Oiee, gente, tudo bem?
Comigo tá tudo ótimo. Desculpem o desaparecimento de ontem. Ontem completei mais um ano de namoro, ao todo são três, e, enfim, quando cheguei em casa já estava tarde para postar. Ganhei LIVROS, entre outros presentes e mostrarei tudo na caixinha de correio. Aguardem, vou gravar no sábado =D
Enquanto o vídeo não chega, o que chegou e jájá está indo (#triste) embora aqui de casa é o livro A Linhagem, fruto de um Book Tour, organizado pelo blog Viciadas Em Livros. O livro é nacional, claro, da autora Camila Donas. Curiosos para saber o que eu achei do livro?
Título: A Linhagem
Autor: Camila Dornas
Páginas: 336
Editora: Novo Século
Sinopse: Londres do século XVIII. A capital da Inglaterra era um dos mais importantes centros do mundo. Vestidos pomposos, elegância e boas maneiras. Um tempo onde as posses e a reputação regiam a sociedade. A igreja possuía poder absoluto e condenava aqueles os quais pesava a suspeita de bruxaria – a arte oculta temida e repudiada pelo senso comum. Nesse cenário intimidador, surge uma mulher especial, com dons inimagináveis. E um destino grandioso...
O livro se passa em Londres, como bem diz a sinopse, em uma época em que aqueles que eram "suspeitos" de bruxaria, eram condenados à fogueira. (apenas um "parênteses: apesar de na sinopse dizer que a Igreja possuía um poder absoluto e que condenava os "bruxos" à morte, o papel da Igreja não foi evidenciado no livro). Evangeline, nossa heroina, é a mais velha em uma família cujo pai a odeia e a madrasta é uma submissa. Com seu gênio forte, Evangeline prefere fazer as coisas do seu jeito e nega-se a se casar com alguém arranjado pelo seu pai. Acontece que a jovem tem um "dom": ela consegue manipular todos os elementos da natureza a sua vontade. Porém apenas seus dois melhores amigos e seu pai sabem deste segredo.
Posso dizer que me apaixonei pelo livro da Camila logo de cara. Evangeline tem aquele temperamento forte sem ser a mocinha chata e superficial de muitos livros por aí. A personagem tem uma linearidade impressionante. A mensagem central do livro: "seja quem você é e orgulhe-se disto" se reflete completamente nela. Evangeline é forte e decidida.
A história, aliás, é narrada pela protagonista. O livro é tão envolvente e recheado de mistérios, que em certos pontos me deu vontade de conhecer também a versão dos outros personagens. São muitas reviravoltas e descobertas incríveis, algumas sequer passaram pela minha cabeça. Devo destacar também as descrições: são todas super bem feitas e nos permitem entrar de cabeça no mundo da Eva. A forma como a Camila escreve é evolvente, gostei do linguajar também. Além da questão do sobrenatural, o livro aborda a questão do jogo de poder. Paira a pergunta "até onde você iria para conseguir o que quer?". E este é um questionamento que não é exclusivo do século XVII.
- Prefiro ter apenas um dia ao lado dele a uma vida ao lado de qualquer outro. Isso faz de mim uma louca?
Morgana sorriu triste, como se pudesse visualizar um futuro trágico para mim bem diante de seus olhos.
- Não querida, isso faz com que você tenha a coragem que nunca tive.
É injusto ficar só falando da Evangeline e não falar dos demais personagens quando todos foram muito bem construídos. Me apaixonei pelo Henry por inteiro. Pela coragem, pelas características físicas, pelo caráter. O personagem é tão perfeito que chega a dar raiva (no bom sentido, óbvio). Henry é apaixonante sem ser grudento e meloso. Ele é aquele príncipe da Disney, sabe?
- Para onde devo levá-la
(...)
- Surpreenda-me
Outro casal que merece destaque é Albert e Genevieve, ambos melhores amigos de Evangeline. Albert é uma figura. Com sacadas engraçadas e um humor bem ácido, Albert é o braço descontraído da história. Já Genevieve é uma artista bonitona que está disposta a se arriscar para ajudar a amiga Evangeline. Gostei da Genevieve porque ela tem um jeito próprio de fazer as coisas.
Minha única questão em relação ao livro é que eu adoro romances de época e achei que o contexto histórico foi pouco aproveitado. Acredito que um contexto histórico mais bem embasado completaria ainda mais o enredo. Mas isso não tirou o brilho da história.
