# Papo Literário // Livro único x série



Oiee gente, tudo bem?

Comigo está tudo ótimo. Sou só eu ou essa semana tá andando MUITO devagar? Acho que é a tensão pré Bienal mexendo com minha ansiedade.=P Hoje, no nosso bate papo literário eu quero saber o que vocês preferem: ler uma série ou ler um livro único?


Confesso que sou um pouco preguiçosa para ler séries. Não gosto de me prender por muito tempo a uma mesma história, sabe? Gosto de poder ler livros novos, de variar e não tenho o costume de ler um mesmo gênero seguidamente. Por exemplo: se terminei de ler um livro distópico, a próxima leitura vai ser algo totalmente oposta ao que eu estava lendo anteriormente.

Esse ano eu já comecei três séries: Guerra dos Tronos, Jogos Vorazes e Saga do Tigre. Bem, Guerra dos Tronos, nem mesmo se eu quisesse eu conseguiria ler um livro atrás do outro, porque a leitura é bem densa e os livros são enormes. E uma vez que o meu ritmo de leitura não é dos mais rápidos, eu só consigo ler quando tenho tempo de sobra. Já a Saga do Tigre e Jogos Vorazes, eu acabei de ler os primeiros sem ter a continuação e, apesar de ter curtido ambas as séries, não fiquei naquela ânsia de engatar os livros. 

Muitas vezes eu prefiro um livro único: porque? Porque tem séries que, vamos combinar, são compostas por seis, sete livros e não se mantém o ritmo. Em Jogos Vorazes mesmo, não conhecia a série até começar a ler e pensei que os três livros fossem tratar da mesma temática, ou seja, dos Jogos em si, o que eu acharia um saco. Mas meu namorado me tranquilizou falando que Em Chamas e Esperança são totalmente diferentes do que eu estava imaginando. Ufa!

Mas claro que, muitas vezes, ler o segundo volume de uma série imediatamente após o primeiro é válido porque sua cabeça vai estar fresquinha quanto aos mínimos detalhes permitindo encaixar melhor os fatos do livro um com o livro dois, sem precisar dar aquelas bizoiadas para ter certeza. Porém, acho que, por eu gostar de vários gêneros literários, eu sou meio "desapegue-se" com livros e não gosto de me prender a uma série só. huahuahuahua.

E vocês, o que preferem? Preferem engatar a leitura de uma saga ou preferem variar, ler livros únicos?

15 comentários:

  1. Eu falei isso exatamente hoje! a semana está se arrastando....
    Ao assunto. Eu gosto de ambas ♥
    Mas depois de ler muitas séries eu ando preferindo livro únicos ou no máximo trilogias.
    Nos últimos anos eu tenho evitado ao máximo começar séries novas: a) porque House Of Night com seu ritmo inconstante e uma série que nunca termina me esgotou; b) porque eu odeio ficar esperando o lançamento do livro seguinte, isso me coroe por dentro rsrs
    Mas não posso dizer que não amo séries, e gosto de me envolver com a estória, conhecer mais os personagens.. e gosto de ler exatamente da forma que você não gosta: todos os livros seguidos! rsrs
    Mas eu acho que depende do momento para preferir um ou outro. No momento estou com as séries =)

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  2. Depende muito da estória,
    quando o livro é muito bom desejo que ele seja a série mais longa que já existiu, claro que ai vem os problemas de ter que esperar os próximos volumes serem lançados e o medo do autor se perder e estragar a estória. E quando a estória não muito lá essas coisas, ou quando o desfecho não deixa pontas soltas, me contento com um livro apenas

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá Raquel,


    Eu gosto de séries, lógico que tem que ser boa né...kkk....e isso vale tudo....você vai na bienal? Se for tem como você ir no estande da NC e tira uma foto do mural com o logo do meu blog? Obrigado e abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel, eu prefiro ler um único livro.
    É lógico que não descarto a ideia de série, é legal também, mas gosto de ler uma história as vezes mais leve e curta. Sei lá, acho melhor.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Depende. Sou apaixonado por Jogos Vorazes e Dezesseis Luas. Mas geralmente opto por volumes únicos. Pois não gosto muito de me prender á uma história só. Mas enfim, adorei o post e o blog. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel

    Bom... Se o livro for muito bom, é claro que eu vou querer uma continuação. Mas uma continuação bem feita, não aqueles livros e as editoras lançam só para ganhar dinheiro porque o primeiro fez sucesso (isso acontece muito com series de tv também).

