# Campanha: Sou blogueiro, sou parceiro e mereço RESPEITO

Olá, pessoal, tudo bem?

Vários motivos fazem com que a gente queira entrar na blogosfera. O meu motivo foi querer ter um local para falar dos livros que eu lia, uma vez que sentia que estava alugando demais o meu namorado. E ai quando entramos na blogosfera, aos poucos, vamos conhecendo este mundo. Conhecemos outros blogs, descobrimos as parcerias com autores nacionais e editoras. 

Porém esta questão de parceria tornou-se uma coisa bem delicada. Até onde vai esse auxílio mútuo? Nós disponibilizamos o nosso blog para divulgar lançamentos e fazer resenhas de forma gratuita e o que queremos em troca? Respeito!

Significado de Parceria:
Na sua definição mais geral, parceria é uma associação de entidades (duas ou mais) para desenvolverem ação conjunta com vista a atingirem um objetivo determinado.

O Por Uma Boa Leitura e mais um grupo de blogueiros nos unimos para compartilharmos a nossa visão do que é uma parceria. Por isso criamos este post, em respeito às editoras, aos autores e, principalmente, a nós mesmos. Não queremos brigas ou troca de ofensas, apenas respeito. Respeitamos o trabalho do autor, que passou muito tempo sonhando com o seu livro: meses e anos escrevendo e mais outros meses aguardando a publicação. Respeitamos as editoras que fazem um trabalho bonito realizando o sonho do autor. Sabemos que nada disso sai barato e por isso respeitamos. Mas e quanto a nós?! 

Além de admirar o trabalho dos autores e nutrir paixão pelos livros, temos vida social. Trabalhamos, estudamos, somos mães, pais, namorados (as), esposas, donas de casa e etc, e, mesmo com isso tudo, tiramos um tempinho para ler e escrever (em um espaço que é nosso) sobre o trabalho de alguém. No meu caso, trabalho como jornalista, faço freelancer, tenho um namorado e ainda faço aula de dança. Mas mesmo assim tento dar a maior atenção não só para os blogs parceiros como para os autores e editoras parceiras.

No início é difícil. Gastamos, sim, com os nossos autores nacionais, estrangeiros e pedimos, humildemente, parceria. No inicio, as vezes ela é até negada, mas okay, levantamos a cabeça Às vezes o livro é tão bem falado e a grana tá curta que se for cortesia é melhor ainda. 

Vocês sabem o que significa uma cortesia para um blogueiro apaixonado por livros?! Não significa favor ou caridade, significa que estamos sendo valorizados e respeitam a nossa opinião... (Caramba, eles querem a nossa opinião)!!! Talvez vocês não saibam, mas temos cuidado ao escrever uma crítica (que SEMPRE queremos que seja construtiva) justamente para não magoar, mas também não mentiremos. Soube recentemente que propagandas em geral custam caro... Nós fazemos por amor! Não pensem que nos vendemos por um exemplar, não é isso! Nós fazemos uma troca, dou meu tempo e minha opinião aos meus amigos e em troca você me dá um exemplar... Simples assim!!

Falando por mim, nunca exigi cortesia de autor nacional. Quando entrei na blogosfera não tinha essa noção, mas conhecendo os autores nacionais e a realidade que eles encaram para ter o tão sonhado livro publicado, percebemos que nem tudo são flores. O caminho é longo e árduo e, muitas vezes a renda da venda destes livros para os blogueiros é o que o autor tem exclusivamente para ele. Mas não acho justo generalizar a coisa. Sim, existem maus blogueiros, assim como existem autores que não cumprem o seu lado da parceria, que não nos ajudam na divulgação do blog, que somem e não querem mais saber de vocês.



Em toda profissão existem bons e maus profissionais, na blogosfera não seria diferente. Não queremos "puxa saquismo", só queremos o que é nosso de direito: RESPEITO. Por isso, nós nos reunimos viemos desabafar. 

Aos autores, por favor, não generalizem o grupo. Às editoras, verifiquem se os blogs parceiros são atualizados e ainda estão ativos. Respeitem-nos que respeitemos vocês. 

