01 setembro 2013

# Especial Bienal // A Saga para ver o Nicholas Sparks


Oiee gente, tudo bem?

Como vocês já sabem, estamos a mil com tanta coisa para ver e passar para vocês sobre a Bienal. Estamos super nos revesando para não deixar vocês de fora de nada. Bom, ontem, dia 31, enquanto a Monique participava de atividades como o Café Literário, etc, eu fui pegar meu autógrafo do Nicholas Sparks e tenho MUITO a contar.

Primeiro que o combinado da Arqueiro era que haveria 300 senhas que seriam distribuídas às 10h para a sessão de autógrafos e outras 300 para uma palestra do autor. (Como vocês podem ver na foto abaixo) Desde cedo havia uma fila quilométrica esperando os portões da Bienal se abrirem. O erro começou aí. Não havia organização na entrada.  A fila que se formou foi assim até os portões se abrirem, depois disso só empurra empurra, gente caída, sapatos, óculos, brincos perdidos no chão. Era muita gente para passar por um portão de pedestre que passava apenas dois por vez. Depois mais fila e mais empurra empurra esperando o portão do pavilhão se abrir.














Consegui ficar entre as 300 primeiras para apanhar o autógrafo e resolvi dar uma volta na Bienal porque 1) A sessão de autógrafos seria no mesmo auditório que a palestra 2) imaginei que haveria confusão uma vez que a galera que não conseguiu senha pro autógrafo, já estaria formando a fila para a distribuição de senhas do bate papo. 

Enfim, peguei a senha também do Matthew Quick, que tava menos tumultuada. Pra vocês verem: a distribuição de ambas as senhas: Nicholas e Matthew seria no mesmo horário e era tanta gente que queria o Nicholas que a fila pro Matthew tava vazia. Depois disto, dei uma olhada no pavilhão. Comprei também o Uma Longa Jornada já que para que para que o Nicholas autografasse qualquer outro livro, era preciso do seu lançamento. Segundo a Arqueiro: "em consideração ao autor que estava lançando o livro no Brasil antes dos EUA.". Eis que, saindo da fila da compra de Uma Longa Jornada, anunciam no auto falante: "DEVIDO À GRANDE DEMANDA, O NICHOLAS SPARKS ATENDERÁ A TODOS OS FÃS." Pronto, caos instaurado. Todos correram para a fila que, simplesmente, contornava todo o pavilhão. O que seriam 300 autógrafos se transformou em mais de três mil pessoas com toda a certeza, atrás do autor.

A partir daí só foi deprimente para a editora, para a bienal, para a empresa que organizou tudo. Não havia grade para conter as loucas que queriam entrar a todo o custo. Não havia segurança suficiente para ajudar na organização. ERAM APENAS QUATRO PESSOAS inicialmente. Não houve consideração com quem madrugou na fila para conseguir a porcaria da senha (conheci um senhor que estava com duas filhas e ele chegou MEIA NOITE para guardar lugar). Não havia uma pessoa que pudesse dar informação. A Arqueiro sumiu. Puseram esse carinha aí do vídeo do apoio que estava junto com um senhor tentando organizar e segurar a mesa que eles, inteligentemente, puseram para tentar separar multidão de pessoas com senhas.

O que eu vi foi: gente ser pisoteada, mulheres perdendo a sapatilha no meio do corre corre. Uma cadeirante que se machucou com a confusão. Meninas passando mal devido à aglomeração sem fim que se formou. "não podemos fazer nada por você, querida". Deboche de segurança e do cara do apoio. Falta de consideração. Pessoas que pensam que nós, fãs, somos idiotas. Falta de respeito. Falta de vergonha na cara.


Esse evento foi a propaganda enganosa do inicio ao fim. Primeiro ao dizerem que seriam distribuídas senhas e DO NADA desistirem. No mínimo o que deveriam fazer era avisar que APÓS a assinatura dos livros de quem tinha a droga da senha, o Nicholas iria autografar mais X livros, porque, OBVIAMENTE, ele não atendeu a TODOS os fãs como foi prometido. E depois que o cara não é uma máquina de assinar livros e claramente não ia atender a TODA a demanda. Não havia necessidade de comprar Uma Longa Jornada. Tudo o que a editora conseguiu foi esvaziar todo o seu estoque de livros porque o divulgado foi: o Nicholas autografará DOIS livros sendo um Uma Longa Jornada. No final das contas ele assinou qualquer um que nem precisava ser da Arqueiro!!!!! Ele autografou APENAS UM livro e não dois como foi prometido.



No final das contas, depois de muito gritar, de muito reclamar, de muito xingar, na surdina, uma mulher que até agora nem sei quem foi, afinal de contas, chamou as pessoas da fila da senha para entrar por trás do auditório para que conseguíssemos o bendito do autógrafo. Me perdi no meio da multidão e quando finalmente encontrei o local da entrada (com a ajuda do namorado de uma das meninas da fila, que ligou para ela para saber como chegar na tal entrada) o segurança GROSSO E ARROGANTE, Caju, se não me engano esse era o nome do infeliz: além de gritar na minha cara e me empurrar, falou que eu deveria ser mais atenta e que não podia fazer nada por mim (frase que mais ouvi no sábado). Algumas meninas que conheci na fila tentaram argumentar com ele pelo lado de dentro e ele mandou que elas ficassem quietas.


