# Papo Literário // Emprestar ou não emprestar livros?



Ei galera, tudo bem?

Em nome do meu namorado, agradeço pelo carinho de vocês nos comentários da resenha que ele fez. =D. Bruno ficou todo feliz. BOM, hoje é dia do nosso Papo Literário, momento em que debatemos algum assunto referente à leitura em geral. E hoje eu quero tocar em um assunto bem delicado! Tcharaaammmmm:

Vocês emprestam seus livros?

Sim, sem dúvidas este é um assunto bem debatido, mas que sempre dá um pano para manga. Confesso que não gosto de emprestar os meus livros, mas também nunca tive o costume de emprestar porque nunca tive uma coleção gigantesca. O milagre da multiplicação dos meus livros se deu apenas no inicio do ano =P. Então posso dizer que agora é que as pessoas começam a me pedir livros emprestados e agora é que eu experimento mais profundamente a "tensão" de dizer "sim, empresto". huahuahuahua.

Minha primeira experiência de emprestar livro foi com Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Emprestei para uma amiga e o livro (que já tinha aquele probleminha de sair as letras do título) voltou escrito "Harr Poter" e com a capa soltando (y) Uhuuull, muito legal. Tirando esse fato, empresto meus livros para o meu irmão. Ele vem se mostrando um grande fã de Nicholas Sparks, assim como eu. Logo o primeiro livro que ele pegou na minha estante, (sem pedir, diga-se de passagem) quatro dias depois, percebo que está "esgarçado" porque a inteligência rara do meu irmão resolveu usar as orelhas da capa como marcador ¬¬". 

Okay, mas apesar disto tudo a questão é: Devemos emprestar livros? POR QUE emprestar nossos livros?

Certa vez, conversando com um vendedor de livros, o mesmo me perguntou se eu não teria livros para doar: eu falei de prontidão: NÃO! Não imaginava nenhum livro saindo da minha estante e indo parar em um sebo. Mas este senhor, no auge da sua sabedoria, me respondeu assim: "Mas ler é cultura, se o livro já te fez bem, porque não deixar que ele faça bem a outras pessoas?" Recuperada da minha cara no chão, eu pergunto a vocês: Além de saber partilhar ser um dom, não devemos pensar também que, se gostamos tanto deste livro, nossos amigos podem gostar também? Não devemos permitir que outras pessoas se encantem com aquele livro tanto quanto a gente?

Eu sou ciumenta com meus livros, fato, cuido deles como se fossem filhos. Limpo, arrumo, desarrumo, coloco em posições diferentes. Mas passei a emprestar mais, pelo menos para o meu irmão, o que já é um avanço! Emprestei até o meu favorito: A Culpa é das Estrelas, para uma amiga do trabalho. Mas, claro, com todo o cuidado de colocá-lo num plástico bolha com um marcador dentro, sem esquecer de pedir para a minha amiga sempre mantê-lo dentro da proteção e NUNCA, em hipótese alguma, usar a orelha como marcador.

Outro avenço foi que doei três livros a esse vendedor que falei ali em cima. E na semana seguinte um destes três já havia sido vendido (passei lá para checar). E também fiz a minha primeira troca de livros pela internet =D O que também foi muito legal. 

E vocês? Emprestam? Não emprestam livros? Tem alguma experiência de "susto" quando o livro emprestado foi devolvido?

Não se esqueçam de comentar =D


19 comentários:

  1. Oi Kel!
    Ahh eu sou meia chata pra emprestar hahahaha
    Já emprestei um livro, Eldest, e ele voltou quase sem capa --'
    Fiquei bastante chateada sabe =/
    Mas, as vezes gosto tanto de um livro que quero sim, compartilhar com outra pessoa!
    Beijos Kel
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu sou igual a você, confesso que eu não gosto de emprestar meus livros, uma que eu nem tenho muitos, mas quando empresto coloco dentro do plástico e passo mil e uma recomendação pra pessoa kkk os últimos que eu emprestei foi o cinquenta tons de cinza e cinquenta tons mais escuros, ainda tão emprestados e meu coração ainda ta na mão em pensar em como será que eles vão voltar kkk
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu empresto, acho que é sempre bom repassar boas energias :) , trocar assuntos e conhecimentos

    beijocas
    http://vemvctambem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Antes eu até emprestava meus livros, mas agora, não mais. Acabei pegando um livro emprestado com uma amiga e sujei ele com tinta de carimbo e quase morri, então tenho de emprestar e tcharan KARMA. Minha mãe ama pegar meus livros emprestados, mas estou acabando com isso comprando livros apenas em inglês hahaha

    http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel
    Tudo bem?