Por que nosso trabalho não é valorizado??? Seria porque não cobramos pelo serviço? Vamos repensar as atitudes... Agradecemos de coração e desejamos o maior sucesso a todas as partes!

SOMOS BLOGUEIROS, SOMOS PARCEIROS E QUEREMOS RESPEITO!!


“... Em minha opinião nós blogueiros temos que nos tornar editoras. Mas digo: Editoras exigentes e que fecham o cerco de uma forma bem grande. Assim como nós recebemos um NÃO de cada uma delas, chegou a hora de darmos o nosso NÃO para nos valorizarmos. Porque pelo pouco que sei, aqui no grupo todos os blogs que aqui fazem parte, são blogs grandes e blogs muito bons que tem conquistado o seu pequeno espaço a cada dia ao lado das editoras. Aqui no grupo, hoje se formos olhar, aqueles blogs que sempre levaram NÃO de uma editora, hoje estão levando um SIM.” – Kelly Muniz, do blog Livros e Marshimallows (em relação ao crescimento dos pequenos blogs).

“Então pessoal... agora chegou a nossa vez de agir. Com educação, profissionalismo. A forma em  que fomos generalizados nos machucou. Tanto é que estamos remoendo esta história até hoje. E se não temos mais dinheiro pra comprar livros, vamos pegar emprestado, vamos fazer qualquer coisa.” – Kelly Muniz.

“É muito triste quando começam a te "criminalizar" por causa de uns poucos que não sabem a hora de parar, não sabem ser seletivos, ou por causa de uns irresponsáveis como o que fez aquela maldade com a Eleonor. Se já me sentia humilhada antes ao pedir parceria com autores nacionais, agora vou me sentir mais ainda, sendo passível de um julgamento tão esdrúxulo quanto aos que eu tenho visto de alguns deles. Não quero mandar um e-mail para uma pessoa a fim de divulgar o trabalho dela e ser respondida como uma aproveitadora, que só quer se aproveitar de sua obra de arte perfeita e imaculada.” – Sarah Marques, do blog Endless Poem

“Se você concorda em ser parceiro de todos os blogueiros que te procuram sem ter um critério para esta parceria não pode reclamar depois. Agora vir dizer que todos os blogueiros só desejam receber livros gratuitos e que os livros de autores estrangeiros compram sem reclamar chega a ser uma ofensa... Parceria é uma via de mão dupla. Os dois lados devem ficar satisfeitos com os resultados e devem sim receber por isto. Afinal nem mesmo o relógio funciona de graça. Você precisa lhe dar corda (os antigos) ou lhe fornecer uma pilha ou uma bateria.” – Khrys Anjos, do blog Minha Montanha Russa de Emoções (em relação a parcerias).

“Acha que estão me fazendo favor mandando livro? Não não! Quer que eu faça propaganda, me paga, mas se for de graça é do meu jeito! Ninguém compra minha personalidade, nem livros muito bons!! Sou muito direta, tranquila e transparente, então vamos deixar as coisas às claras: O blog é MEU, EU leio, EU resenho, EU escrevo da MINHA forma. Sei que não sou crítica literária, mas a partir do momento em que me dão um exemplar para resenhar, eu tenho o direito!” – Priscila Domingues, do blog Sou Eu, Pri (sobre alguns autores mandarem retirar conteúdo negativo sobre o livro).

“Hoje é muito complicado você descobrir se um blogueiro é confiável ou não antes de enviar um livro. Infelizmente, com o aumento desses casos lamentáveis e ridículos, os blogueiros que realmente fazem um trabalho legal, vão acabar pagando o pato. Isso não significa que é o fim do mundo, que você vai ter que excluir o se blog etc. Continua fazendo seu trabalho, seguindo com seu blog...” – Elton Max, do blog O Elton Max (sobre o “parceiro” que vendeu seu exemplar cortesia no Mercado Livre).



