# Papo Literário // Bibliotáxi


Era uma vez você morrendo de pressa e doida pra chegar ao seu destino o mais rápido possível. Eis que você tem a ideia de pegar um táxi já que ir trabalhar no centro da cidade de carro é impossível. Você entra no táxi e repara que ele é diferente, que é um táxi e... uma biblioteca.



Já ouviram falar nos bibliotáxis? Como o nome mesmo sugere ele é um táxi e também uma biblioteca. A ideia é linda e super simples: o taxista tem alguns livros no banco de trás e o passageiro que se interessar, pode levar para casa. Bibliotáxi é uma iniciativa a leitura e a educação envolvendo meios de transportes, desenvolvido pelo Instituto de Mobilidade Verde em parceria com o Catraca Livre. Claro, que além do incentivo à cultura também há a contrapartida para a redução de veículos nas cidades. 

Após finalizar a leitura você pode entregar o livro em "pontos autorizados" ou simplesmente passá-lo adiante. A iniciativa tem um "quê" de Cross Book, que são aqueles livros viajantes onde a pessoa "deixa" o livro em algum lugar para que outros possam desfrutar da mesma leitura. Mas, claro, no caso do Bibliotaxi, o projeto é realizado dentro de um carro. E imagina quantas pessoas de diversos bairros já não escolheram um livro para ler?

Eu descobri esse projeto por acaso e fiquei encantada. Infelizmente só existe em São Paulo, mas como sei que muitos leitores são de Sampa, não tinha como deixar de lado essa iniciativa linda. Sem contar que... vai que algum taxista está lendo e se interessa pela ideia =P. Achei tudo tão sensacional... porque, principalmente sendo em São Paulo, a leitura dentro do próprio táxi é uma distração na viagem. Muitas vezes as pessoas falam que não leem porque não tem tempo, mas imagina você no ar condicionado, em um trânsito gostoso, porque não pegar um livro emprestado?

Como falei, infelizmente o projeto só existe em São Paulo, mas eles tem um site Bibliotaxi onde está disponível, inclusive, a lista de livros que circulam nos táxis. Entre eles tem Machado de Assis, Paulo Coelho e Rubem Fonseca. O mais legal é que eles são totalmente abertos a doações. Então se você é de São Paulo e quer doar um livro, vocês podem deixá-los nos próprios Bibliotáxis, ou em pontos de doação basta clicar aqui

E aí, o que acharam da iniciativa? Qual seria a reação de vocês ao entrarem em um táxi e se depararem com uma "mini biblioteca"? Alguém aqui que é de São Paulo já entrou em Bibliotaxi?

Deixo vocês com um videozinho do projeto.


16 comentários:

  1. Perfeição define! Pena mesmo que seja só em SP, espero que venha para todo o país rápido, o Brasil necessita disso... Realmente, tiro meu chapéu pra quem teve essa ideia!
    Beijos

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!!! Acho que esse modelo deveria ser encorajado e propagado pra outras cidades e estados. Precisamos de incentivos a leitura como esse!

      Excluir
  2. o PROJETO É MARAVILHOSO, não é?
    Achei interessante a ideia,Kel linda, pois vai que cola e se espalha pelo Brasil Não é mesmo?
    Acredito que há muitos meios de disponibilizar a leitura para outras pessoas se apaixonarem como nós, basta querer e se interessar por esses meios. Mas com absoluta certeza essa é uma ótima ideia.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Acho que pra pessoa gostar de ler, é preciso um incentivo. E porque não um incentivo como o Bibliotáxi? Outros gerentes de cooperativas deveriam tomar conhecimento disto.

      Excluir
  3. Oi Raquel, tudo bem flor?
    Eu ão conhecia o projeto e acho que é super válido. Aqui em Brasília há livros nas paradas, mas infelizmente nem sempre são bem cuidados e já aconteceu de pegarem livros e venderem. Mas acredito que esse é o melhor tipo de iniciativa. Afinal, você está naquele transito, não tem nada a fazer além de esperar, porquê não pegar um livro?
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, queria que aqui no Rio tivesse isso tb. Mas infelizmente a gama de mal educados também iriam estragar os livros... sempre tem que ter um espírito de porco, né? Se um dia eu for a Brasilia, vou querer conferir essa ideia de livros nos pontos.

      Excluir
  4. Raquel, que projeto interessante, gostei demais da ideia! Uma ótima forma de incentivar a leitura.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. precisamos de mais exemplos como estes, né, Isa?

      Excluir
  5. Iniciativa muito legal! adorei! :)
    aqui em brasília tem uma ação parecida, só que nos pontos de ônibus. Tem vários livros lá para quem quiser emprestado! :)

    tatimunhoz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati! Pois é, algumas pessoas comentaram aqui em cima falando dessa iniciativa que existe em Brasilia. Fiquei com uma super vontade de conferir. Pena que não existe isso aqui no Rio =(

      Excluir
  6. AMEI, AMEI, AMEI! Uma pena só ter em SP e mesmo que tivesse em outro lugar eu tenho náusea quando leio dentro de qualquer meio de transporte, mas tá valendo! hahahaha

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leeh!!! As vezes, bem às vezes mesmo eu tenho náusea. Mas só se o motorista foi MUITO ruim e ficar sacolejando o ônibus direto huahuahuaua. No geral, leio tranquilo. Leio até andando huahuahua

      Excluir
  7. Adorei a iniciativa, mal posso esperar para essa ideia se espalhar pelo Brasil *-*
    Beijos, Thaynara
    livroscombolinhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara! Estou na torcida também para que essa ideia se espalhe E MUITO ;)

      Excluir
  8. Lembro que ficamos impressionados quando vimos isso na televisão! Realmente é uma ótima iniciativa que deveria ser replicada em outras cidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. E foi uma super providência termos visto isso ;) me inspirou

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!