# Papo Literário // Como fazer uma resenha?

Oi, galera, tudo bem?

Como vocês bem sabem hoje é um dia especial. Dia 15 de outubro comemora-se o dia do professor. Hoje é dia de homenagear aqueles que nos ajudaram na nossa formação e no nosso crescimento intelectual ao longo dos anos em que estivemos no colégio e na faculdade. Eu, particularmente, tenho duas professoras na família. Minha avó, que contribuiu de maneira excepcional para a minha educação, e minha tia-madrinha que atualmente está atrás de salários mais justos pois é professora da rede pública, que está de greve.


Bom, como hoje é dia dos professores, resolvi falar sobre algo que eles nos ensinaram no colégio: como fazer resenhas. Mais que fazer uma boa resenha, acho importante sabermos o que é uma resenha porque muitas vezes este conceito foge a mente das pessoas. O resultado deste desconhecimento coloca nós, blogueiros, em situações constrangedoras, afinal, nem todos sabem reagir bem diante de uma crítica ou divergência de opiniões =P.

Em uma busca rápida pelo Sir Google, encontramos 829.000 respostas para a frase "como fazer uma resenha". Uma infinidade de sites, dos mais variados explicam o passo a passo de uma resenha crítica, de uma resenha resumo, de uma resenha literária, de uma resenha temática, etc. Mas, afinal, como devemos fazer nossas resenhas? Para nos ajudar a responder esta pergunta, convoquei a nossa fofíssima parceira, autora e professora, Marina Carvalho:

"Para mim, uma boa resenha é aquela que expõe a opinião do leitor, mas sem revelar toda a história. Ela deve apontar os pontos de vista mais relevantes, deixando de lado os "achismos" e os julgamentos. Além disso, é essencial que o resenhista domine a Língua Portuguesa, de modo que não cometa erros. Ah! Também acredito que é papel da resenha entrelaçar a sinopse com as opiniões de quem leu o livro analisado. Não gosto muito dos textos que são introduzidos pelo resumo da história, retirado da contra-capa."

A verdade é que, na essência, fazer uma resenha é exatamente o que a Marina nos colocou. Resenhar é mais que fazer um simples texto em forma de síntese. Na resenha expressamos nossa opinião sobre aquilo que estamos tratando. Seja um livro, um filme, uma peça de teatro etc. A resenha é algo pessoal onde você coloca o seu sentimento sobre o que está avaliando. Claro, não somos profissionais resenhistas de alto cacife, mas, através dos nossos blogs, não deixamos de ser formadores de opinião, por isso, devemos sempre pensar nos nossos leitores e opinarmos de forma sincera. O que será que eles esperam de um blog literário?

Além de blogueira, a Mari Sagramento, do blog Cantinho de Leitura da Mari também acompanha as resenhas dos demais blogs em busca de dicas de novos livros. Ela me contou o que espera encontrar quando lê uma resenha:

"Eu espero que o blogueiro, mais do que contar um pouco da história, possa passar para os leitores a essência do livro. O sentimento que aquela história nos desperta. É o que eu procuro fazer nas minhas resenhas."

Acho que a Mari deixou bem claro que, na hora de fazer uma resenha, ser sincero é a melhor política, né?Restam aos autores e editoras agirem com bom senso e profissionalismo para assimilarem as criticas e sugestões. Devemos lembrar também que as ponderações em uma resenha devem ser construtivas. Nada de ofensas, né, galera? Cuidado também para não se embolgar e acabar dando spoilers, afinal, ninguém curte saber de antemão o que vai acontecer no livro, certo?

"Como leitor, eu espero que a resenha fale um pouco do livro, mas não conte coisas importantes, não dê spoilers e espero que desperte em mim a vontade de ler o livro se ele for bom ou me alerte se ele for ruim", lembrou a Estela Correia, do blog Estante de Cristal.

A Andressa Menezes, do Livros e Chocolate Quente deu uma dica bem legal para a hora de escrever a resenha:

"Eu anoto tudo quando leio para fazer a resenha do livro. Acho que anotando eu consigo passar o que senti durante a leitura".

