16 novembro 2013

# Especial Jogos Vorazes // Resenha do filme

Oiee, gente, tudo bem?

Vamos finalizar o especial Jogos Vorazes?? Meu namorado tinha sugerido a resenha do filme para finalizar a semana de especial e minha resposta foi "ah, fala sério, não seu fazer isso, não tem nada a ver". Mas como eu sou a contradição ambulante, mudei de ideia e acho que eu PRECISO falar sobre o filme para vocês, mesmo que não seja como uma resenha, porque não entendo nada de técnicas cinematográficas, cortes, luzes, etc, mas pelo menos preciso dizer as minhas impressões como fã da saga! Anyway, comecemos!

O filme começa exatamente como o livro, com a Katniss tentando ignorar que é uma campeã dos jogos e tentando, na medida do possível levar a sua vida como antes. É fácil? Bom, nem tanto. Algumas coisas mudaram e, por mais que ela não tenha a noção da proporção que sua imagem significa, a fagulha de uma "inquietação" nos distritos já foi acesa.

Tenho que dizer que desde o inicio achei Em Chamas superior a Jogos Vorazes no quesito tecnologia e hoje vendo Jogos Vorazes na TV tive a total certeza desse grande avanço na franquia. Claro que isso até já era esperado, uma vez que o primeiro filme foi sucesso absoluto, obviamente que o segundo iria gerar ainda mais recursos e patrocínios. Os figurinos são ainda mais pomposos e os efeitos especiais super reais. 

Além disto, é inegável que a adaptação foi muito fiel ao livro. O roteiro tem diálogos dos livros e é incrível quando isso acontece. Do início ao fim diversas citações foram as mesmas! Poucas cenas foram modificadas de forma que ficassem diferentes do que o livro propunha. THANKS GOD. Gostei das locações, foi como se tudo aquilo que eu imaginava realmente tomasse forma, sabe? O que me surpreendeu muito foi a arena. A coisa era tão complexa e tão cheia de detalhes e perigos mas ficou perfeitamente representada no cinema. O filme tem menos mortes que o primeiro, mas trabalha muito o seu psicológico e o psicológico da Katniss.

Tenho que destacar também os atores. Que a Jen rouba a cena isso todos nós sabemos, mas aqui destaco também  Josh (Peeta) que no primeiro filme, apesar de ter tido um pouco mais de espaço ficou meio marromenos, no segundo se mostrou bem mais seguro, cresceu bastante (na interpretação pq em tamanho ele continua um anão) mas duas pessoas foram fantásticas são elas: Jena Malone (Johanna) e Donald Sutherland (Presidente Snow).  

Na minha humilde opinião a Jena foi a melhor escolha possível. Ela deu vida a uma Johanna intensa, irreverente, e sarcástica. E Donald encarna um presidente capaz de gerar ódio até mesmo em uma formiga. Não tem como não ter raiva dele. Gostei bastante da Amanda Pulmmer como Wiress. Ela fez uma personagem bem convincente no quesito perturbada. Me convenceu totalmente.



Agora, como pontos negativos eu destacaria, do menos importante para o mais importante. A Mags (Lynn Cohen) não é MUDA, né, galera, Pusera aquela velhinha pra atuar, ela aparece em várias cenas com a Katniss e só a Katniss fala, ela só balança a cabeça. Vergonha alheia. Ela aparece, sei lá, em sete cenas e só fala 3 palavras, todas monossilabas. Ninguém merece.

Outra coisa. Teve a cena da dança da Katniss com o Plutarch, eles conversam e tal, mas ele não mostra a droga do relógio do tordo. Isso muda alguma coisa? Okay, do jeito que foi feito não alterou em nada na história, mas TEVE A CENA. Porque não deixar o cara levantar a manga e ver a hora no relógio de tordo? Isso iria deixar os expectadores com a pulga atrás da orelha como deixou todo mundo que leu o livro: "ué, o cara é idealizador dos Jogos Vorazes e tem um relógio de tordo, que representa a revolução?"

Por fim, aquela cena que PRECISAVA ACONTECER mas não aconteceu e eu achei que o final ficou jogado por causa disso. ATENÇÃO COM OS SPOILERS Precisava ter a cena das mulheres na floresta que estavam fugindo para o 13. Precisava ter aquele rumor de que o distrito ainda existia.  O final ficou tipo "oi? Eles estão indo para um distrito que nem existe?" Precisava daquela cena, ficou jogado demais. Era uma cena longa? Sim. Iria precisar de mais atores, sim! Mas po, colocaram até a neta do Snow neste filme porque não colocar as duas fugidas na cabana? Esse foi o único ponto que eu achei que deixou a desejar no filme. Merecia ter este espaço.

