Oiee, gente, tudo bem?
Já pode chegar o final de semana? Ah, obrigada =P Mas enquanto ele não chega, o Por Uma Boa Leitura não para! Hoje é dia de resenha. O livro desta segunda foi lido através de um Book Tour realizado pela Sarah do blog Endles Poem com total apoio da Marli. Sim, eu estou falando do livro Amazônia *0*
Título: Amazônia - Um caminho para o Sonho
Autora: M.C. Jachnkee
Editora: Nova Letra
Páginas: 274
Sinopse: Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, em uma viagem de busca por conhecimento, não só do lugar, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Passando por Manaus, pelo maravilhoso encontro das águas de Rio Negro e Solimões, Parintins, a misteriosa Fordlândia e a incrível Belém, descobriremos segredos, sentimentos, que levarão o leitor a conscientização da preservação da Amazônia, a quebra de mitos, o folclore da região, uma pitada de romance e suspiros que deixarão o leitor atento do começo ao fim. Seus sonhos e desejos destacados nas páginas de Amazônia – Um Caminho para o Sonho. Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos nasce a descoberta da força para percorrer o caminho para o sonho.
O livro começa com a chegada de Rafaela e suas amigas a Manaus. As meninas, moradoras da cidade de Ascurra, no Sul do país, resolvem fazer um "mochilão" pela região Amazônica afim de conhece melhor a história do povo brasileiro. O guia desta aventura será Daniel, tio de Joana, uma das amigas de Rafaela.
Durante o tempo em que visitam Manaus, Parintins, Santarém, Forlândia e Belém, as meninas conhecem um pouco da culinária local e saem daquela zona de conforto que estão acostumadas. Alguns paradigmas são quebrados e elas conseguem perceber a dura realidade do norte do país que, apesar de muitas vezes ser esquecido pelas autoridades e pela própria população do resto do Brasil, é composto por um povo guerreiro e alegre.
Pelo caminho as meninas vão se auto descobrindo e, claro, fazendo novas amizades e se apaixonando.
Primeiramente quero ressaltar que eu ADORO livros de conteúdo histórico. Apesar de amar (e muito) a minha profissão de jornalista, sempre vai ter em mim uma pontinha de arrependimento por não ter cursado História. O Brasil é riquíssimo e muita gente não conhece nem metade da história do seu estado, muito menos do país como um todo. Um desperdício.
Apesar do destaque ao quarteto feminino e ao Daniel, o verdadeiro protagonista do livro é a Amazônia. E que protagonista! Com uma grande riqueza de detalhes, a autora nos presenteia com um livro que é o retrato da região Norte. Através de Amazônia - Um Caminho para o Sonho, conhecemos pontos turísticos e relembramos contextos históricos da era da borracha e da exploração dos europeus.
O livro da Marli é um tapa na cara de quem pensa que Amazônia só se resume a índios e floresta. A autora nos mostra que a cultura de lá é riquíssima, recheada de lendas, pontos turísticos, etc. Ao iniciar a leitura você sente vontade de refazer os passos da autora (que de fato fez uma pesquisa de campo na Amazônia) e conhecer de perto toda essa gente. Além das belezas naturais e quitutes exóticos, Amazônia nos mostra a desigualdade social que existe na região norte e propõe uma séria discussão sobre a biopirataria e a necessidade da preservação do meio ambiente. A cada folheada você mergulha mais um pouco na história de um povo que sofrido, mas cativante.
Quanto aos personagens, gostei particularmente da Camila e da Ana Carolina. A primeira é a palhaça do grupo, enquanto Ana Carolina é aquela que tem sempre a palavra certa na hora certa. Confesso que não curti muito o romance entre a Rafaela e o Daniel.
No mais, eu gostei da diagramação do livro. Sei que tem muita gente que não curte páginas brancas, mas isso para mim não faz grande diferente ;). Não percebi grandes erros de revisão, porém me incomodou a abreviação de certas palavras, como por exemplo Dona, que virou "D.". A leitura do livro flui fácil e te envolve totalmente. Acredito que este livro deveria ser obrigatório nos colégios. É uma forma de conhecer melhor a história do nosso país através de uma leitura encantadora.
Oi Caquel, como diz a bela... Kkkk
ResponderExcluirAmei sua resenha, eu li esse livro e pude notar o pouco que conheço de nosso pais, o que para mim chegar a ser vergonhoso, Marli soube explorar esse livro muitissimo bem trazendo para nós a realidade, eu adorei o livro, e com toda certeza esse livro tem que ser obrigatório nas aulas de história! Bjkas
Dani Livros, a Janela da Imaginação.
huahuahuahua Caqueeelll. To morrendo de saudade da Bela, temos que marcar logo o nosso encontro. Senti a mesma coisa que vc sentiu ao ler o livro, Dani. O Brasil é tão grande e diverso que muitas vezes não conhecemos nem 0,5% dele.
ExcluirOi Raquel!!