Keel o?
ResponderExcluirEu nunca irei esquecer esse livro, sou totalmente apaixonada por ele!
Acho que a escrita é muito boa!!
Ahhh eu me apaixonei também *-*
Excluirmuito massa ,livro muito bom goste muito
ResponderExcluirlivro-azul.blogspot.com.br
Oi Lucas. O livro é ótimo mesmo. Super recomendo.
ExcluirParabéns pela resenha, é realmente um livro fantástico, já li muitas resenhas positivas dele!
ResponderExcluirÉ nacional, né?
Beijos, www.likelivros.blogspot.com.br
É nacional sim, Érick. E um dos melhores que já li.
ExcluirEu tenho esse livro A LINHAGEM desde de sempre e sinceramente preciso ler ele logo, porque já tem tempo que estou para pegar ele e alguns outros e não consegui ainda por falta de tempo. Estou tentando eliminar primeiro os livros menores para depois pegar os maior, porque eu sou uma lerdeza para ler hahahah...enfim...
ResponderExcluirOutra coisa, queria dizer que adorei a sua resenha, mas fiquei triste de saber que você achou que o livro não chegou a ser tão bom como vc imaginava que seria.
Também cada um acha uma coisa. Tem gente que gosta menos e outros mais.
Mas vamos ver o que eu vou achar dessa história.
Espero que eu goste =]
Enfim...Se cuida minha linda e fica com Deus
lovereadmybooks.blogspot.com.br
Oi Silvana. Leia sim porque o livro vale super a pena. É lindo e muito bem escrito
ExcluirOi Raquel.
ResponderExcluirEsse é mais um nacional bem falado na blogosfera.
Tenho muita vontade conhecer a narrativa da Camila, e os mistérios dessa história.
Beijos
Leituras da Paty
Com certeza, Paty. E a fama é super merecida porque o livro é perfeito.
ExcluirOi Raquel. Eu gostei muito do livro também, inclusive da pegada sobrenatural... Mas achei Eva um pouco sem juízo. Ela podia muito bem pedir ajuda a família da casa ao lado quando se sentiu ameaçada.. Enfim, achei-a um pouco egoísta, muito auto confiante. Gostei muito personagem que sempre aparece do nada, apesar de tudo.
ResponderExcluirBye da Pah
Livros Estrelas
Oi Paloma. A pegada sobrenatural é ótima e se encaixa de uma forma perfeita. Sim, também me questionei em alguns momentos, principalmente quando ela ficou tanto tempo longe da familia e, por mais que o pai a odiasse, ele não procurou a policia nem nada. Mas ainda assim, achei o livro muito bom!
ExcluirOi Kel.
ResponderExcluirJá li este livro e achei muito bom. rs e por ser nacional mais ainda. Achei válido sua opinião final sobre aproveitar o cenário.
Parabéns pela resenha.
http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
Com certeza. Nós estamos recheadas de livros nacionais maravilhosos
ExcluirNão li o livro ainda, mas tenho muita vontade de ler, a estória me fascinou bastante ... Tenho ele aqui em casa e em breve lerei :]
ResponderExcluirhttp://soubibliofila.blogspot.com.br/
Oi Dayane. O livro é ótimo. Leia sim.
ExcluirOi Raquel !!! Parabéns pelos 3 anos de namoro !!!! E parabéns pela resenha,eu comecei a ler esse livro e gostei do ambiente criado pela autora,gostei bastante de Evangeline e de seu amigo louco Albert,mas não consegui desenvolver na leitura e acabei deixando ele de lado,mas sua resenha me deu uma vontadezinha de saber o que rola com esses personagens.
ResponderExcluirVou pegar ele novamente.
bjssss
Bianca
ApaixonadasporLivros
aahhh obrigada, Bia!! 3 anos é muita coisa =D. Poxa, volta a ler o livro, é lindo demais. Talvez depois desse tempo, vc passe a ler de outra forma ;)
ExcluirAmiga adorei a resenha desse livro, me arrependi de não ter comprado, adorei a história que é ambientada em Londres que amo, e com certeza vou gostar desse livro!
ResponderExcluirbjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
Que bom que você gostou do livro mo. Fazia um tempo que eu não via você dando uma nota tão alto em uma resenha!
ResponderExcluirverdade mo! O livro me motivou bastante. Simplesmente AMEI. Valeu a pena ter esperado tanto tempo para ler.
Excluir