27 agosto 2013

# Papo Literário // Livro x Filme



Ei gente, tudo bem?

Espero que sim. Nossa, essa semana tá tão corrida... mas por outro lado isso é ótimo porque assim chega mais rápido sábado =P. Hoje é dia da nossa coluna Papo Literário e hoje, falaremos sobre uma questão delicada: Filme x Livro. E aí, quem é melhor?

Não sei se vocês já viram na rede algumas fotos do primeiro dia de filmagens de A Culpa é das Estrelas. Inicio do mês também vazaram algumas fotos de A Menina que Roubava Livros. Tudo lino, muita propaganda... mas é aí que paira o perigo: será que o filme vai ser tão bom quanto o livro? Este é um medo bem  recorrente, ainda mais quando você ama o livro que está sendo adaptado (eu me encaixo em ambos os casos porque adoro ACEDE e A Menina que Roubava Livros). Confesso que o filme mal começou a ser produzido e lá está o meu receio de cortarem a parte X, de mudarem a personagem Y, de fulano não ter tanto destaque quanto tem no livro...

A verdade é que todos nós sabemos que não é possível gravar página por página, frase por frase dos livros, mas sempre esperamos o melhor e (quase sempre) há aquela pontinha de "poderia ter sido melhor". Sim, nós leitores assíduos somos um pouco exigentes demais. Eu mesma sou assim. Fiquei indignada quando saí do cinema depois de ver O Lado Bom Da Vida. O que fizeram com aquele filme? A verdade é que, neste caso, mudaram tanto que acho que poderiam ter até colocado um novo título, já que nada mais fazia sentido, mas tudo bem. O mesmo eu posso dizer de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban que pra mim é o pior da saga cinematográfica. Até entendo que haja necessidade de cortes, de mudanças, que alguns personagens deixam de existir pelo simples motivo de não haver necessidade de gastar mais com isso, mas, uma vez que o filme se diz uma adaptação do livro, pelo menos a base deve ficar mantida né? E quem leu e viu O Lado Bom da Vida vai concordar que houveram MUITAS mudanças.

ENFIM, mas nem todas as adaptações ficam ruins, certo? E aqui eu posso citar minhas adaptações preferidas! As Vantagens de ser Invisível é muito bom e muito delicado! Jogos Vorazes também ficou excelente, apesar de eu não ter curtido certos efeito especiais e do ator que faz o Peeta ser meio (DUH), mas foi tudo muito fiel ao livro e to mega empolgada pra Em Chamas! Posso citar aqui também Um Amor Para Recordar como um exemplo de filme que é diferente do livro, mas que as mudanças deixaram conseguiram deixar o filme tão singelo quanto o livro. 

Bom, só me resta rezar bastante para que A Culpa é das Estrelas seja tão lindo quanto o livro (e bem que seria muito legal se eles mantivessem alguns quotes). Quanto à Menina que Roubava Livros, pelo trailer, senti falta da morte, porque afinal, esta é a graça do livro, uma narrativa da morte, mas enfim... esperemos =D

23 comentários

  1. Acho bem melhor ler o livro primeiro
    Pois quando é o contrario, você já lê sabendo o final
    mas com o filme,você só transforma aquela imaginação que teve lendo em algo visível

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela. Eu concordo totalmente com vc. Pra mim, a graça é me surpreender com o livro.

      Excluir
  2. De fato, é algo muito delicado..
    Mas concordo com você, Jogos Vorazes foi muito fiel! É a minha adaptação preferida! Até mais do que HP - porque eles cortaram muitas, MUITAS cenas do livro.
    E algumas vezes eles melhoram mesmo. Diário de uma paixão pra mim foi um filme que superou expectativas porque o livro era um porre!
    Enfim, só nos resta torcer para que eles não estraguem nossos livros preferidos - como fizeram com Percy Jackson --'.

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei bem surpresa pq não pensei que fosse ser assim tão fiel. Mas ainda bem, né? Eu nunca vi nenhuma adaptação dos livros do Nicholas, só um trecho de Um Amor para Recordar e só o pouquinho que vi, já amei, apesar de ser tb bem diferente.

      Excluir
  3. Oi! Também adorei as adaptações de "As Vantagens de ser Invisível" e "Jogos Vorazes", elas foram bem fiéis.

    Estou simplesmente louca pelo filme "A Menina que Roubava Livros", mas confesso que a falta da narradora no trailer me deixou um pouco preocupada, rs!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éééééé, senti mta falta disso!!!! Mas esperemos

      Excluir
  4. Aiii todos os filmes de livros que vejo são péssimos! :/
    Mas quando vejo o filme antes de ler o livro não acho tão ruim assim, o problema é quando a gente já conhece a história! rs

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahuahua justamente. As vezes as pessoas não sentem a diferença quando não conhecem a história, mas o livro é sempre muito completo

      Excluir
  5. Oi Quel, eu estou muito ansiosa por esses filmes. Amo ACedE e A-M-O A Menina que Roubava livros, aliás, esse último li em uma fase muito especial da minha vida, absolvi tudo de um jeito tão particular que a história da Liesel me marcou bastante.
    Eu concordo com você de que as adaptações sempre nos deixam decepcionadas. Eu nunca saí do cinema plenamente satisfeita com uma adaptação. Harry Potter sempre era uma decepção, acho que os filmes não conseguiam passar a adrenalina, tão impregnada no livro. E concordo também que há exceções. Considero Laraja Mecânica uma boa adaptação, assim como os já citados Jogos Vorazes, As Vantagens de Ser Invisível e O Senhor dos Anéis - A sociedade do Anel. Agora, só nos resta a torcida para que A Culpa é das Estrelas e A Menina que Roubava Livros sejam tão bons quanto.

