# Papo Literário // E-books versus livro físico, quem ganha?



Oiee gente, tudo bem?

Fiquei super feliz quando, na semana passada, disse que começaríamos uma nova coluna por aqui e vocês super curtiram. Prometo me esforçar sempre para trazer temas bem interessantes à pauta e gerar boas discussões. Hoje optei por um tema até meio cliché no mundo literário que é a "guerrinha" livros x ebooks. Apesar de já estarmos cansadas de ler as mais diversas opiniões sobre o assunto, queria partilhar com vocês minha experiência com o meu primeiro ebook e saber, óbvio, a opinião de vocês!

A verdade é que eu não troco o bom e velho livro físico por nada. Mas, recentemente, ganhei uma cortesia de um e-book. Sempre fui bem taxativa quanto a isso: "e-book cansa a minha vista, não dá pra usar meus post its para marcar as páginas e blábláblá". Mas fui surpreendida e, pelo incrível que pareça, to super curtindo ler um e-book. Claro, ainda prefiro os livros físicos, principalmente porque posso levá-los na minha bolsa para todos os locais. Não tenho um kindle ou algo do tipo, leio o e-book no meu Ipad e acho desconfortável andar com ele na rua, além do peso (que pelo incrível que pareça² o Ipad com a minha capa-maletinha é mais pesado que um livro),  por questões de segurança, prefiro evitar andar com o Ipad, afinal, ele não é apenas para leitura e acabo utilizando como um facilitador do meu trabalho. Ou seja, se eu for assaltada, já viu, né?!

Acho que acabei menosprezando um pouco a tecnologia o aplicativo de leitura que eu uso tem várias coisinhas muito úteis na leitura que eu nem imaginava que tivesse. Tem marcador de várias cores, modo leitura noturno, regulador do tamanho da letra e dá até para acrescentar notas nas páginas. Ainda não usei nenhum desses facilitadores, mas achei o máximo. Óbvio que, por ler apenas em casa, vou demorar um pouco para terminar o ebook, mas estou lendo junto de outro livro, então isso não me atrasa muito e continuo mantendo minhas viagens rumo ao trabalho bem divertidas, atualmente com Katniss, the girl on fire! Deixo aqui minhas primeiras perguntas: O que vocês acham dos Ebooks? Já leram algum?

Agora vocês perguntam: "AAHHHH Raquel, agora que vc leu um e-book, aposto que logo logo vai preferir os livros digitais que os livros físicos". Bom, quanto a isso vocês podem ter certeza que não. Gosto de folhar páginas, sentir cheiro de livro novo, ir a uma livraria ou a um sebo e ficar rodeada de livros. Para mim, esses são pequenos prazeres de uma leitora que são insubstituíveis! Depois que eu não imagino meu quarto sem a minha estante de livros! Mais que um objeto decorativo, acho que o livro físico te trás uma lembrança bem maior de tudo o que você sentiu ao ler aquela estória. Acho que com o livro físico eu me sinto mais próximo dos personagens. Vocês se sentem assim também? E depois que, okay que e-books são mais baratos (muitos nem tanto, mas okay), mas o preço que eu gastaria em um kindle (digamos que aproximadamente 300 reais, ou mais), eu consigo comprar 6 vezes na promoção do Submarino 5 por 50, o que me renderia 30 livros na minha estante *-*²²³³³²³³³ O que vocês acham dos livros físicos?

Para quem prefere ficar em cima do muro quando a discussão é ebook x livro físico, a editora Intrínseca tem um vídeo muito bom e super engraçado sobre essa questão. Quem foi à turnê deve se lembrar desse vídeo!





Bom, é isso, gente, espero que tenham gostado e não se esqueçam de participar do debate: o que vocês preferem, ebooks ou livros físicos e porque?

