# Papo Literário // Melhor postura na hora de ler

Oiee gente, tudo bem?

Comigo tá tudo certinho. Quero fazer uma pergunta para vocês: Como vocês leem? Não entenderam nada? huahuahua. Vamos por partes. Quando vocês estão com vontade de ler um livro, o que vocês fazem? Vão correndo para a cama para ler o livro? Leem no sofá? Preferem na escrivaninha? 

Eu sou cheia de problema nas costas, a maioria deles devido a minha postura ruim, então resolvi pesquisar sobre o melhor jeito para ler e, claro, partilhar com vocês. Há quem diga que ler deitado dá sono, eu não acredito nisso. Tanto que eu prefiro ler na cama, de barriga para cima, com o livro quase me beijando #exagerada porque tenho 4 graus de hipermetropia e astigmatismo. Costumo colocar algumas almofadas para que minha cabeça fique alta e deixo as pernas flexionadas para cima. Mas qual será a melhor posição para a leitura?



Óbvio que encontrar uma posição confortável é indiscutível e óbvio² que nem sempre a posição CORRETA para a leitura será a mais confortável ou a sua preferida. Mas, acredite em mim, crise de dor nas costas não é algo interessante. 

Segundo os médicos, a melhor postura para a leitura é sentado. De preferência, de uma maneira em que toda a sua coluna estiver apoiada e, principalmente, com os pés no chão (nada de pezinho balançando), isso é o ideal para que a coluna não fique sobrecarregada. Sentado, sua estrutura corpórea estará relaxada, evitando tensões na musculatura dos ombros, coluna e pescoço, regiões que são importantíssimas para se ter uma leitura de boa qualidade. 

Não pensem que uma mesa qualquer já é o suficiente para a postura ideal. A mesa deve estar de acordo com sua altura, de maneira que seus braços formem um ângulo de 90 graus quando apoiados nela. Se possível, não deixe o livro inteiramente apoiado na mesa. Incline-o um pouco em sua direção. Okay, eu sei que isso é difícil, mas eu avisei lá em cima que a postura correta nem sempre é a mais confortável, lembrem-se no pain no gain! ;)

Outra dica importantíssima, mas essa é fácil de ser realizada. Evitem locais muito escuros. Aprendo isso desde pequena no colégio. Isso força a visão. Sempre prefira os locais claros e bem arejados.

Bom, acho que é isso, gente =D Espero ter ajudado com o post

beijos, amanhã tem caixinha de correio!


16 comentários:

  1. Oi Raquel, não dá pra ficar de um jeito só lendo. Mudo de posição várias vezes e a minha predileta é deitada, bem confortável no meu travesseiro. Fico o dia inteiro sentada e na hora de ler que é meu relaxamento, prefiro ficar a vontade.
    Nem sempre o certo é o que a gente escolhe, rsrsrs

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!!!
    Eu tenho sérios problemas de postura na hora da leitura. Vivo mudando pois não aguento ficar muito tempo em uma só. Normalmente gosto de ler sentada na minha poltrona com as pernas esticadas num puff. É a posição que aguento mais tempo. Mas amoooo ler deitada de barriga pra baixo também. kkkkkkkkkkkk

    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  3. Suuuuuper me identifiquei com a imagem! hahaha Tenho problema nas costas também e fico morrendo de dor por causa da minha péssima postura! :(

    beeeeijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir
  4. A postura é realmente um grande problemas pros leitores viciados como nós. Esse ano eu entrei pela primeira vez na vida na academia e quando eu fui fazer minha avaliação física o carinha lá disse que meu pescoço estava numa posição errada, um pouco mais abaixado pra frente e falou que isso era típico de quem lia o tempo todo. asiuheauihsea Quase chorei na hora, não sei o que fazer pra não forçar meu pescocinho =( Mas também tenho muuuitas dores nas costas por causa disso. Ó tristeza.

