02 novembro 2013

# Mudando de Assunto// Entrevista com a escritora Bruna Camporezi


Olá, pessoal! Tudo bem?

Hoje a coluna Mudando de Assunto traz uma entrevistada muito especial, a parceira do blog Bruna Camporezi, autora do livro "Os Segredos de Landara". Vamos conferir a entrevista??


Quando a pessoa gosta muito de livros a gente logo imagina que ela vai fazer faculdade de Jornalismo, Letras ou algum curso ligado a Humanas. Por que você escolheu fazer engenharia?

Sim, realmente adoro os livros. Nunca gostei muito de cálculo, mas sou apaixonada por química. Quando estava no colégio e precisava decidir qual carreira seguir, a carreira artística sempre me chamou mais atenção. Gosto muito de todo tipo de arte. Pensei em ir para essa área, mas na época eu já escrevia e estava tentando publicar meu primeiro livro (que depois acabei não publicando) e vi o quanto era difícil ter um espaço. Decidi que precisava de um plano B, um plano que me daria a base necessária para correr atrás de meu sonho. Então pedi ajuda à química e resolvi fazer engenharia. É uma faculdade bem difícil que exige muito de mim, principalmente porque preciso estudar bastante para conseguir entender as matérias de cálculo e informática (programação) – que, confesso, acho muito complicadas –, mas, pelo menos posso seguir ambas as carreiras até, algum dia, ser apenas escritora.

Pretende seguir a carreira de escritora ou de engenheira? 
Nada se compara com meu amor pela escrita e por todo esse mundo de autor-leitores que tanto aprecio. Entretanto, sei o quanto é difícil fazer uma carreia de escritora sólida a ponto de poder viver só com ela, então decidi que trilharia dois caminhos, um por amor e outro por necessidade. Mas, estar nessa área de ciência, tecnologia e engenharia é muito bom para escrever, por incrível que pareça. Quando se usa a fantasia para levar as pessoas a outro mundo, é interessante entender como funciona a realidade. Conhecer sobre física e química me ajuda a ir mais longe com a imaginação sem fazer com que aquilo seja bobo. Quero que o leitor mergulhe nas páginas a ponto de poder esquecer que está numa sala lendo um livro. Quero levar cada um deles à "Landara", e apresentá-los a seus costumes e suas civilizações. A engenharia me ajuda um pouco com isso, apesar de sugar todo meu tempo! Mas minha vontade é ser escritora em tempo integral, e esse privilégio vou buscando aos poucos.

Escreveria um livro de engenharia?
Nem morta! (risos). Por mais que eu goste da área de tecnologia e desenvolvimento, eu já acho bem chato escrever meus relatórios de laboratório, então, escrever um livro sobre o assunto realmente não me apetece. Mas, não sabemos o que o futuro me reserva, não é? 

Você é bem nova, só tem 20 aninhos, e já tem um livro lançado. Qual é o segredo?
Persistência. Sempre busquei ir mais longe em tudo o que eu faço. Apesar das barreiras de preconceito e de todas as dificuldades, sempre me esforcei para conseguir alcançar meus sonhos, independente de quão difícil seria. Se existe um sonho, definitivamente existe um caminho para torná-lo real. Tenho isso muito claro em minha mente. E acredito que precisamos começar cedo. Minha carreira começou aos 20 anos, então terei tempo para aperfeiçoá-la. Sou muito ansiosa também, e esse defeito me move a trabalhar para que tudo aconteça mais rápido. Obviamente não conquistei isso sozinha. Tenho muito que agradecer a minha família e a alguns amigos. Sem o apoio deles eu provavelmente não teria conseguido. Mas essa jornada ainda está apenas no começo. Tenho muito a aprender e muito a crescer. E também preciso agradecer aos leitores, que sempre me enchem de carinho e força para continuar lutando. Então, acredito que o segredo seja a combinação de persistência e amor.