25 comentários:

  1. Eu amo o livro físico, adoro pegar, ver a capa, ver as folhas amarelas, sentir o cheiro de livro, enfim, livro é perfeito, mas quando não da pra ter o livro em mãos o jeito é optar pelo ebook, eu ainda não li nenhum ebook, baixei um livro em pdf no note, eu li metade, mas acabei largando, não sei como é ler no tablet ou no smatphone por que eu ainda não testei, mais estou curiosa.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li um e-book, mas acho que não tem nada como ter um livro nas mãos, né?

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Td na paz de Deus? Espero que esteja. Olha, eu prefiro 1000000000 vezes o livro físico, a capa, o cheiro, folhear o livro, é uma sensação incrível. Não quero que os livros físicos acabem, porém, também gosto do ebook em última necessidade.
    Beijocas! Fique com Deus! Amei o post *----*
    http://hey-mygod.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Essa é uma polêmica eterna, as pessoas sempre vão estar se questionando qual é o melhor, mas tem uma coisa que o e-book nunca conseguirá competir com o livro físico que é aquele cheiro maravilhoso de livro novo, né gente? Não sei se sou só eu, mas amo esse cheiro haha.
    De qualquer forma eu também gosto muito de e-book, inclusive acabo lendo mais em e-book por causa do valor, que compensa bastante então sou defensora as duas formas, cada uma tem suas vantagens e desvantagens!
    Beijão e adorei o post =)

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Prefiro o livro real mesmo, acho que cansa menos a vista!!! hehe

    http://viniseoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu amo os livros físicos, mas tenho que confessar que
    hoje vejo os e-books com outros olhos. Gosto de ler livros independente de físico o digital.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei o post, ficou ótimo. Eu prefiro os livros físicos, porque amo a sensação de virar a página e tal, mas confesso que estou me permitindo ler alguns digitais e não tem sido uma experiência ruim. Acho que nunca abandonarei o papel, mas dá para conciliar bem os 2.

    Abraços!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Bem não curto e-book por que sim cansam minhas vistas pelo menos no meu Note, preciso de um leitor digital pra ver se consigo aprender a gostar deles hehe, ah livros dá pra tocar, cheirar, folhear, abraçar... é tudo de bom :)

    Meu coração se sentiu agonizando quando os livros caíram, duas vezes ainda e foi maldade usar o livro como apoio de mesa rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Oie Raquel,
    Ai, eu também super prefiro o livro.
    É bem mais empolgante.
    Ah voocê vai na Bienal do livro?

    Beijosss

    http://coloredsugarofyaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Essa "briga" heh. Eu gosto do livro físico, mas nunca li
    um e-book então não sei o que pensar sobre ele. Esse video
    da intrínseca é demais, fiquei com pena dos livros caindo
    no chão. :)

    Beijos,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu AMEI.... Muito legal esse video... Eu não pude ir na turnê... Vou chorar hahaha

    Sério, muito legal, mas mesmo assim, acho que eu não trocaria um bom livro físico... eu simplesmente amo folhear o livro e sentir aquele cheiro...

    Enfim, te espero lá no meu blog... Tem novidades ;)

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, Kel!
    Você escolheu um ótimo tema para se conversar! Eu, particularmente, também prefiro tocar os livros que leio, e até cheirar o livro caso tenha um bom odor, mas não tenho problema algum com os e-books. O vídeo logo acima é muito adorável! Achei super criativo esse trabalho da Intrínceca!

    Abraços! :)
    http://blogumjovemleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel!
    Eu sou super convencional, prefiro os físicos mesmo. Eu gosto de sentir o livro, de ver ele me esperando em cima da mesa (ou em qualquer outro lugar em que eu esteja lendo), ele quase me chama, sabe? <3
    Curti demais a sua coluna. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel..
    Ah não troco meus livrinhos físicos por nada neste mundo também.
    Com certeza...hehe
    É claro tem toda esta tecnologia hoje, e que vem trazendo novas chances para novos autores. Mas sinceramente sou antiga mesmo, gosto de sentir, de tocar, de cheirar não tem jeito.