    Por exemplo: Harry Potter, é uma serie incrível, os livro se mantem no ritmo... Os Potterheads ficariam loucos se Harry Potter fosse um livro só.

    Já O Lado Bom da Vida: Outro livro que eu amei, mas acabou na hora certa, provavelmente, se houvesse uma continuação, seria bem pior que o primeira

    Tudo tem seu lado positivo e negativo, mas eu pessoalmente gosto de series.

    Beijos Kel

    Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que a série vai esgotando muito, sei lá, acaba ficando cansativo!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  8. Oioi.
    Depende muito da história e dos personagens.
    Tem histórias e personagens que eu queria ter eles por perto pra sempre rsrsrs.
    Mas tem outros que mal passa do primeiro volume.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Eu estou deixando as séries de lado um pouquinho, elas estão me enlouquecendo! Amei o post, beijão ♥
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. As únicas séries que me conquistaram de fato foram: Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, O Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes e Percy Jackson. Não vou contar aqui as séries clássicas, acho que o post está se referindo às séries literárias da atualidade...
    Prefiro livros únicos. São, sei lá, menos ambiciosos e mais emocionantes, alguns cuidam para fechar com perfeição a história... O problema de séries é que o autor sempre escreve um livro pensando em uma continuação, o que acaba resultando em muitas ideias embaralhadas e, às vezes, mal expostas. Isso não se refere à todas elas, é claro.
    Mas vou confessar que, sempre que ouço falar que uma série é interessante, corro pra conferir, rsrs.

    Abraços!

    Peças de Oito

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel!
    Eu prefiro livro único, porque nunca consigo terminar as séries e ler todos os livros... Acho que uma das únicas que terminei foi justamente o Jogos Vorazes que você citou!
    Na maioria das vezes acabo lendo só o primeiro livro da série e desistindo de continuar...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel!
    Eu gosto dos dois. Mas vou confessar que séries muito grandes dá uma preguiça de ler, além do que bate aquele medinho da autora fazer alguma besteira com a história. Infelizmente já parei de ler duas séries porque simplesmente a autora começou a viajar e eu deixei de gostar da história. Ler um livro só, as vezes é bem mais legal, mas também acontece de acabar o livro e você ficar com um gostinho de quero mais. Então, eu não sei escolher entre uma série e um livro só... eu acabo lendo tudo mesmo.
    Bejinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ultimamente tem saído muitas séries de livros, mas eu vejo isso como uma coisa mais comercial do que literária. E quando é livro único e vira série fica pior ainda. O autor sempre se perde o que é muito triste e chato.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu era um amante de séries e isso aumentou ainda mais quando eu li Jogos Vorazes. Só acho que a série tem que ter uma quantidade adequada de livros, quando é muito grande admito que fico com preguiça (vide Game of Thrones). Porém também gosto de livros únicos e muitas vezes eles conseguem desenvolver uma narrativa cativante em poucas páginas, afinal quantidade não é sinônimo de qualidade

    ResponderExcluir
  15. Para ser sincero, eu prefiro livros únicos. De séries, até hoje, eu li Harry Potter, Jogos Vorazes, A Seleção e Star Wars: A Trilogia de Thrawn. Mas não sou muito fã de séries tanto por não ter paciência (impaciência é o meu nome do meio) para esperar que saia um livro após o outro quanto por também ficar com um pé atrás quanto ao que o(a) autor(a) pode fazer com o restante da saga. Juro que já descartei alguns livros que, a princípio, me interessaram, depois que vi que eles faziam parte de séries. Eu gosto de ler um bom livro único e saber que, quando o ponto final chegou, aquele foi o ponto final MESMO.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!