# Papo Literário // Metas de leitura? Pra que?

Oi galera, tudo bem?

Comigo está tudo certinho. Hoje é dia do nosso Papo Literário e até o momento em que comecei a digitar este post, não fazia ideia do que poderíamos debater na coluna desta terça. Até que, por fim, achei um tema que seria interessante: vocês fazem metas de leitura para o ano?


É batata! Entra ano, sai ano e vemos sempre os blogueiros fazendo desafios literários para serem cumpridos, planejam ler 100, 200 livros ao ano, leem dois, três por vez e por aí vai. Mas vocês não acham que excesso de metas faz com que a leitura deixe de ser um divertimento, tornando-se uma "obrigação"?

Não estou julgando quem organiza metas de leitura, acho que isso é até mesmo uma forma de você se organizar. Cada um faz do seu jeito. Eu tenho uma meta de leitura para esse ano que é de 50 livros. Resolvi determinar essa quantidade de livros porque ano passado eu não li nada devido à reta final da faculdad e achei que eu estava muito cômoda quanto a leitura. Sabe aquela que preferia dormir ao ler um livro? Essa era eu ano passado.  Mas apesar da minha meta para 2013, não acelero meu ritmo de leitura, leio de uma forma que consiga assimilar o conteúdo dos livros e, ao mesmo tempo, me divertir.

O meu intuito com esse post é apenas chamar a atenção para os limites. Às vezes nos envolvemos em diversas metas e queremos cumprir todas. O resultado é que a leitura que é para ser por hobby, por prazer acaba sendo deixada de lado e nos vemos atolados em um mundo de livros que precisamos ler para simplesmente cumprir o que prometemos a nós mesmos. Claro que temos um blog literário e isso faz com que a gente queira ler mais para postar mais, mas vamos com calma, né, gente! Essa pressa toda é realmente válida?

Acho que o importante é ler de forma confortável, não ler por obrigação e sim porque você quer. E vocês, vocês tem alguma meta de leitura? O que acham dessa ânsia por ler mais e mais livros.

Não se esqueçam de comentar ;)


34 comentários:

  1. Eu faço metas para ler certos livros e para ler uma certa quantidade de livros... A quantidade eu até consigo alcançar, mais os livros... Bem, não consigo ler todos os que eu coloquei na meta hahahaha, no final eu acho perda de tempo fazer meta de leitura escolhendo os livros que irá ler... Melhor fazer uma meta de leitura com a quantidade que você consegue ler, sem pressa... Aliás, lemos porque gostamos e não porque somos obrigados, não é mesmo? Bem, e isso que eu acho! Não sei se ficou confuso :\


    www.espacobooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro! Com certeza. Lemos porque para nós isto não é uma obrigação, certo? Lemos porque assim nos sentimos bem =)

      Excluir
  2. Raquel, particularmente não gosto dessa ideia de metas. Acho que ler tem que ser espontâneo. Tem meses que leio vários livros, tem meses que não leio nenhum - por falta de tempo ou de vontade, afinal em algumas épocas não fico inspirada. Então gosto de deixar fluir naturalmente. Já li vários livros esse ano, mas não faço ideia da quantidade, não conto, nem preocupo...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isa! As vezes realmente ficamos com uma ressaca literária daquelas, né? huahuahuahua. Também sou assim. Mas tento dar uma forçadinha na leitura ;)

      Excluir
  3. Oi Raquel, tudo bem?
    Achei seu post bem interessante. Eu sempre começo desafios mas nunca cumpro, e já desisti de tentar cumprir algum, não adianta. Eu tenho uma meta de 60 livros para esse ano. Mas acredito que não vou cumprir, minha felicidade é que eu li muito mais do que ano passada, então pra mim isso já é valido. E de fato, quando nos impomos metas, a leitura deixa de ser uma diversão e vira uma obrigação.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda! Ahh, então vc já cumpriu uma meta. Ler mais que o ano passado =) O importante é não forçar e seguir o seu ritmo!