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Prefiro os e-books.
    Tá bom, menti, foi só pra ver o efeito dessa frase, rsrsrs.
    Adoro os livros físicos, não tenho paciência para ler nada no computador, que dirá em e-books! Até hoje, o cheiro do livro Harry Potter e a Pedra Filosofal influenciou a forma que eu vi esse mundo fantástico. E todo vez que sinto aquele cheiro, me sinto dentro de Hogwarts...
    Essa magia o e-book nao proporciona. E muitas outras...

    Abraços!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Raquel...
    Pra tudo tem uma primeira vez.Mas ainda nao li um e-book.Já comprei um audio-livro de O vendedor de Sonhos.Mas nao gostei e acabei por comprar o livro mesmo.Achei muito sem jeito ficar escutando a historia.Gosto de ouvir minha voz ecoando em meus sentidos e criar as imagens enquanto passeio pelos imensos caminhos de uma obra magnifica.Nao abro mao do livro fisico,sem duvida!...

    ResponderExcluir
  17. Oiee
    Sou mais os livros fisicos...rsrs..nada como aquele cheirinho maravilhoso de livro novo ♥ E acabo lendo livros bem mais rápido que os ebooks, embora os ebooks não ocupem muito espaço na estante e não sejam pesados. O meu problema com ebooks, é que eles acabam me dando dor de cabeça, e eu acabo demorando um pouco mais :/
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu não gostava de ebook, mas agora estou gostando mais.
    A leitura em ebook é mais rápida e prática. Mas, nem todo mundo tem grana para bancar um e-reader ou tablet.

    No entanto, eu não troco meus livros físicos por nada! Amo tê-los na estante.

    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu leio muitos livros em ebook, principalmente em inglês, pois eu acabo comprando o que não foi publicado aqui ainda. Então, pra economizar acabei aderindo ao ebook. De uns tempos pra cá tenho lido mais ebooks do que livros físicos. Claro que ter o livro nas mãos é outra coisa. Não há como ser substituído completamente pelo digital, mas percebi também, que eu acabo lendo muito mais rápido em ebook, então uni o útil ao agradável... kkkk

    ResponderExcluir
  20. Amo os livros físicos, não os trocaria por nada. Adoro a sensação de estar segurando um livro, poder sentir as páginas. Não que eu nunca vá ler um e-book, mas não se tornariam minha paixão como os livros físicos.
    Beijos!

    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel!!
    Não posso opinar muito pois ainda não li nenhum E-book... pois é! Eu também não tenho um Kindle, daí isso me impede de querer ler um e-book pois detesto ler no pc! Não possuo tablet, Ipad ou qualquer um dos "I"...
    Mas pretendo arrumar um Kindle até o fim do ano... daí poderei opinar melhor =3
    Mas eu também não troco o bom e velho livro por nada!!
    ótima coluna!
    Beijoos!
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Acho que a única vantagem do e-book é poder levar vários livros na bolsa sem pesar rsrs mas ainda não li nenhum e-book acho o valor muito caro ainda e também não tenho nenhum aparelho para ler o livro em e-book no celular acho muito pequeno.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Raquel,

    Eu prefiro infinitamente livro físico, mas gostaria de ter um E-book....gostei do post....abraços.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Finalmente vi o vídeo que você tinha comentado. Realmente muito bem feito e divertido.
    Sobre o tema, admito que prefiro os livros físicos. Sei lá, nunca consegui me acostumar com e-book!

    ResponderExcluir
  25. Keeeeel! Eu comprei um Kindle a pouco tempo! Tô adorando ele! Nunca fui o tipo de pessoa fissurada por livros, mas precisava incentivar minha leitura... aí comprei o Kindle e já consegui ler mais livros até agora que no ano passado hahahaahaha...
    Pra mim é super prático pra levar na bolsa, além de poder ler de noite na cama sem incomodar minha irmã, que divide quarto comigo. :)
    Comprei no intuito de estudar também. Consigo colocar o material que eu preciso da faculdade nele, sem precisar imprimir ou ficar estudando no computador. Estudar no computador é muito fail! Facebook sempre aberto... com o Kindle, meus problemas acabaram! xD
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!