# Especial Bienal // Ir à Bienal dia de semana ou no final de semana?


Oi galera linda, tudo bem?

Quem tá curtindo o nosso especial Bienal? Bom, ontem eu comentei sobre o encontro de blogueiros que ocorreu no domingo e hoje vim falar sobra minha experiência na Bienal ontem, em plena terça-feira e fazer uma comparação com a agitação do sábado e do domingo.

Claro que não havia um lugar melhor para eu aproveitar o meu dia de folga se não na Bienal, certo? Como no final de semana foi um corre corre danado por causa do Nicholas e também pelo Encontro de Blogueiros, achei que ir à feira durante a semana seria uma ótima oportunidade para aproveitar os stands. Munida da minha malinha, já que o namorado não pode ir comigo para ajudar a carregar as compras, encarei  duas horas de viagem até o Riocentro. Pobre sofre, galera.

Gostaria de ressaltar aqui a primeira diferenciação entre o dia da semana e o final de semana. Fui no mesmo horário, tanto no final de semana quanto ontem e a primeira diferença gritante foi a fila do estacionamento. Como peguei o ônibus especial da Bienal (que tem um ponto específico dentro do estacionamento) havia uma fila GIGANTEEESCA na entrada dos ônibus devido aos passeios escolares. Grande parte do público do meio da semana é de passeios. Era engraçado ver as crianças de mãos dadas para não se perderem, professores com placas gigantes com o nome da escola, etc. Senti uma super nostalgia do tempo dos meus passeios de colégio =P.

Se nos finais de semana, a complicação é na fila para comprar ingressos, na terça o problema estava na fila para entrar na Bienal. Perdi uns bons dez minutos nisso porque era tanto aluno das mais variadas escolas, dos mais variados municípios, que não havia fila, tava todo mundo junto e misturado para passar na catraca de entrada. Até que finalmente consegui. Ufa.

Para a minha alegria os stands não estavam tão cheios assim. Havia muita criança pequena que, felizmente tem outro foco de leitura. Stands de mangás e quadrinhos estavam lotados, assim como os stands da Intrínseca, Saraiva e Arqueiro. Mas os outros nem tanto. Era notável a diferença para aquela disputa por um quadrado que acontece nos finais de semana. Quanto à alimentação, não vi muitas filas. Como era dia de passeio de colégio, reparei em muitos estudantes sentados entre um stand e outro para fazer um lanchinho, o que é altamente recomendado, uma vez que UM CHURROS custa QUATRO, eu disse quatroooo reais. Sabe aquele churros de R$ 1,50 na carrocinha da esquina com recheio de doce de leite? Pois é! 

Aproveitei o dia para olhar com calma algumas editoras e passei pela Novo Século em busca da Bhya, nossa autora parceira que iria realizar uma tarde de autógrafos do seu livro, O Outro Lado da Memória (o livro, aliás, já está esgotado na Bienal, o que é merecidissimo porque ele é MUITO bom). Não encontrei a Bhya, mas encontrei vários autores nacionais. E aqui gostaria de ressaltar um ponto super positivo da Bienal: a oportunidade de contato com estes novos talentos da nossa literatura. E eles realmente são verdadeiros talentos. É um livro melhor que o outro. 

Pude conhecer logo de cara o Leonardo Barros, autor de Presságio, que me abordou no stand perguntando se eu conhecia o seu livro. Como a boa blogueira que sou, eu fiz o meu dever de casa e já li várias resenhas sobre Presságio. Todas muito positivas. Papo vai, papo vem, Leonardo me contou que veio do Recife para a Bienal e que já está trabalhando em seu próximo livro. Comentando com ele que adoro participar de Book Tours de livros nacionais, disse que estava esperando chegar aqui em casa o BT de 72 Horas para Morrer. Foi assim que conheci o Ricardo Ragazzo que me ouviu falar de seu livro e ainda fez propaganda do seu novo lançamento, A Garota das Cicatrizes de Fogo. Achei divertidíssima a forma como nos conhecemos. Também batemos um papinho e o Ricardo me contou mais sobre o novo livro. Segundo o autor, A Garota das Cicatrizes de Fogo é um suspense, porém mais leve que 72 Horas para Morrer.