Fiquei indignada e comecei a chorar agarrada com o papel INÚTIL da senha. Chorei e gritei de tanta frustração, raiva, indignação, fiz um escandado gigantesco, chorei como nunca chorei na vida (juro), chorei tanto que arranjei uma linda de uma enxaqueca até o final da noite e uma deliciosa dor de estômago. Até que a tal pessoa que nos tirou da fila me encontrou sentada no chão chorando e me fez entrar.

Bom, no final das contas, vi um Nicholas simpático mas com o semblante bem cansado, mas não menos sorridente e atencioso. Apesar de toda esta LONGA JORNADA. Consegui um autógrafo, não só no livro, como também na minha camisa e ainda dei de presente ao Nicholas um marcador do meu blog. Na foto ele tá segurando o marcador *-*










Valeu a pena? Cara, sinceramente? Fiquei muito feliz de ter conseguido o autógrafo, mas nunca, NUNCA MAIS: pode ser o autor que for, JK, John Green, Suzane Collins... nunca mais vou a uma sessão de autógrafos. Foram DEZ horas para conseguir a assinatura. O tempo inteiro em pé, sendo empurrada, tentando a todo o custo respirar. Foi decepcionante, foi frustrante, foi estressante. Consegui? Consegui. Mas a dor nas minhas pernas, a dor no meu pé, a minha enxaqueca, o meu desgaste físico e emocional... tudo isso foi demais pra mim e o suficiente para nunca mais repetir a dose.

36 comentários

  1. Eu queria meu livro autografado mas desisti, fila enorme!!!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total desorganização, né, Luiza? Uma vergonha!

      Excluir
  2. Oii.
    Fico feliz por ter conseguido.
    Eu também fiquei lá mais de 7 horas, perdi todo o Bienal e não consegui. Primeira e ultima vez que faço essa loucura.
    Fiquei muito chateada com a desorganização. Viajei mais de 3 horas para chegar la e aquela bagunça. Muito decepcionada.
    Mas para me alegrar um pouco eu consegui o autografo da Emily Giffin que também gosto muito dela, consegui pegar a senha pois estava vazio.
    Beijoss
    http://doceestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dayse. Que pena que vc não conseguiu o seu autógrafo. Eu tb já estava quase desistindo de pegar o meu. Por muito pouco não consigo. Mas fato que esta foi a primeira e a última vez que faço algo parecido.

      Excluir
  3. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Se eu pudesse ,
    estava ai ... Mas moro longe :(
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poliana. Olha, vou te falar que pelo menos neste dia do Nicholas, vc não perdeu nada =P.

      Excluir
  4. Ah, eu recebi seu marcador e, a propósito, tá lindo, parabéns.
    Eu não sou fã do Nicholas Sparks, mas entendo a fama dele. O que achei palhaçada nessa Bienal foi a falta de organização nas filas de entrada, nas distribuições de senha e tudo mais.
    Juntaram muitos autores famosos em um só dia (sábado passado), e isso só podia terminar em confusão mesmo!
    Ótimo post!
    Ana Beatriz
    Blog Just a Girl - http://bells-justagirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que bom que vc gostou do marcador =D. Use bastante, viu? Vc pegou o kit, certo? Nossa, foi uma vergonha total este sábado. Muito desorganizado mesmo.

      Excluir
  5. Oiii ,
    Tudo bem ?
    Que sorte , hein ?
    Vi que muita gente desistiu por causa das filas ...
    Ai se eu pudesse estar ai :D
    http://livrosebombons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, muita gente desistiu, mas a multidão ainda permaneceu na fila. Ninguém merece.

      Excluir
  6. Raquel .... flor!!!

    Primeiro adorei conhecer você pessoalmente pena que não deu para falar muito mas já fiquei mega feliz ...

    Imagino tudo que passou e realmente a falta de organização da Arqueiro foi uma palhaçada só queriam vender o livro mesmo isso sim :(

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Drê, eu tb adorei conhecer vc e o seu vozeirão lindo *-*. Nem me fale da desorganização que foi esse dia da Bienal. Espero que as coisas melhorem neste final de semana.

      Excluir
  7. No final valeu a pena hein??? Parabéns!
    Que saudades aqui do blog OMG!!!
    Agora estou de volta :) Pronta para voltar aqui sempre, como antes rs !
    Beijos
    diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo menos eu consegui o meu autógrafo!!! Bem vinda de volta Ariane!!!

      Excluir
  8. Não acredito que você passou por tudo isso, isso é totalmente absurdo!!!!
    Mas é culpa de quem organizou o evento, infelizmente!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei, Lu!!! E depois fiquei com uma enxaqueca danada!!! Ninguém merece. Mas meu livrinho tá aqui super autografado *-*

      Excluir
  9. Oii!!
    Nossa que confusão, heim?
    Não sei se passaria por isso! Mas que bom que você conseguiu o seu autógrafo <3
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meninas. Olha, depois dessa eu não repetiria a dose NUNCA. huahuahuahua.