      Excluir
  4. Oi flor.
    Eu concordo com você, a leitura tem que ser prazerosa, um hobby e não uma obrigação. Acho válido ter uma meta de leitura, mas não fazer disso uma obrigação, por exemplo, você está caindo de sono, mas só vai dormir depois que terminar o capítulo, acho que dessa forma você a leitura não flui tão bem assim. No início do ano eu estava bem devagar, e por isso a minha meta é ler pelo menos um livro por semana, mas mesmo assim eu não me cobro tanto disso, a leitura flui mais agradável e prazerosa. Adorei o post.

    Beijos.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Midiã. Até porque quando eu to com sono nem adianta forçar huahuahua. Acho que com a prática a gente vai acelerando a nossa leitura. No inicio do ano eu também estava mais devagar, agora já peguei o ritmo.

      Excluir
  5. Oi Raquel!
    Fiz uma meta de livros esse ano, mas só por quantidade, e não por livros específicos.
    Eu vejo, para mim, não como uma obrigação mas uma forma de me organizar e organizar o meu tempo para a leitura. As vezes uma preguicinha aqui e outra ali acabam fazendo com que eu deixe de lado (principalmente nos finais de semana) mas eu sinto como se a meta fosse uma motivação (principalmente para mim que trabalho e estudo). A minha meta desse ano foi de livros, e graças a Deus estou quase alcançando. Não quero pensar que depois posso 'relaxar' pois já consegui sabe? Quero me motivar mesmo!!

    Beijão, adorei o post.
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica.

      Acredito que essas metas sejam uma forma de organização sim. Porém não podemos forçar e tentar ir além do que estamos acostumados. Minha meta de leitura também é uma motivação pra mim. Mas se eu não conseguir alcança-la, não tem problema. =)

      Excluir
  6. Oii Raquel, concordo com você, na maioria das vezes, fica meio na obrigação de ler e isso é super chato, é necessário ler com calma, para depois saber fazer uma crítica legal, elogiando os pontos necessários e comentando as partes ruins. As metas são legais, mas então, que se estabeleça uma meta fácil de cumprir, um livro por mês, dois.. assim ninguem se sente na pressão e tudo fica bem legal, inclusive as resenhas :)

    Beijoos!! Adorei o blog

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler com calma é essencial. Até mesmo para você mastigar bem o livro e entender tudo direitinho. Se eu leio muito rápido, com pressa é como se eu nem tivesse lido.

      Excluir
  7. Oi Raquel!
    Concordo com tudo o que vc disse!
    Também tenho uma meta de leitura de 50 livros, que é o tanto que sei que consigo ler tranquilamente em um ano. Também participo de um desafio, mas só coloquei livros que realmente quero muito ler, seja por curiosidade, seja pq já está na minha estante há um tempo e eu ainda não li.
    E tb não fico correndo pra acabar a meta não, ela é mais um norte, uma forma de eu me programar, mas se não der, não é o fim do mundo! hehe...
    Ler tem que ser por prazer, quando vira obrigação perde a graça!
    Beeejo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi, tudo bem? Você falou tudo. Meta não tem que ser levada tão a sério. Se não conseguir, não tem problema =)

      Excluir
  8. Eu não faço meta de leitura por número e sim por livros que eu quero ler e tenho à mão ou sei que eu posso conseguir.
    Tem vezes, que eu leio em um mês oito livros, em outro, doze, em outro três. Eu acho que depende da sua vida, da quantidade de coisas na semana que tem pra fazer.
    E acho também que tem gente que se preocupa muito em ler 100 livros para falar que leu 100 livros, sabe? Aí talvez você pergunta algum detalhe sobre que passou despercebido porque tem gente que faz disso uma competição...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, doze livros!!! Normalmente leio um livro por semana, então em um mês eu leio em torno de 4 a 5 livros. Concordo que existem algumas pessoas que querem ler muito para parecer que leram muito e tal. Não acho que isso seja a melhor postura.

      Excluir
  9. Eu acho interessante determinar uma meta! Mas desde que vc faça uma que seja possível de cumprir, né? Não adianta falar que vai ler 200 livros no ano se vc sabe que não vai conseguir! Tem que ir devagarinho, pra não acabar como vc falou, a leitura acaba sendo uma obrigação e deixa de ser prazerosa!