O que podemos esperar da trilogia "Os Segredos de Landara"?
Podem esperar muita coisa, muita coisa mesmo! Esse é apenas o comecinho da história, é o momento em que tudo começa a desenrolar. O segundo livro é repleto de ação, descobertas e reviravoltas desde a primeira página. Uma guerra se aproxima e tudo pode acontecer. O terceiro livro guarda um final surpreendente, que aposto que impressionará a cada um dos leitores. Uma única história dividida em três livros. Há páginas o suficiente para o leitor se deliciar com cada personagem, com cada detalhe das civilizações que gradualmente se revelam. Amo a história e amo os personagens. Uma doce mistura de mistério, aventura, descobertas, fantasias, comédia, amizade, romance... Tenho certeza que vão se divertir.

Que conselho você dá para quem é jovem e quer se tornar escritor(a)?
Àqueles que sonham em escrever um livro sugiro que corram atrás, que vençam suas próprias barreiras e que se empenhem em conseguir realizar esse sonho lindo. Vocês terão muito trabalho pela frente e só aqueles que não desistem conseguem. Então não desistam. A literatura é o resumo da história da humanidade e vale a pena lutar por ela.

Qual é a sensação de ter um livro seu exposto em um estande da Bienal?
Não consigo explicar. A última vez que entrei na Bienal, ainda como visitante, eu estava com cinco cópias impressas do meu livro original na mochila. Lembro-me que olhei nos olhos da minha mãe – que estava me acompanhando – e disse: “Mãe, esta é a última vez que entro em uma Bienal do Livro como leitora. Na próxima estarei com meu crachá de escritora”, e então me vi correndo de estande em estande me informando quais editoras estavam aceitando originais. Fui bem ignorada pelas editoras em geral, mas consegui alguns contatos. Depois daquele dia, comecei a buscar editoras com muita vontade. Então, após de tanto suor, pude finalmente cumprir minha promessa e entrar na Bienal do livro no Rio de Janeiro com meu crachá de escritora! Quase chorei quando o peguei em mãos. Realmente é uma sensação que não podemos explicar. Damos um passo de cada vez para conquistar nossos sonhos, e cada passo é lembrado e guardado no coração como precioso. Amo escrever. Amo conversar com os leitores e interagir com eles. A Bienal do livro foi simplesmente incrível.

O segundo e o terceiro livro da trilogia já estão prontos? Você escreveu o primeiro já pensando em engatar nos outros dois?
O segundo livro já está pronto e em análise editorial e o terceiro estou escrevendo. Sim, quando tive a ideia para escrever "Os Segredos de Landara", minha cabeça já montou os três livros separadamente. Seria muito difícil acumular todos os acontecimentos em apenas um livro. A aventura tem uma linha de raciocínio que necessariamente precisa desse espaço. E, além disso, é muito bom poder passar mais tempo com os personagens. Eles trabalham tão bem juntos que nem quero terminar de escrever o terceiro livro! Será tão triste para mim, deixar de pensar como eles. Sou apaixonada por cada um dos personagens de "Landara", e tenho certeza que eles também vão conquistar os leitores.

Que escritores te inspiram?
Eu simplesmente sou apaixonada pelo Maurício de Sousa. Adoro o trabalho dele e acompanho as histórias da Mônica desde bem pequena. Também admiro o trabalho do Pedro Bandeira, que sempre me impressiona com seus personagens repletos de personalidade e me divirto com o sarcasmo de Machado de Assis, além da história pessoal dele.

Qual a estratégia de marketing você usa para divulgar seu trabalho?
Todas! Não basta ser escritora, é preciso também ter uma visão ampla de como as coisas funcionam. Tenho minha assessora de imprensa, minhas parcerias com blogs, a divulgação da editora, meu trabalho direto com os leitores, eventos literários, viagens, alguns eventos em escolas, e até levei meu personagem na Bienal do Livro! O Derick ("Os segredos de Landara") estava lá para tirar fotos com os fãs. Foi bem divertido. Então precisamos estar sempre pensando em como surpreender os leitores. É bem gostoso, apesar do trabalhão.

