21 dezembro 2013

# Mudando de Assunto // Entrevista com a autora Raquel Pagno

Oi, gente, beleza?

Tinha um post super programado pra ontem, uma tag, mas acabou que não consegui postar, cheguei tarde demais em casa e a preguiça tomou conta. Vou deixar a tag pra semana que vem, beleza? Hoje vamos falar de Mudando de Assunto que, neste sábado, é com a minha xará, Raquel Pagno, autora do livro "Herdeiro da Névoa", que já foi resenhado aqui no blog! =D

Vamos conferir?

1) Como decidiu que queria ser escritora?

Bom, eu não decidi. Sempre gostei de escrever, mas nunca pensei que algum dia poderia publicar algo. Por acaso, coloquei um texto ("Rubi de Sangue" em versão portuguesa, "Legado de Sangue" na versão nacional) em um site da internet e comecei a receber propostas das editoras, especialmente as de Portugal. A partir daí, não parei mais.

2) Como surgiu a ideia de escrever "Herdeiro da Névoa"? Como foi o processo de produção do livro?

Bom, como queria conhecer a Europa, ponderei a possibilidade de ir à Paris. Na mesma época, conheci uma pessoa que havia se formado em direito na Sorbonne no início da década de 50 e que me contou muitas de suas experiências na capital e na universidade francesa. A viagem não rolou, mas a junção destas duas coisas fez nascer o "Herdeiro da Névoa".

3) Se você descobrisse que existe por aí uma pessoa igual a você, porém super rica: o que você faria? Você agiria como o Inácio?

Provavelmente não. Eu sou uma pessoa majoritariamente medrosa e como tal, não correria o risco. Porém, uma pessoa apaixonada é capaz de tudo, então... quem sabe...

4) Quais são as suas inspirações literárias?

A inspiração está por toda parte. De repente estou andando na rua, vejo algum desconhecido com alguma característica específica e penso “esse é um personagem” e num instante nasce uma estória. Posso estar em uma viagem e simplesmente me deparar com uma casa ou lugar que acabará virando um cenário de livro. Quanto aos livros que eu leio, os mais inspiradores são os do espanhol Carlos Ruiz Zafón. Meu preferido do momento. (Risos)

5) "Legado de Sangue" acabou de sair na Amazon, pode nos contar um pouquinho sobre a história do livro?

"Legado de Sangue" é a versão brasileira de "Rubi de Sangue", publicado em 2011, em Portugal. Os direitos da publicação convencional pertencem à editora Òmega, mas a publicação digital é independente. 

A estória começa quando Francesca conta a sua neta Carmem que sua família guarda um misterioso segredo. Vinda da Itália em 1934 nos navios migratórios, Francesca se estabeleceu no Brasil onde criou sua filha Teresa, a mãe de Carmem e Ana. Em uma noite, enquanto Teresa sai para trabalhar, as meninas convencem a avó a lhes contar a verdade que está profundamente ligada ao casarão antigo que assombra a cidade e pelo qual Carmem sente um verdadeiro fascínio. A avó diz que elas são descendentes da última bruxa, procurada pelo último vampiro da terra: Miguel. Miguel é extremamente sedutor com olhos tão verdes quanto duas esmeraldas, capaz de atrair até a mais resistente das mulheres. Uma atração instintiva uni as bruxas e os vampiros, o sangue das bruxas é o que mais aguça a sede da fera, porém para ele, é letal. A única maneira do vampiro procriar e perpetuar sua espécie é convencer uma bruxa a ter um filho seu.

A narrativa é feita em primeira pessoa, em um primeiro momento pelos olhos de Francesca, depois de Carmem. A leitura é bem rápida, um livro para um ou dois dias e não se trata de uma série. (Pelo menos por enquanto).

Apesar da temática vampírica, o livro é diferente de todos os outros que tratam do mesmo assunto. Para quem gostou do "Herdeiro da Névoa", creio que será uma leitura prazerosa. Os primeiros capítulos já estão disponíveis para download em www.raquelpagno.com, no menu “degustação”.

6) Quais são os seus planos para 2014? Vem mais livro por aí?