E vamos combinar, né, quem não gosta de ver o livro cheinho de post its marcando as partes mais importantes? =)

Bom, antes de me despedir de mais este Papo Literário, vejo muito blogueiro que, ao se referir ao enredo do livro, usa a palava "estória". Já no meu tempo de colégio minha professora de português recomendava o uso de "história". Mas resolvi questionar à Marina se esta é realmente a forma correta de grafia e ela me respondeu que, realmente, "estória" já caiu em desuso.

"A palavra estória era usada, antigamente, para se referir às narrações fictícias.  Hoje ela é considerada um arcaísmo, ou seja, um vocábulo em desuso. Portanto, usa-se história em qualquer situação".

Bom, vamos ficar atentos quanto a isso. É história, galera. Nada de estória! Vamos ficar atentos à grafia correta =)



26 comentários:

  1. Eu simplesmente tenho que dizer que adorei o seu post, principalmente porque eu não sou perita ainda em fazer resenhas, pois a cada dia estou aprendendo um pouco sobre isso e achei bem bacana as explicações, principalmente ao final que você comenta sobre a palavra estória que já venho vendo em vários blogs.
    Tenho que dizer que sempre escrevia em meu blog História, mas olhando os outros Blogs eu acabei mudando e comecei a usar estória. E o pior de tudo é que estava escrevendo certo. Até cheguei a perguntar para um autor que ficou de ver isso para mim, mas acho que se esqueceu disso (risos)
    Enfim...

    Mas agora que você disse vou voltar com HISTÓRIA com H de novo (risos)
    Mas nem tem como agora eu mudar em todas as resenhas e post esse detalhe, porque já passou. Mas daqui pra frente vou continuar o que eu estava usando...O CORRETO.

    PARABÉNS por tudo linda...ADOREI mesmo

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. Isso confunde mesmo. Mas é legal sabermos qual é o certo. Eu também vejo muito blog escrevendo "estória" e sempre me questionava "poxa, mas me disseram que não se usa mais dessa forma". E então resolvi conferir =P

      Excluir
  2. Kel!!!

    Amei o convite para esse Papo Literário!!! Muito obrigada!!!

    Como eu disse, acho que o blogueiro deve passar a essência da história para seus leitores!! Importantíssimo também não fazer spoiler, como bem disse a Estela!! Temos que ter em mente que muitas vezes aquele leitor do blog está em busca de dicas para futuras leituras. Se o blogueiro gostou do livro, o próprio leitor vai sentir pela resenha, não é nada legal dar de cara com informações importantes de um livro que ele ainda vai ler!! rsss!!

    Adorei participar!!!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari eu que agradeço você por ter participado. Simplesmente amei.

      Excluir
  3. com certeza vou seguir essa dicas maravilhosas
    beijos
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Raquel, excelente post, parabéns! Concordo com a Mi, é super importante demonstrar o sentimento que teve durante a leitura.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  5. Estou visitando alguns blogs da blogosfera e confesso que esse foi o post mais rico que li hoje.
    Sou professora de Língua Portuguesa e Inglesa da rede pública e me identifiquei bastante sobre as observações que você fez sobre os seus familiares professores e, claro, pela dicas excelentes sobre uma boa resenha.
    Parabéns!

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina. Muito obrigada. Fico até sem palavras. Muito obrigada mesmo e espero que vc volte sempre

      Excluir
  6. Oi Raquel.
    Gostei muito do seu post porque estava com algumas dúvidas do jeito que expresso minha opinião, as vezes acredito que conto Spoiler mas não é por mal e sim porque me deixo levar pela emoção que sinto lendo o mesmo (:
    Tem resenhas em outros blogs que ao terminar de ler parece que preciso desesperadamente daquele livro e essas são as que mais curto , passa a emoção do blogueiro ao escrever o que é muito animador (:

    Obrigada pela atenção.
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol. Bom saber que pude te ajudar de uma maneira. Isso é muito importante e é pra isso que o blog existe

      Excluir
  7. Tenho um post que pretendo fazer, onde os leitores, quem for comentar, possa me dizer o que gostam de ver e o que não gostam de ver nas resenhas. Porque sejamos sinceras, nem todo mundo ler o que escrevemos, e mesmo assim comentam :(

    Beijinhos :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc falou tudo Lu. Realmente as vezes quando fazemos um post mt grande as pessoas não leem, quando é mt pequeno, acham que fizemos uma resenha superficial...

