem acomodados lá no seu cantinho *-* , então o que me causa desgosto mesmo é quanto eu empresto e não fazem nenhum o mínimo de colaboração comigo .
    Ai sim eu dou a louca kkk acho que temos que tratar todos os livros como se fosse nossos ( tipo : Você não gostaria de aquilo que você está fazendo com o livro da sua amiga , acontecesse com o seu ) , cuidar mesmo com seja os da livraria mesmo , porquê um dia pode ser nossos , ué kkk A esperança é a última que morre ...
    Acho que agora eu fugi do assunto rs
    Bem , resumindo : Amei o post! E meus livros são meus filhos , então ninguém toca :D
    Beijos!
    http://livros-com-pipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ish, mas pelo menos nas livrarias aqui perto de casa eles não cuidam não. Acho isso um absurdo. O livro tá sempre amassado e arranhado. O fim, né?

      Excluir
  20. O cuidado com o livros são essenciais para quem é apaixonada por eles não é? Tenho livros bem antigos que infelizmente estão sofrendo com as agressões do tempo, fico triste quando as páginas começam a amarelar, mas faz parte. Também procuro limpar minha estante 1 vez por mês, e como meu espaço é limitado, alguns livros ficam bem juntinhos na estante, preciso conseguir mais uma prateleira ou começar a guardar alguns dentro do guarda roupa novamente... adorei o post.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel, tudo bem com você??

    Ri muito com sua revolta no começo do post, mas acho que você tem toda razão, só não do com meu livro na cara de umas pessoas pra não estragar mesmo.
    E se um dia eu entro na casa de alguém que usa livros como suporte de mesa, eu me retiro na hora.

    Ps - Já conheci gente que riscava o livro para marcar onde parou, tamanha a preguiça de terminar a pagina...

    Beijos

    Theo
    Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Cuidar dos nossos livros é essencial, não há como discordar! Afinal, são nossas preciosidades! Mas acho que isso não se aplica ao "Destrua Este Diário", rsrs.

    Beijos!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel.

    Gostaria de saber se você conhece algum produto específico para limpeza e conservação de livros. Uma vez entrei no setor de restauração de livros da biblioteca da minha faculdade e vi uns borrifadores com produtos que acredito que sejam utilizados na limpeza/conservação.
    Dependendo dos livros, acho que pode ser bom deixá-los apertados. Assim diminui a chance de ficarem relaxados, estufados e com orelhas. Faço isso com meus livros, mas tomo muito cuidado, principalmente com os de capas especiais/delicadas, como os que tem relevo seco e/ou verniz localizado. Eles ficam parecendo que acabaram de sair da embalagem original de tão compactados. Mas tem que tomar cuidado para não danificar ao movê-lo na estante, por estar bem comprimido. E também é importante movê-los depois de um tempo, para arejar e evitar mofo, sujeira entre os livros, etc..

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!