31 agosto 2013

# Especial Bienal do Livro // Bate-papo Thalita Rebouças e Maurício de Sousa


Olá, queridos leitores! Estamos aqui direto da Bienal escrevendo para vocês. Ontem não postamos nada porque estávamos preparando tudo com muito carinho para o dia de hoje. Esperamos que vocês gostem da nossa cobertura especial!



Encontro com autores: Thalita Rebouças e Maurício de Sousa


Dois dos autores brasileiros que mais fazem sucesso com o público infantojuvenil , Maurício de Sousa e Thalita Rebouças resolveram fazer uma parceria e o resultado foi o livro “Ela disse, ele disse: O namoro”, da editora Rocco, continuação do best-seller de Thalita. Texto dela e ilustrações dele, tudo que os adolescentes queriam. Resultado: neste sábado, uma multidão se formou em frente ao auditório Mário de Andrade, na Bienal do Livro, do Rio, para participar de um bate-papo e pegar autógrafos com seus ídolos. Muitos não conseguiram entrar, pois o espaço era limitado a 300 pessoas que ganhavam senhas.

A primeira a entrar no auditório foi a estudante Tatiana Abreu, de 14 anos, que chegou ao Riocentro por volta das 10h. Tatiana contou que mesmo com todas as dificuldades para participar do Encontro com os Autores, ela não desistiu de ir atrás do autógrafo de Thalita e Maurício. “A fila estava grande e as pulseiras já tinham acabado. Pediram para voltar mais tarde. Fiquei chorando e quase desmaiei. Uma amiga saiu correndo à procura de uma pessoa para falar. O marido da Thalita que pediu para ela nos atender”, disse.

O gosto de Tatiana pela leitura vem de casa. Sua mãe é professora do Ensino Fundamental e sempre a incentivou a ler e fazer palavras cruzadas. Mas, o primeiro contato de Tatiana com um livro de Thalita foi aos 10 anos de idade. Desde aí, ficou encantada com o jeito de escrever da autora e já estava há quatro anos atrás de um autógrafo dela. “Fiz uma carta para ela falando que ela entendia a nossa linguagem, sejam meninas ou meninos. Não conheço outra pessoa igual a ela. Ela costuma falar que o livro tira os adolescentes do computador e do tédio. Pode falar qualquer assunto que ela tenta discutir com a gente. Isso puxa pelo envolvimento e pelo encontro da pessoa. Não tem linguagem difícil e tem até gíria”, destacou.

Tatiana foi à Bienal com sua amiga Verônica Folla, de 14 anos. Ela explicou que é fã de Mauricio de Sousa desde pequena, quando a mãe dela comprava gibis e almanaques da Turma da Mônica para ela ler. Para ela, a parceria de Mauricio com Thalita foi certa. “Quando decidiram que iam fazer um trabalho juntos, a linguagem dele se juntou com a dela e foi uma combinação muito boa”, disse.

No bate-papo com o público, Verônica perguntou para Maurício se ele pretende fazer mais algum filme da Turma da Mônica. Maurício respondeu que está em produção um filme longa-metragem em 3D sobre o Orácio. Além disso, Maurício disse que vai ter um filme da Turma da Mônica Jovem, mas que tem dúvidas se faz em animação ou com artistas de verdade. Assim, ele disse que faria uma grande busca no Brasil para achar o rosto da Mônica. Se resolver fazer o filme com atores, Maurício garante que não vai deixar solto porque segundo ele “um ator se desviar do jeito do personagem”.

Parceria que colou

No bate-papo Maurício foi muito sincero ao falar que procurou Thalita pelo grande apelo que ela tem com os adolescentes: “Imaginei fazer a parceria com a Thalita como empreendedor, porque juntando o meu público e o dela íamos vender mais”, disse. A parceria deu tão certo que Maurício ouviu até uma sugestão inusitada de um leitor que estava na plateia. O rapaz sugeriu que Thalita fizesse uma participação como personagem na Turma Mônica Jovem. Maurício achou uma boa ideia e ficou de pensar: “Uma pergunta, uma crítica pode ser uma bela ideia, a ideia de um livro. Um de vocês pode ser o padrinho de um livro”, disse antes.
O livro, que foi escrito em dois anos, apresenta Mônica, Cebola (agora ele é chamado assim), Cascão e Magali como leitores do livro, os personagens de Maurício leem o livro a medida que o leitor lê. Temas como amizade, bullying, ciúmes e relação entre pais e filhos também estão presentes no livro.

Matéria: Monique Vasconcelos e Renato Francisco


E aí, o que vocês estão achando da Bienal? Em breve a Raquel vai contar para vocês como foi o encontro com Nicholas Sparks!

Beijos

17 comentários

  1. Ahhh..
    Você não sabe como estou LOUCA para ir na Bienal.
    Queria ir em mais dias, TODOS OS DIAS, mas só poderei ir dia 8 - vocês (Monique e Kel) vão?
    Queria tanto ver vocês!

    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro da Thalita. Quem sabe não compro um lá no dia!

    ♥ Beijos, Lu
    http://luizando.blogspot.com.br

    Se forem dia 8, me avisem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se Deus quiser nós vamos, sim! =)
      Nos vemos lá então!!

      bjoos

      Excluir
  2. Ai que legal!!!!
    Eu super gostei dessa parceria!
    E a cobertura do evento ficou ótima!
    Bienal só conheço pelas matérias nos blogs dos amigos mesmo. ahuahauhauha

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aiiii que legal! Quando morava em SP eu ia todo ano na bienal em excursão da escola!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu queria tanto ir na Bienal :/ Mas eu adorei o post :D Imagino a loucura que deveria estar no auditório, mas eu entendo, a Thalita Rebouças é super fofa e os seus livros são sempre sensacionais! Já o Maurício de Sousa fez a infância de muita gente mesmo, todo mundo simpatiza com ele hehe
    Estou aguardando agora o especial com o Nicholas Sparks *-* Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Que legal esse post. Estou adorando a cobertura da bienal.
    Eu adoro o Maurício e já li um livro da Thalita. Creio que foi uma ótima parceria.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Joyce!!
      Que bom que está gostando! Fico feliz!!
      bjoos

      Excluir
  6. Ah, que delícia Monique! Eu sou muito fã do Maurício, com certeza queria ter participado desse momento!

    Abraços, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Queria ter visto você na bienal não sabia que tinha ido só vi a Raquel :)

    Adorei a matéria adoro a Thalita e o Mauricio de Souza :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que lá no Encontro de Blogueiros nós sentamos separadas...eu cheguei atrasada... =x rs mas vc vai no próximo encontro? Se for, nos vemos lá!
      Que bom que gostou, Andressa!
      bjoos

      Excluir
  8. Aaah,estou babando até agora com o autógrafo do Maurício que a Tati e a Verônica conseguiram!Adorei acompanhá-las e vê-las realizando o sonho de conhecer a Thalita (Beijos,Rocco,me negou uma pulseira, mas mesmo assim elas conseguiram ver a escritora do coração delas!). São grandes admiradoras dos dois. Maurício dispensa comentários, é um mestre! E a Thalita vem fazendo um lindo trabalho, e tem esse dom de se comunicar com os mais jovens e atingir o coração deles.
    Sucesso aos dois!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, você que é a responsável delas, Jane?? rsrs Adorei as meninas!
      Prazer em conhecer você por aqui! rsrs
      Que bom te ver por aqui! Seja bem-vinda ao blog!
      bjoos

      Excluir
  9. Ahhh eu queria muito ter conseguido um autógrafo do Maurício de Sousa :( Eu adorava a turma da Mõnica quando eu era jovial

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!