Por fim, conheci a linda da Bruna Camporezi, autora de Os Segredos de Landara. Gente, a Bruna levou a mãe e o irmão pra Bienal pra ajudarem na divulgação do seu livro. Enquanto a mãe atuava no entorno do stand convidando os jovens a conhecerem o livro da filha, o irmão se vestiu de um dos personagens e tirava fotos com a galera que passava.

Só sei que saí do stand da Novo Século com nada mais, nada menos que SEIS livros nacionais o.O. To doida para ler TODOS de uma só vez. Como faz? huahuahauhuahua.

Bom, de uma forma geral, eu gostei de ter ido à Bienal durante a semana. Apesar dos contratempos na entrada e na saída (aliás, o estacionamento tava tão lotado de ônibus de turismo que não consegui encontrar o ponto do ônibus especial da Bienal e acabei tendo que pegar um ônibus do lado de fora)





23 comentários:

  1. Ai, que vontade de ir na bienal!!! Na minha cidade não tem...

    Adorei o blog! Estou seguindo.

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    *Ficarei feliz com uma visita sua!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila, poxa que pena que aí não tem Bienal =( A do Rio nem acabou e eu já to pensando na de São Paulo. São Paulo é longe para você?

      Excluir
  2. Oi, Rach! Passando só pra dizer que o seu blog tá supermaneiro, parabéns! Ah, como eu não sei qual nome vai sair no comentário, é a 12, só pra avisar! Hahahah! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom, seu comentário foi huahuahua e vc explanou seu apelido para todos huahuahuahua

      Excluir
  3. Acho que de uma maneira geral dia de semana continua sendo mais tranquilo, né?! Vou amanhã. Não queria ir tão próximo dos dias finais, mas quero ir de manhã e isso só será possível sexta.

    Tô adorando ler esses posts especiais! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh vc não vai no nosso outro encontro de blogueiros no domingo? =(

      Excluir
  4. Raquel, a Carol respondeu aqui no post sobre o dia que vai estar na Bienal:

    http://www.universodosleitores.com/2013/09/texto-da-semana-com-quantas-palavras-se.html

    Bjs bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a Carol é uma fofa. Pena que não pude ir hoje =(

      Excluir
  5. aaai como eu queria ir :(

    http://devaneiosdeuma-adolescente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu também estive na bienal no final de semana e na terça-feira (de repente a gente até se esbarrou por lá e não sabe, haha). E apesar de também ter achado na terça tudo bem lotado, por causa das escolas, as filas não estavam a ponto de ter que esperar por mais que uma hora para fazer pagamento, como estava no sábado. E os preços também estavam um pouco melhores, em alguns stands.

    flyingwhisper.blogspot.com.br
    @nathcarvalh0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu senti, especialmente o pavilhão verde, mais vazio. O azul estava insuportável como sempre huahuahuahua. Poxa, será que nos esbarramos por lá? Se alguém passou com uma mala no seu pé provavelmente fui eu =p

      Excluir
  7. Oii ,
    Bienal é uma palavra que me deixa triste ,
    como já contei !
    Mas vou superar isso , hahaha :D
    Amei o post
    bjs
    livrosebombons.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai superar sim!! terão outras oportunidades =P

      Excluir
  8. Raquel...adorei o post e confesso que achei mais tranquilo ir na Bienal no dia de semana. Você pode andar livremente, pode conversar mais calmamente com os autores, conferir livros e preços. Isso é quase impossível no fim de semana porque ficou lotado!
    Me diverti muito nos 4 dias em que fui.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Estava cheio de qualquer forma, isso é fato. Mas também preferi ir durante a semana

      Excluir
  9. Oie, vim visitar .
    Ei amiga blogueira, iremos nos conhecer uhuuulll
    Não corra de mim, sou maluca, mas legal :p
    Eu já estou no Rio, porém só irei fim dia 07 e 08.
    Gostei das dicas, com certeza vou levar LANCHES se ficar com fome pode me procurar, estarei com uma mala, rsrs, até lá.

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  10. Está sendo um sufoco a bienal hein...
    vejo várias pessoas reclamando de tumútuo e etc,
    mas acredito veementemente que a recompensa é bem maior hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, impossível fugir de filas, mas ainda assim é divertido

      Excluir
  11. Nossa essa Bienal foi da hora curti muito tirando todos esses contratempos
    conhecer os amigos blogueiros foi super legal!
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que durante a semana deve ser um pouco mais tranquilo, já que fds sempre tem aquela confusão de pessoas apressadas. Mas é inevital fugir de multidão em um evento desses

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!