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Liindas :)
    Hoje eu tava procurando matérias sobre isso, e olho onde eu encontrei.
    ajsnajnsa

    Eu tô com uma dor lascada na nuca por conta das minhas leituras.


    Abraço :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. haha adorei o post.
    Normalmente eu leio deitada na cama, de barriga para baixo. A sua posição me deixa com dor nos braços kkkkkkk mas claro, tambem leio em pé, na mesa do trabalho. e putz. acabei de abaixar minha cadeira rs eu ficava totalmente flutuando.
    Eu sei bem como é ter dores nas costas. mas essa posição de leitura nao é das melhores =/
    Pra ser sincera, eu nao consigo ficar muito tempo em uma posição só - quanto mais com as costas apoiadas no encosto da cadeira. Eu cruzo as pernas, escorrego na cadeira, encosto ... kkkkkk
    E ler sentada em deixa impaciente =/ é desconfortável!
    Enfim. Não vai ser muito util para ler, mas com certeza vou trabalhar em uma postura melhor agora =))

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel,
    Tbm tenho problemas de coluna e sempre li deitado. Um dia fui pesquisar e encontrei que para ler deitado deve ser usar três travesseiros, de forma a apoiar toda a coluna.
    Mas é bem o que vc disse: a postura correta nem sempre é a mais confortável. Então vou tentar ler algumas vezes sentado para ver no que dá.
    Abraço
    Alê
    alemdacontracapa.blgospot.com

    ResponderExcluir
  8. Realmente, nem sempre a ideal é a mais confortável de todas. Eu juro que eu tento me doutrinar quanto a essas posturas, não só na hora de ler, mas no computador ou em qualquer outro lugar, mas é difícil... HAHAHA

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Postura é algo que eu, definitivamente, não tenho quando estou lendo algum livro hehe É por isso que eu sinto muita tensão no pescoço e nas costas... De qualquer forma, eu sempre procuro manter a minha coluna reta, sem fazer com que ela se acomode em um ângulo louco que cause dor e tals. O meu maior problema é com a vista mesmo, não uso óculos, mas, na maioria das vezes, leio livros na parte da noite, ou seja, acabo forçando um pouco... É difícil essa vida de leitor heim hehe Bjos
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quase sempre leio deitada de lado ou sentada com o livro apoiado na escrivaninha e inclinado (o que pode ser o estranho para você hahaha) Não sei se elas acabam me prejudicando, mas ao menos não sinto dores :p
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel! Gostei muito do post, eu realmente não tenho postura, agora descobri que para ler também não :( e leio geralmente na minha cama que é beliche, então têm pouca luz. Vou tentar melhorar isso, já tive dores na costas.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. eu me identifiquei muito com o desenho kkk nunca encontro uma boa posiçao pra ler, mas na minha opniao ler deitado da sim muito sono pelo menos em mim*_*
    obg pelas dicas ajudaram muito!
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Meudeus Kel, acho que sou a pessoa mais ferrada no quesito postura e ambiente para ler.. kkkk sério, uma hora vou pedir para o Junior tirar uma foto para mostrar para vocês.. a pose é simplesmente absurda, e altera conforme alguma parte do corpo vai cansando.. e ah, sempre no sofá.. hehe E quanto ao escuro, putz.. leio quase sem luz se for necessário, e depois fico morrendo de dor de cabeça.. kkk De qualquer forma, ótimo post, não custa alertar né?! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. Amiga sabe que estava pensando sobre isso postura para leitura, qdo lemos em lugar confortável e apropriado, a leitura se torna bem mais proveitosa!!! A postura tbm é algo importante tbm, por que sofrer com dores na coluna ninguém merece!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  15. Quando eu era pequena, tinha a feia mania de ler no escuro. Ainda bem que parei com isso.
    Acho que deixo o livro muito baixo e isso faz meu pescoço doer.
    Achei o post super válido.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Bem eu acho que a minha postura para ler é simplesmente péssima, assim como para quase todas as coisas hahahha Mas adorei o post mo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!