Aos leitores, deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos, tenho muito carinho por todos vocês, mesmo sem conhecê-los, porque somos unidos por uma mesma paixão, então quero que todos sejam muito bem-vindos à Landara.


Espero que vocês tenham gostado da entrevista e de conhecer um pouquinho mais da Bruna!!
Beijão

17 comentários

  1. Oi,
    Nossa a entrevista ficou ótima!! Não conhecia a Bruna Camporezi, agora fiquei bastante curiosa em relação ao livro.
    Bjs!!

    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  2. Olá Monique,

    Li e resenhei o livro da Bruna e gostei demais ela é muito jovem para escrever tão bem...gostei da entrevista, é sempre bom saber um pouco sobre os autores....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie minha linda, tudo bem?
    Passando aqui para ver a sua postagem que na verdade gostei bastante, ate porque acho legal fazer essas entrevistas para que possamos conhecer um pouco da história dos autores e a Bruninha é uma fofa =]
    Enfim...Olha Flor, já tem tempo que deixei a mensagem no link pra vc, mas eu acho que vc ainda n viu, é que o banner do meu blog ta sem endereço no seu link de parceiros...E outra, pegue o banner novo para colocar no lugar daquele meu velho ta?
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que entrevista ótima!
    Autora super simpática, amei!
    Beijos.
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie =)
    Amei conhecer um pouco mais sobre a Bruna, ela é uma fofa, tão nova e já foi em busca do que quer de verdade para si! E gente olhos arregalados aqui, engenharia?! Goshii rsrsr
    Muito sucesso, pra essa linda.
    Beliscões carinhosos da Máh♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  6. Muito bom conhecer mais a autora, as perguntas foram ótimas, e é verdade a gente associa a pessoa que escreve na faculdade de humanas, ai vem uma engenheira acostumada com cálculos fazer um livro tão legal adorei!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia a Bruna mas achei sua história muito inspiradora. Amo escrever e também tenho esse sonho d epublicar um livro e conhecer histórias de pessoas que tão novas conseguiram faze risos, me dá mais força para tentar :)
    Beijão
    barradosno-baile.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu também babei naquela blusa kel. Obrigada!!

    Adorei a capa, que linda. A escritora parece ser nova neah?! E é uma série que legal..
    Gostei das respostas dela.

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Morro de vontade de ler esse livro...
    A entrevista esta maravilhosa, a autora parece ser uma fofa
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu não conhecia essa autora, mas fiquei muuuuito emocionada pa forma como ela descreveu a sensação de segurar o crachá dela de escritora! Tenho muita vontade de sentir o que ela sentiu e agora estou cheia de determinação. Amei as inspirações dela, também sou muito fã de Pedro Bandeira, só não gostei da capa do livro dela :/ eu jamais compraria esse livro se dependesse dessa capa e acho que isso é um aspecto muito relevante...
    Beijos!
    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Conhecia o livro, mas não sabia que era de uma escritora tão jovem. Bacana isso!
    Adoro pessoas persistentes! E ela é ótima dando respostas! Amei!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Muito legal a história de publicação do livro. Com certeza o segredo é persistência, na vida nada se consegue com moleza!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Adorei a entrevista!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Site: http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  14. Geeeente, o segundo livro de Os Segredos de Landara já estão em revisão editorial. Cara, eu preciso dele pra mim, sério! Sou apaixonada por essa história *-*

    Clicando Livros
    Boa Noite *-*

    ResponderExcluir
  15. Muito boa a entrevista Monique! Parabéns!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  16. Oiii Kelzitcha e Monique!!! Vocês querem me matar de vontade de ler esse livro? Que capa linda!!! Pela entrevista, a autora parece ser uma fofa! Eu acho incrível apoiar a literatura nacional e os blogs têm um papel impostante nisso tudo!

    Parabéns pela entrevista!!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Genteeee tô passada de saber que ela tem só 20 aninhos! Ótima entrevista, adorei!

    beijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!