      Excluir
  8. É por isso que eu amo seu blog, Kel! Muita gente que tem blog sobre leitura, livros e talz só faz resenhas e a maioria são "pagas", ou seja, vc nem sabe se é verdade o que a pessoa tá falando daquele livro! Mas vc além de trazer ótimas resenhas de livros super interessantes ainda ensina como fazer uma! É por isso que eu amoooo esse blog!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é uma querida, Leeh. Pois é. Mta gente se deixa "intimida" pq o autor é parceiro ou pra no ficar mal com a editora e acabam não sendo tão sinceros na resenha. Isso é péssimo

      Excluir
  9. Adorei o post Raquel.
    Quando eu comecei o blog eu sabia que queria dividir minha opinião sobre os livros que eu lia com as outras pessoas, mas não sabia como! Então eu comecei a ler os outros blogs literários para saber como eles faziam.. e ai descobri as resenhas!
    Quando eu vou escreve-la eu tento ao máximo não passar spoiler aos leitores. Assim escrevo me baseando naquilo que a sinopse diz e acrescento coisas que eu acho interessante mais que não acabam com o mistério do livro.
    Quanto a questão do estória/história foi muito legal você trazer também. Na minha época de colégio lembro de alguns professores dizerem sobre a diferença entre elas e que deveria ser usado assim. Então assim eu fiz! Não sabia que havia caído em desuso! Vou agora mesmo consertar todas as postagens do blog =))

    Obrigado pela dica ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Dreeh. As vezes é mt dificil não passar um spoilerzinho né? Mas é mt importante que a resenha seja mais critica que um resumo do livro

      Excluir
  10. Oiee

    Amei seu post e tenho muitas saudades da minha professora de português afinal essa sempre foi minha matéria preferida não sei porque kkk

    Super explicativo o seu post e aproveitando esse tema sabado agora aqui em São Paulo vai ter uma palestra de como fazer uma resenha critica quem se interessar vale a dica o site do evento é esse : http://livrosempauta.com.br/ ah e é tudo gratuito :)

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh eu tb sempre adorei portugues. As vezes sinto que preciso estudar de novo pra poder relembrar algumas coisas. Por isso penso as vezes em fazer uma faculdade de letras

      Excluir
  11. Nossa, eu não ligo pra erros de ortografia em nenhum texto, acho que é infinitamente mais relevante a pessoa saber passar o conteúdo do livro de maneira coesa e coerente do que o fato dela saber escrever "história" corretamente, pois esse detalhe em nada contribui pra mensagem da resenha em si. Também detesto essas resenhas que começam com a apresentação da sinopse.
    Beijos!
    http://centraldaleiturablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa. Com certeza o conteúdo é mais importante. Mas ter uma linguagem clara e o bom uso do português tb são essenciais. "História" ou "estória" é realmente mt pequeno. Mas imagina si eu escreveci asim no meu blog na hora de faser uma resenha de um livro? Não rola, né

      Excluir
  12. Minha esposa adora leitura, vou indicar seu blog para ela!

    http://www.valdeirvieira.com/personnalite-luxury-apartments/

    ResponderExcluir
  13. Huahuahuah Raquel também é cultura e aprendizado :P Muito bom você abordar esse tema mo, na minha participação especial aqui no blog tiver que ler algumas páginas para relembrar a velha resenha crítica que aprendi nas aulas de português. Não é algo fácil, mas com a prática é possível se aperfeiçoar muito!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!