# Resenha 39 // Inferno


Oiee, gente, tudo bem?

Hoje terminei o meu primeiro dia de projeto 12 em 3, ou seja, emagrecer 12 kg em 3 meses! Difícil, porém não impossível =D. Até que para um primeiro dia, eu passei com nota máxima, modéstia a parte. Bom, nesse final de semana, acabei de ler Jogos Vorazes, mas como o livro já foi resenhado por aqui pelo meu namorado, irei resenhar os próximos dois livros que estou lendo. Aprendiz de Assassino e Anna e o Beijo Francês. (exatamente, duas coisas totalmente diferentes huahuahuahua). Mas para que vocês não fiquem sem resenhas, felizmente, tenho um anjo na minha vida disposto a contribuir sempre que possível com o blog. Vocês o acolheram tão bem que meu querido namorado amou isso daqui e resolveu voltar com mais uma resenha.

Comentem muito pq ele merece. A partir daqui de baixo é com ele =D



Boa noite pessoal!

Aqui é o Bruno, namorado da Raquel, fazendo mais uma participação neste blog! Fiquei feliz com os comentários positivos na minha primeira resenha (do livro Jogos Vorazes) e a pedidos da Raquel estou repetindo a dose com uma nova resenha. Desta vez falarei do livro Inferno de Dan Bown, que foi lançado recentemente e que com certeza é um sucesso polêmico como todos os outros do autor! Esse livro foi uma das lindas surpresas que a Raquel fez para mim de dia dos namorados e claro que eu guardo ele em um lugar especial na minha estante! =)


Título: Inferno // Inferno
Páginas: 448
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro

Sinopse: Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Em Inferno, Dan Brown viaja para o coração da Itália para narrar mais uma aventura eletrizante do professor Robert Langdon. Nesta nova aventura, Langdon acorda na cama de um hospital em Florença sem se lembrar de absolutamente nada dos últimos três dias. Sua última lembrança é de estar dando aula em Harvard, ou seja, nos Estados Unidos! Além disso, Langdon está de posse de um objeto misterioso, possui um ferimento de bala na cabeça e logo percebe que pessoas de uma estranha organização estão tentando mata-lo. Com a ajuda da brilhante médica Sienna Brooks, Langdon terá que correr contra o tempo para evitar que uma catástrofe de proporções mundiais aconteça.

Como em todos os livros, Dan Brown foca em uma obra conhecida para servir como pilar principal da sua narrativa. Neste livro a obra escolhida foi a “Divina Comédia” de Dante Alighieri. A obra foi lançada no século XIV e retrata a passagem de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. O nível de detalhe da viagem impressiona e foi responsável por atrair muitos novos fiéis para a Igreja Católica. No livro de Dan Brown, a obra de Dante e o mistério que envolve Langdon parecem se encaixar perfeitamente bem e é um dos pontos fortes do livro. Além disso, cabe ressaltar outros artistas e autores que possuem alguma relação com a Divina Comédia que também são retratados pelos mais variados motivos em Inferno. Langdon terá que utilizar todo o seu conhecimento sobre a obra de Dante, arquitetura, simbolismo e história da arte para conseguir encaixar as peças do quebra cabeça e descobrir os planos de um químico bilionário que considera a superpopulação como um problema que levará a humanidade a extinção inevitável.

Uma das principais características de Inferno é a ação. Langdon e Siena não conseguem ficar um minuto sem serem perseguidos. Mesmo quando estão tentando desvendar os mistérios, sempre existe algo (ou alguém) para atrapalhar. Também é notável que Dan Brown tentou confundir o leitor com várias reviravoltas. Acho que por estar acostumado com o autor, considerei muitas delas previsíveis já que algumas pistas são lançadas ao longo do livro. O final, por mais que seja surpreendente, não chega a ser espetacular.

“Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral”.

Como de costume Dan Brown trata de assuntos polêmicos. Desta vez o foco do autor é a superpopulação e o transhumanismo. A superpopulação é um problema moderno e fruto de muito debate em fóruns científicos e acadêmicos. Eu admito que não gostei muito da forma como o autor tratou o problema em Inferno. Acho que muitos fatos importantes foram deixados de lado, o que aparentou, na minha opinião, uma certa parcialidade do autor sobre o tema. Mas com certeza é uma característica do livro que algumas pessoas gostarão e outras não. 

O livro é um prato cheio para quem gosta de história e de mistério. Mesmo seguindo o mesmo roteiro dos outros livros de Dan Brown e de ter uma história, em minha opinião, muito mais previsível, o autor ainda consegue capturar o leitor e deixar ele com muita vontade de conhecer os lugares por onde Langdon passa. Sério, eu não consigo deixar de me perguntar se todos os lugares e obras de artes do livro são realmente da forma como são descritas. Acho que deveria ter um tour Dan Brown em todos os lugares em que se passam os seus livros!

“A mente humana tem um mecanismo de defesa do ego primitivo que nega todas as realidades que produzem muito estresse para o cérebro para lidar. É chamado de negação”.

Concluindo, acho que Inferno é um ótimo livro que vale a pena ser lido. Porém, como em todos os outros livros do autor, não se deve confundir os assuntos abordados pelo autor com a realidade dos fatos. O problema da superpopulação, por exemplo, é muito mais complexo e requer uma lente de análise mais extensa. Acho que Dan Brown conseguiu se firmar como um dos grandes autores do nosso tempo, principalmente no ramo da aventura investigativa. Também acho que o autor deve se arriscar mais, ou poderá cair na mesmice.  Por mais que a fórmula tenha feito sucesso, tem uma hora que as pessoas vão cansar de ver Robert Langdon, um professor universitário, conseguir fugir de governos e organizações em uma conspiração internacional que envolve religiões, obras de artes e uma companheira do sexo feminina muito bonita.









