20 outubro 2013

# Mundo Nerd // JEDICON


Oi, pessoal! Tudo bem?

Ontem estive no JEDICON, convenção anual de fãs de Star Wars. Eles não podiam escolher cenário melhor  para sediar o congresso de Guerra nas Estrelas no Rio de Janeiro do que o Planetário, na Gávea.  O evento foi produzido pelo Conselho Jedi Rio de Janeiro e pela Fundação Planetário do Rio.
 
Foto: Marcos Canetti Neto
Eu e o Darth Vader. Foto: Marcos Canetti Neto
 
 
Rapaz vestido de Cavaleiro Jedi. Foto: Marcos Canetti Neto
Sei que nosso foco no blog são os livros, mas acredito que a maioria dos nossos seguidores sejam fãs da Saga e não poderia perder a oportunidade de passar para vocês o que vi por lá. Primeiramente queria dizer que o evento foi pouco divulgado. Eu mesma não sabia até passar de ônibus por lá e ver o painel escrito "Star Wars JEDICON" e ver crianças fantasiadas de personagens dos filmes. Eu juro que vi no parquinho ao lado do Planetário um menininho vestido Han Solo correndo atrás de uma galinha. Não sei como uma galinha foi parar lá ou se era um pombo vestido de galinha, hoje em dia vai saber.
 
Stormtrooper - Foto: Marcos Canetti Neto

Embora pouco divulgado o evento, que era gratuito, lotou e tivemos que esperar numa fila, que foi até rápida, enquanto apreciamos pela grade aquelas pessoas felizes, crianças fantasiadas brincando com espadas luminosas e batemos um pequeno papo com um rapaz que nos contou que o evento tinha começado às 10h (já eram 16h) e que acontece anualmente há 10 anos no Rio e a mais tempo em São Paulo. Fiquei pensando como eu nunca fiquei sabendo disso estando tão pertinho de mim.
 
Quando entramos demos de cara com um lugar incrível. Logo na entrada tinha um lugar que recebia alimentos para fazer doações e obras assistenciais onde estava escrito "Que a força esteja com você, mas deixe seu alimento aqui", parafraseando os Jedis. Uma pena que eu não sabia da campanha e não levei nada para a doação.

Tiramos algumas fotos com pessoas fantasiadas e entramos num centro de compras que tinha TUDO nerd. Não havia só coisas do Star Wars, embora fosse a maioria, tinha camisas, bonecos, broches e outras coisas também de Harry Potter, Senhor dos Anéis e Caverna do Dragão (o melhor), só para citar alguns exemplos.

Saindo deste maravilhoso centro de compras fomos até a sede do Planetário, onde tem auditórios e um amplo espaço. Por lá rolaram várias palestras como "O Retorno de Jedi: O Polêmico Patinho Feio da Trilogia Original", com André Gordirri, estudioso da saga e crítico de cinema, e "Top 10 coisas que você provavelmente nunca ouviu falar sobre o retorno de Jedi", com Alexandre Rocha, editor do site Abacaxi Voador. Não assistimos nenhuma. Já tínhamos chegado meio tarde e as filas estavam imensas. Fomos então apreciar as exposições do Star Wars. O que era o Mestre Yoda?? Perfeição! Parecia que era de verdade e estava olhando para a gente!

 



Lá também tinha videogames, jogos e venda de móveis com estampas da cultura geek. Confesso que quis e ainda quero levar para casa a mesa do Gato da Alice no País das Maravilhas! Amo Alice e aquela mesinha era perfeita!


Fechando com chave de ouro, fomos até as barraquinhas de lanche que ficava na parte externa do Planetário. Você trocava dinheiro por notas com fotos dos personagens de Star Wars e depois trocava pelo que fosse comprar. Aposto que muita gente levou as notas para casa! O que deve ter de fã dando 20 reais por uma nota do Darth Vader e não consumindo nada... Bem, eu não tive essa coragem... Preferi comer dois crepes de chocolate e beber dois guaravitas!

 
 
Espero que vocês tenham gostado deste post diferente!
Beijão

12 comentários

  1. Aii que show! Em pensar que estou no RJ e não fiquei sabendo desse evento. Deve ter sido muitooo legal. Essa mesinha do gato da Alice é muitoo fofa e as notas foram muito bem boladas! kkkk fãs realmente ficaram com algumas.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  2. Se eu gostei?
    Eu amei!
    Sou do RJ e nem sabia que estava tendo esse evento :(
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vi uma reportagem na tv e fiquei louca para ir,pena que foi só um dia.... quem sabe ano que vem....

    bjssss

    Bianca

    ApaixonadasporLivros

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive vontade de ir na JEDICON, mas nunca rolou uma oportunidade e aqui em BH é sem chances de ter um evento legal como esse :/ Mas enfim, deve ter sido realmente bacana e eu ri da história do mini-Han Solo correndo atrás da galinha haha Definitivamente, eu em um evento desses acabo com todo o meu dinheiro comprando essas coisinhas (não sei se eu teria coragem de não gastar a nota do Darth Vader, mas eu ficaria MUITO tentada a levá-la para casa, viu?! hehe). Pena que não deu para você assistir as palestras :/ Enfim, adorei o post!!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Anw! Adorei, eu queria ter ido ):
    http://pantera-selvagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. gosto muito de cosplay ficou bem legal
    @livroazuis
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Haha adorei as fotos do evento! :D muito maneiras! Acredita que nunca vi Star Wars? Sei que é quase um clássico, e tooodo mundo já viu, mas nunca me interessei!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Conheço muito pouco de Star Wars, mas pelo que vi aqui o evento foi excelenteee!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  9. haha muito legal! Pena que eu sempre moro longe de todos esses eventos legais! :/

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  10. Muito bom nique, fiquei com uma inveja do bem disso! Queria muito ter ido, fiquei sabendo desse evento uns dois dias antes, mas admito que fiquei com uma certa preguiça :p Eu estava cansado e tinha acabado de sair de uma gripe braba!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!