Comigo está tudo certinho! Hoje temos entrevista aqui no blog em mais uma coluna Mudando de Assunto. Neste sábado (okay, já passou da meia noite, mas sou daquelas que só acreditam que o dia mudou depois que foi dormir, então hoje ainda é sábado =P) quem irá bater um papo conosco é a nossa parceira Danielle Medeiros, autora do livros de poemas Dores e Amores. Ela nos contou como começou a escrever poesias e falou sobre os planos futuros.
Obrigada por ter topado participar, Dani! Vamos conferir a entrevista?
1) Como surgiu a sua vontade de ser escritora?
Comecei a escrever poemas aos 13 anos de idade, estimulada por um trabalho de Português na escola. A escola produziu um livro com os melhores poemas dos alunos, onde dois poemas meus foram selecionados, e fez uma manhã de autógrafos para o lançamento. A partir daí não parei mais de escrever e, logo, pensei em lançar meu próprio livro.
2) Quais foram as suas inspirações para escrever os poemas de Dores e Amores?
Momentos que vivi, lembranças, sonhos e coisas que vejo.
3) Qual o maior desafio em escrever um livro de poemas?
Não encontrei desafios, pois sempre escrevi de forma leve, despretensiosa.
4) Como foi o processo de publicação do seu livro? Como escolheu o título?
Publicar o livro, sim, foi um grande desafio. O mercado editorial brasileiro não é muito receptivo para o gênero, infelizmente. O título do livro surgiu naturalmente, antes mesmo que eu terminasse o livro. A ideia principal da capa também surgiu naturalmente.
5) Poemas, contos ou romances: o que você prefere? E por quê?
Poemas, apesar de gostar dos três gêneros. Poemas para mim são desabafos da alma, e algo que depende da interpretação de cada pessoa, o que deixa o leitor livre para entender e sentir do seu jeito.
6) Quais são os seus planos futuros?
Lançarei em breve meu segundo livro de poemas, Linhas do meu ser. Tenho outras ideias fervilhando em minha cabeça, e estou escrevendo algo totalmente diferente do que já lancei. Se ficar satisfeita com o resultado, tentarei lançá-lo no futuro.
7) Que conselho você dá para quem é jovem e quer se tornar escritor(a)?
Abra sua mente e coloque no papel tudo o que sente, sem medo e sem vergonha. Registre sua obra, procure descobrir em sites e livrarias quais as editoras confiáveis e entre em contato com elas. Nunca desista de seus sonhos!
Eu aaaamo livros de poemas e escrevia muito quando era adolescente! Tenho guardados meus poeminhas até hoje! rs
ResponderExcluirbeeeijos,
Miss Sainha
então quer dizer que vc escrevia poesias? que linda! não sabia desse seu lado, Leeh. Achei o máximo
ExcluirEla é super simpática né?
ResponderExcluirBem bacana a entrevista.
bjs
http://letrasdanana.blogspot.com.br/
Muito simpática. Adorei a Dani
ExcluirEu li os poemas da Dani são muito bonitos, retrata bem ela, o que ela passou amores, realmente poema é uma forma da gente manifestar o que vem de dentro, os sentimentos mais profundos e isso a Dani retrata muito bem, bjkas
ResponderExcluirOs poemas dela são muito fofos.
ExcluirMuito legal, Raquel!!
ResponderExcluirPoxa, é verdade... A literatura brasileira tem desvalorizado tanto a parte dos poemas, e nós temos um conteúdo tão rico... Mas a maioria das pessoas que leem com frequência por aqui mal conhecem bem um livro de poemas. E isso é triste! Sou super a favor da divulgação deles, creio que vale muito a pena. O poema é o tipo de arte que te escuta, e fala junto de você, colocando em palavras às vezes confusas o que você sente. Eu costumava escrever poemas quando era mais nova, mas parei há muito tempo. Era meu desabafo..
Achei super legal a entrevista!! Sucesso para a autora!
Beijos.
http://vivianpitanca.blogspot.com.br/
Eu acho tão dificil escrever um poema. Não sei, acho que precisa de uma inspiração que eu ainda não alcancei!! Mas adoro ler um bom poema
ExcluirO mercado editorial brasileiro é difícil e admiro muito os autores nacionais. Acho muito legal o espaço que você abre para entrevistas aqui no blog. Eu escrevia muito quando era pequena e quem sabe um dia não escreva um livro também?
ResponderExcluir;)
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Vc tb escrevia poeminhas, Aline? Que lindo!
ExcluirPublicar um livro deve ser mesmo um desafio - qual editora escolher, qual capa, qual design. Como é legal encontrar pessoas que desde os 13 anos já tem esse gosto por literatura.
ResponderExcluirDani, você é muito simpática! rsrs.
Beijoos!
Vini
Raquel, obrigada pela oportunidade de contar um pouquinho da minha história como escritora. Sua divulgação é super importante para a Literatura brasileira.
ResponderExcluirAgradeço a todos que comentaram no post. Adorei o carinho de vocês, e adorei saber que gostam de poemas, e de livros nacionais.
Beijos para todos!
Danielle Medeiros de Souza
Autora dos livros Dores e Amores e Linhas do meu ser
eu que te agradeço, Dani! Obrigada pela parceria!
ExcluirAeee ótima entrevista meu amor! Ficou muito boa!
ResponderExcluirAdoro entrevistas, antigamente eu lia muito mais poemas, eu gosto, apesar de não conseguir entender alguns (kkkk). É triste saber que o mercado editorial é resistente a esse tipo de publicação.
ResponderExcluirBjks
Patty Santos - Blog Coração de Tinta
http://coracaodetinta.blogspot.com.br/
Olá Raquel, tudo bom?
ResponderExcluirSuper bacana a sua entrevista com a Danielle, e ela ainda parece ser super gente boa.
Enfim, não sou muito de poemas, mas amoooo de mais escrever qualquer coisa que seja (exceto poemas. rsrs). Adorei o post, e que venham muitos outros como esses.
Beijinhos, Alicia.