# Resenha 50 // 72 Horas para Morrer

Ei, galerinha, beleza?

Comigo tá tudo certinho. Vamos resenhar? Hoje vou falar do Book Tour que chegou aqui em casa, vindo direto do Méier, da Pri, blogueira do Sou Eu Pri. O BT é do livro 72 Horas para Morrer, do autor Ricardo Ragazzo. Estava bem curiosa para ler o livro e tive essa grande oportunidade. Vamos lá?

Título: 72 Horas para Morrer
Autor: Ricardo Ragazzo
Páginas: 254
Editora: Novo Século
Orelha de Livro | Submarino | Saraiva




Sinopse: Pior do que conhecer um Serial Killer, é um Serial Killer conhecer você! “O Carro pertence à sua namorada.” Com essas palavras, Júlio Fontana, delegado da pacata cidade de Novo Salto, tem a vida transformada em um inferno. Pessoas próximas começam a ser brutalmente assassinadas, como parte de uma fria e sórdida vingança contra ele. Agora, Júlio terá que descobrir a identidade do responsável por esses crimes bárbaros, antes que sua única filha se torne o próximo nome riscado da lista.




O livro começa começando. Logo de cara nos deparamos com um assassinato brutal na pequena cidade de Novo Salto e o delegado Júlio Fontana se vê as voltas de um grande mistério. Alguém está atrás das pessoas que ele mais se importa com o único objetivo de destruí-lo. Quem poderia fazer isto? Ele não faz a menor ideia. Pelo menos não inicialmente. No livro vemos o desenrolar desta trama policial cheia de mistérios e assassinatos.

Livro do BT com o marcador que a Pri fez pra mim *-*
Acredito que eu sou uma pessoa bem eclética quando o assunto é tema de livros. Gosto desde chick-lits até um livro de suspense. Para falar a verdade eu adoro um livro policial, daqueles que você tem certeza que descobriu o criminoso, mas quando chega no final, percebe que o autor te enganou direitinho. Por isso não pensei duas vezes em participar do Book Tour organizado pela Drika do Amantes da Leitura By Drika

Tive a oportunidade de conhecer o Ricardo na Bienal (uma pessoa enorme que conheci totalmente por acaso: citei com outro autor da Novo Século que participaria do BT de 72, o Ricardo ouviu e veio se apresentar) e ele tinha me dito que o livro tinha umas pitadas de Jogos Mortais. Posso dizer que comecei a leitura meio que "preparada" porque tenho pavor deste filme, mas até que as mortes não foram um problema ;) 

Bienal do Rio de Janeiro 2013
O livro é bem inteligente e dinâmico. É uma história realmente eletrizante que te prende ao longo das 254 páginas, é difícil soltar o ar, acreditem. A cada livro que lemos temos um sentimento e o que senti ao ler 72 Horas foi tensão, como se desvendar o assassino dependesse de mim.

O livro é dividido entre os capítulos narrados pelo Júlio, estes em primeira pessoa, e outros capítulos em terceira pessoa, permitindo que o leitor tenha uma visão mais panorâmica dos fatos. Tenho que confessar que eu gostei muito deste estilo de narrativa porque não ficamos presos a visão do detetive. Mas mesmo assim, não consegui acertar quem era o mandante dos crimes.

Agora falando dos personagens: especificamente o Júlio tem um "quê" de Capitão Nascimento com todo aquele ar estressadinho, estourado, querendo fazer justiça com as próprias mãos e, às vezes, sendo meio violento. Não consegui engolir o romance do livro. Em parte porque não gostei da Laura, em parte porque não havia química entre os personagens, e em parte porque estava tão envolvida com os mistérios que o romance, para mim, não se tornou atrativo, mesmo que ele não tenha ganhado grandes proporções (felizmente).

Quanto ao final, tenho que dizer que esperava algo mais palpável e sólido. Não posso falar muito porque se não torna-se um spoiler, mas achei que o final pedia uma solução mais física, mais preto no branco. Claro, tudo se encaixa e nenhuma ponta fica solta. Acho que o autor quis sair do cliché, mas eu preferiria que ele tivesse ido para o outro lado. 

Bom, acho que é isso! =) Espero que tenham curtido!






27 comentários:

  1. Muito boa a resenha mo! Achei o livro bacana, parece ter uma história legal. Esse foi um dos autores que lhe convenceu na Bienal que você comprasse o livro?
    Bjosss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi ele mesmo! Tenho o segundo livro do Ricardo aqui em casa: Garota das Cicatrizes de Fogo

      Excluir
  2. Confesso que também tenho pavor de Jogos Mortais mas ainda é preferível "ler" as mortes do que "assistir"...rsrs

    beijos,
    http://www.misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho!!!! Acho que ler é mais "leve"

      Excluir
  3. Adorei a resenha.
    Eu gosto demais do livro e do autor. Gostei do final, e ele faz mais sentido quando você conhece o autor melhor, bate papo com ele. Vai entender, ele tem um quê meio sobrenatural... É maluco, mas é gente boa, rsrsrs.
    Resenha perfeita!!

