# Resenha 33 // Água para Elefantes



Eeei, gente, tudo bem?

Comigo está tudo ótimo! Hoje FINALMENTE vou ter um tempo digno para passar por aqui para além de postar rapidinho. Esses dias eu mal tenho conseguido aceitar os comentários. Mas só faltam 18 dias e esse meu corre corre termina. huahuahuahua. Já que eu to com um tempinho, consegui dar uma "quase" arrumada geral na minha estante. Digo quase pq ainda não consegui arrumar todo o meu quarto, mas... Enfim, voltando... em meio a essa arrumação me deparei com um livro que eu tenho há muito, MUITO tempo: Água para Elefantes. Esse foi um dos poucos livros que me chamou a atenção pelo título e tive a oportunidade de lê-lo bem antes do filme com o Robert Pattinson ser lançado (graças a Deus minha capa não é o poster do filme). Folheei as páginas, dei uma lida em alguns trechos que eu tinha destacado e resolvi resenhá-lo por aqui. Vamos lá?

Título: Água para Elefantes // Water for Elephants
Autora: Sara Gruen
Editora: Sextante
Páginas: 272

Sinopse: Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.



O livro nos conta a história de Jacob que após a morte dos pais e com uma dívida enorme nas costas, encontra um emprego no circo. O rapaz fazia veterinária na faculdade e, mesmo sem diploma, aceita trabalhar para o circo Benzini  com o trato dos animais, em troca de um local para ficar. Não demora muito e Jacob fica encantado por Marlena, porém, além dela ser a atração principal do circo, Marlena também é a mulher do dono do local. Como essa história vai terminar? Bem... não vou contar =X

O livro é narrado em primeira pessoa. Nele, mergulhamos de cabeça nas lembranças de um Jacob já na faixa dos 90 anos e em uma casa de repouso. Suas saudosas memórias nos são apresentadas de uma forma bem envolvente, em um paralelo constante com o "Jacob atual".

Na minha opinião, o que mais chama a atenção no livro é o protagonista. E quando falo "protagonista", não me refiro ao Jacob ou à Marlena, mas me refiro à Rosie, a elefanta. Mais que um livro de romance, Água para Elefantes, foca na realidade do circo, abordando os bastidores do grande show, nem sempre muito favorável aos animais. Você consegue perceber a alma da Rosie, sabe? E isso é incrível. No início, a elefanta é tida como uma porta de tão burra, mas aos poucos, mesmo sem nenhuma fala, você consegue perceber o sentimento do animal. E assim como os demais personagens "humanos", ela vai evoluindo ao longo das páginas. Sem contar que, quem leu sabe, não tem como não amar a Rosie!

Confesso que não sou fã de histórias que envolvam Circo, talvez esse tenha sido o maior motivo de ter postergado tanto a leitura desse livro. Como eu disse, tenho Água para Elefantes há MUITO tempo, mas só fui lê-lo mesmo depois de uns dois anos na estante. A verdade é que eu acho as histórias de circo meio clichês. Sempre o dono do circo vai maltratar o animal, sempre o animal é o sofredor, sempre tem a bonitona que todo mundo é apaixonado, etc, etc, etc. Mas apesar disto tudo, eu me surpreendi com o livro da Sara. O livro tem clichês? Sim, tem, mas não deixa de ser um livro que te acrescenta algo, e eu acho que o fato do livro proporcionar ao leitor uma mensagem, uma "moral", já faz com que a leitura valha a pena!

Gostei bastante do livro. Mesmo. Quando acabei de ler da primeira vez fiquei com aquela sensação de que deveria ter lido antes, sabe? O enredo é muito encantador e envolvente. Não tem personagem meio termo. Não tem como você ficar indiferente aos personagens porque cada um tem a sua história. Recomendo a todos a leitura!






