# Especial de Natal // Resenha 61 // O Presente

Oi, pessoas lindas, tudo bem?

Tenho que pedir desculpas pela minha ausência no blog de vocês, mas esse final de ano tá corrido, ainda mais que as ceias de Natal e Ano Novo são aqui em casa e ninguém está isento de ajudar na limpeza, organização, decoração, produção das comidas, etc. 

Bom, mas vamos dar continuidade ao nosso especial de Natal/ Final de Ano, que, por sinal, termina amanhã (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAH =/) Hoje é dia de resenha.

Título: O presente // The Gift
Autor: Cecelia Ahern
Páginas: 320 Páginas 
Editora:  Novo Conceito

Sinopse: Todos os dias, Lou Suffern luta contra o tempo. Ele tem sempre dois lugares para ir, tem sempre duas coisas a fazer. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está, invariavelmente, em outro lugar. Numa manhã de inverno, Lou encontra Gabe, um morador de rua, sentado no chão, sob o frio e a neve, do lado de fora do imenso edifício onde Suffern trabalha. Os dois começam a conversar, e Lou fica muito intrigado com as informações que recebe de Gabe; informações de alguém que tem observado uniões improváveis entre os colegas de trabalho de Lou, como os encontros da moça de sapatos Loubotin com o rapaz de sapatos pretos... Ansioso por saber de tudo e por manter o controle sobre tudo, Lou entende que seria bom ter Gabe por perto — para ajudá-lo a desmascarar associações que se formam fora de suas vistas — e lhe oferece um emprego. Mas logo o executivo arrepende-se de ajudar Gabe: sua presença o perturba. O ex-mendigo parece estar em dois lugares ao mesmo tempo, e, além disso, Gabe lhe fala umas coisas muito incomuns, como se soubesse do que não deveria saber... Quando começa a entender quem é realmente Gabe, e o que ele faz em sua vida, o executivo percebe que passará pela mais dura das provações. Esta história é sobre uma pessoa que descobre quem é. Sobre uma pessoa cujo interior é revelado a todos que a estimam. E todos são revelados a ela. No momento certo.


Um fato inusitado abre o livro. Um garoto revoltado com o seu pai que passará o Natal com sua nova esposa, resolve jogar um peru de Natal congelado na janela da casa dele. Detido pela polícia, ele vai depor com o policial Ralphie. Em meio a sermões e algumas malcriações do garoto, Ralphie resolve contar uma "história de Natal". E esta é a história de Lou (o "protagonista"), um cara prepotente, canalha e mala (muito mala) que vive para o trabalho mais que para o resto do mundo. Ele se acha superior, acha que pode fazer vinte coisas ao mesmo tempo, mas a prioridade é sempre o trabalho. Ele é ambicioso e totalmente mimado, sempre acha que está certo. Resumidamente, não passa de um almofadinha que merece o pior. Até que um dia ele acha que está fazendo uma enorme caridade e oferece um café a um sem teto. O ato dá origem a uma conversa, porém, aparentemente, Gabe, o morador de rua, é mais inteligente do que Lou pensava e, sutilmente, Gabe começa a abrir os olhos de Lou para algumas coisas.

Sinceramente, ainda não me decidi se gostei do livro ou se ele não foi nada demais. A mensagem que o livro passa é bem interessante e profunda, mas existem pontas soltas, o enredo dá alguns saltos que me deixaram perdida. Mas vou explicando aos poucos nos próximos parágrafos.

O único livro da Cecelia que li, além deste, é claro, foi P.s Eu Te Amo. Um livro de romance com um pouco de drama que, ao meu ver, é bem diferente de O Presente. O livro é um pouco mais "pesado", mais denso e tem um clima de mistério que envolve o personagem do Gabe. Esse clima, ao mesmo tempo que te motiva a continuar a leitura, chega em um momento que você meio que enjoa. Pelo menos foi o que aconteceu comigo. Achei que o livro, em alguns momentos se arrastou e, até mesmo pelo personagem do Lou ser um completo canalha, sentia que estava lendo o mesmo do mesmo. 

Claro que, felizmente, no final, dona Cecelia, de forma bem singela e inteligente, agregou valor ao livro e nos deixou uma linda mensagem de que nunca tarde para um recomeço e que devemos valorizar nossa família, nossos amigos, esta é a grande felicidade e não o dinheiro. Afinal, de que adianta ser podre de rico e ser oco? Essa mensagem tem tudo a ver com essa época Natalina que é o momento propício para a reflexão, para olhar para trás e buscar fazer diferente.

Porém, apesar da mensagem motivadora, algumas pontas ficaram soltas e em alguns momentos o destino dos personagens torna-se previsível. Apesar dos altos e baixos, a leitura é boa e vale muito a pena, só não consegui mergulhar por inteiro na história. 

Devo destacar a diagramação do livro. Assim como Anjos a Mesa, O Presente tem uma diagramação linda e uma proteção na capa muito fofa. As páginas são cheias de floquinhos de neve. O livro é super caprichado. A capa é bonita, mas, conhecendo a história, acabei achando ela fofinha demais para a densidade do tema tratado.  Mas isso não diminui o enorme capricho e cuidado da Novo Conceito com a diagramação do livro =)


17 comentários:

  1. Oi, Kel! Tudo ótimo e com você?
    A respeito do meu post: Muito obrigada. Fico feliz que de alguma forma se identifique com os meus escritos. Ah, não creio que tudo fique horrível. Depois eu gostaria de ler...

