Ei, galera, tudo bem?
Comigo tá tudo ótimo. Vamos para mais um bate papo sobre literatura? Hoje me inspirei no exemplo de algumas amigas blogueiras que, vira e mexe (gíria da minha avó) fazem um "bazar literário" com aqueles livros que não querem mais.
E vocês, já pensaram o que fazer com aqueles livros que não querem mais?
Mas óbvio, a ideia do bazar é apenas uma opção. Trocar é outra forma bem legal de dar uma geral na estante, tirar aqueles livros que não vão fazer falta e repor com novos que você quer ler. Na Bienal troquei três livros. Ainda tenho outros dois que não quero mais. Estes eu estou sorteando em duas das promoções vigentes aqui no blog =)
Se a ideia de trocar não te satisfez, então que tal doar um livro para crianças carentes? Eu já doei alguns livros e existem locais que até buscam as doações na sua casa (o que é super prático). Normalmente bibliotecas públicas sempre aceitam doações. Para quem mora no Rio de Janeiro, existe um projeto bem legal chamado Recicla Leitores, já ouviram falar? Consiste em uma campanha permanente para distribuição de livros em comunidades aqui da cidade. Eles aceitam doações, então, vale a pena conferir. Neste link vocês conferem como podem fazer para entregar os livros. Inclusive existem pontos de coleta em outros municípios. Mesmo que você não tenha nenhuma livro para doar, vai que conhecendo esse projeto, bate aquela inspiração?! ;)
Se vocês conhecem algum outro projeto ou local de doação de livros, coloque ai nos comentários e vamos compartilhar essa ideia de limpeza da estante =) Separem aqueles livros que vocês não pretendem ler de novo, até mesmo aquelas decepções literárias. Um livro que você não curtiu pode ser muito amado por outra pessoa!
beijos
Oie Paquel, saudadinha, como está sua linda?
ResponderExcluiraaah, que imagem legal essa, gostei muto da forma que a menina completa a imagem, que amor! E o projeto é lindo também. No termina de ônibus tem duas estantes para colocarem livros, as vezes quando eu dou uma geral aqui e deixo uns lá. E também quando leio um livro e não gosto muito, coloco pra trocar, e também estou trabalhando comigo mesma o tal desapego, as vezes faço trocas com livros que nem li, por se tratar de série e não tenho e não irei comprar a continuação... Contudo, é complicado isso de abandonar nossos amados livros.
Eu ri, quando falou que trocou, powww, só foram 3! kkkkkk
Beliscões carinhosos da Máh-
Cantinho da Máh
@Maaria_Silvana
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA Mas 3 já é muita coisa, não? HUAHUAHUAHUAHUAHUA Deixa eeeeeu =P
ExcluirOI Raquel!
ResponderExcluirEu sou daquelas bem apegada aos livros. Mas ultimamente, tenho me desapegado. Me desfaço dos livros que gostei, mas que não são tão especiais assim. Não sou do tipo que relê, não consigo. Então só guardo mesmo as minhas séries completas ou livros que gostei muito. Esse fim de semana mesmo, uns seis livros saíram da minha estante, uns beeem grandes. Ficou um espacinho ótimo para receber mais! rs
Beijos,
Marcelle
www.bestherpy.net
Oi Marcelle,
Excluiraaai não ia conseguir ser como você não. Já é uma dificuldade me desfazer dos que eu não gosto, imagina dos que eu gosto, mas não tanto assim =P. É complicado. To brincando, na verdade até tem se tornado mais fácil esse desapego dos livros.
eu geralmente troco no skoob quando nao quero mais um livro xp
ResponderExcluirSeguindo o Coelho Branco
não consigo me interessar pelo skoob =(
ExcluirNossa, trocar livros deve ser bem legal! O duro é que tenho tanto ciúmes dos meus, vai ser bem difícil eu querer fazer isso! rsrs
ResponderExcluirbeijos,
http://misssainha.com/
eu também sou muito apegada, Leeh. Acho que todos são, né? =)
ExcluirConfesso que não sou adepta a limpezas na estante
ResponderExcluiraté porque estou querendo montar uma biblioteca particular, e sou super apegada aos meus livros mesmo aqueles que não leio sempre. Gosto de vê-los na minha estante, gosto de saber que eles estarão ali quando quiser lê-los, só dou os livros que já tenho, compro um outro exemplar e dou, mas não consigo tirar dos meus e dar.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Nossa, que ideia linda, Del! Uma biblioteca particular deve ser o máximo!!!! Faz isso sim e quando "inaugurar", posta lá no blog para eu ver!!
