# Resenha 53 // Amazônia - Um Caminho para o Sonho

Oiee, gente, tudo bem?

Já pode chegar o final de semana? Ah, obrigada =P Mas enquanto ele não chega, o Por Uma Boa Leitura não para! Hoje é dia de resenha. O livro desta segunda foi lido através de um Book Tour realizado pela Sarah do blog Endles Poem com total apoio da Marli. Sim, eu estou falando do livro Amazônia *0*

Título: Amazônia - Um caminho para o Sonho
Autora: M.C.  Jachnkee
Editora: Nova Letra
Páginas: 274

Sinopse: Um sonho em comum. Uma viagem para a misteriosa e irresistível Amazônia. Em Amazônia – Um Caminho para o Sonho, o leitor conhecerá Rafaela, Camila, Ana Carolina, Joana e Daniel, em uma viagem de busca por conhecimento, não só do lugar, mas também deles mesmos. O que estará escondido na incrível Amazônia? Passando por Manaus, pelo maravilhoso encontro das águas de Rio Negro e Solimões, Parintins, a misteriosa Fordlândia e a incrível Belém, descobriremos segredos, sentimentos, que levarão o leitor a conscientização da preservação da Amazônia, a quebra de mitos, o folclore da região, uma pitada de romance e suspiros que deixarão o leitor atento do começo ao fim. Seus sonhos e desejos destacados nas páginas de Amazônia – Um Caminho para o Sonho. Quando é preciso abrir mão daquilo que amamos nasce a descoberta da força para percorrer o caminho para o sonho.


O livro começa com a chegada de Rafaela e suas amigas a Manaus. As meninas, moradoras da cidade de Ascurra, no Sul do país, resolvem fazer um "mochilão" pela região Amazônica afim de conhece melhor a história do povo brasileiro. O guia desta aventura será Daniel, tio de Joana, uma das amigas de Rafaela. 

Durante o tempo em que visitam Manaus, Parintins, Santarém, Forlândia e Belém, as meninas conhecem um pouco da culinária local e saem daquela zona de conforto que estão acostumadas. Alguns paradigmas são quebrados e elas conseguem perceber a dura realidade do norte do país que, apesar de muitas vezes ser esquecido pelas autoridades e pela própria população do resto do Brasil, é composto por um povo guerreiro e alegre.

Pelo caminho as meninas vão se auto descobrindo e, claro, fazendo novas amizades e se apaixonando.

Primeiramente quero ressaltar que eu ADORO livros de conteúdo histórico. Apesar de amar (e muito) a minha profissão de jornalista, sempre vai ter em mim uma pontinha de arrependimento por não ter cursado História. O Brasil é riquíssimo e muita gente não conhece nem metade da história do seu estado, muito menos do país como um todo. Um desperdício.

Apesar do destaque ao quarteto feminino e ao Daniel, o verdadeiro protagonista do livro é a Amazônia. E que protagonista! Com uma grande riqueza de detalhes, a autora nos presenteia com um livro que é o retrato da região Norte. Através de Amazônia - Um Caminho para o Sonho, conhecemos pontos turísticos e relembramos contextos históricos da era da borracha e da exploração dos europeus. 

O livro da Marli é um tapa na cara de quem pensa que Amazônia só se resume a índios e floresta. A autora nos mostra que a cultura de lá é riquíssima, recheada de lendas, pontos turísticos, etc. Ao iniciar a leitura você sente vontade de refazer os passos da autora (que de fato fez uma pesquisa de campo na Amazônia) e conhecer de perto toda essa gente. Além das belezas naturais e quitutes exóticos, Amazônia nos mostra a desigualdade social que existe na região norte e propõe uma séria discussão sobre a biopirataria e a necessidade da preservação do meio ambiente. A cada folheada você mergulha mais um pouco na história de um povo que sofrido, mas cativante. 

Quanto aos personagens, gostei particularmente da Camila e da Ana Carolina. A primeira é a palhaça do grupo, enquanto Ana Carolina é aquela que tem sempre a palavra certa na hora certa. Confesso que não curti muito o romance entre a Rafaela e o Daniel. 

No mais, eu gostei da diagramação do livro. Sei que tem muita gente que não curte páginas brancas, mas isso para mim não faz grande diferente ;).  Não percebi grandes erros de revisão, porém me incomodou a abreviação de certas palavras, como por exemplo Dona, que virou "D.". A leitura do livro flui fácil e te envolve totalmente. Acredito que este livro deveria ser obrigatório nos colégios. É uma forma de conhecer melhor a história do nosso país através de uma leitura encantadora.







23 comentários:

  1. Oi Caquel, como diz a bela... Kkkk
    Amei sua resenha, eu li esse livro e pude notar o pouco que conheço de nosso pais, o que para mim chegar a ser vergonhoso, Marli soube explorar esse livro muitissimo bem trazendo para nós a realidade, eu adorei o livro, e com toda certeza esse livro tem que ser obrigatório nas aulas de história! Bjkas
    Dani Livros, a Janela da Imaginação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahua Caqueeelll. To morrendo de saudade da Bela, temos que marcar logo o nosso encontro. Senti a mesma coisa que vc sentiu ao ler o livro, Dani. O Brasil é tão grande e diverso que muitas vezes não conhecemos nem 0,5% dele.