    Também fico com um pé atras quando pedem livros emprestado, mas, mesmo assim, empresto para quem sei que vai cuidar bem, como a minha prima que me incentivou a ler e me emprestou Harry Potter (o que só agora entendo, deve ter sido uma dor muito grande) eu emprestei o meu A Guerra dos Tronos e sei que ela vai cuidar bem.

    Acho sim que devemos emprestar livros, por mais doloroso que seja, mas com o cuidado de selecionar a pessoa antes. Quem sabe mandar um questionário??

    Beijos Kel

    Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bem eu ja tive algumas experiências não tão boas com emprestação de livro, ma bastou uma vez e eu prometi nunca mas emprestar pra ninguém, era meu livro mas caro, véy só ele sozinho custou R$50,00 é o livro da Lauren Oliver " Antes que eu vá", ele em si não é caro mas com frete saiu por 50, moro longe então.... Dai emprestei pra uma amiga, e ela devolveu o livro todo ralado na parte de trás, a capa amassado e dentro tinha pedaços de doce de banana, ela pediu pra morrer quando me devolveu o livro daquele jeito o/
    chorei de raiva,de vez em quando eu empresto, mas primeiro eu analiso a pessoa o/
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Com certeza esse é um assunto que da muito pano pra manga rs.
    Eu nunca tive para quem emprestar meu livros, por isso nao emprestava, mas na primeira vez que me pediram, eu emprestei sem sem pensar duas vezes. e o meu pensamento foi justamente o do vendedor: eu gostei tanto do livro, queria que ele fizesse outras pessoas felizes tambem. Pois bem, emprestei meu Harry Potter e a Ordem da Fenix - até entao o meu livro preferido da série -, ele não estava zero bala, por ser grande ele ficou com a lombar um pouco marcada depois que terminei a leitura. Mas isso não justifica ele votlar para as minhas mãos - depois de meses! - SEM o titulo visível, com as folhas todas amareladas e sujas e a capa soltando. Depois disso me recusei terminantemente a emprestar meus livros a qualquer pessoa que fosse! E foi assim por anos.. Hoje em dia consigo emprestar a pessoas que eu sei que teram cuidado e que sabem o quanto eu cuido dos livros, meus pais, algumas primas, namorado, minha madrinha.. Mas qualquer outra pessoa fora do alcance dos meus olhos me faz estremecer quando perguntam 'pode me emprestar?' kkkkkkkkkkk hoje eu até evito falar sobre livros que eu gostei para as outras pessoas rs. Quanto a livros para doar, acho que só conseguirei fazer isso com os que eu não gostei! E mesmo assim.. é tão difícil! rs
    Adorei você ter levantado o tema =))

    Beeijos, Dreeh.
    Livros e tudo que há de bom

    ResponderExcluir
  8. Não gosto nem um pouco de emprestar meus livros. Digamos que tenho um certo ciúmes deles, e sempre que impresto fico mal. E além do mais, tem muita gente que pega emprestado e depois não devolve. Isso é muito chato. Conheço uma amiga que ela emprestou um livro para uma amiga e depois ela não devolveu. Ela foi atrás do livro, mais ela disse que havia emprestado para outra pessoa. Vamos cair na real, é uma menina muito sem noção né?!
    Taís Oliveira, a Clandestina a Bordo.