“... Em todos os setores vemos meios de agir deturpados. E não seria correto condenar todas as profissões devido a isso. Já vimos autor sumir, não cumprir com acordos, parar de responder. Já vimos editoras faltarem totalmente com o acordo feito também. Vemos falta de conduta profissional em diversos setores de atendimento público. E vimos o problema que envergonha aqueles que trabalham direito, na blogosfera: blogueiros que comentem as mais variadas violações, as mais variadas faltas contra os outros profissionais. Onde está a culpa? Na alienação? Na falta de educação? De maturidade? De caráter? Ainda estamos buscando... Porém, o que não podemos esquecer é que cada caso é um caso...” – Vivian Pitança, do blog Reflexão Literária

"Nunca exigi livro de graça para ninguém. Sei o quanto os autores nacionais batalharam para conseguir a sua publicação. Gasta-se dinheiro, é um processo bem burocrático. Só peço parceria com aqueles que eu quero ler os livros e não me importo em pagar pelo exemplar. Mas assim, não me venha dar faniquito dizendo que todo o blogueiro não presta porque isso é mentira. E quando a gente faz a resenha, manda para o autor e o mesmo nem se incomoda em compartilhar o link? E quando a gente perde pelo menos uma hora escrevendo uma resenha pra vir o autor e reclamar que demos cinco estrelas, mas reclamamos do tamanho da fonte? Disso ninguém fala. Então não generalize para que a gente também não generalize autores e editoras. Cada um é cada um. Tem muito blogueiro sério por ai e, uma dica, nem todos eles tem blogs de quatro anos de existência, 20 mil seguidores, postagem diárias e mil e uma colunistas." - Raquel Araujo, do blog Por Uma Boa Leitura

24 comentários:

  1. Olá Raquel,

    Esse é realmente um assunto muito tenso mesmo. Não tenho muito a acrescentar, afinal eu mal consigo dar conta dos livros que eu compro, quanto mais sair por aí pedindo parceria, mas vejo que é um caso onde os dois lados da moeda devem ser olhados atentamente. Editoras e autores precisam ser mais seletivos e blogueiro, antes de qualquer coisa precisa se valorizar, sair por aí pedindo livro a torto e a direita apenas por que é "de graça" realmente não dá. Enfim, são casos e casos.

    Abraços!!!

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Jeferson, concordo totalmente com você. Claro que existem mais blogueiros, não estou negando isso. Mas também acredito que não seja tão difícil de identificá-los. É chato essa generalização porque ai o autor ou a editora acaba se queimando com os próprios blogueiros e, cá entre nós, nós ajudamos bastante na divulgação dos mesmos.

      Excluir
  2. Olá Raquel! Achei bastante interessante e digna essa campanha e concordo com tudo que disse...poxa o mínimo que devemos ter é respeito dos parceiros. Já recebi bastante e-mail ou mensagem desaforada de parceiro, ainda por cima de editor nova que acha que o blogueiro é obrigada a divulgar uma carga pesadaaaaaa de informações o tempo todo só porque tem a parceria firmada e não dão um valor em troca. Nós somos pessoas normais e como disse temos nossas vidas e não vivemos exclusivamente para os blogs. Concordo plenamente também que existem maus blogueiros e parceiros, afinal como em todos profissão( como você bem disse) tem maus profissionais e na blogosfera não seria diferente! APOIADO!
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paloma,

      Olha, felizmente isso ainda não aconteceu comigo, mas sei de muita gente que passou por essa mesma situação que você. É chato e desrespeitoso. Estamos fazendo um trabalho totalmente gratuito, não acho certo você exigir uma coisa para o dia seguinte. Claro que, se nos comprometemos em fazer, faremos, mas ficar em cima, ninguém merece. E pior que isso é querer que mudemos as nossas resenhas. Ninguem merece!!!

      Excluir
  3. Concordo com o texto e com as opiniões citadas nele. Generalizar é perigoso e injusto e "respeito" é a palavra-chave para os dois lados.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Carlinha. Temos que respeitar para sermos respeitados!!

