Tinha um post super programado pra ontem, uma tag, mas acabou que não consegui postar, cheguei tarde demais em casa e a preguiça tomou conta. Vou deixar a tag pra semana que vem, beleza? Hoje vamos falar de Mudando de Assunto que, neste sábado, é com a minha xará, Raquel Pagno, autora do livro "Herdeiro da Névoa", que já foi resenhado aqui no blog! =D
Vamos conferir?

Bom, eu não decidi. Sempre gostei de escrever, mas nunca pensei que algum dia poderia publicar algo. Por acaso, coloquei um texto ("Rubi de Sangue" em versão portuguesa, "Legado de Sangue" na versão nacional) em um site da internet e comecei a receber propostas das editoras, especialmente as de Portugal. A partir daí, não parei mais.
Bom, como queria conhecer a Europa, ponderei a possibilidade de ir à Paris. Na mesma época, conheci uma pessoa que havia se formado em direito na Sorbonne no início da década de 50 e que me contou muitas de suas experiências na capital e na universidade francesa. A viagem não rolou, mas a junção destas duas coisas fez nascer o "Herdeiro da Névoa".
Provavelmente não. Eu sou uma pessoa majoritariamente medrosa e como tal, não correria o risco. Porém, uma pessoa apaixonada é capaz de tudo, então... quem sabe...
4) Quais são as suas inspirações literárias?
A inspiração está por toda parte. De repente estou andando na rua, vejo algum desconhecido com alguma característica específica e penso “esse é um personagem” e num instante nasce uma estória. Posso estar em uma viagem e simplesmente me deparar com uma casa ou lugar que acabará virando um cenário de livro. Quanto aos livros que eu leio, os mais inspiradores são os do espanhol Carlos Ruiz Zafón. Meu preferido do momento. (Risos)
"Legado de Sangue" é a versão brasileira de "Rubi de Sangue", publicado em 2011, em Portugal. Os direitos da publicação convencional pertencem à editora Òmega, mas a publicação digital é independente.
A estória começa quando Francesca conta a sua neta Carmem que sua família guarda um misterioso segredo. Vinda da Itália em 1934 nos navios migratórios, Francesca se estabeleceu no Brasil onde criou sua filha Teresa, a mãe de Carmem e Ana. Em uma noite, enquanto Teresa sai para trabalhar, as meninas convencem a avó a lhes contar a verdade que está profundamente ligada ao casarão antigo que assombra a cidade e pelo qual Carmem sente um verdadeiro fascínio. A avó diz que elas são descendentes da última bruxa, procurada pelo último vampiro da terra: Miguel. Miguel é extremamente sedutor com olhos tão verdes quanto duas esmeraldas, capaz de atrair até a mais resistente das mulheres. Uma atração instintiva uni as bruxas e os vampiros, o sangue das bruxas é o que mais aguça a sede da fera, porém para ele, é letal. A única maneira do vampiro procriar e perpetuar sua espécie é convencer uma bruxa a ter um filho seu.
Apesar da temática vampírica, o livro é diferente de todos os outros que tratam do mesmo assunto. Para quem gostou do "Herdeiro da Névoa", creio que será uma leitura prazerosa. Os primeiros capítulos já estão disponíveis para download em www.raquelpagno.com, no menu “degustação”.
6) Quais são os seus planos para 2014? Vem mais livro por aí?
Sim, muitos mais! Começando pela publicação de "O Voo da Fênix", que foi adiada para 2014. Além disso, teremos muitas novidades em breve!
Sim, eu quero trazer todos eles, porém os contratos tem um tempo de vigência que eu preciso respeitar. Outro empecilho é conseguir editora nacional que publique sem cobrar do autor. Talvez eu coloque todos na Amazon. Talvez eu distribua gratuitamente, ainda estou ponderando as possibilidades.
