Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje a coluna Mudando de Assunto traz uma entrevistada muito especial, a parceira do blog Bruna Camporezi, autora do livro "Os Segredos de Landara". Vamos conferir a entrevista??
Quando a pessoa gosta muito de livros a gente logo imagina que ela vai fazer faculdade de Jornalismo, Letras ou algum curso ligado a Humanas. Por que você escolheu fazer engenharia?
Sim, realmente adoro os livros. Nunca gostei muito de cálculo, mas sou apaixonada por química. Quando estava no colégio e precisava decidir qual carreira seguir, a carreira artística sempre me chamou mais atenção. Gosto muito de todo tipo de arte. Pensei em ir para essa área, mas na época eu já escrevia e estava tentando publicar meu primeiro livro (que depois acabei não publicando) e vi o quanto era difícil ter um espaço. Decidi que precisava de um plano B, um plano que me daria a base necessária para correr atrás de meu sonho. Então pedi ajuda à química e resolvi fazer engenharia. É uma faculdade bem difícil que exige muito de mim, principalmente porque preciso estudar bastante para conseguir entender as matérias de cálculo e informática (programação) – que, confesso, acho muito complicadas –, mas, pelo menos posso seguir ambas as carreiras até, algum dia, ser apenas escritora.
Pretende seguir a carreira de escritora ou de engenheira?
Nada se compara com meu amor pela escrita e por todo esse mundo de autor-leitores que tanto aprecio. Entretanto, sei o quanto é difícil fazer uma carreia de escritora sólida a ponto de poder viver só com ela, então decidi que trilharia dois caminhos, um por amor e outro por necessidade. Mas, estar nessa área de ciência, tecnologia e engenharia é muito bom para escrever, por incrível que pareça. Quando se usa a fantasia para levar as pessoas a outro mundo, é interessante entender como funciona a realidade. Conhecer sobre física e química me ajuda a ir mais longe com a imaginação sem fazer com que aquilo seja bobo. Quero que o leitor mergulhe nas páginas a ponto de poder esquecer que está numa sala lendo um livro. Quero levar cada um deles à "Landara", e apresentá-los a seus costumes e suas civilizações. A engenharia me ajuda um pouco com isso, apesar de sugar todo meu tempo! Mas minha vontade é ser escritora em tempo integral, e esse privilégio vou buscando aos poucos.
Escreveria um livro de engenharia?
Nem morta! (risos). Por mais que eu goste da área de tecnologia e desenvolvimento, eu já acho bem chato escrever meus relatórios de laboratório, então, escrever um livro sobre o assunto realmente não me apetece. Mas, não sabemos o que o futuro me reserva, não é?
Você é bem nova, só tem 20 aninhos, e já tem um livro lançado. Qual é o segredo?

Podem esperar muita coisa, muita coisa mesmo! Esse é apenas o comecinho da história, é o momento em que tudo começa a desenrolar. O segundo livro é repleto de ação, descobertas e reviravoltas desde a primeira página. Uma guerra se aproxima e tudo pode acontecer. O terceiro livro guarda um final surpreendente, que aposto que impressionará a cada um dos leitores. Uma única história dividida em três livros. Há páginas o suficiente para o leitor se deliciar com cada personagem, com cada detalhe das civilizações que gradualmente se revelam. Amo a história e amo os personagens. Uma doce mistura de mistério, aventura, descobertas, fantasias, comédia, amizade, romance... Tenho certeza que vão se divertir.
Que conselho você dá para quem é jovem e quer se tornar escritor(a)?
Àqueles que sonham em escrever um livro sugiro que corram atrás, que vençam suas próprias barreiras e que se empenhem em conseguir realizar esse sonho lindo. Vocês terão muito trabalho pela frente e só aqueles que não desistem conseguem. Então não desistam. A literatura é o resumo da história da humanidade e vale a pena lutar por ela.
Qual é a sensação de ter um livro seu exposto em um estande da Bienal?
Não consigo explicar. A última vez que entrei na Bienal, ainda como visitante, eu estava com cinco cópias impressas do meu livro original na mochila. Lembro-me que olhei nos olhos da minha mãe – que estava me acompanhando – e disse: “Mãe, esta é a última vez que entro em uma Bienal do Livro como leitora. Na próxima estarei com meu crachá de escritora”, e então me vi correndo de estande em estande me informando quais editoras estavam aceitando originais. Fui bem ignorada pelas editoras em geral, mas consegui alguns contatos. Depois daquele dia, comecei a buscar editoras com muita vontade. Então, após de tanto suor, pude finalmente cumprir minha promessa e entrar na Bienal do livro no Rio de Janeiro com meu crachá de escritora! Quase chorei quando o peguei em mãos. Realmente é uma sensação que não podemos explicar. Damos um passo de cada vez para conquistar nossos sonhos, e cada passo é lembrado e guardado no coração como precioso. Amo escrever. Amo conversar com os leitores e interagir com eles. A Bienal do livro foi simplesmente incrível.
O segundo e o terceiro livro da trilogia já estão prontos? Você escreveu o primeiro já pensando em engatar nos outros dois?
O segundo livro já está pronto e em análise editorial e o terceiro estou escrevendo. Sim, quando tive a ideia para escrever "Os Segredos de Landara", minha cabeça já montou os três livros separadamente. Seria muito difícil acumular todos os acontecimentos em apenas um livro. A aventura tem uma linha de raciocínio que necessariamente precisa desse espaço. E, além disso, é muito bom poder passar mais tempo com os personagens. Eles trabalham tão bem juntos que nem quero terminar de escrever o terceiro livro! Será tão triste para mim, deixar de pensar como eles. Sou apaixonada por cada um dos personagens de "Landara", e tenho certeza que eles também vão conquistar os leitores.
