# Especial Jogos Vorazes // A Sociedade do Espetáculo

Oiee, gente, tudo bem?

E é chegado o grande dia. O dia da estreia do filme ieeeeiii \o/ Bom, pra mim o grande dia será amanhã, sábado, quando irei finalmente assistir Em Chamas, mas enfim... Quem olha para o título deste post pode ficar meio "what?" Mas garanto a vocês que Jogos Vorazes trata de uma grande Sociedade do Espetáculo.

Nos comentários ao longo deste especial, vi muita gente falando que ainda não tinha lido o livro e outras falando que não tem interesse na trilogia. Acreditem, eu também não tinha o menor interesse em ler Jogos Vorazes achando que a saga iria substituir Harry Potter no meu <3, mas não tem nada disso. 

Apesar de ser uma série classificada como infanto juvenil, acho que Jogos Vorazes vai um pouco mais além, com criticas realmente pesadas em suas páginas. Não que isso seja ruim, obviamente. Os Jogos Vorazes nada mais são que um reality show distópico onde os competidos são manipulados, arrastam legiões de fãs por todo o país, no caso, Panem e precisam arranjar aliados para sobreviver (até certo ponto)

A saga nos faz recordar nossas aulas de história, quando aprendemos sobre Roma antiga e das lutas que aconteciam no Coliseu. Na arena, guerreiros preparados para matar e na platéia, um publico sedento pelo espetáculo. O nome disto (momento Raquel professora de português) é catarse, uma especie de purificação da alma provocada pela vontade de ver o drama alheio (por mais estranho que isso possa parecer)

É exatamente para isto que Suzanne Collins  quer chamar a atenção dos joven:s para sua forma de viver atual, em uma sociedade espetacularizada e em crescente degradação da natureza e dos costumes. Agora vocês podem dizer: "ah, mas eu não sou assim". Mas aposto que todo mundo já viu ou vê, algum tipo de realily show, seja Big Brother, seja American Next Top Model, seja The Voice. A sociedade do espetáculo está ai.

O reality show de Jogos Vorazes também funciona como uma forma de controle social, mostra aos distritos que a Capital tem o controle pela população, uma vez que anualmente 12 crianças ou jovens são selecionados para duelarem na arena, ao mesmo tempo dá-lhes algo pelo que torcer para entorpecer-lhes a indignação. Jogos Vorazes mostra a alienação e chama a atenção para a chama atenção para a degeneração da cultura. 

Para quem gosta de interpretar o que está além de meras páginas, vocês precisam ler Jogos Vorazes! =D

20 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha e da sua opniao sobre o livro, ja havia visto a critica da tati no canal do youtube que é otimo, onde ela expressa a opinião dela sobre a trilogia.
    Sinceramente pelo o que ela apontou do livro nao me dei muita vontade de ler jogos vorazes mas acho que vale a pena conferir os filmes pois a historia e muito boa!
    bjs

    thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Érika! Sim, a história é muito boa, pode ter certeza de que vc vai gostar!!! O livro tem um teor critico bem profundo.

      Excluir
  2. Já vi o filme, mas agora fiquei com vontade de ler o livro também...
    Eu tenho uma amiga que é muito fã e ela já esta ha um tempão me incentivando :)
    Acho que é minha próxima leitura *-*
    Beijos
    doladodajanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará! O filme é bem fiel ao filme, viu? Mas vale muito a pena ser lido.

      Excluir
  3. Oi Raquel :)

    Eu assisti Em Chamas dia 15 e fiquei apaixonado. Essa foi a série que me levou para o mundo literário, e agradeço todos os dias. Depois de HP é a série que mais amo hahaha. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriel! Eu assisti duas vezes e to tipo =O quero assistir a terceira huahuahuahua. Com certeza é uma série maravilhosa.

      Excluir
  4. Oi? Estou viva e com saudades..
    Ando tão atolada, tão sem tempo. Vendo estas postagens sobre o filme e tal, e eu ainda nem o li. Triste isso. Mas 2013 está acabando, ufa!

    ♥ Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LUUUUUUUUUU. Também ando assim, liga não. Espero desenrolar em breve tb

      Excluir
  5. Olá Raquel

    Assisti ao filme hoje e assim como em Jogos Vorazes adorei tudo o que vi. Confesso que não li os livros e agora nem pretendo ler, mas analisando pelo filme eu indicaria a todos.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li essa série, mas gostei da tua resenha. O modo como mostrou a perspectiva que a autora quis nos transmitir através do livro. Estava adiando ele por pensar ser mais uma série adolescente violenta. Mas vou repensar e talvez leia em breve.

    Beijos

    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Que bom que vc gostou. Olha, a série não tem nada de adolescente, mt pelo contrário. Ela é bem critica, sabe? Vale muito a pena ler e refletir ;)

      Excluir
  7. THG sempre! <3
    Vi o filme na estreia, perfeito demais.
    O que foi aquilo? Tô em êxtase até agora!

    Beijos,

    Carol
    www.portaoazul.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA, nem me fale. Vi duas vezes já e quero ver a terceira tb!!! Muito boooom

      Excluir
  8. Realmente é um livro incrível. Eu não tinha interesse nenhum na trilogia até minha cunhada me indicar e falar super bem dela... Não me arrependo em nada de ter comprado o box.
    O filme "Em Chamas" está incrível e faz completo jus ao querido livro que não consigo por defeito em nada. Assisti na estreia e estar em uma sala de cinema com vários fãs é divino pois rimos das mesmas piadas que só a gente entende e criamos um sentimento único por cada personagem!
    Belas palavras e observações usadas nesse post!

    Beijo, http://portaoazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era assim, Mari e não me arrependi nenhum pouco em ter dado uma chance a série, ela é fantástica.

      Excluir
  9. Nossa, estou aqui roendo TODAS as minhas unhas aguardando o filme ficar disponível pra download (no fim de mundo onde moro não existe cinema). Ansiosa pra matar a saudade de Peeta <33! Gale pode ficar na floresta mesmo ¬¬. Mas enfim, mega curiosa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe cinema ai ='''((( Ai Jesus!! Mas já deve ter na internet, aposto huahuahua

      Excluir
  10. Realmente, a narrativa nos atenta sobre isso. Quando há uma assassinato, rapidamente várias pessoas aparecem. Os programas populares fazem sucesso porque a população gosta de ver a tristeza alheia, os crimes....tudo é espetáculo.

    BBB TAMBÉM é um bom exemplo.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernando!! Vi duas vezes e simplesmente amei. Leia os livros também, vc vai curtir

    ResponderExcluir
  12. Bem a postura crítica da autora é uma das grandes qualidades dos livros na minha opinião. Em especial o terceiro livro mostra como a propaganda pode ser impactante na vida das pessoas e no processo de legitimação de uma guerra. Ótimo post mo!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!