O mercado está se abrindo, isso é perceptível pela quantidade de livros nacionais que encontramos nas livrarias hoje em dia. Porém, no Brasil, a lei que vale é a lei do dinheiro, ou seja, o autor precisa desembolsar para publicar (com raríssimas exceções). Muitos pagam. A intenção do autor é ver seu trabalho realizado. A intenção da editora é ganhar dinheiro. Por isso temos no mercado obras ruins publicadas em grandes editoras e obras maravilhosas que não aparecem por que não tem espaço por serem autopublicadas ou publicadas em editoras de pequena tiragem. A questão é: o que cabe no bolso do autor? E essa é a maior dificuldade da maioria (me incluo).
Adorei a entrevista com a Raquel. Ela é uma fofa e super simpática.
ResponderExcluirEstou louco para ler Legado de Sangue e vou tentar em breve.
Infelizmente essa é a realidade da literatura nacional. Realmente me deparo com livros muito bons e outros mais ou menos. Tudo girando em torno do dinheiro :/
Super Abraço,
Victor Rosa - Encantos Paralelos
Eu tambééém. Mas não me adapto muito bem com ebooks, esse é o problema =(
ExcluirNão conhecia ela e fiquei chocada com esse negócio de ter que pagar pra publicar um livro! É uma vergonha! :/
ResponderExcluirbeeeijos,
Miss Sainha
Pois é, Leeh. A realidade para os autores nacionais é bem assim mesmo. Muitos tem que pagar (e caro) para publicar o livro
ExcluirXará, muito obrigada pela oportunidade de mostrar um pouquinho mais de mim e do meu trabalho! Beijos!
ResponderExcluireu que te agradeço pela confiança, xará! Sucesso para o seu livro.
ExcluirEi, Kel..
ResponderExcluirObrigada pelas palavras de carinho.
Eu adoro esta coluna.
Acho muito legal este contato direto com os autores.
Muitos beijos, Lu ♥
http://luizando.blogspot.com.br
Oi Luuu, obrigada, flor
ExcluirOi,
ResponderExcluirParabéns pela entrevista :D
Bjs!
Viciados Pela Leitura
Adorei a entrevista!!
ResponderExcluirHá pouco conheci o livro, mas não cheguei a procurar informações sobre a autora. E também não o li ainda.
Quero muito lê-lo, infelizmente o financeiro não me permiti adquiri-lo agora, mas já subi ele aqui na wishlist para assim que puder, comprá-lo logo!
Beijos,
Myris
http://www.nacabeceiradacama.com.br
Oi Raquel,
ResponderExcluirgostei muito da entrevista!
Conheci o livro dela através da resenha que li aqui no seu blog, e é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o trabalho e a autora.
Beijos ♥
http://viciosemtres.blogspot.com.br/
Oiê...
ResponderExcluirGostei da entrevista e concordo com a Raquel em nosso país publicar livros é complicado porque as editoras querem o dinheiro... elas precisam em minha visão de uma garantia, mas sinceramente eu vou confessar, depois que fiz o meu blog conheci autores brasileiros fantásticos e obras incríveis.... Assim que der Herdeiros da Névoa vai entrar na minha coleção de nacionais... Xero!!!!
http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br
Oi Di! Com certeza, temos autores maravilhosos. E espero que esse campo deles melhore =)
ExcluirOii, Kel!
ResponderExcluirA Raquel é uma fofa mesmo! Adoro essa coluna!
Duas Raqueis shows de bola, hehehe.
Beijos!
Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/
Bom demais conhecer novos autores na sua coluna.
ResponderExcluirEla gosta de Carlos Ruiz Zafón! Li apenas Marina, mas gostei muito da escrita do autor.
Realmente é bem difícil esse processo coma s editoras.
;)
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Adoro entrevistas com autores, é muito legal poder conhecer um pouquinho mais sobre eles, Herdeiro da Névoa está no meu desafio de férias, então com toda certeza irei ler em Janeiro.
ResponderExcluirBjks
Patty Santos - Blog Coração de Tinta
http://coracaodetinta.blogspot.com.br/
Muito boa a sua entrevista mo! A autora parece ser bastante simpática!
ResponderExcluir