Bom, acho que é isso, gente. =) Finalizamos assim o nosso especial Jogos Vorazes, espero que tenham gostado!!! 


24 comentários

  1. Como você bem citou, o primeiro filme tem menos cenas performáticas.
    Ainda não assisti Em Chamas, mas espero fazer isso em breve. Tô bem curiosa sobre o desenrolar da história.
    É bom quando o filme fica o mais próximo possível do livro.
    Adorei o post! ;)
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! O primeiro filme foi bem trabalhado, mas em uma comparação com o segundo, o primeiro é um grãozinho de areia (okay, to exagerando um pouco), mas é muito notável a diferença tecnica entre os dois

      Excluir
  2. Poxa, que pena que você achou que o final deixou a desejar. Eu adorei, achei bem melhor que Jogos Vorazes e já estou super ansiosa pelo último...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é que o final deixou a desejar, até pq foi o mesmo final do livro. Só achei que a história do 13 não foi explorada como deveria.

      Excluir
  3. Realmente o filme é fantástico, só faltou aquela cena para explicar o Distrito 13, mas nada que abale a grandiosidade da série que para mim entra no time das melhores adaptações literárias.

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Diego. Com certeza, nada diminuiu o filme, que com certeza é uma das melhores adaptações pro cinema que eu já vi. Mas para quem só vê os filmes, a história do 13 ficou bem jogada

      Excluir
  4. Acho que só discordamos do Josh atuando rs. Ótima resenha (não falo só dos argumentos, ams da forma com que foram argumentados). Acho que, de certa forma, eles tentaram não colocar a cabana "do pai da Katniss" e com ela se foi a cena das meninas que iam para o 13. Uma pena, eu estava ansioso para as cenas da cabana. Achei, sem brincadeira, que entrariam no filme. Quem só viu os filmes não entende muito o mistério que gira em torno do 13. Fico pensando se isso será um choque quando essas pessoas assistirem as duas partes de "A esperança". Excelente ponto que você abordou quando falou da Mags.Cara, a "velinha" que interpretou é realmente muito fofinha. E a Wiress também ficou muito certinha..."Tique-taque, tique-taque"! E eu continuo achando que a cena do relógio seria muito interessante. Acho que o(s) roteirista(s) de HG deve(m) ensinar aos de PJ. Na boa, os filmes de PJ não têm nada dos livros (tudo bem que só li o começo do primeiro, e parei porque achei chato, mas todos os meus amigos que leram diz que os filmes não têm nada dos livros). HG, sem dúvidas, têm as melhoras adaptações.

    http://hollywoodemcasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaahhhh eu adoro o Joshhhhh Nem vi Percy Jackson de tanto que falam mal dos filmes. Mas tenho a vontade de ler os livros do tio Rick

      Excluir
  5. Kelzitcha!! Acredita que eu nunca li/vi Jogos Vorazes??? Todo mundo falando de Em Chamas e eu boiando... rsss! Preciso desesperadamente ler!!!

    Beijinhos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel!!

    Eu fui uma das poucas pessoas que não foi atingida pelo boom de Jogos Vorazes. Li o primeiro livro da trilogia, vi o filme, achei legal.. e só. Nada demais. Por isso decidi nem terminar de ler a trilogia, mas vou assistir aos filmes. E fico feliz de saber que Em Chamas está surpreendendo todo mundo, superando as expectativas. Isso é ótimo!!! rs

    Beijos,

    Marcelle
    www.bestherapy.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelle, vejo poucos blogueiros falando que não curtem Jogos Vorazes. Mas adoro quando encontro opiniões diferentes. Pena que os livros não te cativaram tanto =(

      Excluir
  7. Não consegui ver o filme ainda, Raquel, mas vou ver se de hoje não passa! Já fiquei feliz em saber que está fiel ao livro e só não li o último parágrafo pra evitar spoilers, mas, pelo que li acima, parece que vou amar!

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Passagem, de Justin Cronin lá no blog. E já adianto que tá super fácil de participar, hein... Mas corre que é só até dia 20!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2013/10/promocao-mais-um-livro-na-estante.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc leu o livro? Se leu vc vai ver como tem diálogos que são iguaizinhos aos do livro *-* O filme é excelente. Depois quero saber o que vc achou.