      Excluir
  4. hahaha eu ri com esse meme! Pior que isso não acontece só em parcerias que vcs fazem com editoras, comigo isso acontece quase sempre também com lojas! :(
    Super apoio essa campanha!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, então isso é um mal mesmo!!!! Ninguém merece, hein, Leeh.

      Excluir
  5. Oi, Raquel!
    Seu post disse tudo que deveria dizer. É mesmo verdade que muitas vezes não somos valorizados por todo o tempo que nos dedicamos á boas resenhas, divulgações e etc. Respeito é o mínimo que precisamos para seguir em frente como blogueiro literário.
    Esse meme no fim do post não podia ser mais perfeito! hahaha. Eu ri bastante desta triste verdade.

    Beijos!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É rir para não chorar, né, Vini?? A coisa tá feia mesmo. E a gente tem mesmo é que jogar tudo no ventilador pra ver se a galera se toca!

      Excluir
  6. ente ente Raquel para presidente !!!

    Apoiada essa campanha e vamos tirar os pilantras que só querem receber livros de graça e fazer cópia de outros blog de circulação.

    A gente que é blogueiro faz porque gosta e ainda gastamos um baita tempo para deixar tudo nos conformes, temos que ter respeito por isso também.

    Adorei!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua que bom que eu já tenho o seu voto =P

      Excluir
  7. Olá Raquel,
    é mt bom participar desta campanha, eu tenho alguns livros de parceria atrasado, mas isso n quer dizer q eu nunca vou lê-los ou vou sair vendendo meu livro por aí!
    Super Abraço,
    Victor Rosa - Encantos Paralelos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi! Temos mesmo que nos unir e mostrar o nosso lado. Nada de dois pesos e duas medidas.

      Excluir
  8. Oi Kel
    Acho muito válida essa campanha, não só com relação a autores e editoras, mas também com outros blogueiros. Acho que está faltando mesmo é respeito uns com os outros. Porque tá complicado.
    Parabéns a todos os blogs que tiverem essa iniciativa.
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Raquel, como te disse antes, você tem meu total apoio nessa campanha.
    A relação entre blogs e editoras deve ser algo respeitoso e isso não está acontecendo. Não vivemos de blog e as editoras precisam entender isso também. Não é só porque é um livro de parceria, que devemos falar bem de tudo.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. Blog é o que fazemos nas horas vagas mas tem gente que não entende.

      Excluir
  10. Amiga Raquel, tudo bem linda?
    Olha estou vindo aqui para dizer que também estou participando dessa campanha e tenho que concordar em tudo que foi escrito, até porque tem gente que faz as coisas de sacanagem mesmo.
    Por exemplo, tem gente que pede livros cedidos para os autores e somem.
    Tem editoras que só fazem parceria com Blogs que tem uma PANCADA delas ou até mesmo por causa de GRANDE quantidade de seguidores sem ver o conteúdo em geral que a pessoa faz, até porque eu conheço muita gente competente que tem poucos seguidores ai.
    Enfim...
    Mas sabe uma coisa que mais me deixa triste é que as pessoas pensam maldade de alguns blogueiros, até porque já fiquei sabendo que passam pela mesma coisa que eu.

    Tipo...Você sabe que tenho vários parceiros nacionais certo?
    Tenho vários livros...É verdade...
    Só que ninguém sabe que a maioria daqueles livros que estào na minha estante são todos comprados com o meu dinheiro e com o dinheiro do meu namorado também.
    Agora eu acho uma falta de respeito as pessoas pensarem que eu SÓ GANHO OS LIVROS e isso não é só comigo não. Já fiquei sabendo que acontece com outras pessoas também.

    Agora, vê se vc acha certo, vc acha que vou ter que colocar todos os COMPROVANTES de depósito em meu blog para provar para os outros que comprei os livros? Eu acho isso uma coisa RIDICULA até porque isso é algo pessoal entre eu e o autor que fechamos. Nào tenho que ficar provando nada pra ninguém quanto a isso.