    Eu fiz uma meta de pelo menos 1 livro por mês esse ano, até antes de viajar tava indo numa boa, eu tava lendo 2 por mês até! Mas depois da viagem aí atrasou tudo e já era meu projeto! :~

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca que eu ia conseguir ler 200 livros huahuahauhau prefiro ler com mais calma e assimilar melhor a leitura. Não desiste da sua meta não, Leeh, mesmo que você não a cumpra, não deixe de ler ;)

      Excluir
  10. Eu não faço metas de leitura pelo fato de não querer me sentir obrigada á algo. Acho que é um exagero ler sem ter vontade, a leitura é mágica e tem que fluir naturalmente, sem obrigações..

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel
    Realmente achei o post muito interessante. Confesso que todo ano faço meta de leitura sim. Minha meta anual é de 40 livros. Dessa forma, posso ler um livro por semana e se houver algum imprevisto, da tempo de correr atrás do prejuízo.
    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary! Esse ano eu também tenho uma meta de leitura. Mas nada forçado. Só mesmo para eu tentar pegar um ritmo, já que ano passado eu só li uns 5 livros

      Excluir
  12. Minha meta é muito confusa, muda conforme meu humor, a do ano não deu certo, então faço por semana, uma leio romances, outra sobrenaturais e esta agora juvenis. Mas no geral não tenho regra de seguir metas não, algumas coisas deixo acontecer. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida! Nossa, acho que eu não ia conseguir ter uma meta por semana não huahuahua.

      Excluir
  13. Oi Raquel. Eu acho que os livros tem que serem lidos por prazer mesmo e não por obrigação. Claro que é válido uma meta de leitura, mas que ela seja possível de ser cumprida relaxadamente! Eu tenho a minha no skoob e ela conta agora com 108 livros, mas isso não significa que eu seja obrigada a ler eles todos dentro desse ano. Seu eu tiver que parar, ou levar mais tempo em algum livro, eu levo sem problema algum! O importante é o prazer de ler e não a quantidade. Adoro seu blog.

    Bjoks da Gica.

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel. Concordo com vc, a qualidade vale mais que a quantidade. A minha meta de leitura é de 107 livros, mas isso não significa que eu seja obrigada a ler todos eles mesmo. Se tenho que parar ou ficar mais tempo num livro, eu fico sem problema algum. Uso mais a meta é para me organizar na ordem dos livros, porque se não eu fico sem saber qual pego pra ler primeiro. kkkkkk
    Adoro seu blog.

    Bjoks da Gica

    ResponderExcluir
  15. Eu odeio metas de leitura porque me pressionam de uma coisa que adoro: A leitura.
    Gosto de estipular livro que quero ler, mas sem pressões.
    Mesmo sem metas tenho lido 11 livros por mês.
    ;)
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oiee

    Nunca fiz meta de leitura claro que sempre queremos ler cada vez mais mas prefiro ir com calma senão é igual o que vc falou o prazer da leitura se torna obrigação e tudo que somos obrigado a fazer com o tempo se torna chato !

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ultimamente a minha meta tem sido de acabar os livros hahhahaha
    Falando sério, acho legal a ideia de ter uma meta, mas o mais importante é ler os livros por gostar, sem se sentir forçado para cumprir algum objetivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahuahua mas acho que vc acabou GoT antes mesmo de mim

      Excluir
  18. Oi Kel, estou com você, ler é prazer e não obrigação, pois a partir do momento que você define ler tais livros dentro de tal prazo, pra mim vira obrigação. Eu gosto de ler os livros conforme o meu momento, leio a sinopse, admiro a capa e se for a história de que estou precisando, leio e pronto, com calma. É claro que queremos terminar logo nossa longa lista de livros não lidos da estante mas, enfim... A única meta que estabeleço a mim é "poxa, preciso ler tal livro ainda esse ano" Ou a meta que estabeleci para 2013, que era ler qualquer livro da Jane Austen, visto que ainda não li nenhum dela. Até comprei uma edição de bolso de Razão e Sensibilidade, mas a minha chatice está dizendo que o primeiro livro a ler dela deve ser Orgulho e Preconceito, então já descartei essa meta.
    Muito válida essa discussão.
    Beijos.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Orgulho e Preconceito é LINDO. Vc tem que ler!!!

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!