      Excluir
  10. Puts, que pena que foi tão desorganizado assim! Queria muito ter ido na Bienal :/
    O Nicholas veio para Curitiba (e apesar de não ser tão fã dele assim), procurei uma senha para autografar os livros que tenho dele, mas não tinha mais nenhuma disponível
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nic, tudo bem?

      pelo jeito aí em Curitiba foi organizado, né? Pelo menos não abriram para todo mundo como foi aqui na Bienal. Foi realmente o caos.

      Excluir
  11. Minha nossa, que jornada hein Kel? Mas pelo menos valeu a pena, você CONHECEU O SPARKS!! Se fosse o Harlan Coben ou o Zusak eu faria o mesmo. Não sou fã dele, mas as pessoas estavam comentando que ele foi super simpático e atencioso.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari! Nossa, foi LITERALMENTE Uma Longa Jornada huahuahuahuahua. Não faria isso de novo, só pelo John Green, uma vez que a JK nunca viria pro Rio huahuahuahua

      Excluir
  12. São Paulo foi uma loucura foram horas e horas também na fila , porém nessa fila pude ficar sentada até o horário de entrega programada da senha as 17:00 horas , cheguei ao 12:00 . Porém aqueles que chegaram em cima da hora houve tumulto tanto que a Saraiva teve que fechar as portas , não havia mais espaço para todos os fãs . Essa frase "Será atendidos todos" também correu por São Paulo , estive entre as 400 senhas , garanti minha foto e autografo entretanto não sei se toda aquele pessoal conseguiu .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui no Rio não teve foto. Fiquei chateada porque não teve uma "oficial", mas não tem problema, eu tenho uma no meu celular *-* Aí a fila se formou "tarde", então. Pq aqui teve gente madrugando sinistramente do lado de fora do Riocentro que fica no meio do NADA aqui no Rio

      Excluir
  13. Oi Raquel,

    Poxa, que situação mais frustrante. Sério, lendo seu relato fiquei revoltado e os vídeos me deram medo. Sinceramente não teria pique para passar por tudo isso não viu. Mas parabéns por no final ter conseguido.

    Abraços.

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jefferson. Nem me fale. Os videos são tensos mesmo e olha que eu nem postei todos. Mas felizmente consegui meu tão aguardado autógrafo.

      Excluir
  14. Sacanagem e falta de respeito! Estou chocada com a atitude da Arqueiro quanto a toda essa confusão! Mas ainda bem que conseguiu conhece-lo, meu sonho!

    Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Pelo menos fui recompensada. Mas acredito que nem todas as pessoas com a senha puderam entrar.

      Excluir
  15. Raquel, que absurdo!! Eu fiquei triste porque não estava na Bienal esse dia e queria muito!! Mas depois do seu relato, me tranquilizei um pouco! Não tenho a mínima paciência para empurra empurra e gente sem educação!!

    Mas fico muito feliz que vc conseguiu o seu autógrafo!!!

    Queria ter conversado mais com vc, pena que dia 01 foi muito corrido!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flor, vc não perdeu nada. Mas com certeza teremos mais oportunidades de conversar =D

      Excluir
  16. Sparks é super conhecido, é normal que tenha havido confusão.

    Escolhi-vos para ganharem um selo, podem conferir em http://trevodequatrofolhas-evapina.blogspot.pt/2013/09/selo-2-liebster-award.html

    Beijinho,
    Eva Pina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, mas mesmo ele sendo conhecido, achei que fosse haver o minimo de organização =(

      Excluir
  17. Caramba, só imagino o quão louca estava a Bienal nesse dia...
    Sério, já dava para imaginar quais eram os interesses da Arqueiro quando eles divulgaram que para conseguir o autógrafo do Nicholas, "Uma Longa Jornada" deveria estar necessariamente incluído... E, me desculpem, mas essa explicação de que o livro estava sendo lançado primeiro por aqui não colou, quem gosta do cara compraria o livro do mesmo jeito.
    E sobre as senhas, até quando o pessoal vai der tratado desse jeito heim? É impressionante, todas as pessoas que foram na Bienal reclamaram da desorganização, TODAS MESMO. Pelo menos você não desistiu, pode ter ficado um pouco quebrada, mas conseguiu né hehe
    (Mas agora é sério, imagine se um dia a J. K. Rowling vai para uma Bienal com essa organização maravilhosa e com esses seguranças super simpáticos e sensíveis? É, melhor não imaginar...). Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu pensei MUITO em desistir. Meus pés tavam doendo e chega uma hora que até mesmo o seu emocional não aguenta. Tanto que eu desabei de tanto chorar e me deu uma baita enxaqueca depois. Nossa, acho que se um dia a Rocco resolve trazer a JK a galera da Bienal desiste da vida porque né...

      Excluir
  18. Foi realmente uma longa jornada para conseguir essa assinatura hahahah. Mas não me arrependo, o importante é você ter ficado feliz :) E também consegui treinar um pouco do meu Krav Maga com a multidão que me impresou na parede hahahahha zoa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada por ter feito esse meu sonho se tornar realidade =D te amo

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!