    PS: O livro "O Presente" parece de fato ter uma mensagem bastante profunda.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina. realmente o livro tem uma mensagem bem legal. Mas ainda assim, não me conquistou por completo =P

      Excluir
  2. Oi Raquel :)

    Mesmo este sendo um livro de altos e baixos eu quero muito ler. Uns amigos que compraram e leram disseram que é incrível para a época de Natal, que infelizmente já passou. Beijos e Feliz Ano Novo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel, tudo bem? Eu recomendo a leitura dele na época do Natal mesmo, acho que tem tudo a ver com a época. Compra e deixa guardadinho pro próximo Natal =P

      Excluir
  3. Oiee Raquel ♥
    Tudo beem?
    Eu amo muuito o seu blog, sou uma leitora assumida daqui.
    Você é uma super fofa, te adoro e obrigada por tudoo.


    Feliz Ano Novo ♥
    http://coloredsugarofyaya.blogspot.com.br/


    ★。˛ °.★** ˛. LUZ!
    ˛ °_██_*。*./ \ .˛* .˛. PAZ!
    ˛. (´• ̮•)*˛°*/.♫.♫\*˛.* ˛_Π_____. *AMOR!!!
    .°( . • . ) ˛°./• '♫ ' •\.˛*./______/~\
    *(...'•'.. ) *˛╬╬╬╬╬˛°.|田田 |門|
    ¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°••°*"˜¯`´¯˜"*°

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmin! Que bom saber disso. Um lindo 2014 pra vc!!!

      Excluir
  4. Ouvi gente falando muito bem desse livro, pena que você não gostou tanto dele. As diagramações da novo conceito costumam ser boas e isso sempre é um estimulo a mais! Adorei a sua resenha!
    Abraços,
    Gabriel

    http://www.letrasdepijamas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, adoro livro com diagramação bonita!!! Só não gosto quando a NC resolve colocar capa de filme, aí, ninguém merece ¬¬"

      Excluir
  5. Já havia visto o livro por ai,
    mas a premissa não me interessou muito... Gostei da sua resenha ela me fez ter uma nova visão do livro e pelo o que você descreveu a capa realmente não condiz com o conteúdo, acredito que tenha sido ela a principal culpada pela minha inicial falta de interesse no enredo.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Del, a capa é muito delicadinha pro livro. É linda, isso é verdade. Mas achei que a mensagem do livro é mt mais densa que aquilo.

      Excluir
  6. Oi, eu ainda não li este livro, mas ainda estou no clima de ler estes livros de final de ano e pretendo ler em breve.

    Um Feliz Ano Novo para você e que 2014 seja um ano incrivel.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Raquel. Estou passando pra retribuir sua visita lá no Mais amor, mais livros e também ameii seu blog e estou seguindo.
    Nunca li nada da Cecelia Ahern. Mas sou louca pra ler P.S. Eu te amo, já que me emocionei bastante com o filme. Essa foi a primeira resenha que li de O Presente, mas já tinha visto a imagem da capa em alguns blogs e realmente passa um ar de "fofura". Não me interessei muito pelo livro, mas se eu tiver oportunidade, vou tentar ler pra ver o que acho.
    Quanto a Novo Conceito, taí uma editora que vem me surpreendendo a cada dia. Todos os livros que ela tem publicado são de uma diagramação e um designer impecáveis. Recentemente adquiri Até eu te encontrar e De coração para coração. Os detalhes dos dois são incríveis e as capas lindas demais. Sem contar que são com aquelas páginas ásperas e amareladas que eu amo. kkkkkkkk.
    Bom, mais uma vez obrigada pela visita lá no blog e volte sempre. Beijooos e um ótimo 2014 de muita alegria e muitos livros na sua estante. rsrs
    Blog Mais amor, Mais livros
    Página do Facebook
    Canal do Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pat, tudo bem?

      Eu gostei bastante de P.S Eu te Amo, porém, gostei mais do filme. Tem alguns pontos diferentes, mas, não sei, senti que no livro a protagonista era muito invejosa. Claro, há a questão do luto, mas ela vivia invejando as amigas que seguiram em frente ao invés de tentar fazer o mesmo, sabe?

      Excluir
  8. Oi Raquel, tudo bom?
    Tenho curiosidade para ler esse livro pela mensagem que ele passa ao leitor.
    Porém, achei a narrativa um pouco previsível, porém tenho que conferir.
    Vi a diagramação na livraria e amei.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim, o livro tem até as suas surpresas, mas não sei, não rolou comigo. A mensagem é bonita, mas acho que não gostei mt de como ela foi apresentada e, principalmente, o protagonista é um cretino

      Excluir
  9. Oiee

    Eu também só li PS Eu te Amo da autora e gostei bem mais do que imaginei, eu gosto dessa lição que ela sempre passa nos livros mesmo que de forma sutil, acho que irei gostar desse livro e ja adicionei na minha lista de desejados.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel!!
    Sabe que eu amo livros com mensagens, né? Esse Natal fiquei aguando porque não li nada natalino :'C Mas ano que vem pretendo ler, e O Presente é um forte indicado. Gostei da resenha, mas imagino que quando eu ler, devo gostar mais, porque eu me emociono com histórias assim, e fico viajando na maionese, imaginando outras mensagens por trás!! hsuahushaushsa..
    Beijão!!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!