22 novembro 2013

# Notícia Literária // Um ano do livro Terras Metálicas

Oiee, gente, tudo bem?

Hoje é dia da nossa coluna Notícia Literária e hoje vamos falar de literatura nacional. Há um ano, o autor Renato Nonato publicou o livro Terras Metálicas. Com conteúdo distópico, a história se passa no subterrâneo da Terra, em um local chamado Esfera. Os protagonistas, encabeçados por Raquel (gente, acho que NUNCA vi um livro onde a protagonista se chamasse Raquel, sempre fui traumatizada com isso) terão que se unir para enfrentar perigos e, consequentemente, responder à pergunta: “Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar?”.

O Renato começou a escrever aos 16 anos e publicou Terras Metálicas pela Novo Século. Nascido em Rudge Ramos (SP), o autor é formado em Engenharia Química. Além de escritor, Renato também divide o seu tempo entre o mestrado em Engenharia de Materiais e uma academia de artes marciais. 

Sinopse: A Última Guerra lavou a atmosfera com uma massa nuclear, tornando-a incapaz de sustentar a vida. Para continuar sobrevivendo, a humanidade precisou se adaptar, isolando-se numa atmosfera artificial: a Esfera, local onde tem se mantido com o passar das gerações. A utopia da sociedade reinou desde então, com a paz sendo mantida com mão de ferro pela Elite. Mas essa paz pode acabar... Raquel é uma recém-formada em primeiro nível na Academia, que passa seu tempo livre entre Saturno – o parque temático da Esfera – e divagações sobre seu sonho de voar. Ao iniciar uma nova etapa de vida, ela vai encarar a cerimônia de implante que pode tornar esse sonho realidade, se a habilidade dos Túneis lhe for conferida. Mas essa nova etapa também vai levá-la por caminhos perigosos... Raquel descobrirá que o IA, responsável por todos os sistemas de sobrevivência da Esfera, está com os dias contados. Como manter a sanidade sabendo que a vida tal qual você conhece está para acabar? Raquel ainda não tem essa resposta, mas vai precisar encontrá-la. E para isso ela precisará, mais do que nunca, da ajuda de seus amigos... Tashi, Tales, Ângelo, Camila, Liceu, Isabela e Nirvana lhe darão sustentação quando tudo o mais na utópica Esfera estiver ruindo.


Além de tudo, o Renato fechou parceria com o blog e, em breve, vou poder ler Terras Metálicas e, obviamente, contar tudo para vocês. Mas enquanto isto não acontece, deixo vocês com desenhos dos personagens e algumas de suas características:





Raquel Onero:
Típica adolescente estressada que quer as coisas do jeito dela, não vê muito problema em atropelar algumas regras para alcançar seus objetivos, mesmo assim a lealdade para com os amigos e com seus ideias passa por cima de tudo. Deseja ser uma Túnel.



Ângelo dos Santos:
Um dos garotos mais geniais a passar pela Academia, Ângelo tenta sempre trazer o bom senso para a cabeça de Raquel. Ele falha quase todas as vezes. Deseja ser um Sibério.



Tales Jordão:
O fiel amigo de Raquel está sempre tentando tirar vantagem de algo, ele seria muito eficiente nisso se não fosse tão medroso. Deseja ser um Bio.



Camila Campos:
A melhor amiga de Raquel também é sua fiel parceria nas loucuras propostas. Tem um fraco por futilidades. Deseja ser uma Antena.



Isabela dos Reis
A neta do Regente da Esfera, Alastor dos Reis, é uma das Síbérios mais habilidosas a passar pela Academia. Apesar de jovem carrega um grande peso em seus ombros.

15 comentários

  1. Oi Kel!
    Adorei conhecer mais sobre esse livro e o autor. Distopias tem um lugar especial no meu coração e essa parece incrível! Gostei ainda mais dos desenhos dos personagens que já fazem com que criemos uma carinha pra eles rs
    Com certeza procurarei ler esse livro =)

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ká,

      confesso que comecei a gostar de distopias a pouco tempo, mas me arrependi por não ter descoberto o gênero antes =P

      Excluir
  2. Oiee

    Parabéns pela parceria adorei a sinopse para ser um livro muito interessante :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro parece ser o máximo, né, Drê? Vai ter resenha assim que ele chegar aqui em casa.

      Excluir
  3. Oi Raquel :)

    Tenho esse livro aqui em casa e com toda essa comemoração do aniversário do livro e tudo mais com certeza lerei em Janeiro. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Gabriel, tb quero fazer deste livro uma das minhas leituras no inicio do ano. Deve ser muito bom

      Excluir
  4. Parabéns para o autor, para o livro, enfim, espero que ele consiga mais e mais sucesso.
    Ouço ótimos comentários sobre o livro, quem sabe eu leia um dia.

    Ps: Olá, minha amiga secreta.

    Beijos ;*
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, vc é uma safadaaaaaa me deixou toda doida achando que meu AS na verdade era um stolker huahuahuahuahua

      Excluir
  5. Oi, Raquel! Tudo bem? Eu super curti a sinopse de "Terras Metálicas", a história parece ser bem legal e eu achei a capa diferente, instigante... Estou esperando a sua resenha!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Aeee parabéns pela parceria! Muito bom conseguir falar um pouco mais sobre os autores nacionais né? Distopia é um estilo que eu aprendi a gostar após ler Jogos Vorzes e fiquei bem curioso com essa história também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mô, vc leu Jogos Vorazes sem nem saber que aquilo era distopia huahuahuahua

      Excluir
  7. Olá Raquel,

    Não conhecia o livro e nem o autor e achei interessante e a capa do livro bem diferente...belo post...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel, nossa estou no aguardo deste livro e ele me chamou atenção logo de cara, é grandinho viu 616 páginas mas to louco pra ler, o autor Renato C. Nonato é bem legal, ajudei no twittaço para promover 1 ano de lançamento do livro, foi bem bacana.

    Espero depois ver sua resenha por aqui ;)

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/11/resenha-premiada-o-cla-dos-dragoes.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh que legal!! Também participei do Twitaço! Já coloquei o livro na minha lista de leituras sem ele nem ter chegado aqui em casa =P

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!