# Resenha 35 // Jogos Vorazes



Oiee gente, tudo bem?

Hoje tenho uma surpresinha para vocês. A resenha de hoje foi escrita pelo meu namorado, Bruno Guarisco, que depois de UM MÊS insistindo para ele fazer a resenha de Jogos Vorazes, ele finalmente me atendeu, ainda mais nesta semana que eu tô mega enrolada. Aí não tenho muito do que reclamar, né? =P.

Bom, deixo vocês com a opinião dele e nos comentários, quero super saber se o nosso "colaborador" foi aprovado ou não pela crítica =P


~~~~

Boa noite pessoal!

Me chamo Bruno, sou namorado da Raquel e essa é a minha primeira contribuição a esse blog.  Não tenho o mesmo dom da escrita que a Raquel e a Monique, mas dei o meu melhor para fazer uma resenha maneira e deixar a Kel e a Monique orgulhosas :p

Hoje falarei do Livro Jogos Vorazes que foi uma surpresa e tanto para mim. Admito que decidi ler o livro porque gostei do trailer do segundo filme.  Bem, não me arrependo, pois o livro é muito bom e a narrativa me contagiou completamente. Estou atualmente tentando convencer a Raquel para que ela encontre um espaço na sua apertada agenda para ler esse ótimo livro.

Título: Jogos Vorazes / The Hunger Game
Autor: Suzanne Collins
Páginas: 400
Editora: Rocco


Sinopse: Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Jogos vorazes é o primeiro livro da trilogia escrita por Suzanne Collins e aborda um futuro apocalíptico em uma região onde um dia foi a América do Norte. Após uma guerra que dizimou vários países, uma nação chamada de Panem se estabelece como um regime ditatorial que controla de todas as formas possíveis os 13 distritos em seu entorno. Há 74 anos, uma rebelião frustrada, que levou à total obliteração do 13º distrito, fez com que a Capital criasse os Jogos Vorazes. Anualmente, cada Distrito tem que oferecer dois tributos: um menino e uma menina, entre 12 e 18 anos. Os 24 participantes  são levados para uma arena e devem lutar até que apenas um esteja vivo. Tudo isso é produzido como se fosse um espetáculo pela Capital, que transmite tudo pela televisão: desde a preparação dos tributos até os jogos propriamente ditos.
Nesse contexto que surge Katniss Everdeen, uma jovem de 16 anos que mora no Distrito 12. Katniss luta para sobreviver desde pequena, quando perdeu o seu pai. Cada dia, ela sai do Distrito ilegalmente para caçar junto com o seu leal amigo Gale.  

Apesar das dificuldades, Katniss é uma ótima caçadora que consegue fazer ótimos negócios no mercado negro local, o que é fundamental para que ela sustente a sua mãe e sua irmã, Prim, que têm apenas 11 anos. A trama começa quando começa a 74ª colheita, que nada mais é do que o sorteio dos tributos que irão participar dos jogos vorazes. Esse seria o primeiro ano em que o nome de Prim poderia ser sorteado, mas como ela tinha poucas chances (a probabilidade cresce de acordo com a idade), a maior preocupação de Katniss era que o seu nome ou de Gale fossem sorteados, pois eles haviam trocados alimentos por mais nomes nos sorteios ao longo dos anos. Porém o improvável acontece e o nome de Prim é escolhido. Katniss se oferece como voluntária no lugar de Prim, algo que não acontecia a muito tempo no Distrito 12, e, por isso, tem que disputar os jogos vorazes junto com outros 23 jovens.

O segundo sorteado é Peeta, o filho do padeiro, que possui uma conexão com o passado de Katniss. Os dois se despedem de seus familiares e partem para a Capital onde serão preparados e treinados para os Jogos. Haymitch, último ganhador dos jogos que veio do Distrito 12, é o mentor de Katniss e Peeta e tem a responsabilidade de atrair patrocinadores que ajudem os jovens a sobreviver na arena. Seu principal objetivo é que um deles consiga sobreviver aos jogos. Ele é famoso por ser um alcoólatra, porém ele é fundamental no desenrolar da história e mostrar ser muito mais inteligente do que aparenta.

 Jogos vorazes consegue de forma surpreendente conciliar um triangulo amoroso, os conflitos de jovens que são jogados em uma arena para lutar entre si e uma ótima crítica a sociedade do espetáculo. Com o seu livro, Collins questiona alguns pilares das sociedades modernas e mostra como o sistema de vigilância programada que vivemos pode tomar rumos perigosos. A autora se inspira em grandes obras seminais como "1984" de George Orwell, e "O Senhor das Moscas", de William Golding, mas mesmo assim consegue direcionar a sua narrativa para um público jovem. A protagonista Katniss não é uma assassina fria e calculista que sabe como agir em qualquer situação. Pelo contrário, ela é uma garota de 16 anos cheia de dúvidas e medo, que comete muitos erros durante o livro. O lado humano dos personagens é muito bem desenvolvido por Collins. O fato de o livro ser inteiramente em primeira pessoa, na pele de Katniss, ajuda muito a entender os dilemas enfrentado pela personagem e como muitas vezes ela pensa de forma egoísta frente aos outros ao seu redor.