ResponderExcluirTambém acho que esse livro deve ser obrigatório nos colégios! Ele é uma delicinha de livro, uma leitura maravilhosa e nos instrui muito, conheci lendas e lugares que nunca imaginei. A Marli foi ótima no projeto dela, adorei cada personagem e situação. Ao contrário de você, torci muito para a Rafaela e o Daniel! *-*
Beijos,
Marcelle
www.bestherapy.net
Oi Marcelle,
Excluirvc falou tudo. A leitura de Amazônia é super para formação das pessoas e a linguagem é acessível, o que é o mais importante.
RAQUEL, obrigada pelo interesse em participar do BT e ler o livro. Sou muito grata. Fico imensamente feliz em saber que você gostou da leitura. Que legal se fosse possível ver o livro nas escolas do Brasil. Um sonho, quem sabe, uma realidade. Beijocas.
ResponderExcluirOi Marli. Simplesmente adorei o livro e espero, de coração que um dia seus livros estejam nas escolas publicas e particulares do Brasil
ExcluirAcho ótimo o incentivo a literatura nacional e mais ainda ao saber do tema desse livro. Temos poucos livros sobre o Norte do país e estou lendo muitas resenhas positivas de Amazônia.
ResponderExcluirEstou curiosa para fazer a leitura desse livro.
;)
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
Verdade, Aline. Amazônia nos faz ter vontade de ir voando para lá
ExcluirNossa, muito interessante, eu sou uma dessas pessoas que sempre pensa que na Amazônia só tem índio e mato! :~ Preciso ler!
ResponderExcluirbeeeijos,
http://www.misssainha.com/
Eu, em todos os meus anos de vida nunca achei que viajaria até Manaus. Ainda mais umas 5 vezes (culpa do meu noivo que foi morar lá). Realmente é um lugar muito diferente do que eu já tinha visto. Nunca explorei a Amazônia dessa forma, mas conheci um pouco da cultura local, comidas e etc.
ResponderExcluirSentirei saudades IMENSAS do sorvete de açai e de tapioca. Delicioso.
Acredito que seja um local que eu não voltarei mais, mas digo que vale a pena conhecer, porque é bem diferente da realidade que temos aqui no Sudeste.
Ótima resenha Raquel! :D
Obrigada pelo elogio, Paula
ExcluirTenho vontade de conhecer essa região, imagino que seja bem diferente do que encontramos por aqui pelo sudeste. O livro mostra muito das diferenças sociais. É um povo que tem uma cultura muito rica e muito própria. Querendo ou não, aqui nós somos muito americanizados, né?
Oiee
ResponderExcluirAmei a sua resenha e fiquei morrendo de vontade de ler o livro, é ótimo poder conhecer a história do nosso país e abrir os olhos para o nordeste que tanto sofre !
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Vale muito a pena, Dre
ExcluirOi Kel! Este livro parece ser muito bom. Já tinha lido sobre ele e vi uma critica boa como a sua. Fiquei desapontada por você não ter gostado do romance de Rafaela e Daniel porque eu amo livros com romance, mas pretendo lê-lo.
ResponderExcluirBjus
vestido-de-papel.blogspot.com.br
Oi Sara. O livro é realmente muito bom. Quanto ao romance, só achei que ele não se encaixava com a proposta em si do livro. Achei que o livro tem mais esse teor histórico mesmo e que o romance acabou destoando. ;)
ExcluirOi, Kel!
ResponderExcluirVenho encontrando durante esta minha jornada por boas leituras muitos livros nacionais com grandes qualidades. Amazonia - Um Caminho para o Sonho parece estar entre eles. A história não vem muito ao meu estilo, mas a curiosidade me alcançou, rsrs.
Beijos!
Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/
Oi Vini, eu super recomendo essa leitura. Tenho certeza de que vc vai gostar. A linguagem é bem acessível e a leitura é fácil.
ExcluirOla Kel,
ResponderExcluirRealmente parece ser uma história mt interessante e cativante, pq além de entreter ele ensina, educa. Tbm sou fascinado por história <3
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br
E esse é o melhor de um livro, né, Vi? Nos passar alguma coisa! Eu adoro livros com teor histórico!
ExcluirQue linda resenha, chega á dar vontade de ir correndo ir comprar o livro. Realmente muita gente ainda tem o pensamento que a Amazônia é um lugar de matos e índios, esquecem que se contém cultura em cada parte do Brasil. É raro encontrar um bom livro que destaque locais ''esquecidos'', gostei da proposta da escritora;
ResponderExcluirahh que lindo poder ler isso. Muito obrigada pelo elogio!
ExcluirEu li esse livro já tem um tempinho e também gostei dele, eu só senti falta de um espaço maior para o romance, mas entendo que ele seja só uma introdução, que o amor ficou para o próximo livro. É mesmo um livro bem interessante, seria ideal para aplicar em escolas.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Olá Raquel, tudo bom?
ResponderExcluirSe eu não tivesse lido a sua resenha nunca me interessaria por esse livro. Talvez pelo fato de a capa não ter me chamado tanta a atenção.
Enfim, assim como você, amo conteúdos históricos e será um prazer algum dia poder ler esse livro e descobrir um pouco mais sobre a Amazônia.
Beijinhos, Alicia.