      Excluir
  8. Finalmente posso comentar *------*
    Assisti ao filme ontem e nossa, tambem achei que ele foi fiel demais! Fiquei apreensiva, chorei, ri, prendi a respiração... teve de tudo.
    Como eu li o livro faz muito tempo - e eu não sou de ficar guardando detalhes - eu nem lembrei do relogio de tordo, mas senti falta de algumas coisa que voce citou como a Katniss na cabana do lago e a explicação sobre o distrito 13 e dela encontrar a avox - e reconhece-la depois. Algumas coisas eu achei que aconteceram rápido demais - como por exemplo a Katniss entender o que tic-tac queria dizer.

    Eu fiquei muito triste com a ausência das mortes, enquanto o primeiro filme caprichou nas mortes, esse praticamente não mostrou nada, apenas ouvíamos o canhão - me senti indo assistir amanhecer louca pela cena da lua de mel e eles não colocaram NADA. Eu chorei tanto com o espancamento do Cinna, e no filme mal deu para brotarem lágrimas dos meus olhos. Enfim, Enfim..

    Adorei as interpretações, o Finnick e a Joanna entao foram super!
    O presidente Snow foi muito bom desde o primeiro filme; e o Peeta... Cara eu sou TeamGale, mas estou quase virando a casaca hahaha Pra mim apenas a primeira cena deles se beijando seria suficiente.. Aquele 'Você me ama?' foi desnecessário.

    Cara, THG com certeza é a melhor adaptação que já assisti. Mais rica e fiel até que Harry Potter!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finnick e Johanna foram um show a parte!!!! VIRE TEAM PEETA, ELE É LINDOOOO huahuahuahuahua. Na segunda vez que vi o filme, reparei na avox lá atrás de uma das cenas da capital. Nem tinha reparado da primeira vez que vi. Mas tb não passa disso. As partes da arena são mais rápidas mesmo, mas ainda assim, gostei, ainda mais levando em consideração que eles não ficaram nem três dias na arena antes da Katniss explodir o campo de força.

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      Excluir


  9. Oie!!
    Indicamos o seu blog para uma tag.

    Babi: http://babi-teixeira.blogspot.com.br/2013/11/tag-5apocalipse-zumbi.html

    ResponderExcluir
  10. Tudo incrivelmente perfeito, não é?
    Só um livro como Em Chamas poderia ganhar uma adaptação cinematográfica como esta, cheia de suspense, ação e romance - exatamente como no livro. Ter que esperar pela primeira parte de A Esperança agora será uma tarefa árdua, mas fazer o que? Fã que é fã espera! rsrs.
    =)

    Beijoooos!
    Vini - http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu to DOIDA pra ver Esperança no cinemaaaa, só não consigo imaginar qual será a parte em que eles vão cortar para fazer a parte II

      Excluir
  11. Oi Raquel! Adorei sua resenha, eu ainda não vi o filme :( mas pretendo ver em dezembro, quem assistiu foi minha amiga Giullia, e ela me contou que o filme está muito bom, mas como você disse da cena da cabana, eu já sabia, porque ficaram comentando bastante isso nas redes sociais e eu concordo com você, acho que aquela cena merecia um maior destaque! Mas, mesmo assim eu bem ansioso para assistir o filme e ver se ficou tããão bom assim. Beijos, Samuca.

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuka! Poxa, só em dezembro? Mas o filme está realmente muito caprichado, com vários detalhes interessantes que valem muito a pena assistir.

      Excluir
  12. Olá Raquel,
    Adorei sua resenha, eu concordo com vc em td. A atriz que fez Johana foi sensacional, as expressões, o jeito de falar, td mt impactante. Tbm acho que eles investiram mt neste filme e teve o retorno na bilheteria (detalhe, apenas na estreia do Brasil), Essa trilogia tem oq falar. Quantas as cenas, realmente senti falta do relógio do torno, não faria diferença nenhum 2 segundos a mais de filme apenas para mostrar o relógio e se eu não tivesse lido o livro tbm ficaria "como? Distrito 13? O destruído?".
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu falei que você ia acabar fazendo a resenha do filme! hahahhaha
    Bem, eu achei o filme muito bom e concordo com tudo que você disse. Eu compreendo não ter tido a cena do relógio (por mais que eu ache que não custava nada colocá-la). Mas sendo bem sincero, gostei da participação da Megs, mesmo ela não falando nada!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!