23 comentários:

  1. Antes de tudo, parabéns por perder 12kg em três meses, cara, é muito! Parabéns!

    Adorei a resenha! Que legal essa participação do seu namorado, haha. Tinha ouvido tão mal desse livro, essa opinião me animou pra ler!
    Boa semana!
    literallypitseleh.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Schrotz! Ainda não perdi não huahuahua, mas esse é o objetivo. Espero conseguir pelo menos uns 10. Já vou estar satisfeita. Pois é, tb vejo muita gente dizendo que se decepcionou com o livro. Tenho até curiosidade de ler, mas não agora, definitivamente.

      Excluir
  2. Achei tão fofo seu namorado te ajudar com o blog! ^^
    Muito legal a resenha, ele escreve tão bem quanto vc!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu namorado é um fofo huahuahua. Desde sempre me apoiando com o blog.

      Excluir
  3. Adorei a resenha. Sou um grande fã dos livros do Dan Brown, mesmo sabendo que a formula dele em todos os livros é praticamente a mesma! Estou ansioso pra ler Inferno... espero não me decepcionar.

    Também acho que uma hora o Dan Brown vai ter que mudar as coisas. Tá na hora de o Robert morrer já rsrsrs

    Ótimo blog! Abraços
    www.oeltonmax.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sempre o bom e velho Langdon huahuahua é quase um Pierrot da Agatha, né? Mas ele tava há um tempinho sem lançar livros, então criaram uma expectativa para esse livro. Tenho até vontade de ler, mas não por agora.

      Excluir
  4. Ótima resenha! Sou um grande fã dos livros de Dan Brown, mesmo sabendo que a formula de todos os livros é praticamente a mesma.

    Estou ansioso pra ler Inferno, espero não me decepcionar!

    Concordo que uma hora o Dan Brown vai ter que mudar as coisas, tá na hora do Robert morrer rsrsrs.

    Otimo blog! Abraços
    www.oeltonmax.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!!
    Ainda não li nada do autor!
    E esse livro está na minha lista de desejados!
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Meninas!

      espero que vcs consigam ler logo o livro e que curtam a leitura!

      Excluir
  6. Oi.
    Eu adoro Dan Brown e com certeza Inferno é uma leitura que vou fazer.
    Ele já está no kindle,agora é só arrumar tempo.
    Essa resenha está ótima, me deixou com gostinho de quero mais.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Espero que vc goste e vou querer conferir a resenha quando ela sair.

      Excluir
  7. Gostei da resenha. Já li várias resenhas negativas desse livro, mas mesmo assim ainda tenho vontade de lê-lo. Todos os livros do Dan Brown me chamam à atenção hahaha

    Bjs
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus!

      Pois é, Dan Brown sempre divide opiniões, né? Mas eu gosto da escrita dele.

      Excluir
  8. Essa resenha foi maravilhosa!
    Eu demoro muito pra ler os livros do Dan Brown, mas ainda sim eu gosto.
    Beijão ♥
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora, meu namorado adorou os comentários de vocês. Obrigada em nome dele. Tb curto Dan Brown, apesar de só ter lido Anjos e Demonios e Código.

      Excluir
  9. Oi,Kel! Tudo bem? :)
    Sempre tive muitaa curiosidade em ler algum livro do Dan Brown, conhecer sua narrativa e a forma como ele caracteriza seus personagens. Acho que já disse isso aqui uma vez, minha irmã tem O Código da Vinci e ela será obrigada a me emprestar, rsrs. Inferno tem uma capa bem legal, parece mesmo um livro bom para ser lido. Dan Brown, você será a minha próxima meta de leitura. \o

    Abraços!
    http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vini, se vc gosta de Agatha, como eu sei que gosta, vc vai gostar do Dan, apesar do livro dele mexer um pouco com conspirações religiosas etc é um suspense policial bem legal.

      Excluir
  10. Olá,
    Eu já li o livro e gostei muito, já que Dan Brown consegue fazer um enredo que nos prende, além de descrever os lugares maravilhosamente, quero muito conhecer a Itália!
    Achei interessante a forma como ele trabalhou A divina Comédia (não li ainda) e por falar de temas sérios como a superpopulação. Fiquei pensando muito depois que terminei o livro.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    Tem um selinho para você: http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/2013/08/selinho-10-books.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,

      primeiramente, brigada pela tag. Também não li A Divina Comédia, mas é típico do Dan fazer essas comparações, né?

      Excluir
  11. oi!
    E sim, parabéns para o novo colega! kkkk
    Adorei a resenha, eu sempre tive curiosidade em relação ao livro, mas quando vejo o assunto, sempre me desanima, vamos ver se com a minha animação em um ponto elevado - após ler a resenha - eu consiga pegar ele.

    Clicando Livros
    Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu colega de blog, né? huahuahua tá quase virando um colaborador =P.

      Excluir
  12. Oi Kel! Quero esses 3kg que você perdeu, porque estou precisando engordar! hahahaha Anna e o beijo francês, é fofinho e clichê, mas é bem leve e gostoso de ler.

    Oi Bruno! Li a sua resenha, e apesar de não ter comentado, gostei muito. Dessa vez você veio com um livro que eu quero muito ler, porque do Brown eu só li Fortaleza Digital e gostei bastante. Gosto da ação das cenas, e dos assuntos polêmicos que ele aborda. Amei a resenha.


    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariii, eu dou a você sem problema nenhum huahuahuahuahua

      Excluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!