ExcluirUma ideia brilhante .
ResponderExcluirJá separei alguns livros que não me agradaram quanto eu gostaria , pensarei agora o que fazer com eles . Uhuu
Beijos
Daniele Nhasser - Autora de Amor,és real
Blogueira - Amantes de Livros
Oi Daniiii, depois me diz quais são, quem sabe não fazemos um negócio? =P
ExcluirOi Quel.
ResponderExcluirAin, tô ferrada então. uiashdoiausd.' Sou blogueira e sou apegada pra caramba. Eu tenho um apego até que muito anormal pelos meus livros. Até porque também não tenho muitos, mas não me vejo doando não, pronto, falei =x Mas trocar acho uma coisa muito interessante, até porque se eu li um livro e achei ele bom, mas não é o meu preferido, não custa trocar com uma pessoa que tenho interesse por ele. *o* é prático.
Adorei a matéria. ;)
Beijos
http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥
Oi Jéssica,
Excluirobrigada pelo elogio!! Eu estou tentando trocar mais os meus livros. É difícil, não vou dizer que não é, mas aos poucos a gente vai se acostumando.
Sou bastante apegada aos livros que gostei demais, que me marcaram, ou que ganhei de presente. Esses eu guardo comigo. Agora, por causa do meu probleminha de falta de espaço, ultimamente tenho trocado vários livros que já li e que não gostei muito; ou que gostei, mas sei que não vou reler. E tem sido bacana, porque é uma forma de ler mais livros e compartilhar leituras. Sou da opinião de que é sempre válido (para tudo, não só para os livros) dar um destino útil àquelas coisas que já não são úteis para nós.
ResponderExcluirUm beijo, Livro Lab
Nem me fale em falta de espaço, Aline. Meu quarto não cabe mais nada. Minha estante já lotou e to tendo que deixar os livros novos em uma caixa =(
ExcluirEu não gosto de trocar livro, se tem algum livro que eu não quero mais eu vou dou ele para alguém.
ResponderExcluirBjus.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Ahh, mas é legal essa sua atitude de passar o livro adiante =)
ExcluirEu consigo me desapegar quando não gosto de um livro. Recentemente dei um dos livros que comprei na Bienal para uma menina que adora ler, mas que só tem os livros da biblioteca da escola. Essas situações incentivam a leitura.
ResponderExcluirClaro que não vamos dar todos os nossos livros, mas se você não gostou para que guardar?
Beijos
http://livrosyviagens.blogspot.com/
Com certeza, Aline. Temos mesmo que incentivar a leitura.
Excluirgostei muito da imagem,kkkk ficou legal
ResponderExcluirbeijos
livro-azul.blogspot.com.br
Oiee
ResponderExcluirAdoooro passar os livros que gosta para frente acho que mesmo sendo blogueira e amar livros não me considero uma pessoa apegada a eles kkk só faço coleção dos que eu gosto para quando ter um filho ele possa ler mas de resto passo tudo para frente dou para as amigas, troco no skoob ou faço sorteio também :) mas importante é passar para frente esses dias fui no evento do http://www.literaturasolidaria.com/ que arrecada livros para doações nas reunioes que faz mensalmente e distribui em bibliotecas e escolas publicas e amei a iniciativa doei 3 livros até ...
Beijos
fazer sorteio também é outra solução. Muito legal esse evento, Dre. Acho que doar livros para instituições carentes ou para pessoas que não tem condições de comprar um livro, é uma atitude muito bonita
ExcluirEstou para fazer uma seção de desapego aqui na minha estante faz tempo. Está faltando tempo. Tem vários livros que vou doar. Livros que olho e não tenho vontade de ler de novo, mas tem muita gente que gostaria de ler.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Opaa, quando fizer me avisa
ExcluirEstou ferrada! Blogueira e apegada assumida hahaha. Porém eu estou melhorando, já troco livros pelo PLUS do skoob e dou alguns de presente também. Uma pena aqui na minha cidade não ter nenhuma instituição que trabalhe com doações de livros, mas acho que a cidade mais próxima tem, vou me informar e vê se consigo fazer uma boa ação ;) Post muito pertinente Raquel. Gostei de ter lido.
ResponderExcluirBeijos,
Jhey
www.passaporteliterario.com
Eu acho que nessas horas vale a pena praticar o desapego (menos quando é coleção ou algo do tipo), principalmente quando é possível trocar o livro... Isso ajuda bastante a difundir a leitura!
ResponderExcluirisso mesmo!
Excluir