29 comentários:

  1. Oi Kel!
    Tenho esse livro aqui, mas ainda não parei pra ler. Essa capa é linda, mas a que eu tenho é com o Pattinson :( Quero terminar as leituras de parceria pra ver se inicio essa, espero que não me decepcione.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa original é linda mesmo. Certos livros eu sou muito mais a capa original. Quando você ler, me avisa =) Espero que curta

      Excluir
  2. Engraçado que também já tinha esse livro há muito tempo, mas só fui lê-lo um anos depois. Eu tentava, mas não conseguia. Só depois de ler Morte Súbita, quando me deu uma abstinência literária, que eu comecei a ler Água para Elefantes pra valer. Incrível. Gostei bastante da história. Concordo em número, gênero e grau com sua resenha. E outro aspecto que percebi no livro foi a mensagem de como devemos tratar os idosos. Na boa, eu aprendi um bocado com esse livro. Eu sempre estou recomendando-o.

    ResponderExcluir
  3. Sou doida pra ler esse livro! Minha mãe assistiu o filme e disse que é muito bom!

    beijos,
    http://misssainha.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o filme é bem legal mesmo e até que foi fiel ao livro. Detesto quando ficam inventando muita coisa. Mas sempre o livro vai ser melhor, né? =D

      Excluir
  4. Acho esse livro muito lindo.
    abraços.
    palavrapequenas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou, Sefora. Água para Elefantes é muito bom mesmo =D

      Excluir
  5. Infelizmente ainda não li esse livro... Vou confessar que tinha até um preconceito sobre ele por causa do filme (ou do Pattison, ou de Crepúsculo, rsrsrs). Mas agora descobri que posso gostar desse livro, você fez uma resenha ótima!
    Lembro-me até hoje de só ter lido um livro sobre circo, "O Segredo da Chave", do Edison Rodrigues Filho, e gostei muito dele, de seu posicionamento social e até de seu humor. Há um outro livro, "O Estranho Dr. Pimenta", que acaba revelando um pouco desse universo, embora não tão profundamente, e é um dos meus livros preferidos. Mas confesso que os dois seguem os mesmos clichês que você citou, rsrsrs.
    Lindo blog, já estou seguindo!

    http://pecasdeoito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUA bom, sou suspeita pra dizer pq tb não gosto do Robert não. O problema de livros de circo é exatamente essa ideia do cliché, né? Mas olhando de uma forma geral, Água para Elefantes é muito bom

      Excluir
  6. Oi Kel,
    Tenho esse livro a quase dois anos tbm hehehe
    e nunca o li, comprei ele logo depois de assistir o filme, mas nunca me animei a ler, inclusive ele está na minha meta desse ano, sinceramente não tem nada nesse livro que me atrai exceto o fato de ter assistido o filme e gostado, ao contrário de você não gosto de estórias de circo, nem de circo eu gosto (não vou nunca), justamente pela questão do animais que você falou. Não da pra saber o que lenda e o que é verdade com relação a esses animais, então eu prefiro não compactuar...

    Adorei sua resenha, tenho boas expectativas com relação ao livro, espero gostar da leitura.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua eu tb não sou mt fã de circo não, acho que eu já passei da idade, mas concordo com vc que realmente esse tratamento dos animais em circos não tem como você saber o que é lenda, o que não é. O que é mt ruim, né? =(

      Excluir
  7. Oi Raquel, tudo bom?
    Eu comprei esse livro numa promoção do Submarino. Confesso que sempre quis a capa original, então *invejinha*
    Não me lembro de ter lido nenhuma história envolvendo circos, mas esse me chamou muita atenção. Principalmente quando você diz que a Rosie, a elefanta se torna uma das personagens principais, e conseguimos entendê-la. Eu adoro isso. Resenha super bem feita, parabéns!
    Beijão
    Endless Poem

    ps: lá no projeto, o texto não precisa ser obrigatoriamente poético ou ficcional. Ele pode ser gênero carta, ou uma narração. Você pode contar alguma coisa sobre o seu dia (estilo Charlie hahaha) ou sobre onde você mora, enfim, qualquer coisa que te incentive a escrever e que outra pessoa lerá! Estou muito empolgada com o projeto e acho que sua participação vai ser super legal!