      Excluir
  2. Oi Raquel!!

    Também acho que esse livro deve ser obrigatório nos colégios! Ele é uma delicinha de livro, uma leitura maravilhosa e nos instrui muito, conheci lendas e lugares que nunca imaginei. A Marli foi ótima no projeto dela, adorei cada personagem e situação. Ao contrário de você, torci muito para a Rafaela e o Daniel! *-*

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle,

      vc falou tudo. A leitura de Amazônia é super para formação das pessoas e a linguagem é acessível, o que é o mais importante.

      Excluir
  3. RAQUEL, obrigada pelo interesse em participar do BT e ler o livro. Sou muito grata. Fico imensamente feliz em saber que você gostou da leitura. Que legal se fosse possível ver o livro nas escolas do Brasil. Um sonho, quem sabe, uma realidade. Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli. Simplesmente adorei o livro e espero, de coração que um dia seus livros estejam nas escolas publicas e particulares do Brasil

      Excluir
  4. Acho ótimo o incentivo a literatura nacional e mais ainda ao saber do tema desse livro. Temos poucos livros sobre o Norte do país e estou lendo muitas resenhas positivas de Amazônia.
    Estou curiosa para fazer a leitura desse livro.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Aline. Amazônia nos faz ter vontade de ir voando para lá

      Excluir
  5. Nossa, muito interessante, eu sou uma dessas pessoas que sempre pensa que na Amazônia só tem índio e mato! :~ Preciso ler!

    beeeijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir
  6. Eu, em todos os meus anos de vida nunca achei que viajaria até Manaus. Ainda mais umas 5 vezes (culpa do meu noivo que foi morar lá). Realmente é um lugar muito diferente do que eu já tinha visto. Nunca explorei a Amazônia dessa forma, mas conheci um pouco da cultura local, comidas e etc.

    Sentirei saudades IMENSAS do sorvete de açai e de tapioca. Delicioso.

    Acredito que seja um local que eu não voltarei mais, mas digo que vale a pena conhecer, porque é bem diferente da realidade que temos aqui no Sudeste.

    Ótima resenha Raquel! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Paula

      Tenho vontade de conhecer essa região, imagino que seja bem diferente do que encontramos por aqui pelo sudeste. O livro mostra muito das diferenças sociais. É um povo que tem uma cultura muito rica e muito própria. Querendo ou não, aqui nós somos muito americanizados, né?

      Excluir
  7. Oiee

    Amei a sua resenha e fiquei morrendo de vontade de ler o livro, é ótimo poder conhecer a história do nosso país e abrir os olhos para o nordeste que tanto sofre !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel! Este livro parece ser muito bom. Já tinha lido sobre ele e vi uma critica boa como a sua. Fiquei desapontada por você não ter gostado do romance de Rafaela e Daniel porque eu amo livros com romance, mas pretendo lê-lo.
    Bjus
    vestido-de-papel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara. O livro é realmente muito bom. Quanto ao romance, só achei que ele não se encaixava com a proposta em si do livro. Achei que o livro tem mais esse teor histórico mesmo e que o romance acabou destoando. ;)

      Excluir
  9. Oi, Kel!
    Venho encontrando durante esta minha jornada por boas leituras muitos livros nacionais com grandes qualidades. Amazonia - Um Caminho para o Sonho parece estar entre eles. A história não vem muito ao meu estilo, mas a curiosidade me alcançou, rsrs.

    Beijos!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vini, eu super recomendo essa leitura. Tenho certeza de que vc vai gostar. A linguagem é bem acessível e a leitura é fácil.

      Excluir
  10. Ola Kel,
    Realmente parece ser uma história mt interessante e cativante, pq além de entreter ele ensina, educa. Tbm sou fascinado por história <3
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E esse é o melhor de um livro, né, Vi? Nos passar alguma coisa! Eu adoro livros com teor histórico!

      Excluir
  11. Que linda resenha, chega á dar vontade de ir correndo ir comprar o livro. Realmente muita gente ainda tem o pensamento que a Amazônia é um lugar de matos e índios, esquecem que se contém cultura em cada parte do Brasil. É raro encontrar um bom livro que destaque locais ''esquecidos'', gostei da proposta da escritora;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh que lindo poder ler isso. Muito obrigada pelo elogio!

      Excluir
  12. Eu li esse livro já tem um tempinho e também gostei dele, eu só senti falta de um espaço maior para o romance, mas entendo que ele seja só uma introdução, que o amor ficou para o próximo livro. É mesmo um livro bem interessante, seria ideal para aplicar em escolas.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  13. Olá Raquel, tudo bom?
    Se eu não tivesse lido a sua resenha nunca me interessaria por esse livro. Talvez pelo fato de a capa não ter me chamado tanta a atenção.
    Enfim, assim como você, amo conteúdos históricos e será um prazer algum dia poder ler esse livro e descobrir um pouco mais sobre a Amazônia.

    Beijinhos, Alicia.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!