11 novembro 2013

# Especial Jogos Vorazes // Conhecendo Panem

Eeei, galera, tudo bem?

Comigo tá tudo ótimo. Há menos de uma semana para o tão aguardado filme Em Chamas, sequencia da franquia Jogos Vorazes, sei que a maioria de vocês está mega ansioso (assim como eu). Por isso resolvi fazer um especial Jogos Vorazes êêêêêêê. Para começar, sejam todos bem vindos a Panem!



Panem, nome derivado da expressão "panen ei circenses" é uma civilização construída na América do Norte após a nossa atual sociedade ser destruída por completo. Sua localização principal é ao lado oeste do continente. A Capital, principal cidade do país, está localizada em uma área anteriormente conhecida como Montanhas Rochosas. Panem é dividida em Estados Nações que constituem os 13 distritos, mais a Capital. Cada um deles é responsável pela produção de bens específicos para atender às necessidades da população. 





 Distrito 1 é um dos mais ricos. Sua principal atividade é a fabricação de artigos de luxo para a Capital, como diamantes e outras pedras preciosas. Durante os Jogos Vorazes, os tributos provenientes deste distrito, costumam orgulhar-se de participar dos Jogos, tendo um treinamento antes mesmo das seleções. Eles sempre constituem o grupo dos Carreristas, ou seja, aqueles que entram nos jogos para matar os mais fracos.







Distrito 2. É de lá que vem a maioria dos pacificadores. Mas originalmente o distrito é especializado em mineração de lapide de pedras. Após a primeira rebelião, o Distrito 2 foi recompensado com um tratamento melhor vindo da Capital e ganhou melhores condições de vida para seus cidadãos. É localizado nas Montanhas Rochosas, mais próximo da Capital. O distrito é formado por pequenas aldeias, cada focada no trabalho de uma mina própria.  Assim como acontece no Distrito 1, os jovens do 2 são criados com a mentalidade guerreira e também se preparam previamente para a participação dos Jogos Vorazes. É comum que jovens se voluntariem no Distrito 2, como uma questão de honra.








Distrito 3 A principal atividade deste distrito é a eletrônica. Eles são especializados em criar televisores e explosivos. Antes da rebelião, era um dos distritos mais ricos de Panem, porém, depois da guerra, tornou-se um dos mais pobres. A maioria da população trabalha em fábricas e possui alto conhecimento de engenharia.







Distrito 4 é voltado para a pesca. Eles têm experiência na utilização de redes e tridentes, formando anzóis a partir do zero, são bons nadadores, e sabem identificar a vida marinha comestível. 








Distrito 5 é o menos mencionado nos livros, ainda assim é o local responsável por gerar energia para toda Panem. Há suspeitas também que eles lidem com energia solar e nuclear.








Distrito 6. Outro distrito pouco citado nos livros acredita-se que seja de lá que venham os meios de transporte da capital. 







Distrito 7. Distrito 7 é um dos distritos de Panem. Ele fornece madeira para a Capital, e os tributos do Distrito 7 são conhecidos por ser bons com machados. O Distrito 7 é coberto de grandes áreas de floresta de pinheiros.



Distrito 8: Sua principal atividade econômica é a indústria têxtil, em que são produzidos, por exemplo, uniformes de Pacificadores.







Distrito 9 é um dos 12 distritos de Panem. Embora a indústria do distrito nunca tenha sido mencionada nos livros, de acordo com a página do filme The Hunger Games, o D9 é responsável por grãos. É mencionado uma vez que o distrito possui muitas fábricas, possivelmente para o processamento de grãos.






Distrito 10 Tem como sua principal industria o gado. São eles que fornecem carna bovina para a Capital. 







Distrito 11 é um dos distritos mais pobres, logo após o Distrito 12. Sua industria é a agricultura; pomares, campos de trigo, e algodão cercam o distrito. Segundo a própria autora Suzanne Collins, o Distrito 11 seria localizado próximo de onde é Atlanta, Geórgia. Este é o Distrito da Rue, para quem leu/viu o primeiro livro/filme.







Distrito 12 é o mais pobre e ridicularizado distrito na nação de Panem. Localizado nas Montanhas Apalaches e com uma população de menos de 10 mil pessoas, o Distrito 12 é especializado em mineração de carvão. 






Distrito 13 é um antigo distrito de Panem que supostamente havia sido destruído pela Capital durante a primeira rebelião. O Distrito 13 tornou-se inabitável com todas as ruínas fumegantes provocadas pelas bombas tóxicas que foram jogadas sobre ele. Suas indústrias eram de mineração de grafite e da ciência/tecnologia nuclear.

11 comentários

  1. Legal sua postagem, já conhecia a descrição dos distritos e são cada um bem diferente do outro. Essa é uma trilogia que já li e gostei muito!!!!

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto bastante de Jogos Vorazes. Gosto por ser uma saga totalmente original

      Excluir
  2. Ameei o post, só vi o primeiro filme, mas sou louca para ler os livros. Muito bacana você falar sobre cada distrito, aguçou ainda mais minha vontade rs

    ;*

    http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran. Leia os livros! Apesar do filme ser bem fiel a obra, mas os livros são muito interessantes, principalmente nas questões ideológicas.

      Excluir
  3. Oie tudo bem Jogos Vorazes foi minha primeira distopia vi o filme depois o livro e adorei perdi as contas de quantas vezes assisti e agora louca para ver em chamas!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já leu o livro também, Dani? Eu simplesmente amo!!!

      Excluir
  4. Nem acredito que já é sábado! =D Antes de assistir eu dizia que HG não era legal, que não era original e que eu nunca iria gostar. Paguei minha língua em todas as sentenças ditas anteriormente. Agora, depois que vi o filme, li os dois primeiros livros e espero ansioso para o segundo filme. Só eu queria ser sorteado na Colheita? Sério, meu sonho de vida hoje em dia é ir aos Jogos Vorazes e lutar até a morte... dos meus adversários, é claro. rs. Ótimo Post! Assim que terminei de ler JV, eu fiquei um tempão pesquisando sobre Panem, onde ficam os distritos e quais eram, de fato, suas atividades econômicas. Até já chegar em um estágio que eu já gravei todas elas. rsrsrs Opa, acho que temos um fã aqui... Só estou esperando me recuperar de "Em chamas" para comprar e ler o último :( ... Beijos Raquel!

    http://hollywoodemcasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro!! Eu também era exatamente assim como vc. Não queria NUNCA ler essa saga. Mas na verdade eu tinha medo dela substituir o meu amor por HP. Hoje tem espaço pras duas e, na verdade, elas são tão distintas que nem dá pra comparar, né?

      beijos

      Excluir
  5. Esse especial ficou ótimo, descobri várias coisas que eu não sabia. Difícil é decorar as características de todos os distritos. Jogos vorazes é uma saga que cabe alguns spin-off, mas dúvido que seja feito, os objetivos da autora pareciam ser bem específicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi mô. como sempre eu mostrando minha superioridade em conhecimento ;)

      Excluir
  6. Oi Kel, como vai?
    Eu já conhecia os distritos, mas nunca GRAVEI o que cada um significa. O que mais lembro é do Distrito 12 da nossa querida e adorável Katniss, adorei o post, e também, gostei muito desse "Especial"! :) beijos

    http://blogliterariopalavrasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!