Oiee, gente, tudo bem?
Hoje é dia da nossa coluna Notícia Literária e hoje vamos falar de literatura nacional. Há um ano, o autor Renato Nonato publicou o livro Terras Metálicas. Com conteúdo distópico, a história se passa no subterrâneo da Terra, em um local chamado Esfera. Os protagonistas, encabeçados por Raquel (gente, acho que NUNCA vi um livro onde a protagonista se chamasse Raquel, sempre fui traumatizada com isso) terão que se unir para enfrentar perigos e, consequentemente, responder à pergunta: “Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar?”.
O Renato começou a escrever aos 16 anos e publicou Terras Metálicas pela Novo Século. Nascido em Rudge Ramos (SP), o autor é formado em Engenharia Química. Além de escritor, Renato também divide o seu tempo entre o mestrado em Engenharia de Materiais e uma academia de artes marciais.
Sinopse: A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar... Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos... Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos... Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.
Além de tudo, o Renato fechou parceria com o blog e, em breve, vou poder ler Terras Metálicas e, obviamente, contar tudo para vocês. Mas enquanto isto não acontece, deixo vocês com desenhos dos personagens e algumas de suas características:
Raquel Onero:
Típica adolescente estressada que quer as coisas do jeito dela, não vê muito problema em atropelar algumas regras para alcançar seus objetivos, mesmo assim a lealdade para com os amigos e com seus ideias passa por cima de tudo. Deseja ser uma Túnel.
Ângelo dos Santos:
Um dos garotos mais geniais a passar pela Academia, Ângelo tenta sempre trazer o bom senso para a cabeça de Raquel. Ele falha quase todas as vezes. Deseja ser um Sibério.
Tales Jordão:
O fiel amigo de Raquel está sempre tentando tirar vantagem de algo, ele seria muito eficiente nisso se não fosse tão medroso. Deseja ser um Bio.
Camila Campos:
A melhor amiga de Raquel também é sua fiel parceria nas loucuras propostas. Tem um fraco por futilidades. Deseja ser uma Antena.
Isabela dos Reis
A neta do Regente da Esfera, Alastor dos Reis, é uma das Síbérios mais habilidosas a passar pela Academia. Apesar de jovem carrega um grande peso em seus ombros.
Oi Kel!
ResponderExcluirAdorei conhecer mais sobre esse livro e o autor. Distopias tem um lugar especial no meu coração e essa parece incrível! Gostei ainda mais dos desenhos dos personagens que já fazem com que criemos uma carinha pra eles rs
Com certeza procurarei ler esse livro =)
Beijos,
Ká Andrade
http://teens-books.blogspot.com.br/
Oi Ká,
Excluirconfesso que comecei a gostar de distopias a pouco tempo, mas me arrependi por não ter descoberto o gênero antes =P
Oiee
ResponderExcluirParabéns pela parceria adorei a sinopse para ser um livro muito interessante :)
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
O livro parece ser o máximo, né, Drê? Vai ter resenha assim que ele chegar aqui em casa.
ExcluirOi Raquel :)
ResponderExcluirTenho esse livro aqui em casa e com toda essa comemoração do aniversário do livro e tudo mais com certeza lerei em Janeiro. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Eu Gabriel, tb quero fazer deste livro uma das minhas leituras no inicio do ano. Deve ser muito bom
ExcluirParabéns para o autor, para o livro, enfim, espero que ele consiga mais e mais sucesso.
ResponderExcluirOuço ótimos comentários sobre o livro, quem sabe eu leia um dia.
Ps: Olá, minha amiga secreta.
Beijos ;*
http://clicandolivros.blogspot.com.br/
Lu, vc é uma safadaaaaaa me deixou toda doida achando que meu AS na verdade era um stolker huahuahuahuahua
ExcluirOi, Raquel! Tudo bem? Eu super curti a sinopse de "Terras Metálicas", a história parece ser bem legal e eu achei a capa diferente, instigante... Estou esperando a sua resenha!! Bjs
ResponderExcluirJéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/
Oi Jéssica! Com certeza vai ter resenha!
ExcluirAeee parabéns pela parceria! Muito bom conseguir falar um pouco mais sobre os autores nacionais né? Distopia é um estilo que eu aprendi a gostar após ler Jogos Vorzes e fiquei bem curioso com essa história também!
ResponderExcluirMô, vc leu Jogos Vorazes sem nem saber que aquilo era distopia huahuahuahua
ExcluirOlá Raquel,
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o autor e achei interessante e a capa do livro bem diferente...belo post...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi Raquel, nossa estou no aguardo deste livro e ele me chamou atenção logo de cara, é grandinho viu 616 páginas mas to louco pra ler, o autor Renato C. Nonato é bem legal, ajudei no twittaço para promover 1 ano de lançamento do livro, foi bem bacana.
ResponderExcluirEspero depois ver sua resenha por aqui ;)
Abraço,
Diego de França
http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/11/resenha-premiada-o-cla-dos-dragoes.html
ahhh que legal!! Também participei do Twitaço! Já coloquei o livro na minha lista de leituras sem ele nem ter chegado aqui em casa =P
Excluir