    Bjkas

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra. Talvez isso tenha feito a diferença pra mim. Como não tinha lido o livro e o Ricardo também não quis me dar spoilers, não pude entender melhor essa questão do final

      Excluir
  4. Oi Raquel, tudo bem?
    Que curiosa a forma como você o conheceu rsrrs. Mas eu confesso que nos últimos tempos tenho tido inúmeras leituras densas. Esse livro me chamou a atenção, claro, pois adoro um bom romance com mistérios, mas eu esperaria um pouquinho rsrs.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! O livro é mesmo super denso e cheio de suspense. Daquelas leituras que vc não consegue parar. Espero que vc leia sim =)

      Excluir
  5. Oi Kel
    Tudo bem?

    Estou querendo ler esse livro a muito, muito tempo... Mas até hoje nem toquei nele em uma livraria.. Sei que vou gostar bastante mas não sei o que acontece...
    Desculpa ter sumido por aqui.

    Ps - "O livro começa começando..." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Theo!!!

      pra vc que gosta de um bom suspense, tenho certeza de que vai adorar. Confesso que ainda não encontrei esse livro em livrarias, mas vc tb pode comprar direto com o autor =D

      Excluir
  6. Raquel, sou como você: super eclética. Adoro todos os assuntos, desde que o escritor consiga me envolver. Pelo que li aqui o livro parece interessante e a capa está muito bacana.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo. E a capa me lembra muito o próprio autor huahuahuahua

      Excluir
  7. Leio poucos livros policiais, 72 horas para morrer está na minha lista de leituras desde quando o conheci em algum blog por ai. Adoro ser enganada pelos autores haha quando penso que já sei quem foi, lá vem o autor e derruba minha teoria, gosto da surpresa. E ainda tem romance (que você não gostou rs) eu particularmente também não curto muito romance em livros no estilo deste, sei lá... eles ficam destoando da trama na maioria das vezes tsc tsc Não vejo a hora de ler!

    Beijos,
    Jhey
    www.passaporteliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de ser enganada. Mas dá uma raivinha huahuahuahua.

      Excluir
  8. Muito legal a forma como você conheceu o autor haha!
    Amoo romance e mistério esse livro já está caminhando em direção a minha listinha!
    Amei, beijos!
    http://btocadoslivrom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ricardo é uma figura!!! Super gente fina!

      Excluir
  9. Olá!
    Eu também estou participando de um BT desse livro, mas ele ainda vai demorar um pouquinho para chegar aqui em casa rs
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! O meu até que chegou rapidinho. E a vantagem é que como eu conhecia as meninas, nem precisei colocar no correio ;)

      Excluir
  10. Olá!!
    Adoro esse livro, como suspense!! Ele realmente deixa a gente sem fôlego, com mil pensamentos, para surpreender completamente depois!! Eu já gostei do final... Achei totalmente surpreendente. Fantasioso em alguns aspectos? Sim... Mas na parte da espiritualidade, achei legal.. Como para mim há algo assim na realidade (sou espírita), o final não é tão não palpável, mas até no que acredito, há controvérsia, claro. Enfim... Gostei de como ele ousou. Estou ansiosa para ler Garota das Cicatrizes de Fogo.
    Beijos!!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian! Adoro quando as pessoas discordam de mim, assim podemos gerar uma reflexão mais uniforme, né? Concordo que o final é ousado, mas não tinha nenhum indício de que a história iria para esse lado, sabe? Acho que se houvessem algumas pistas ou algo do gênero ao longo da leitura, talvez eu tivesse aceitado melhor

      Excluir
  11. O livro é bom, mas não leia o final. Eu fiquei chateada com o final sem sentido que o autor criou. O livro é dinâmico, instigante e interessante, porém tem esse problema com o final.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o livro muito dinâmico mesmo!! É daqueles que vc não quer largar

      Excluir
  12. Também achei o mesmo que você sobre o final.... Pena que não dá pra escrever por causa do spoiler!! kkkkkkkkk

    Arrasou!
    Beijos!
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. lindo de mais
    beijos
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Kel, eu li esse livro também quando participei de um book tour, e não consegui gostar do livro, não consegui sentir empatia com o personagem e achei o final muito fantasioso... acho que fui umas das poucas pessoas que não gostou do livro.
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty,

      pena que vc não gostou. Eu gostei dos personagens, menos da Laura, essa é uma chata! Mas gostei do jeito meio carrancudo do Júlio.

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!