    Eu vou continuar fazendo parceria se eu quiser e também vou continuar comprando quantos livros eu quiser adquirir, mesmo que eu DEMORE ANOS LUZ pra RESENHAR. Nào me importo. Até porque meu blog não é só FAZER RESENHA. Eu tenho outras coisas pra fazer também além disso. Eu não vivo só de livro e nem ganho dinheiro com isso.
    Enfim...Só que é aquele negócio, as pessoas acham que a gente só vive disso né?
    Não sei se vc vai concordar com tudo que disse ai, mas boa parte das pessoas que eu já conversei passam pela mesma coisa que eu e eu compro os livros pra justamente não ter que ficar tendo compromisso de quando eu vou ou não soltar a resenha, até porque eu acho isso meio injusto com o autor.
    Agora os que foram cedidos, estou colocando na frente pra resenhar.
    Estou mesclando com comprados.
    Enfim... Mas eh fods...Não temos o que fazer.
    O negócio é pedir para as pessoas INVEJOSAS não voltarem mais.

    Bom, desculpa pelo desabafo, mas é isso que penso sobre tudo isso ai, principalmente aqueles que são mal caraters que ficam dando calote nos autores nacionais ai. TENHAM CONSCIENCIA pelo menos !!

    Bjos amiga e espero que vc me retorne e diz o que achou hahaha
    Acho que falei demais =x
    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce falou tudo, Silvana. Porque só os blogs que tem cinco, seis anos de existência e mais de 3 mil seguidores é que conseguem parcerias, etc? Nós também temos o nosso espaço e damos duro no que fazemos, nos dedicamos. Quanto aos calores nos autores nacionais, isso realmente ninguém merece. Acho um total absurdo.

      Excluir
  11. Olá!
    Acho muito legal você ter trazido esse assunto aqui para discussão. Concordo com tudo que foi exposto e posso dizer que por esse mesmo motivo eu evito parceria com autores e editoras. Sabe, eu quero que meu blog seja um cantinho meu, não quero aguentar reclamação ou cobrança de alguém por coisas desse tipo. A partir do momento que eu aceito esse tipo de coisa eu estou me sujeitando a outras consequências das quais eu sei que NÃO vou gostar. Existe um desrespeito por parte de muito gente com relação a blogueiros "menores", bom, menores por que?? Porque tem poucos seguidores? EU vejo esse desrespeito até mesmo vindo de blogs maiores. Mas enfim, muito bacana o post!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você está certíssima, Gabi. Melhor do que se estressar. Como vc disse, tem muito blogueiro que se acha o último biscoito do pacote e eu detesto isso. A gente visita, comenta e nem pra retribuir, fala sério. Se acham melhores que a gente.

      Excluir
  12. Oi Kel! Como vai?
    Amei essa campanha e acho muito bacana a iniciativa sobre esse assunto. Depois do ocorrido das últimas semana está um burburinho na blogosfera a respeito sobre confiança entre autores e blogueiros parceiros. Muito chato o que aconteceu e espero sinceramente que isso não aconteça novamente!!!

    Merecemos respeito pelo trabalho que desempenhamos e nossa dedicação!

    Beijocas da Deebs
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nem preciso dizer o quanto apoio essa campanha, ninguém é igual a ninguém, não podemos generalizar, os bons blogueiros merecem respeito, eu fiquei muito chateada quando li que nós blogueiros só estamos atrás de livros de graça, AMO comprar meus livros, e tenho que agradecer muito a DEUS por ter condições de compra-los sempre que quero.
    Respeito mútuo é a essencial.

    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Super apoio essa campanha.
    Não é por que eu sou parceira de fulana que eu tenho que gostar do seu livro e tals. Claro, o autor vai querer que você não menospreze o seu trabalho, mas faltar com respeito a um blogueiro por não ter apoiado o fato de ele não ter gostado do seu livro já é de mais.
    Somos todos iguais. E não é por que ganhei um livro de graça que vou ouvir calada Fulano e Cicrano falando mal de mim.
    Respeito é bom e todo mundo gosta.

    Beijinhos, Alicia.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!