Que escritores te inspiram?
Eu simplesmente sou apaixonada pelo Maurício de Sousa. Adoro o trabalho dele e acompanho as histórias da Mônica desde bem pequena. Também admiro o trabalho do Pedro Bandeira, que sempre me impressiona com seus personagens repletos de personalidade e me divirto com o sarcasmo de Machado de Assis, além da história pessoal dele.
Qual a estratégia de marketing você usa para divulgar seu trabalho?
Todas! Não basta ser escritora, é preciso também ter uma visão ampla de como as coisas funcionam. Tenho minha assessora de imprensa, minhas parcerias com blogs, a divulgação da editora, meu trabalho direto com os leitores, eventos literários, viagens, alguns eventos em escolas, e até levei meu personagem na Bienal do Livro! O Derick ("Os segredos de Landara") estava lá para tirar fotos com os fãs. Foi bem divertido. Então precisamos estar sempre pensando em como surpreender os leitores. É bem gostoso, apesar do trabalhão.
Aos leitores, deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos, tenho muito carinho por todos vocês, mesmo sem conhecê-los, porque somos unidos por uma mesma paixão, então quero que todos sejam muito bem-vindos à Landara.
Espero que vocês tenham gostado da entrevista e de conhecer um pouquinho mais da Bruna!!
Beijão
Oi,
ResponderExcluirNossa a entrevista ficou ótima!! Não conhecia a Bruna Camporezi, agora fiquei bastante curiosa em relação ao livro.
Bjs!!
Viciados Pela Leitura
Olá Monique,
ResponderExcluirLi e resenhei o livro da Bruna e gostei demais ela é muito jovem para escrever tão bem...gostei da entrevista, é sempre bom saber um pouco sobre os autores....abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oie minha linda, tudo bem?
ResponderExcluirPassando aqui para ver a sua postagem que na verdade gostei bastante, ate porque acho legal fazer essas entrevistas para que possamos conhecer um pouco da história dos autores e a Bruninha é uma fofa =]
Enfim...Olha Flor, já tem tempo que deixei a mensagem no link pra vc, mas eu acho que vc ainda n viu, é que o banner do meu blog ta sem endereço no seu link de parceiros...E outra, pegue o banner novo para colocar no lugar daquele meu velho ta?
Se cuida
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Que entrevista ótima!
ResponderExcluirAutora super simpática, amei!
Beijos.
http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/
Oie =)
ResponderExcluirAmei conhecer um pouco mais sobre a Bruna, ela é uma fofa, tão nova e já foi em busca do que quer de verdade para si! E gente olhos arregalados aqui, engenharia?! Goshii rsrsr
Muito sucesso, pra essa linda.
Beliscões carinhosos da Máh♥
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
Muito bom conhecer mais a autora, as perguntas foram ótimas, e é verdade a gente associa a pessoa que escreve na faculdade de humanas, ai vem uma engenheira acostumada com cálculos fazer um livro tão legal adorei!
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Eu não conhecia a Bruna mas achei sua história muito inspiradora. Amo escrever e também tenho esse sonho d epublicar um livro e conhecer histórias de pessoas que tão novas conseguiram faze risos, me dá mais força para tentar :)
ResponderExcluirBeijão
barradosno-baile.blogspot.com
Eu também babei naquela blusa kel. Obrigada!!
ResponderExcluirAdorei a capa, que linda. A escritora parece ser nova neah?! E é uma série que legal..
Gostei das respostas dela.
http://pamlepletier.blogspot.com.br/
Olá
ResponderExcluirMorro de vontade de ler esse livro...
A entrevista esta maravilhosa, a autora parece ser uma fofa
Beijos
cocacolaecupcake.blogspot.com.br
Nossa, eu não conhecia essa autora, mas fiquei muuuuito emocionada pa forma como ela descreveu a sensação de segurar o crachá dela de escritora! Tenho muita vontade de sentir o que ela sentiu e agora estou cheia de determinação. Amei as inspirações dela, também sou muito fã de Pedro Bandeira, só não gostei da capa do livro dela :/ eu jamais compraria esse livro se dependesse dessa capa e acho que isso é um aspecto muito relevante...
ResponderExcluirBeijos!
www.centraldaleiturablog.blogspot.com
Conhecia o livro, mas não sabia que era de uma escritora tão jovem. Bacana isso!
ResponderExcluirAdoro pessoas persistentes! E ela é ótima dando respostas! Amei!
bjus
terradecarol.blogspot.com
Muito legal a história de publicação do livro. Com certeza o segredo é persistência, na vida nada se consegue com moleza!
ResponderExcluirmemorias-de-leitura.blogspot.com
Adorei a entrevista!!!
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Site: http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones
Geeeente, o segundo livro de Os Segredos de Landara já estão em revisão editorial. Cara, eu preciso dele pra mim, sério! Sou apaixonada por essa história *-*
ResponderExcluirClicando Livros
Boa Noite *-*
Muito boa a entrevista Monique! Parabéns!
ResponderExcluirBjosss
Oiii Kelzitcha e Monique!!! Vocês querem me matar de vontade de ler esse livro? Que capa linda!!! Pela entrevista, a autora parece ser uma fofa! Eu acho incrível apoiar a literatura nacional e os blogs têm um papel impostante nisso tudo!
ResponderExcluirParabéns pela entrevista!!!
Beijos,
Mari
cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Genteeee tô passada de saber que ela tem só 20 aninhos! Ótima entrevista, adorei!
ResponderExcluirbeijos,
http://www.misssainha.com/