# Papo Literário // Ler ou não ler no ônibus?


"Foi um descolamento de retina que me causou essa cegueira. Já tinha um glaucoma e de tanto ler em ônibus, em consequência do glaucoma, eu tive descolamento de retina e fiquei cego, completamente cego". Essa frase foi dita por Julio César Carneiro, que deu entrevista ao Programa Especial (TV Brasil) no último sábado, dia 9. Fiquei curiosa com isso. Minha mãe sempre falou para eu não ler em ônibus, metrô, carro (muito menos se estiver dirigindo, né?) etc, porque poderia ocasionar algum problema na visão. Eu achava isso uma bobagem, mas no fundo, no fundo, tinha uma pontinha de crença e evitava leituras mais extensas em movimento.

Achei que esse seria um bom debate para ser feito na nossa coluna, porque sei que nossos leitores são pessoas que estudam, trabalham, têm mil compromissos e acabam tendo pouco tempo de ler sentadinho, com a posição adequada, com a coluna ereta, que nem a Raquel falou no último Papo Literário. O que resta é aquele banco velho do ônibus mesmo, e fica a dúvida: ler ou não ler?

Em uma entrevista concedida ao site da Unimed Rio, André Souza Soares Maia, oftalmologista especialista em doenças da retina afirmou que, "todas estas crenças não passam de mito. O risco de descolamento de retina de quem está lendo é o mesmo de quem não está. Pode acontecer caso ocorra uma freada brusca e se a pessoa tiver uma lesão predisponente", diz. De acordo com a revista Superinteressante, a retina está colada no globo ocular e não se descola apenas com um movimento involuntário fruto de uma leitura no ônibus, é preciso algo mais forte. 

O Instituto Benjamin Constant, que para quem não sabe é um centro de referência internacional em questões sobre deficiência visual, diz que o deslocamento de retina é causado por traumatismo, inflamação, miopia acentuada ou tumor da coróide (camada do olho entre a retina e a esclerótica), e que quando não tratado pode conduzir à cegueira. Então, o descolamento de retina pode acontecer, sim, com quem está lendo no ônibus, mas apenas se a pessoa tiver predisposição. 

É bom lembrar que o esforço visual de uma leitura em movimento é maior, podendo fazer com que você fique mais cansado, com dor de cabeça, ardor, lacrimejando e com dor ocular. Portanto, é melhor aproveitar o tempo daquela viagem ou da volta para o trabalho para olhar a paisagem, conversar com as pessoas ao lado ou simplesmente para usar sua mente para criar!

Beijos a todos

13 comentários:

  1. Monique não consegui ser convencida...kkkk
    Ler no ônibus é minha vida! E olha que nem passo tanto tempo no Bus.
    Minha vista cansa às vezes, ai dou uma parada. Ou então, fico com sono e durmo..rs
    Post super informativo. Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Se fosse verdade eu ficaria cego antes dos 30 HUSHUSH O que eu mais faço é ler no onibus xD

    ResponderExcluir
  3. Oiee

    Eu vivo lendo no onibus e no metrô e não me vejo sem eles ao meu lado kkk mesmo sabendo que pode ter um fundo de verdade prefiro continuar lendo.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Queria muuito conseguir ler em ônibus, mas fico enjoada e cansada. :p
    Bom saber que não dá problema na vista, vai que ano que vem quando eu andar mais de ônibus decidir começar a ler, né?
    Adorei o post, muito, muito útil! *-*
    Beijinhos!

    http://www.livrinhoseeu.com/

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu nem consigo ler em carro, ônibus..
    Fico super tonta e enjoada. =/

    Mas, bom saber que é mito.


    Beijão.
    ficaadyca.blogspot.com.br
    insta - @hannacalado
    twitter - @hannacalado

    ResponderExcluir
  6. principalmente na minha época de provas, se não for durante os meus deslocamentos não tem tempo nenhum para ler, como o risco é o mesmo e o hábito me deixou imune aos sintomas que foram falados aí, eu prefiro continuar lendo os meus livrinhos durante os trajetos *-*

    ResponderExcluir
  7. Achei superinteressante! rsrs. Fico feliz em saber que não há problema em ler no ônibus, carro, etc. Mas também é legal passar uma viagem dormindo, ou admirando a paisagem, como você falou. =)

    Meu blog: http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique sempre tive um medinho dessa história. No início não lia porque tinha enjoos, com o tempo e a falta de tempo, tive que me adaptar e ler no horários que me sobravam e isso inclui o ônibus. Espero que nunca aconteça nada tão drástico quanto isso.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  9. Você é minha chara ~expressando minha felicidade por encontrar Moniques por ai, haha~ . Sério, tirou um peso da minha consciência, pois sempre ficava com medo de ler, ainda bem que não causa nada disso, eu tbm tinha uma pontinha de crença, mas é o único tempinho que tenho pra ler. Ameei o post!

    Lirisando

    ResponderExcluir
  10. Olá, Monique!

    Achei o assunto muito interessante, pois sempre tive essas dúvidas sobre o descolamento na retina ao ler no ônibus. Quer dizer que pra acontecer isso, a pessoa tem que ter uma predisposição? Bom.. eu já não leio no ônibus ou no carro porque fico enjoada. E também não vou testar se tenho a tal predisposição.. vai saber! kkkk

    Bjos!
    geek-pop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. muito lindo esse olho ne?
    beijos
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu não consigo ler nem em ônibus, nem em carro nem em veículo nenhum em movimento! Morro de dor de cabeça! :/

    beeeeijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir
  13. Gostei do assunto levantado dessa vez.
    Eu já consegui ler em ônibus, a tipo uns 6 anos atras eu vazia isso.. até que desenvolvi enxaqueca e agora tentar ler uma mensagem do celular naquele sacolejo todo já me ataca uma dor de cabeça insuportável. Mas no metro eu consigo ler bem. Se eu tiver encostada em algum lugar - e em pé de preferencia - eu leio que é uma beleza!
    Eu tenho problema de visão a anos.. vou perguntar ao meu oftalmologista se tenho alguma predisposição a descolar a retina.

    Valeu a dica meninas ;D

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!