Sim, muitos mais! Começando pela publicação de "O Voo da Fênix", que foi adiada para 2014. Além disso, teremos muitas novidades em breve!

7) Alguns dos seus livros só foram lançados em Portugal. Você pensa em trazê-los para o Brasil?

Sim, eu quero trazer todos eles, porém os contratos tem um tempo de vigência que eu preciso respeitar. Outro empecilho é conseguir editora nacional que publique sem cobrar do autor. Talvez eu coloque todos na Amazon. Talvez eu distribua gratuitamente, ainda estou ponderando as possibilidades.

8) Como você vê o mercado editorial brasileiro? Qual é a principal dificuldade que um autor encara hoje em dia para ter o livro publicado?

O mercado está se abrindo, isso é perceptível pela quantidade de livros nacionais que encontramos nas livrarias hoje em dia. Porém, no Brasil, a lei que vale é a lei do dinheiro, ou seja, o autor precisa desembolsar para publicar (com raríssimas exceções). Muitos pagam. A intenção do autor é ver seu trabalho realizado. A intenção da editora é ganhar dinheiro. Por isso temos no mercado obras ruins publicadas em grandes editoras e obras maravilhosas que não aparecem por que não tem espaço por serem autopublicadas ou publicadas em editoras de pequena tiragem.  A questão é: o que cabe no bolso do autor? E essa é a maior dificuldade da maioria (me incluo).

17 comentários

  1. Adorei a entrevista com a Raquel. Ela é uma fofa e super simpática.
    Estou louco para ler Legado de Sangue e vou tentar em breve.
    Infelizmente essa é a realidade da literatura nacional. Realmente me deparo com livros muito bons e outros mais ou menos. Tudo girando em torno do dinheiro :/
    Super Abraço,
    Victor Rosa - Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambééém. Mas não me adapto muito bem com ebooks, esse é o problema =(

      Excluir
  2. Não conhecia ela e fiquei chocada com esse negócio de ter que pagar pra publicar um livro! É uma vergonha! :/

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Leeh. A realidade para os autores nacionais é bem assim mesmo. Muitos tem que pagar (e caro) para publicar o livro

      Excluir
  3. Xará, muito obrigada pela oportunidade de mostrar um pouquinho mais de mim e do meu trabalho! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu que te agradeço pela confiança, xará! Sucesso para o seu livro.

      Excluir
  4. Ei, Kel..
    Obrigada pelas palavras de carinho.

    Eu adoro esta coluna.
    Acho muito legal este contato direto com os autores.

    Muitos beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei a entrevista!!
    Há pouco conheci o livro, mas não cheguei a procurar informações sobre a autora. E também não o li ainda.
    Quero muito lê-lo, infelizmente o financeiro não me permiti adquiri-lo agora, mas já subi ele aqui na wishlist para assim que puder, comprá-lo logo!

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,
    gostei muito da entrevista!

    Conheci o livro dela através da resenha que li aqui no seu blog, e é sempre bom conhecer um pouco mais sobre o trabalho e a autora.

    Beijos ♥
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiê...
    Gostei da entrevista e concordo com a Raquel em nosso país publicar livros é complicado porque as editoras querem o dinheiro... elas precisam em minha visão de uma garantia, mas sinceramente eu vou confessar, depois que fiz o meu blog conheci autores brasileiros fantásticos e obras incríveis.... Assim que der Herdeiros da Névoa vai entrar na minha coleção de nacionais... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di! Com certeza, temos autores maravilhosos. E espero que esse campo deles melhore =)

      Excluir
  8. Oii, Kel!
    A Raquel é uma fofa mesmo! Adoro essa coluna!
    Duas Raqueis shows de bola, hehehe.

    Beijos!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom demais conhecer novos autores na sua coluna.
    Ela gosta de Carlos Ruiz Zafón! Li apenas Marina, mas gostei muito da escrita do autor.
    Realmente é bem difícil esse processo coma s editoras.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adoro entrevistas com autores, é muito legal poder conhecer um pouquinho mais sobre eles, Herdeiro da Névoa está no meu desafio de férias, então com toda certeza irei ler em Janeiro.
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a sua entrevista mo! A autora parece ser bastante simpática!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!