    Adorei o post!

    Beijos
    http://oacucareiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liesel é ótima. Realmente é um livro muito sutil e incrivelmente profundo. Nunca vi Laranja Mecânica e tenho verdadeiro pavoooor por Senhor dos Anéis huahuahuahuahua.

      Excluir
  6. Aah...
    Esqueci de dizer que essa foto da Shailene com o John Green me matou!
    Ela ficou MUITOOO parecida com a Hazel que eu imaginei!
    *-----*

    http://oacucareiro.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, ela tá a cara da Hazel!!! Mas em compensação o Gus... aiJesus!

      Excluir
  7. Nossa eu tbm achei que o filme o Lado bom da vida tinha que mudar o titulo, eu assisti gostei mas nao tem nada haver com o livro, o pai que mostram no filme é uma prova de toda a mudança, outro filme é o Para Sempre que tbm mudou pra caramba em filme!
    Quero ver o filme da Menina que roubava livros que eu gosto tanto!
    Ótimo seu post , bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, acho que o que mais me irritou era o pai pq a relação do Pat com o pai era determinante no livro!! Senti como se os produtores não tivessem nem aí!

      Excluir
  8. Ei Raquel, tudo jóia?
    Estou super ansiosa por esse filme, tenho CERTEZA de que o livro será melhor, mas não acho que o filme ficará tão ruim, acho que vai ser bem fiel..
    veremos né? kk

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel,
    É uma questão delicada mesmo. Eu não sou tão exigente, mas também não gosto quando destroem o livro. Vamos esperar para ver como ficarão.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O filme de A culpa é das estrelas sem os melhores quotes não vai ser a mesma coisa! Também estou torcendo para manterem (yn
    Beijo,
    Nic

    ResponderExcluir
  11. Oi sua linda, fiquei super feliz qe tenha gostado da cor do meu cabelo *-*
    beijooos

    http://garotinhaglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nem me fale! O Lado Bom da Vida, tanto o filme quanto o livro, tem uma história maravilhosa, mas as mudanças que houveram do livro pro filme são imperdoáveis, eu adoro os dois e mais do que entendo que se trata de artes diferentes, mas houve a invenção de tanta coisa e, bom, como filme, é ótimo, como adaptação, é uma droga. Estou ansiosa por A Culpa é das Estrelas, espero que façam com essa adaptação uma coisa maravilhosa e não uma obra baseada na história do John. De qualquer forma, MUITO ansiosa!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Kel! :)

    Bem, eu sei que eu estou mega atrasada pra vim aqui, mas acredite, meu tempo estava mega curto :C
    Mas enfim, quero agradecer mais uma vez a cartinha, muito linda e , como você disse, acertou em cheio ao escolher a linda cidade luz, Paris <3
    E sim, eu ameeei os marcadores, ficaram lindos e me senti muito honrada por ser uma das primeiras a recebê-los :D
    Bem, agora sobre o post: Eu estou muito ansiosa para a adaptação de ACEDE, assim como estou também receosa, afinal o livro é lindo e muito emocionante e espero que o filme seja, minimamente, digno e fiel, pelo menos nas partes principais! haha
    Mas apesar de sabermos que o filme nunca vai ser idêntico aos livros, principalmente se a gente lê sagas, a gente sempre acaba esperando que saia o melhor possível, e acho que, na minha opnião, a melhor adaptação foi As vantagens de ser invisível, que ficou perfeito tanto no filme quanto no livro *-*
    Agora é só esperar né? haha
    Beijoocas flor! Muito bom o post!

    http://meuuniversox.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. cara isso é de acordo com o diretor.
    então varia muito, mas claro nem todas as adptações ficam de fato ruim.

    ResponderExcluir
  15. Esse é um ponto que eu adoro falar. rsrsrs Sério, fico horas debatendo sobre adaptações cinematográficas de livros com meus amigos. E isso sempre gera alguma polêmica. A minha opinião sobre adaptações é que às veze, em alguns casos, as pessoas acham que o filme é horrível só porque mudou demais... mas, nessas vezes, as pessoas não levam em consideração que é um adaptação e não um cópia do filme. Eu sei que muitas adaptações deixam a desejar. Porém, quando eu "julgo" um filme baseado em uma obra literária (é claro, quando eu li o livro), eu procuro ver se a "mensagem", seja lá qual for, do livro foi transmitida. De modo que alguns filmes são bem adaptados, mas nada fiéis aos livros.

    hollywoodemcasa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que o filme nunca vai conseguir capturar toda a essência de um livro. Mas isso não impede que existam adaptações dignas de aplausos! De qualquer forma, sempre é bom um filme para criar uma referência daqueles personagens que você tanto gosta e imagina através das páginas dos livros!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!