    ResponderExcluir
  8. Nunca li o livro só vi o filme e acho divino !!!

    Amo elefantes rsrs não sei porque depois que falou que sentimos amor pela elefanta me sinto na obrigação de ler o livro!!

    Beijos

    http://www.livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua adoro livros que tem animais como "protagonistas", pena que a maioria deles é triste =(

      Excluir
  9. Ah, Eu nao li esse livro. Estava até pensando em ler mas li numa resenha outro dia que tem mautratos a animais e eu sou muito sensível em relação a isso então desisti.
    Amei a resenha flor, Ja estou te seguindo
    Bjs
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val, tudo bem? Pois é, o livro tem um pouco desses maus tratos sim, infelizmente. Também detesto isso. Inclusive esse foi um dos pontos que não gostei do livro pq para mim isso é cliché de circo! =P. Mas ainda assim, vale a leitura =D

      Excluir
  10. não li ele ainda,mas sempre me dar a vontade comprar, não sabia que tinha essa capa muito mais bonita que o cartaz do filme, quero ela, adorei a resenha e gostei do filme , mas parece que tem varias coisinhas diferentes. Quando tiver um tempinho tentarei comprar-lo para ler.

    Abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem alguns pontos diferentes sim, mas te confesso que não me lembro muito do filme não =P huhauahuahua

      Excluir
  11. Oi, Kel! :) Tudo bem?
    Eu também já li esse livro e tive uma opinião bem parecida com a sua. Eu gostei muito dessa leitura. Ele me pegou por duas das minhas fragilidades: Idosos e animais.
    Só tenho pena porque a capa do meu livro é a do filme, e essa sua é bem mais bonita, né?
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro aqui em casa e fico adiando a leitura.
    Mas adorei a resenha e parece ser um livro agradável e tocante.
    Não sou muito fã de circo..rs.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não curto mt livros sobre circo não, Aline. Acho que eles são sempre aquela mesma coisa. Animais maltratados, carinha que se apaixonada pela mulher do dono do circo... mas acho que a Rosie me conquistou =P

      Excluir
  13. Eu vi o filme com você e achei a história interessante. Sem dúvidas o livro deve ser ainda melhor narrado do que a adaptação para o cinema! ótima resenha meu amor! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sei que a gente viu esse filme junto =D desde o primeiro trailer eu já tava gritando: Ó, JÁ LI ESSE LIVRO!!! =P

      Excluir
  14. Ainda bem que você gostou!! Porque eu adorei este livro!!
    A resenha ficou pra lá de perfeita ♥ adorei!!

    Bjkass

    Lelê
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Essa resenha é tão motivadora quanto o número de vezes que pisco (tentando elogiar) sério, eu tenho esse livro a um ano e não terminei de ler, quando cheguei no circo achei que seria super chato e tudo mais e adiei a leitura p até hoje não terminar, mas depois de ler a resenha irei ler logo mais *-* amei a resenha

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel! Assisti ao filme e gostei muito, inclusive foi o filme que me motivou a comprar o livro. Eu meio que abandonei ele, não por ser chato, mas pela falta de tempo. Contudo, até onde li eu realmente gostei da escrita e dos personagens, Jacob idoso é muito do mandão né?
    Tua resenha me deu um empurrãozinho, fiquei curiosa para saber como termina *-*
    Beijocas ;*

    Lola | @pirulitolimao
    http://agarotadalivrariia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Liii esse livro e amei!!! depois assisti o filme que tambem eh o maximo!!
    adorei!
    bookmoda123.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu já tive bastante curiosidade por esse livro principalmente depois de sair o filme, mas ainda nem li e nem assisti. Até o momento não sabia ao certo o enredo da história e fiquei surpresa e encantada com a história, vou procurar ler em breve.

    BJOS!
    http://luadeneonblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!