    ResponderExcluir
  9. Oiie ^^
    Ás vezes eu empresto alguns livros meus, mas só para pessoas que eu gosto e que eu confio muito. Não consigo me imaginar doando livros..rsrs..sou egoísta demais
    Participo do projeto Com amor, por favor sem flash e vim lhe fazer uma visitinha :)
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel! Bom, eu empresto meus livros, sou apaixonada por eles e morro de ciúmes, mas eu quero que outros pessoas leiam meus livros favoritos, e nem sempre minhas amigas podem comprar. Eu empresto apenas para as pessoas que eu confio e sei que vão cuidar bem deles, e é claro faço aquela ameça básica e várias recomendações. E no final, ver que várias amigas suas aprenderam a gostar de ler, e ficar conversando com você sobre seus livros e personagens favoritos é muito bom.
    Beijinhos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Kel... ah sim empresto livros, e já nunca me devolveram hehehe mas dá sempre uma dorzinha ainda mais daqueles que gostamos tanto tanto...rsrs mas não tenho problemas, tbm acho que devemos partilhar a leitura... :)
    Sobre a Bienal, não poderia ir, infelizmente, estou em Portugal...rs
    Mas curte mesmo aí e depois conta pra nós, leitores.
    Tem sorteio no meu blog, passa lá...

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  12. Emprestar livros? Nããããão.
    Tenho horrores.

    Adorei seu blog.
    Visita lá, se gostar siga e avise, retribuo.
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  13. RA-QUE-LI-TA (hahahahaha :P)

    Resolvi checar seu blog, vc e Monique tão de parabéns! :)

    Cara, emprestar livros é um dilema sempre, o medo do precioso se perder ou voltar danificado versus a vontade de compartilhar algo legal com alguém. Mas, acho que, no final das contas, pra emprestar tem que saber se desprender mesmo. Se for pra emprestar, tem que se resignar que sempre corre o risco do livro voltar meio acabadinho (o que não perdoo é ele não voltar, pq aí já é muita folga).

    Aproveitando, vc falou em sebos, já fez algum post pra indicar sebos legais? (não olhei o blog todo xD)

    ResponderExcluir
  14. Eu não sou de emprestar...
    por q nao tenho muitos amigos leitores...
    Mas emprestei um esses dias haha

    Segui o blog
    Beijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Depois que eu comecei meu blog eu passei a querer emprestar muito mais meus livros, principalmente por dois motivos! O primeiro é que quando eu leio um livro que eu amo eu automaticamente quero fazer todo mundo ler o livro também e saio emprestado pra todo mundo MAS EU FAÇO MUITO TERRORISMO. Eu digo que se o livro voltar com um arranhão acabou a amizade e não tive problemas... O outro motivo é que todos os livros que eu avalio com 3 ou menos eu não faço questão de ter na minha estante e quero trocar por outro o quanto antes!

    Beijos
    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não tenho problemas em emprestar os meus livros. Até por coincidência emprestei o primeiro livro do Game of Thrones para a minha namorada e ele voltou bem sujinho. Depois emprestei o segundo livro e ela não devolveu ainda!

    ResponderExcluir
  17. Eu particularmente quando empresto não espero receber de volta, na verdade não re leio os livros então se não voltar sem problemas, mas devolvo os que pego emprestado.

    Bjus

    José Agenor

    Fan page:https://www.facebook.com/BlogdoJoseAgenor?ref=ts&fref=ts

    Blog: http://www.blogdojoseagenor.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Tô com muitos livros emprestados! Eu adoro emprestar, mas agora avalio muito bem a pessoa antes de entregar um livro meu na mão dela. Cara, eu emprestei o meu exemplar de Quem é você, Alasca? muitas (mesmo) vezes, porque é o meu livro favorito e eu adoro que conheçam ele! Mas teve uma menina que conseguiu manchá-lo com esmalte, você acredita? Só de falar nisso me dá vontade de chorar, não é nada escandaloso, MAS É UMA MANCHA E EU ODEIO ISSO. ODEIO. Eu nem escrevo nome no livro pra não estragar (porque odeio minha letra, haha), enfim, tem que ver pra quem se empresta livros!
    Bom fim de semana!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!