A primeira coisa que percebi ao ler este volume é o quanto a narrativa é rica, não só em palavras como também pela forma como ela é desenvolvida. Nem muito rápida, nem muito cansativa. É possível absorver perfeitamente o contexto em que vivem os personagens logo nas primeiras páginas do livro. Na minha opinião, todos os personagens são ótimos e possuem um papel fundamental na história. O triângulo amoroso formado por Katniss, Gale e Peeta é um dos pilares da história e, sem dúvidas, deixou muitas pessoas divididas. Também é interessante ver o quanto a autora tentou não só transportar o horror dos Jogos Vorazes, como também a humanidade sendo perdida pouco a pouco à medida que o jogo passa e as alianças são desfeitas.

Jogos Vorazes é, na minha opinião, o melhor livro da trilogia. Não consegue parar de ler esse livro durante um minuto sequer. Por isso, é um livro super recomendado que merece pontuação máxima no blog! Para quem se interessar, sugiro assistir o trailer do filme, que ajuda a passar uma boa ideia de como funciona a história:






19 comentários:

  1. Oi, Raquel! Jogos Vorazes é uma série que tenho bastante vontade de ler, por tudo que já vi a respeito. A resenha do seu namorado tá aprovada, sim! ;)

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Eu também tenho uma super vontade de ler e meu namorado fica no meu pé para que eu faça isso logo huahuahua mas ainda não tive tempo, infelizmente

      Excluir
  2. Oi Raquel adorei sua resenha, esse foi meu primeiro livro de distopia que eu li, logo depois de ver o filme, e gostei muito, não podia imaginar que fosse me empolgar valeu a pena!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério, Dani? Então vc deve ter um carinho especial por ele, né? Eu to adiando a minha leitura de Jogos Vorazes... mas espero conseguir ler o primeiro e o segundo antes do lançamento no cinema

      Excluir
  3. aaaaaaah, que tua resenha só veio para me deixar mais ansiosa e com vontade de está lendo os livros, pois não fiz isso ainda e nem vi o filme |;
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaaa, que bom huahuahuahua vou falar isso para o meu namorado =P

      Excluir
  4. Olá!! Tudo bom??

    Já sigo o blog de vocês faz um tempinho, e gosto muito de tudo aqui!!!

    Por isso, vim trazer à vocês um selinho!

    Espero que gostem!!!

    Um beijinho!!

    Historinhas da Suzaninha.
    http://historinhasdasuzaninha.blogspot.com.br/2013/07/ola-amiguinhos-olha-so-que-legal-eu.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Su, tudo bem? Obrigada pelo selinho. Prometo responder assim que possível!

      Excluir
  5. Cada resenha uma melhor que a outra... ler essas críticas só me fazem ficar cada vez mais curiosa por essa trilogia. Adoro universos distópicos... tenho certeza que irá me agradar tanto quanto te agradou. :D
    Amei a resenha!

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, tudo bem? Ainda não sou fã de distopias não, mas comecei a me abrir mais a elas, antes eu simplesmente pulava fora de qualquer livro do gênero.

      Excluir
  6. Como você é modesto, meu caro Bruno! Você escreve muito bem! Sua resenha está ótima!
    Só que realmente esse é um tipo de livro que eu não leria...rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahuahuahua. Bruno não curtiu isso

      Excluir
  7. Oiee

    Aprovado escreveu super bem no blog, isso sim é namorado que ajuda até no blog rsrs Parabéns Quel o meu nunca faria isso kkk

    Eu ja li o livro mas não gostei muito apesar do enorme sucesso que fez eu não achei que a história me prendeu muito, mas para quem gosta vale a pena mesmo!

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhauahuahuahuahuahuahua. Você não sabe nem da metade das coisas que eu faço ele passar por causa de blog, ator, livros, etc huahuahuahuahua

      Excluir
  8. Eu vi esse livro na livraria semana passada, quase levei. Mais infelizmente não comprei porque estava fora do meu orçamento. Mais assim que tiver a oportunidade- e estiver em um preço que posso pagar, vou comprar. A resenha ficou ótima, parabéns.
    Taís Oliveira, a Clandestina a Bordo.

    ResponderExcluir
  9. Está aprovado como colaborador do blog rsrsrsrsr (como se minha opinião contasse para alguma coisa). Gostei muito da resenha!
    Eu só li o livro depois de assistir o filme. Aliás, mal saí da sala do cinema fui à Fnac comprar o livro porque achei a história fantástica, e o resto da trilogia não me dececionou. É tudo simplesmente fantástico.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. Sou louca para ler os livros da série e já assisti o filme que saiu.
    É uma distopia que atrai principalmente pela protagonista, uma menina forte e determinada.
    Quero comprar o box em breve.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Kelzitcha, já li os 3 volumes de Jogos Vorazes e olha, SENSACIONAL!
    Tbm recomendo mt a série Percy Jackson! Li os 5 livros em menos de 1 semana :B

    Bruno arrasou na resenha!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Kelzitcha, Bruno mandou muito na resenha!
    Li os 3 livros da saga vorazmente huahuahuahuahuhua :P
    Sério, os livros são sensacionais, leia logo!
    Outra saga que eu recomendo mt é Percy Jackson, li os 5 livros em menos de uma semana :B

    Beijos, teu blog tá demais :)

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!